Quais diferenças entre impulsionar e criar anúncio no gerenciador do Facebook?

por | jun 19, 2017 | Facebook | 58 Comentários

Uma das dúvidas que mais recebemos de nossos alunos é a seguinte: quais são as diferenças entre impulsionar e criar anúncio no gerenciador?

Os dois são formatos de anúncio, mas se você não definir a estratégia certa para utilizá-los, você pode não alcançar bons resultados.

O impulsionamento é o mais simples de todos. Ele não traz muitas opções de segmentação e vai gerar apenas maior alcance para o post escolhido. Já as campanhas criadas no Gerenciador de Anúncios são mais robustas e capazes de atingir um público bem específico.

Quer entender mais essas diferenças? Confira!

QUAIS DIFERENÇAS ENTRE IMPULSIONAR E CRIAR ANÚNCIO NO GERENCIADOR?

Agora, você vai compreender as diferenças básicas entre impulsionamento e anúncio criado através do gerenciador:

Impulsionar postagem no Facebook

diferenças entre impulsionar e criar anúncios no gerenciador

O impulsionamento é um tipo de anúncio. Quando você impulsiona uma postagem na sua página no Facebook, você está destacando somente um conteúdo da página. Esse tipo de ação é uma forma de atrair a atenção de quem já compra de você ou de clientes em potencial e aumentar o alcance da sua postagem.

O interessante de se fazer um impulsionamento é o fato de que os amigos dos seus seguidores podem ver as curtidas e comentários da publicação. Isso dá mais credibilidade e confiança para seu negócio. Afinal de contas, se um amigo seu curte aquela página, isso é um indicativo de que a página é interessante.

Esse post aparece em destaque no Feed de Notícias. Por isso, as chances dessa publicação ser exibida para seu público são grandes. Mas, vale ressaltar que esse conteúdo aparece somente no Feed de Notícias via Mobile ou Desktop. Você não consegue definir objetivos de campanha.

O máximo de informações personalizadas em um impulsionamento são:

  • Pessoas que você seleciona através de direcionamentos (local, idade, gênero e interesse);
  • Pessoas que curtiram sua página;
  • Pessoas que curtiram sua página e amigos delas;
  • Públicos personalizados definidos anteriormente.

É muito importante você entender seu público antes de fazer um impulsionamento. Como o botão “Impulsionar” aparece logo abaixo de cada postagem, é meio natural você ficar com aquele desejo de clicar ali e usar o recurso. Avalie se o impulsionamento faz sentido na sua estratégia no Facebook.

Criar anúncio no Facebook com o Gerenciador

Quais diferenças entre impulsionar e criar anúncio no gerenciador do Facebook?

Criar os anúncios no Gerenciador costuma ser o mais indicado, porque você pode trabalhar com os objetivos de campanha. Os objetivos das campanhas abrem um leque de direcionamento do seu anúncio e garantem uma maior otimização.

Você pode pensar que o impulsionamento faz isso, mas lá o foco acaba sendo no alcance das postagens. Se você está interessado em ter conversões, o Gerenciador de Anúncio é o caminho.

Quando você cria um anúncio no Gerenciador, esse conteúdo não aparece na timeline da sua página, como se fosse uma postagem na sua página — a menos que você decida usar um post já publicado como base. Esses anúncios também são mostrados em outras áreas no Facebook, como na barra lateral, por exemplo.

No Gerenciador de Anúncios, você pode criar vários anúncios ao mesmo tempo e fazer testes para avaliar qual tem um desempenho melhor com base na sua estratégia e objetivo.

Você consegue fazer testes A/B, inclusive, para avaliar qual texto e imagem do anúncio performa melhor.

Então, resumindo de uma maneira bem simples:

Quais diferenças entre impulsionar e criar anúncio no gerenciador do Facebook?

Assista ao vídeo

Para você entender ainda mais, assista ao vídeo:

Para você entender ainda mais, assista ao vídeo:

Em resumo, ambos são formatos de anúncios e precisam de orçamento, mas um é mais estratégico que o outro.

Veja o que faz mais sentido com a sua estratégia e aposte na divulgação do seu negócio no Facebook.

 

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Entidades: Facebook | Youtube

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58 Comentários

  1. Ergilio

    Ola Camila,
    Bem , impulsionei uma publicacao mas os amigos da pagina nao consegue ve-la. O que podera ter acontecido?

    Responder
    • Andressa Pellanda

      Oi, Ergilio

      Pode ser que:

      1. Que o valor do orçamento não abrange um público tão grande

      2. Você tenha esquecido de marcar a opção “Pessoas que curtiram a página e amigos delas”. Às vezes, achamos que selecionamos, mas algo ficou de fora sem querer. Acontece!

      Selecionar essa opção não significa que 100% dos amigos dos seus seguidores vão receber o anúncio, ok? O orçamento também interfere nisso 🙂

      Um abraço
      #EquipeCamilaPorto

      Responder
  2. Ergilio

    Ola Camila,
    Bem , impulsionei uma publicacao mas os amigos da pagina nao consegue ve-la. O que podera ter acontecido?

    Responder
    • Andressa Pellanda

      Oi, Ergilio

      Pode ser que:

      1. Que o valor do orçamento não abrange um público tão grande

      2. Você tenha esquecido de marcar a opção “Pessoas que curtiram a página e amigos delas”. Às vezes, achamos que selecionamos, mas algo ficou de fora sem querer. Acontece!

      Selecionar essa opção não significa que 100% dos amigos dos seus seguidores vão receber o anúncio, ok? O orçamento também interfere nisso 🙂

      Um abraço
      #EquipeCamilaPorto

      Responder
  3. Carla

    Qual a diferença entre conversão e tráfego?

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Carla.

      Conversão é quando o seu objetivo é cumprido, por exemplo: uma venda é fechada ou um cadastro é feito.
      O Tráfego é quando você leva as pessoas para algum lugar. Por exemplo: “o Google trouxe um tráfego de 100 pessoas para o nosso site”.

      Deu para entender a diferença?
      Grande abraço.
      #equipecamilaporto

      Responder
  4. Carla

    Qual a diferença entre conversão e tráfego?

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Carla.

      Conversão é quando o seu objetivo é cumprido, por exemplo: uma venda é fechada ou um cadastro é feito.
      O Tráfego é quando você leva as pessoas para algum lugar. Por exemplo: “o Google trouxe um tráfego de 100 pessoas para o nosso site”.

      Deu para entender a diferença?
      Grande abraço.
      #equipecamilaporto

      Responder
  5. waldir

    Qual a diferença entre o objetivo Alcance e o objetivo Envolvimento, no gerenciador de anúncios?
    Como saber qual dos dois é o melhor objetivo para a minha campanha?

    Obrigado!

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Waldir.

      O Alcance serve para você alcançar mais pessoas, para que mais pessoas visualizem o seu conteúdo.
      Já o envolvimento serve para você que quer mais engajamento no post.

      Para suas campanhas você deve fazer testes e verificar em qual objetivo o seu público aceita melhor ou você “paga menos” pelo anúncio 😉

      #equipecamilaporto

      Responder
  6. waldir

    Qual a diferença entre o objetivo Alcance e o objetivo Envolvimento, no gerenciador de anúncios?
    Como saber qual dos dois é o melhor objetivo para a minha campanha?

    Obrigado!

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Waldir.

      O Alcance serve para você alcançar mais pessoas, para que mais pessoas visualizem o seu conteúdo.
      Já o envolvimento serve para você que quer mais engajamento no post.

      Para suas campanhas você deve fazer testes e verificar em qual objetivo o seu público aceita melhor ou você “paga menos” pelo anúncio 😉

      #equipecamilaporto

      Responder
  7. /karol

    Como eu visualizo as interações que são feitas nos anuncios?
    Cliques, comentários, etc?

    Responder
    • Andressa Pellanda

      Oi, Karol

      Você abre o Power Editor > Clica em uma campanha > Abre a lista de anúncios> No anúncio que você deseja ver as informações, você clica em Visualizar gráficos, que aparece logo abaixo do nome do anúncio que você criou > Clica no ícone de lápis, como se você fosse editar o anúncio > Ao lado de Prévia do anúncio, veja que tem um ícone com uma setinha, clique nele > Escolha a opção Publicação do Facebook com comentários

      Assim, você visualiza os comentários do seu anúncio

      Um abraço
      #EquipeCamilaPorto

      Responder
  8. /karol

    Como eu visualizo as interações que são feitas nos anuncios?
    Cliques, comentários, etc?

    Responder
    • Andressa Pellanda

      Oi, Karol

      Você abre o Power Editor > Clica em uma campanha > Abre a lista de anúncios> No anúncio que você deseja ver as informações, você clica em Visualizar gráficos, que aparece logo abaixo do nome do anúncio que você criou > Clica no ícone de lápis, como se você fosse editar o anúncio > Ao lado de Prévia do anúncio, veja que tem um ícone com uma setinha, clique nele > Escolha a opção Publicação do Facebook com comentários

      Assim, você visualiza os comentários do seu anúncio

      Um abraço
      #EquipeCamilaPorto

      Responder
  9. debora

    Camila , parabéns pelo seu trabalho conteúdo 100%.

    Responder
  10. debora

    Camila , parabéns pelo seu trabalho conteúdo 100%.

    Responder
  11. Chris Vommaro

    Impulsionei um post meu. Coloquei impulsionar por 3,00 ao dia e mais embaixo tinha como aumentar a proporção dos dias e puxei pra 30 dias impulsionando. Deu um valor de 32,00 que paguei no boleto. coloquei as infirmações certas, genero, idade, tudo. Paguei o boleto e já faz uma semana e nada acontece. Como sou leiga, fui procurar na pagina e não há informação nenhuma de que meu post tenha sido impulsionado. Apenas uma conta de 32,00, num painel, e do lado escrito vitalicio, a data que escolhi pra impulsionar e a duração, mas diz que não há nenhum anuncio ou impulsionamento… Está passando os dias e tenho medo de acabar o tempo pelo qual eu escohi e eu perca o valor… o que está acontecendo?

    Responder
  12. Chris Vommaro

    Impulsionei um post meu. Coloquei impulsionar por 3,00 ao dia e mais embaixo tinha como aumentar a proporção dos dias e puxei pra 30 dias impulsionando. Deu um valor de 32,00 que paguei no boleto. coloquei as infirmações certas, genero, idade, tudo. Paguei o boleto e já faz uma semana e nada acontece. Como sou leiga, fui procurar na pagina e não há informação nenhuma de que meu post tenha sido impulsionado. Apenas uma conta de 32,00, num painel, e do lado escrito vitalicio, a data que escolhi pra impulsionar e a duração, mas diz que não há nenhum anuncio ou impulsionamento… Está passando os dias e tenho medo de acabar o tempo pelo qual eu escohi e eu perca o valor… o que está acontecendo?

    Responder
  13. Karine

    Olá Camila, adorei seu post! Parabéns pelas infirmações, foram ótimas
    Uma dúvida: É errado criar um post onde o mesmo será usado no formato de anúncio no gerenciador e ao mesmo tempo publicar na minha página?

    Responder
    • Stephanie Quadros

      Oi Karine, tudo bem?

      Que bom que gostou do post!

      Quanto a sua pergunta, a resposta é: Depende do seu objetivo com o anúncio e ao fazer a postagem na página.

      #EquipeCamilaPorto

      Responder
  14. Karine

    Olá Camila, adorei seu post! Parabéns pelas infirmações, foram ótimas
    Uma dúvida: É errado criar um post onde o mesmo será usado no formato de anúncio no gerenciador e ao mesmo tempo publicar na minha página?

    Responder
    • Stephanie Quadros

      Oi Karine, tudo bem?

      Que bom que gostou do post!

      Quanto a sua pergunta, a resposta é: Depende do seu objetivo com o anúncio e ao fazer a postagem na página.

      #EquipeCamilaPorto

      Responder
  15. Nara

    Ola, como posso selecionar publico especifico que se interesse pelo meu produto?
    Existe meios de se pesquisar onde esse publico se encontra? exemplo, cidade, estado etc
    pois sempre impulsiono fotos, e atraio apenas curtidas, e nao consigo clientes.
    enfim… gostaria de uma ajuda 🙂

    Responder
    • Stephanie Quadros

      Oi Nara, tudo bem?

      Você já definiu quem é seu público-alvo e sua persona? Assim fica mais fácil direcionar na hora de impulsionar uma postagem.
      É possível colocar no filtro da postagem patrocinada pessoas que gostem de produtos similares ou até mesmo dos seus concorrentes.
      Em seguida você pode restringir por cidade e estado, mas geralmente você terá isso definido ao determinar seu público-alvo.
      Para lhe ajudar indico nosso guia de personas: http://conteudo.pinkfire.com.br/ebook-guia-de-personas
      E nossa aula sobre o tema: https://pinkfire.com.br/venda-mais/portoclass-15-persona/

      Espero ter conseguido lhe ajudar!

      #EquipeCamilaPorto

      Responder
  16. Nara

    Ola, como posso selecionar publico especifico que se interesse pelo meu produto?
    Existe meios de se pesquisar onde esse publico se encontra? exemplo, cidade, estado etc
    pois sempre impulsiono fotos, e atraio apenas curtidas, e nao consigo clientes.
    enfim… gostaria de uma ajuda 🙂

    Responder
    • Stephanie Quadros

      Oi Nara, tudo bem?

      Você já definiu quem é seu público-alvo e sua persona? Assim fica mais fácil direcionar na hora de impulsionar uma postagem.
      É possível colocar no filtro da postagem patrocinada pessoas que gostem de produtos similares ou até mesmo dos seus concorrentes.
      Em seguida você pode restringir por cidade e estado, mas geralmente você terá isso definido ao determinar seu público-alvo.
      Para lhe ajudar indico nosso guia de personas: http://conteudo.pinkfire.com.br/ebook-guia-de-personas
      E nossa aula sobre o tema: https://pinkfire.com.br/venda-mais/portoclass-15-persona/

      Espero ter conseguido lhe ajudar!

      #EquipeCamilaPorto

      Responder
  17. Joelm

    Sou corretora de imóveis e o meu público alvo varia muito, conforme o perfil do imóvel que estou vendendo.
    O que devo fazer?

    Responder
    • Stephanie Quadros

      Oi Joelma, tudo bem?

      Você pode investir em vários públicos a cada anúncio, e ir mudando conforme o imóvel que estiver vendendo. Temos um case de sucesso de uma imobiliária, se quiser você pode dar uma olhada e ver como o Bruno trabalhou na página dele: https://pinkfire.com.br/casos-de-sucesso/imobiliaria-usando-o-facebook/

      Espero ter conseguido ajudar!

      #EquipeCamilaPorto

      Responder
  18. Joelm

    Sou corretora de imóveis e o meu público alvo varia muito, conforme o perfil do imóvel que estou vendendo.
    O que devo fazer?

    Responder
    • Stephanie Quadros

      Oi Joelma, tudo bem?

      Você pode investir em vários públicos a cada anúncio, e ir mudando conforme o imóvel que estiver vendendo. Temos um case de sucesso de uma imobiliária, se quiser você pode dar uma olhada e ver como o Bruno trabalhou na página dele: https://pinkfire.com.br/casos-de-sucesso/imobiliaria-usando-o-facebook/

      Espero ter conseguido ajudar!

      #EquipeCamilaPorto

      Responder
  19. Ana Paula

    Olá,

    Crio anúncios no Facebook ads, meu objetivo é aumentar o número de seguidoras da página. Faço conexões onde excluo pessoas que já curtiram minha página, visto que o objetivo é trazer mais pessoas à página. Porém tenho percebido que o Facebook não leva para novas pessoas, na maioria das vezes para ja seguidoras. Como devo resolver?

    Responder
    • Glaucia Périco

      O Facebook costuma entregar conteúdos aos amigos de quem interage com os conteúdos e campanhas. Então, se alguém que está entre os amigos dos seus seguidores foi impactado e interagiu é possível que as pessoas que já te seguem tenham recebido por isso.

      Um abraço,
      #EquipeCP

      Responder
  20. Ana Paula

    Olá,

    Crio anúncios no Facebook ads, meu objetivo é aumentar o número de seguidoras da página. Faço conexões onde excluo pessoas que já curtiram minha página, visto que o objetivo é trazer mais pessoas à página. Porém tenho percebido que o Facebook não leva para novas pessoas, na maioria das vezes para ja seguidoras. Como devo resolver?

    Responder
    • Glaucia Périco

      O Facebook costuma entregar conteúdos aos amigos de quem interage com os conteúdos e campanhas. Então, se alguém que está entre os amigos dos seus seguidores foi impactado e interagiu é possível que as pessoas que já te seguem tenham recebido por isso.

      Um abraço,
      #EquipeCP

      Responder
  21. Ana

    Oi Camila!
    Fiz meu gerenciador, criei minha conta de anúncio e quando fui impulsionar que fui colocar não aceita meu cartão, sempre pede p verificar… E consigo usar o cartão em outros lugares normalmente… o que pode ser?? Quero começar a usar o Facebook.

    Responder
    • Glaucia Périco

      Acredito que você vai precisar entrar em contato com o suporte do Facebook para entender o motivo do seu cartão não ser aceito, Ana

      Um abraço,
      #EquipeCP

      Responder
  22. Ana

    Oi Camila!
    Fiz meu gerenciador, criei minha conta de anúncio e quando fui impulsionar que fui colocar não aceita meu cartão, sempre pede p verificar… E consigo usar o cartão em outros lugares normalmente… o que pode ser?? Quero começar a usar o Facebook.

    Responder
    • Glaucia Périco

      Acredito que você vai precisar entrar em contato com o suporte do Facebook para entender o motivo do seu cartão não ser aceito, Ana

      Um abraço,
      #EquipeCP

      Responder
  23. Ricardo Magno Albano de Oliveira

    Bom dia! Camila, há alguma possibilidade de um anúncio ser transformado em publicação?
    Por exemplo, geralmente faço campanhas pelo Gerenciado de Anúncios para o Instagram, mas algumas delas gostaria que virassem publicações em meu feed, sei que existe a possibilidade de publicar diretamente no feed e impulsionar, mas gostaria se dá para fazer ao contrário, anunciar e transformar em publicação, tanto no Instagram como no facebook! Obrigado!

    Responder
    • Glaucia Périco

      Não, Ricardo
      Os posts criados no gerenciador não aparecem na linha do tempo
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  24. Palloma Anchieta

    Olá, gostaria de saber se você sabe da mudança que o Facebook fez? Pois, fiquei sabendo da pior maneira possível. Agora, quando a gente impulsiona uma publicação, é na verdade criado um anuncio apenas para o impulsionamento e os resultados são separados. O que é orgânico fica na página da marca e o que foi impulsionado, aparece apenas no gerenciador de anúncios. Antes, não era dessa maneira, a publicação era realmente impulsionada, sendo os resultados uma coisa só (orgâncio+pago). Alguém sabe quando essa mudança aconteceu? O especialista que me atendeu no chat não soube responder de imediato.

    Responder
    • Glaucia Périco

      Oi, Palloma
      Não temos conhecimento sobre essa mudança
      Um abraço, #equipecp

      Responder
  25. jefferson serra

    A página tem que ter um mínimo de curtidas para poder fazer um impulsionamento?

    Responder
    • Glaucia Périco

      Acredito que não, Jefferson
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  26. Amabile Oliveira

    Gostaria de saber o que é melhor: envolvimento ou mensagem?

    Responder
  27. alberto faife

    bom dia eu sou de mocambique e a cabo de ler o vosso artigo.e gostei eu comesei ja a quase um mes a inpulcionar os meus artigos e nao sabia dessa diferenca ,e estou muito grato pela esplicacao e acho melhor comecar a usar o gerenciador de anucios porque o meu objetivo e vender os artigos que venho publicando.espero receber mais dicas porque a credito que vao me ajudar no meu negocio.

    Responder
    • Glaucia Périco

      Legal, Alberto
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  28. Letícia Paula Cappello

    Gostei do post. Só não gostei dos muitos pop ups que vc utiliza… É demasiado.
    De resto, o conteúdo está bem informativo.

    Responder
    • Glaucia Périco

      Obrigada pelo feedback, Letícia
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  29. alessandra

    Oi Camila, geralmente eu só impulsiono na minha pagina a 3 anos…gostaria de saber se da para impulsionar na minha pagina e criar um anuncio no gerenciador ao mesmo tempo…ou tem so que ter uma unica opção….pq alem de impulsionar na minha pagina eeu tbm quero no gerenciador,,assim os dois ficam veiculando

    Responder
    • Glaucia Périco

      Oi, Alessandra
      Pode usar nos dois. Mas promover uma publicação existe pelo gerenciador também é possível
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  30. Conceyção Rodriguez

    oi Camila grata pelo vídeo, quero assistir como criar anúncios impossíveis de serem ignorados, abs.

    Responder
  31. Marcela

    Quando impulsiono uma publicação ou crio um anúncio ele aparece vinculado à minha página ou ao meu perfil pessoal para o público ?

    Responder
    • Camila Porto

      Oi, Marcela
      Fica vinculado à página
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  32. Thaluana

    Camila, adorei! Agora, me tira uma duvida por favor!
    Eu estou criando um anuncio pelo gerenciador porém estou pegando um post já existente na pagina. Já fiz vários deles e não consigo entender porque cada um funciona de uma forma.
    Para algumas: as curtidas começam a aparecer, eu recebo a notificação e quando clico nela vejo a imagem com 500 curtidas, já no feed ele aparece com 10.
    Para outras que foram feitas da mesma forma: as curtidas começam a aparecer, eu recebo a notificação e quando clico nela sou direcionada para o feed e a imagem ja tem as 500 curtidas.

    Não entendo porque algumas aparecem e outras não se elas estão sendo elaboradas da mesma forma. Isso acontece no fb e insta, mais recorrente no insta.

    Se tiver alguma dica, agradeço

    Responder

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