Empreendedorismo Verde: Quais suas características?

por | abr 12, 2021 | Empreendedorismo | 0 Comentários

As mudanças climáticas entre outros problemas relacionados ao meio ambiente, ganham espaço nas mesas redondas de discussão e estão diariamente nas páginas de notícias fazendo que nasça o empreendedorismo verde.

Reconhecendo a necessidade de conciliar um modelo de negócios de sucesso com a sustentabilidade ambiental e a preservação de recursos naturais, muitas empresas recorrerem à esse modelo diferente de empreender.

Quer saber mais? Veja algumas características sobre essa proposta.

Saiba mais: Empreendedorismo social: o que é e 3 exemplos de projetos

Empreendedorismo Verde: Preocupação com o meio ambiente

A poluição do meio terrestre, atmosférico e marinho chama a atenção da cadeia global. Estes problemas são derivados de uma sequência de comportamentos dos seres humanos que fere, muitas vezes, os direitos reservados ao desenvolvimento econômico e social de forma saudável com a natureza.

Tendo em vista esse cenário, muitas pessoas procuram alternativas que levem em consideração não apenas a qualidade e o custo de determinados produtos e serviços, mas também sua relação com o meio ambiente.

É importante observar como o descarte de resíduos sólidos são feito e se os locais estão corretos e também a redução da emissão de poluentes que prejudica a camada de ozônio além de rios, mares e oceanos.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a Pnuma, 51% dos brasileiros afirmaram querer “investimentos em negócios e empregos menos poluentes conhecidos como ‘verdes'”.

Ainda segundo a apuração, “60% dos entrevistados pediram maiores esforços para proteger a terra e as florestas”.

Desta forma, é possível perceber a inclinação de apoio popular para alternativas que adotem uma forma sustentável de negócio fortemente presente no empreendorismo verde.

Empreendedorismo Verde e Suas Características

Foto: ONU Meio Ambiente

Características do empreendedorismo verde

A definição de empreendedorismo verde vai além de uma empresa que alia seus interesses com alguns pontos ambientais.

A descrição feita pelo Pnuma coloca a modalidade como “uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica”.

Entre sus principais características estão:

  • Baixa emissão de carbono (CO2);
  • Eficiência no uso de recursos;
  • Busca pela inclusão social;

Aderir à opção está relacionada com o compromisso de trabalhar com o uso de recursos renováveis, recicláveis com respeito à diversidade do meio ambiente.

É fundamental que as estratégias estejam alinhas pensando no funcionamento ligado ao bem estar social agregando com o desenvolvimento coletivo através da geração de empregos, conscientizando o consumo e reduzindo as desigualdades.

Por fim, o empreendedorismo verde se preocupa com o desenvolvimento sustentável que procura a redução de CO2 na atmosfera e a inibição do descarte incorreto de resíduos em áreas terrestres e pluviais.

Pontos positivos para aderir o empreendedorismo verde

1. Contribuição para o planeta

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, classifica os problemas atuais que o planeta atravessa como uma “catástrofe sem precedentes”.

Porém, apesar do quadro complicado, Guterres aponta que o esforço coletivo pode contribuir para a reversão do cenário, entre eles, muitas ações presentes no empreendedorismo verde.

Assista no vídeo abaixo:

2. Identidade de uma economia verde

A construção da identidade de um empreendimento é muito importante para seu seguimento no mercado. Encontrar pessoas que se identifiquem com a missão e valores da empresa agrega valor e cria autoridade para o negócio.

Caso uma pessoa tenha a preferência de não utilizar copos descartáveis e em seu estabelecimento seja utilizado apenas utensílios reutilizáveis, as chances de você se tornar uma opção para esse nicho de clientes é maior.

3. Marketing

O marketing é importante para dar visibilidade ao seu empreendimento. É importante que as informações alcancem o público que esteja em sintonia com sua proposta. Quanto mais proximidade, mais chances de obter resultados.

Saiba mais: Os 4 ps do marketing: preço, produto, promoção e praça

O empreendedorismo verde é um aliado que pode ser usado hoje para preservar o amanhã. A inovação também é uma das fórmulas para o sucesso e o cuidado com o planeta uma missão universal. Já pensou na possiblidade?

Continue no blog

Continua depois da publicidade

Entidades: Youtube

Tags:

Klickpages: o que é e como funciona

Klickpages: o que é e como funciona

A criação de landing pages que convertem é um dos maiores desafios dos profissionais de marketing e de empreendedores que trabalham com essa estratégia, seja em seu negócio ou em uma fórmula de lançamento. Se você já teve uma baixa conversão nas páginas e não atingiu...

Parceiro Magalu: como se cadastrar e vender online

Parceiro Magalu: como se cadastrar e vender online

Responda rápido: você já pensou em ter uma renda extra sem sair de casa? Já pensou em montar uma loja virtual sem ter um estoque em sua residência? Já pensou em vender os produtos da sua loja física de forma online em uma rede de varejo com mais de milhões de clientes...

O que é follow up e como fazer?

O que é follow up e como fazer?

Todo mundo já passou por um processo de follow up. Imagine que você está querendo contratar um serviço de internet para a sua casa. Você entra em contato com uma empresa. Durante a conversa, ouve atentamente os planos disponíveis, mas ainda não sabe quando tomará a...

Como formalizar um pequeno negócio?

Como formalizar um pequeno negócio?

Você sabe como formalizar um pequeno negócio? Nos últimos anos, o número de pessoas que buscam empreender e atingir a tão sonhada independência financeira vêm aumentando expressivamente. E apesar das dificuldades, o Brasil possui certa de 17 milhões de negócios...

O que vender na internet? 45 ideias para começar

O que vender na internet? 45 ideias para começar

Se você chegou até aqui, está procurando dicas sobre o que vender na internet, não é mesmo? A boa notícia é que está no lugar certo. Selecionamos diversas opções para iniciar um negócio de um jeito simples e sem grandes investimentos. Neste artigo, você verá 45 ideias...

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Se você chegou até este artigo, está procurando quais são os melhores memes de Marketing Digital, não é mesmo? Selecionamos 3 ótimas opções da internet para que você tenha um momento de diversão em sua rotina.  Você verá frases engraçadas que podem ser compartilhadas...

Como começar no Marketing Digital?

Como começar no Marketing Digital?

Qualquer profissão ou carreira relacionada à internet, tem um enorme potencial de crescimento nos próximos anos. Por isso, como começar no marketing digital é uma das buscas mais comuns para quem deseja iniciar um novo negócio ou carreira profissional. Comecei no...

25 livros de empreendedorismo gratuitos para baixar

25 livros de empreendedorismo gratuitos para baixar

Está sem grana e quer adquirir conhecimento? Fizemos uma lista dos melhores 25 livros de empreendedorismo gratuitos para você baixar! Afinal, conteúdo de valor nunca é demais, ainda mais se você não precisar pagar nada por isso. A tarefa de empreender não é fácil,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest