Continua depois da publicidade

Empreendedorismo feminino: 6 mulheres para você se inspirar

por | ago 28, 2020 | Empreendedorismo | 0 Comentários

Quem deseja empreender, quase sempre se espelha em grandes nomes. Quando falamos de empreendedorismo feminino, então, é comum buscarmos como referência mulheres que tem feito história à frente de seus negócios.

São histórias de superação e luta contra a discriminação de gênero que mostram o poder, a inteligência e o faro aguçado das mulheres para os negócios.

Saiba mais: Cursos online de marketing digital: os melhores cursos gratuitos

Para inspirar aquelas que ainda estão começando na jornada no empreendedorismo feminino, listamos aqui 6 mulheres inspiradoras.

Mas antes, vamos entender , por meio de alguns dados, a importância e as dificuldades enfrentadas por mulheres que desejam empreender.

Por que o empreendedorismo feminino é importante?

Há quem acredite que não há distinção de gênero quando o assunto é empreender. Contudo, além de receberem salários 22% menores do que seus colegas empresários homens, as mulheres ainda acabam acumulando funções.

Dados do Sebrae mostram que a proporção de mulheres “chefes de família” passou de 38% para 45% no último ano. Além disso, em 42% destes lares, elas vivem apenas com os filhos, sem o companheiro.

Somando isso ao fato de que 72% das empreendedoras brasileiras são mães, as mulheres acabam então assumindo uma dupla jornada. Isso faz com que trabalhem mais de 3 horas a mais que os homens toda semana.

Saiba mais: Livro Empreendedoras.coaching: Dicas de mulheres inspiradoras que estão no comando de sua carreira

Ainda assim, o Brasil é o décimo na lista de países com mais mulheres empreendedoras no mundo. Esses números porém, não se refletem dentro das grandes empresas, já que apenas 3% delas têm mulheres ocupando cargos de liderança.

Diante disso, não é difícil perceber o quanto empreender e liderar sendo mulher é uma tarefa árdua. Portanto, apoiar o empreendedorismo feminino é uma tarefa cada vez mais importante e mulheres que se destacam em seus negócios devem ser valorizadas.

Perfil da mulher empreendedora no Brasil

De acordo com dados divulgados pelo Sebrae sobre empreendedorismo feminino:

  • 43% de todos os negócios do país são comandados por mulheres;
  • 33% das mulheres empreendedoras investiram em negócios focados em comércio de produtos, 20% no mercado alimentício e 12% na indústria de transformação;
  • 52,3% das empreendedoras estão no Sudeste e apenas 4% na região Norte do Brasil;
  • 36% dos negócios comandados por mulheres são pequenas empresas que faturam até R$2.500/mês, outras 33% faturam mais de R$10 mil;
  • 68% das mulheres empreendedoras têm seu negócio em casa;
  • 66% das empreendedoras dizem trabalhar com o que gostam;
  • 33% das mulheres dizem que empreender é um sonho.

6 inspirações do empreendedorismo feminino

Heloiza (Zica) de Assis e Leila Vellez  – Beleza Natural

Fundadoras do Beleza Natural, Zica Assis e Leila Vellez venceram o preconceito e a discriminação e fundaram uma rede de salões de beleza especializados em cabelos cacheados.

Tudo começou há mais de 25 anos, em uma sala de 30m², com a mistura de muitos produtos até chegar a fórmula perfeita. Nascia o primeiro instituto especializado no tratamento de cabelos crespos e ondulados.

O primeiro salão foi aberto no Rio de Janeiro em 1993. Atualmente, a rede conta com 38 unidades em diversos estados do Brasil. Nos institutos, as clientes encontram mais de 20 tipos de serviços profissionais passando por hidratações, cortes, colorações e nutrições, todos pensados e desenvolvidos exclusivamente para os cabelos cacheados.

Saiba mais: Livro Beleza Natural: a história da rede de cabeleireiros que levantou a autoestima das brasileiras

Luiza Helena Trajano – Magazine Luiza

Esse é o nome por trás de uma das maiores redes varejistas do país: o Magazine Luiza. Nascida e criada em Franca, interior de São Paulo, Luiza Helena foi a responsável pelo crescimento da loja fundada por seu tio e sua tia, que também se chamava Luiza.

Defensora do empoderamento feminino,  Luiza Trajano foi pioneira em vendas pela internet com sua empresa e é hoje considerada uma das mulheres mais poderosas do Brasil.

Formada em direito, começou trabalhando como vendedora aos 12 anos, com o objetivo de ganhar dinheiro para comprar presentes, e passou por diversos cargos até chegar em sua posição atual no Magazine Luiza.

Saiba mais: Livro Magazine Luiza: Negócio & Cultura

Sheryl Sandberg

Sheryl foi a primeira mulher a fazer parte do conselho executivo do Facebook. Responsável pelo amadurecimento da empresa, seu nome aparece em listas importantes da Forbes, Fortune e Time Magazine.

A executiva ganhou popularidade após lançar um livro sobre o empreendedorismo feminino chamado Faça acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar. Lançado em 2013, já são mais de 2 milhões de cópias vendidas.

Além disso, Sheryl inspirou a criação do Learn In. Trata-se se uma série de encontros, que aconteceram em 120 países e até mesmo no Brasil, com o objetivo de discutir o empoderamento feminino.

Saiba mais: Livro Faça Acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liberar

Sônia Heiss – Dudalina

Filha de Duda e Angelina, Sônia é a única mulher entre os 12 filhos de casal. Atualmente, ela está a  frente do negócio da família, a marca Dudalina.

A empresa que começou em 1957, depois que seu Duda errou uma compra de tecidos e acabou ficando com o estoque encalhado em sua pequena vendinha na cidade de Luiz Alves (SC), hoje é a principal importadora de camisas do país.

Sônia assumiu sua empresa em 2003. Desde então, a marca passou a produzir não apenas camisas, mas também calças e começou a atender também o público masculino.

Saiba mais: Gestão de redes sociais: 42 ferramentas para usar e abusar

Ana Fontes – Rede Mulher Empreendedora

Após 17 anos como executiva, Ana Fontes pediu demissão e decidiu começar o seu próprio negócio. Contudo, deu de cara com diversos desafios.

Em sua jornada, Ana percebeu as dificuldades enfrentadas por mulheres que desejam empreender e então fundou a Rede Mulher Empreendedora.

Fundada em 2010, a rede online é totalmente focada no empreendedorismo feminino e empodera mulheres. Atualmente, já são mais de 57 mil empreendedoras cadastradas.

O projeto também agrega iniciativas para atentar e capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade.

Saiba mais: Comentários nas redes sociais: 2 formas fáceis de responder clientes


Listamos aqui alguns motivos para apoiar o empreendedorismo feminino e empreendedoras que servem de inspiração para mulheres que desejam ter seu próprio negócio.

Mas, não só valorize àquelas que já estão no topo. Olhe a sua volta e reconheça o esforço das muitas mulheres micro, pequenas e médias empresárias que dão seu sangue e suor por seus negócios diariamente. Todas vocês tem o nosso respeito e admiração.

Continua depois da publicidade

Tags:

O que é POP e como aplicar no seu negócio

O que é POP e como aplicar no seu negócio

Você sabe o que é POP e para o que ele serve? Se não souber, vamos te explicar nesse post. Esse é um documento que possui suas particularidades e funciona para estabelecer uma espécie de roteiro das diversas tarefas que são feitas em uma empresa/organização, uma forma...

ActiveCampaign: O que é e como funciona

ActiveCampaign: O que é e como funciona

A ActiveCampaign é uma plataforma de automação de marketing e CRM (Customer Relationship Management) criada para auxiliar na interação de pequenas e médias empresas com os seus clientes. Fundada em 2003 em Chicago, Illinois, a empresa começou fazendo consultoria...

Klickpages: o que é e como funciona

Klickpages: o que é e como funciona

A criação de landing pages que convertem é um dos maiores desafios dos profissionais de marketing e de empreendedores que trabalham com essa estratégia, seja em seu negócio ou em uma fórmula de lançamento. Se você já teve uma baixa conversão nas páginas e não atingiu...

Parceiro Magalu: como se cadastrar e vender online

Parceiro Magalu: como se cadastrar e vender online

Responda rápido: você já pensou em ter uma renda extra sem sair de casa? Já pensou em montar uma loja virtual sem ter um estoque em sua residência? Já pensou em vender os produtos da sua loja física de forma online em uma rede de varejo com mais de milhões de clientes...

O que é follow up e como fazer?

O que é follow up e como fazer?

Todo mundo já passou por um processo de follow up. Imagine que você está querendo contratar um serviço de internet para a sua casa. Você entra em contato com uma empresa. Durante a conversa, ouve atentamente os planos disponíveis, mas ainda não sabe quando tomará a...

Como formalizar um pequeno negócio?

Como formalizar um pequeno negócio?

Você sabe como formalizar um pequeno negócio? Nos últimos anos, o número de pessoas que buscam empreender e atingir a tão sonhada independência financeira vêm aumentando expressivamente. E apesar das dificuldades, o Brasil possui certa de 17 milhões de negócios...

O que vender na internet? 45 ideias para começar

O que vender na internet? 45 ideias para começar

Se você chegou até aqui, está procurando dicas sobre o que vender na internet, não é mesmo? A boa notícia é que está no lugar certo. Selecionamos diversas opções para iniciar um negócio de um jeito simples e sem grandes investimentos. Neste artigo, você verá 45 ideias...

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Se você chegou até este artigo, está procurando quais são os melhores memes de Marketing Digital, não é mesmo? Selecionamos 3 ótimas opções da internet para que você tenha um momento de diversão em sua rotina.  Você verá frases engraçadas que podem ser compartilhadas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest