Continua depois da publicidade

Emoji Facebook: 5 ferramentas pra usar nas redes sociais

por | jun 2, 2017 | Facebook | 0 Comentários

A carinha amarela sorrindo 🙂 Todo mundo conhece esse ícone visual presente nas mensagens de textos no celular. Ele é um emoji, também conhecido como emoticon. Mas, você sabia que usar emoji Facebook nos anúncios pode ser considerado mais um segredinho que muitas marcas estão apostando?

Esses símbolos trazem uma ideia mais leve para os textos das campanhas. As carinhas amarelas estão presentes no dia a dia de muitas pessoas que usam o Messenger, o WhatsApp e tantas outras redes sociais. É uma maneira de se expressar sem usar textos. O velho ditado: “Uma imagem vale mais que mil palavras”.

Se pararmos para pensar na quantidade de emojis que nós mesmos usamos durante o nosso dia, podemos perceber como as marcas podem começar a acompanhar essa tendência de comunicação. E, por que não, usar emoji Facebook em seus anúncios?

Emoji Facebook: estratégia e foco no cliente

Com a estratégia certa, usar emoji Facebook nos anúncios dessa e de outras redes sociais pode trazer benefícios para seu negócio.

Mas, antes de começar a fazer posts cheios de emojis, é preciso analisar bem o seu público. Esse é o passo inicial para pensar nesse tipo de planejamento. Se você tem uma empresa com clientes mais conservadores, nem sempre essa aposta vai funcionar.

É bom ficar atento a alguns itens:

  • Estude os tipos de emoji: entenda o que cada símbolo significa. Tem que ser um estudo para você aprender o “idioma das carinhas”;
  • Trace estratégias: após entender essa nova linguagem, estude e descubra formas de usar em seus anúncios quando conveniente. Sabendo usar o emoji certo, no timing certo, as chances de ter um engajamento maior na sua postagem aumentam;
  • Saiba com quem você está falando: você precisa conhecer sua persona para saber a forma correta de se comunicar com ela. Afinal, escrever uma mensagem para alguém de 50 anos é diferente do que escrever uma mensagem para quem tem 16 anos;
  • Responda seus clientes com emojis: se usar emojis combina com seu público, uma forma de começar a adotá-los na sua estratégia é respondendo seus fãs com emoji Facebook. Esse pode ser o pontapé inicial para você sentir a recepção deles com esses símbolos;
  • Humanize sua marca: assim como nós usamos emojis para expressar algo no nosso cotidiano, usar em um anúncio da sua marca também faz com que sua empresa fique mais humana para seu cliente. Rola essa aproximação da marca-cliente.

Como usar emoji nos anúncios do Facebook e de outras redes sociais

Lá em 2015, quem identificou e usou essa estratégia de marketing em anúncios foi a Chevrolet. A empresa emitiu um comunicado de imprensa todo feito com emoticons, veja abaixo:

emoji Facebook : anuncio chevrolet

Fonte: Chevrolet

O resultado foi um verdadeiro sucesso, sendo que diferentes sites noticiaram essa campanha irreverente, que foi muito bem recebida. Os ícones transmitiam imediatamente o tom e sentimento da conversa, característica clássica dos emojis.

Outra marca que apostou nos emoticons foi a Domino’s. Os clientes da empresa podiam encomendar pizzas usando os emojis em mensagens no Twitter.

Emoji Facebook: 5 ferramentas pra usar nas redes sociais

Mas até aí você deve pensar: ok, são duas empresas com orçamentos enormes para investir e testar campanhas assim. Mas e eu, como eu posso usar esses recursos no meu negócio?

Para te ajudar a entender essa estratégia, nós separamos alguns estudos de caso para trazer os resultados desses testes de campanhas que se deram bem usando emojis:

Engajamento de 25,4% maior no Twitter

O primeiro é do fundador e CTO da agência de publicidade online WordStream, Larry Kim. O especialista decidiu fazer um teste A/B para verificar se o uso dos emojis influenciava no engajamento de suas campanhas no Twitter.

Emoji Facebook: 5 ferramentas pra usar nas redes sociais

Fonte: Wordstream

Após o período de testes, Kim observou que os anúncios com emoji tiveram 25,4% mais engajamento do que os tweets “normais”. E o custo por engajamento também foi menor no teste com os emoji.

241% de taxa de clique maior no Facebook

A startup Scoro teve um resultado incrível. A ideia da empresa era reduzir o custo por clique e aumentar as taxas de cliques (CTR) em seus anúncios no Facebook. Fazendo um teste A/B, a empresa só adicionou um emoji em um título de sua campanha.

Emoji Facebook: 5 ferramentas pra usar nas redes sociais

Fonte: Adespresso

O resultado? O anúncio com esse emoticon teve 241% mais cliques. Depois desse resultado, a empresa passou a usar mais emojis em seus posts no Facebook e teve bons resultados.

Segundo eles, a taxa de cliques nessas publicações fica em torno de 30% a 40% maior do que os demais posts. O custo por clique da Scoro, nesse teste A/B, foi 20% mais baixo.

Taxa de cliques 12% maior, mas custo um pouco mais elevado

Outra empresa que abriu o teste A/B feito com anúncios no Facebook foi a Adespresso. Ele fizeram uma campanha, colocando emoticons no título da publicação e também no texto da postagem.

Emoji Facebook: 5 ferramentas pra usar nas redes sociais

Fonte: Adespresso

O primeiro resultado em relação à taxa de cliques trouxe bons frutos e um aumento de 12% no CTR. Mas, eles também observaram que o custo por clique ficou maior. O anúncio normal tinha um custo de US $ 0,639 enquanto a campanha com emoji US $ 0,720. Nem sempre tudo vai sair perfeitamente certo, não é mesmo?

Por isso é extremamente importante você fazer um teste A/B com suas campanhas e testar se essa estratégia faz sentido para seu negócio.

Onde encontrar emojis?

Para você usar os emojis Facebook, nem sempre contar apenas com a ferramenta nativa da rede social é suficiente.

Se você tem o costume de montar sua agenda de conteúdos com uma ferramenta a parte, por exemplo, ter uma lista dos emojis sempre a mão pode te ajudar.

Para isso, há algumas ferramentas que você pode utilizar e que vão facilitar o processo de utilizar emojis Facebook em suas publicações e anúncios.

Listamos aqui algumas delas em que você encontra emoji para copiar. Todas em basicamente as mesmas funções: você pesquisa e clica sobre os emojis para Facebook que deseja usar, depois os copia e cola em seu post.

Neles, você encontra todo dia emoji e pode pesquisar por temas, como emoji coração, amor, carros, pessoas, profissões etc. Além disso, não precisa usá-los só no Facebook, pode copiar para usar emoji WhatsApp e emoji Instagram.

O bom de usar esse tipo de ferramenta é garantir que os emoticons para Facebook vão funcionar nos seus posts. Quando você usa as carinhas do teclado do seu celular, por exemplo, pode ser que elas não sejam reconhecidas pela rede social ou por aparelhos de marcas diferentes.

Agora conte para nós nos comentários aqui do blog: você acredita que já pode começar a usar emoji Facebook nos anúncios da sua empresa? Após seus testes, compartilhe sua experiência conosco, vamos adorar saber seus resultados.

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook | Instagram | WhatsApp

Tags:

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Com a digitalização dos bancos e dos métodos de pagamento, as pessoas buscam cada vez mais formas práticas e seguras de quitar suas dívidas. E uma dessas novas alternativas é o Facebook Pay. Após o surgimento dos aplicativos de banco e até mesmo dos bancos digitais...

O que é Facebook Gaming e como usar?

O que é Facebook Gaming e como usar?

Você conhece a ferramenta do Facebook Gaming na rede social? Ela foi lançada em 2018 no Brasil com o objetivo de ser uma concorrente direta para serviços streamer como Twitch e YouTube Gaming. Em resumo, o Facebook Gaming é uma plataforma de transmissão ao vivo de...

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Quando começamos a anunciar, geralmente a insegurança faz com que o famoso "branco" apareça na hora de criar um anúncio. É justamente para ajudar neste problema que a biblioteca de anúncios do Facebook pode ser sua maior aliada.  Confira a seguir como usar a...

O que é e como usar o Facebook Watch para assistir vídeos

O que é e como usar o Facebook Watch para assistir vídeos

Mais do que uma rede social, o Facebook oferece serviços que vão além de curtir, comentar e compartilhar. Um exemplo desses recursos é o Facebook Watch, plataforma de streaming da empresa. A ferramenta permite que os criadores de conteúdo e veículos de mídia possam...

Facebook Lite: O que é e como entrar?

Facebook Lite: O que é e como entrar?

Embora o Facebook ainda seja uma rede social muito utilizada em todo o mundo, é fato que seu app ocupa muito espaço no celular. Além do mais, se você quiser utilizar o bate papo e trocar mensagens no seu smartphone, precisa ter um segundo aplicativo chamado Messenger,...

iOS 14 Facebook Ads: Como se preparar para as atualizações?

iOS 14 Facebook Ads: Como se preparar para as atualizações?

Se você anuncia no Facebook, em algum momento já deve ter recebido ou lido alguma informação sobre as mudanças do iOS 14 no Facebook Ads. A nova postura da Apple em relação ao rastreamento de usuários dentro de aplicativos para dispositivos que rodam o iOS está dando...

Como impulsionar no Facebook e Instagram?

Como impulsionar no Facebook e Instagram?

Como impulsionar no Facebook e Instagram? Não tem jeito! Se você quer que os seus posts nas redes sociais alcancem cada vez mais pessoas e tenham cada vez mais visualizações, precisa saber responder essa pergunta. Além do mais, essa é uma outra maneira de conseguir...

Facebook Ads para Afiliados: Como funciona?

Facebook Ads para Afiliados: Como funciona?

Por aqui estamos sempre frisando o potencial que o Facebook tem para alavancar qualquer negócio. Entre tantas formas de se ganhar dinheiro na internet, uma delas é ser um afiliado. Dito isso, hoje vamos falar sobre o Facebook ads para afiliados.  Quem atua no mercado...

Como criar catálogo de produtos no Facebook?

Como criar catálogo de produtos no Facebook?

Pretende começar a vender produtos na internet? Caso sua resposta seja sim, criar catálogo de produtos no Facebook pode ser uma ótima alternativa para sua loja virtual. Com as redes sociais, você pode anunciar os itens que pretende comercializar e adicionar...

Facebook Soundbites: como funcionará o clone do Clubhouse?

Facebook Soundbites: como funcionará o clone do Clubhouse?

Facebook Soundbites, essa é a nova iniciativa do Facebook anunciada em abril de 2021. Trata-se de um conjunto de ferramentas de áudio, com o objetivo de oferecer aos usuários da rede social, experiências em áudio, assim como acontece na concorrente Clubhouse. As novas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest