e-Título online: Como baixar o app de Título de Eleitor?

por | jul 7, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários


Conforme o tempo passa, percebemos cada vez mais como a tecnologia veio para facilitar e mudar a nossa vida. Quando o assunto são os documentos, a expectativa é que cada vez tenhamos menos temos burocracias.

Agora, em vez de usar o tradicional título de eleitor impresso, temos a oportunidade de usar o e-Título online, que tem a mesma função.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o app já contava com mais de 550 mil downloads até as eleições de 2020.

Neste post, vamos explicar o que é e como funciona o e-Título. Além disso, vamos explicar em quais situações você poderá usar o documento, além de informar alguns procedimentos prévios antes de usar todos os benefícios do aplicativo.

Como baixar o e-Título online?

O aplicativo e-Título online está disponível para o público desde 2017. A ferramenta serve como um modelo digital do seu documento de votação impresso.


Nele você vai ter informações básicas do seu título de eleitor durante o período de eleições. Além disso, no aplicativo você pode justificar seu voto, emitir certidão de quitação eleitoral entre outras funções. Veja, a seguir, como você pode usar o app:

Passo 1: Baixe o app do e-Título, disponível para Android e IOS;

Passo 2: Assim que você abrir o aplicativo vai aparecer uma mensagem de boas-vindas. Toque em “Próximo” e depois em “Começar no e-título”;

e-titulo online - Foto 1

Passo 3: Leia todo o Termo de Uso e Política de Privacidade. Se concordar, basta aceitar as condições no final da tela;

e-titulo online - Foto 2

Passo 4: Você vai precisar ter o seu título eleitoral impresso para poder ver o número de inscrição. Caso não esteja com o documento, você pode consultar o número do título de eleitor pelo site do TRE ou pelo Disque-Eleitor (148).


Com esse dado em mãos, preencha todas as informações como: seu nome completo, data de nascimento, nome da mãe e o nome do pai. Ao finalizar essa etapa, toque em “Entrar no e-Título”.

e-titulo online - Foto 3

Passo 5: Agora você vai precisar responder três perguntas pessoais, como por exemplo: em qual escola você estudou o ensino médio, os números finais de algum outro documento, etc. As perguntas variam de usuário para usuário;

e-titulo online - Foto 4

Passo 6: Crie uma senha de seis dígitos, repita os números e toque em “Confirmar senha”;

e-titulo online - Foto 5

Passo 7: Pronto! Na tela inicial, você vai poder ver os seus dados do título de eleitor e a sua foto, caso tenha feito a biometria.

Saiba Mais: O que é CNH digital e como baixar no celular


O que posso fazer com o e-Título online?

O aplicativo do e-Título online serve como uma versão digital do seu título de eleitor. Nele constam todas as informações que a versão impressa tem: nome do eleitor, data de nascimento, número de inscrição, zona e seção eleitoral e município.

Sobretudo, o app traz alguns dados extras, como os nomes dos pais do eleitor, a data de emissão da via digital e um Código QR com o código de validação.

Para as pessoas que já tiveram os dados biométricos coletados, vai aparecer a foto tirada no momento desse cadastro. Dessa forma, na opção “Onde votar” é mostrado informações do lugar em que você vota e rotas para chegar no local.

ATENÇÃO! Você precisa saber que, de acordo com a legislação, só podem votar as pessoas que apresentarem documento com foto no dia da votação.

No caso do e-Título online, a foto não aparece de forma automática para todo mundo. Apenas as pessoas que já realizaram o cadastro biométrico têm a foto registrada no aplicativo.


Então, se você tiver feito a biometria e sua foto aparecer no aplicativo, você poderá usar o app para votar nas próximas eleições.

Recursos do e-Título online

O aplicativo do título digital oferece outros recursos interessantes, além do documento digital do título de eleitor.

No app, você consegue justificar seu voto, expedir a certidão de quitação eleitoral, certidão de crimes eleitorais, entre outras funcionalidades.

Veja, abaixo, como você pode acessar essas ferramentas:

Como emitir certidão de quitação eleitoral

Passo 1: Abra o aplicativo e-título online;


Passo 2: Toque na aba “Mais Opções”;

Passo 3: Escolha a opção “Quitação Eleitoral”;

Passo 4: O app vai abrir um documento. Toque no ícone com a seta para baixo que fica no canto direito superior. Permita que o aplicativo acesse as mídias.

Um arquivo vai ser baixado para o seu aparelho. Use um explorador de arquivo e vá para a pasta “Documento”, para acessar o seu certificado lá.

Como expedir certidão de crimes eleitorais

Passo 1: Abra o aplicativo e-Título online;


Passo 2: Toque na aba “Mais Opções”;

Passo 3: Escolha a opção “Nada consta criminal eleitoral;

Passo 4: O app vai abrir um documento. Toque no ícone com a seta para baixo que fica no canto direito superior.

Um arquivo vai ser baixado para o seu aparelho. Use um explorador de arquivo e vá para a pasta “Documento”, para acessar o seu certificado.

Para saber se você tem algum débito eleitoral pelo aplicativo e-Título online, basta acessar a aba “Mais opções” descer um pouco a tela até chegar na alternativa “Débitos eleitorais”. Caso tenha alguma pendência, o app vai te mostrar.


Informações extras do e-Título

Caso o seu e-Título mostre os dados da zona eleitoral e/ou da seção diferentes daquelas que estão no seu documento impresso, de acordo com Tribunal Regional Eleitoral (TRE), é possível que tenha ocorrido rezoneamento no seu município.

Se isso acontecer, o TRE orienta que você entre em contato com a zona eleitoral responsável pelo seu cadastro ou ligue para o Disque-Eleitor (148).

O aplicativo ainda conta com a ferramenta “Notificações”, na qual a Justifica Eleitoral envia informações sobre o processo eleitoral no Brasil, além de fazer alertas sobre notícias falsas.

Além disso, caso seu celular tenha o leitor de biometria, você pode acessar sua conta do e-Título usando a biometria.

Vale destacar que se você fez o cadastramento ou recadastramento biométrico no cartório eleitoral recentemente, ou seja, a via impressa do seu título de eleitor já tem a informação “Identificação biométrica”, mas o aplicativo ainda não identificou, é preciso esperar o processamento da biometria, que ocorre aproximadamente em 15 dias úteis.


Outro ponto importante a se destacar é que não é possível “gerenciar contas” no app. Cada aparelho pode ter apenas uma inscrição eleitoral gravada.

Dessa forma, o aplicativo e-Título está disponível para as seguintes versões: Android na versão 4.4 ou superior e iOS na versão mínima 9.0 ou posterior.

É preciso alertar que em alguns dispositivos que tenham uma versão de software modificada, o e-Título online pode apresentar problemas.

Agora que você já sabe o que é o e-Título online, vale a pena você baixar e usar os recursos que ele oferece. É bom já deixar tudo preparado para as eleições de 2020, já que o título terá a opção de ser impressa ou digital.


Entidades:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Baixar músicas online: os 20 melhores sites Frases de Amor: as 230 mais belas Como entrar no Gmail no celular? Cantinho do Café: 15 ideias incríveis Horas iguais: qual o significado? Receitas para Airfryer: as 8 melhores