Empreendedorismo Verde: Quais suas características?

por | abr 12, 2021 | Empreendedorismo | 0 Comentários

As mudanças climáticas entre outros problemas relacionados ao meio ambiente, ganham espaço nas mesas redondas de discussão e estão diariamente nas páginas de notícias fazendo que nasça o empreendedorismo verde.

Reconhecendo a necessidade de conciliar um modelo de negócios de sucesso com a sustentabilidade ambiental e a preservação de recursos naturais, muitas empresas recorrerem à esse modelo diferente de empreender.

Quer saber mais? Veja algumas características sobre essa proposta.

Saiba mais: Empreendedorismo social: o que é e 3 exemplos de projetos

Empreendedorismo Verde: Preocupação com o meio ambiente

A poluição do meio terrestre, atmosférico e marinho chama a atenção da cadeia global. Estes problemas são derivados de uma sequência de comportamentos dos seres humanos que fere, muitas vezes, os direitos reservados ao desenvolvimento econômico e social de forma saudável com a natureza.

Tendo em vista esse cenário, muitas pessoas procuram alternativas que levem em consideração não apenas a qualidade e o custo de determinados produtos e serviços, mas também sua relação com o meio ambiente.

É importante observar como o descarte de resíduos sólidos são feito e se os locais estão corretos e também a redução da emissão de poluentes que prejudica a camada de ozônio além de rios, mares e oceanos.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a Pnuma, 51% dos brasileiros afirmaram querer “investimentos em negócios e empregos menos poluentes conhecidos como ‘verdes'”.

Ainda segundo a apuração, “60% dos entrevistados pediram maiores esforços para proteger a terra e as florestas”.

Desta forma, é possível perceber a inclinação de apoio popular para alternativas que adotem uma forma sustentável de negócio fortemente presente no empreendorismo verde.

Empreendedorismo Verde e Suas Características

Foto: ONU Meio Ambiente

Características do empreendedorismo verde

A definição de empreendedorismo verde vai além de uma empresa que alia seus interesses com alguns pontos ambientais.

A descrição feita pelo Pnuma coloca a modalidade como “uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica”.

Entre sus principais características estão:

  • Baixa emissão de carbono (CO2);
  • Eficiência no uso de recursos;
  • Busca pela inclusão social;

Aderir à opção está relacionada com o compromisso de trabalhar com o uso de recursos renováveis, recicláveis com respeito à diversidade do meio ambiente.

É fundamental que as estratégias estejam alinhas pensando no funcionamento ligado ao bem estar social agregando com o desenvolvimento coletivo através da geração de empregos, conscientizando o consumo e reduzindo as desigualdades.

Por fim, o empreendedorismo verde se preocupa com o desenvolvimento sustentável que procura a redução de CO2 na atmosfera e a inibição do descarte incorreto de resíduos em áreas terrestres e pluviais.

Pontos positivos para aderir o empreendedorismo verde

1. Contribuição para o planeta

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, classifica os problemas atuais que o planeta atravessa como uma “catástrofe sem precedentes”.

Porém, apesar do quadro complicado, Guterres aponta que o esforço coletivo pode contribuir para a reversão do cenário, entre eles, muitas ações presentes no empreendedorismo verde.

Assista no vídeo abaixo:

2. Identidade de uma economia verde

A construção da identidade de um empreendimento é muito importante para seu seguimento no mercado. Encontrar pessoas que se identifiquem com a missão e valores da empresa agrega valor e cria autoridade para o negócio.

Caso uma pessoa tenha a preferência de não utilizar copos descartáveis e em seu estabelecimento seja utilizado apenas utensílios reutilizáveis, as chances de você se tornar uma opção para esse nicho de clientes é maior.

3. Marketing

O marketing é importante para dar visibilidade ao seu empreendimento. É importante que as informações alcancem o público que esteja em sintonia com sua proposta. Quanto mais proximidade, mais chances de obter resultados.

Saiba mais: Os 4 ps do marketing: preço, produto, promoção e praça

O empreendedorismo verde é um aliado que pode ser usado hoje para preservar o amanhã. A inovação também é uma das fórmulas para o sucesso e o cuidado com o planeta uma missão universal. Já pensou na possiblidade?

Continue no blog

Continua depois da publicidade

Entidades: Youtube

Tags:

Frases de motivação: as 79 melhores para animar o seu dia

Frases de motivação: as 79 melhores para animar o seu dia

A partir de agora, vamos apresentar as 79 melhores frases de motivação para ajudá-lo a superar os principais desafios do dia a dia. Sabemos que os últimos meses não têm sido fáceis. As frases de motivação ajudam a aumentar a nossa autoestima e promovem o...

Mensagens de Agradecimento: onde encontrar as mais belas?

Mensagens de Agradecimento: onde encontrar as mais belas?

Ter um sentimento de gratidão em qualquer área da vida torna o dia a dia mais prazeroso e dá mais ânimo para enfrentar os desafios diários. Além disso, saber dizer obrigado dá uma sensação de leveza não só para a pessoa que agradece. Dessa maneira, mesmo que você...

Como criar um slogan para sua empresa?

Como criar um slogan para sua empresa?

Se você é dono de uma empresa, negócio ou está começando o seu próprio, então uma coisa que você precisa fazer é chamar atenção para a sua marca, e uma das formas de fazer isso é através do slogan. Afinal de contas, é preciso clientes para você se dar bem no mercado,...

Portal da Drogaria: o que é e como funciona?

Portal da Drogaria: o que é e como funciona?

O Portal da Drogaria é um sistema que atua com uma administração de qualidade e fornecimento de infraestrutura para vários programas de desconto em medicamentos. Desenvolvido em 2006, foi idealizado para fazer integração de farmácias e convênios nos programas de apoio...

Sankhya: como usar e fazer a gestão do seu negócio

Sankhya: como usar e fazer a gestão do seu negócio

A Sankhya Brasil é indicada para aquelas empresas que não sabem para onde está indo o seu dinheiro ou que têm dificuldades para cuidar da administração de pessoas, tomar decisões estratégicas ou que não conseguem ter uma visão completa sobre o seu negócio.  Se você...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest