9 dicas sobre marketing digital que não te contaram

por | maio 24, 2021 | Marketing Digital | 0 Comentários

Se você chegou até este artigo, está querendo descobrir dicas sobre marketing digital que nunca te contaram, não é mesmo? A boa notícia é que você está no lugar certo. E o melhor: não é necessário fazer grandes investimentos. 

Dicas sobre Marketing Digital

O investimento no marketing digital traz diversos benefícios para a sua marca. Os mais comuns são: focar no cliente certo, superar o concorrente que já está na internet, atrair novos consumidores, manter um relacionamento próximo com a audiência, melhorar a sua credibilidade e claro, os lucros da sua empresa.

A partir de agora, vamos apresentar diversas orientações que podem ser aplicadas hoje mesmo em seu negócio

1. Construa a sua persona 

Um dos maiores desafios do marketing digital é desenvolver estratégias para o público certo. Para atingir os objetivos da sua campanha, recomendamos construir a persona. 

Ao contrário do que ocorre com o público-alvo, a persona levanta informações mais precisas da sua audiência, tornando o trabalho de marketing e vendas mais fácil e prático. Em outras palavras, ela é um perfil que identifica o consumidor ideal de um negócio. Aqui, você tem acesso a detalhes essenciais de quem acompanha as novidades sobre a sua marca. 

  • Motivações;
  • Objetivos;
  • Desafios;
  • Preocupações

Em um primeiro momento, investir na construção da persona não parece uma tarefa fácil, não é mesmo? O lado positivo é que existem diversas ferramentas de marketing digital no mercado que ajudam a deixar esse processo mais tranquilo. 

Dedicar um período da sua rotina para a construção da persona é muito importante, uma vez que ela ajuda a definir qual é o formato ideal de conteúdo para publicar em um blog ou nas redes sociais. Por meio desses dados, você consegue entender o tipo de tom e estilo do seu conteúdo. A persona também ajuda a estabelecer os tópicos que devem ser abordados em um artigo. 

Para se ter uma ideia, a construção de uma persona também auxilia na definição dos canais que serão utilizados em sua estratégia. Se ela tem o hábito de acompanhar notícias no Facebook, por exemplo, invista mais tempo nessa rede social. Mas se o foco dela é o Instagram, crie uma outra estratégia para essa página.  

Uma das dúvidas mais comuns dos profissionais que começam a trabalhar com esse conceito é como registrar as principais informações sobre a persona. Existe um formato de texto que pode auxiliá-lo nesse processo. No entanto, é fundamental deixar claro que ele deve servir apenas como inspiração, e não como cópia para o seu negócio. 

Ter essa ideia em mente é essencial, uma vez que sabemos que a persona de uma empresa é diferente da outra, mesmo que elas atuam no mesmo segmento. Portanto, colete os seus próprios dados para construir estratégias mais interessantes. Veja abaixo um exemplo de persona para servir como inspiração em seu negócio. 

Exemplo de persona

Vanessa Giselle tem 27 anos, é paulista e acabou de se formar em Nutrição. Com o espírito empreendedor, ela tem como objetivo ser dona do seu próprio negócio. Quer montar uma clínica na zona oeste de São Paulo e, para isso, necessita de um empréstimo para financiar o seu sonho. 

Atualmente, Vanessa reside com a sua família e foi efetivada em uma clínica, antes mesmo de concluir a graduação. A renda mensal dela é em torno de 3 a 4 mil reais. A nutricionista busca opções de financiamento com benefícios e que não comprometam o seu orçamento. 

2. Acompanhe o Google Analytics 

dicas sobre marketing digital

A primeira opção é o Google Analytics. Ela permite coletar dados demográficos interessantes sobre os usuários que visitam a sua página ou blog. Por meio dessa ferramenta, você consegue descobrir a localização, idade/gênero, quais são os interesses da audiência, qual é o tipo de conteúdo que os leitores mais gostam, entre outros dados interessantes.

Se você ainda não sabe como utilizar essa ferramenta, não se preocupe. O Google desenvolveu cursos gratuitos sobre o tema para facilitar a experiência do usuário. No portal, é possível aprender desde dicas para iniciantes até orientações avançadas. Portanto, antes de iniciar os seus trabalhos, vale a pena estudar as funcionalidades para aproveitar melhor os recursos que estão disponíveis.

3. Tenha um CRM 

Uma plataforma de CRM (Customer Relationship Management) também pode ser bastante útil na construção da sua persona. Conhecida como Gestão de Relacionamento com o cliente em português, o software contém dados valiosos sobre a base dos seus consumidores. Por meio dessas informações, é possível traçar um perfil muito interessante para a sua estratégia. 

4. Use o Facebook Audience Insights

Outra ferramenta para incluir em nossa lista é o Facebook Audience Insights. Com poucos cliques, você consegue ter acesso a ótimas informações sobre o perfil da sua audiência.

  • Idade; 
  • Gênero;
  • Educação;
  • Status de relacionamento;
  • Tamanho da família;
  • Estilo de vida; 
  • Localização;
  • Idiomas falados; 
  • Frequência que utiliza a ferramenta; 
  • Quais são os dispositivos que o usuário acessa a ferramenta (desktop ou mobile); 
  • Educação;
  • Status de relacionamento;
  • Quantidade de membros na família;
  • Estilo de vida

O mais interessante do Facebook Audience Insights é que o empreendedor pode segmentar os dados de três formas: usuários conectados à sua página; público personalizado e todos no Facebook. 

5. Invista em SEO 

Segundo um relatório divulgado pela HubSpot, em 2020, cerca de 64% dos profissionais de marketing investem ativamente na otimização de mecanismos de pesquisa. Conhecido como Search Engine Optimization (SEO), essa estratégia tem como objetivo ajudar profissionais a colocarem sites, blogs ou landing pages nas primeiras posições do Google. 

Porém, esse processo não ocorre da noite para o dia. É fundamental seguir algumas orientações para garantir a visibilidade online. Ao atingir esse objetivo, você pode aumentar o número de leads do seu site ou  página de vendas ou site e também melhorar a credibilidade da marca no mundo virtual. 

Um bom profissional deve monitorar com frequência as notícias do Google e acompanhar sites especializados no assunto para entender quais são os principais fatores de rankeamento. Assim, você consegue definir melhor as suas estratégias para se adequar às exigências do maior buscador do mundo.

Para ter sucesso com o SEO, você deve estudar os principais fatores de rankeamento de domínio, página, conteúdo, site, interação de usuário e backlinks. Dessa forma, estará mais preparado para garantir um diferencial competitivo no mundo virtual. 

Você pode implementar as estratégias de SEO por conta própria ou contar com o apoio de freelancers ou consultorias que podem ajudá-lo nesse processo. Faça uma análise e defina qual é o tipo de trabalho que tem mais ligação com o seu perfil e comece a colher resultados hoje mesmo. 

6. Trabalhe com a geração de leads

A nossa lista de dicas sobre marketing digital que nunca te contaram continua falando sobre os leads. Um relatório divulgado pela empresa HubSpot identificou que a geração de leads é uma das principais prioridades dos profissionais de marketing em uma empresa. Esse conceito é muito importante em qualquer tipo de negócio, seja pequeno, médio ou grande. 

Os leads são aqueles usuários que demonstraram interesse no conteúdo de um site ou blog. Mais do que isso: eles também desejam conhecer outras informações sobre o seu produto ou serviço. Na prática, os leads são potenciais consumidores de uma empresa.  

Para ser classificado como um lead, o usuário deve preencher um dos formulários que foram disponibilizados no site da empresa. Por meio desse questionário, é possível entender quais são as suas principais dores naquele momento e de que forma o seu produto ou serviço pode ajudá-lo a resolver um determinado problema. 

A escola tradicional do marketing defende a ideia de que as empresas devem chamar a atenção do consumidor a todo o custo, seja com propagandas na televisão, jornal ou internet. Já no Marketing Digital, esse processo é diferente. O próprio usuário busca pelo seu produto, tornando o ciclo de compra mais fácil e interessante, tanto para o empreendimento, como para o cliente. 

Além do formulário no site, você pode utilizar outros tipos de estratégias para geração de leads:

  • E-books;
  • Webinars; 
  • Templates;
  • Ferramentas;
  • Whitepaper;
  • Cursos online;
  • Pesquisas e estudos;
  • Série de conteúdos;
  • Quiz;
  • Kits

Aqui, mencionamos quais são os tipos de materiais mais utilizados pelas empresas na geração de leads. Porém, é importante ressaltar o quanto você deve conhecer a persona do negócio. Por meio dessa informação, é possível descobrir quais são os materiais mais interessantes para a sua audiência. 

7. Use o Instagram o seu favor 

Você deve conhecer também algumas dicas de marketing digital no Instagram, que é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. Para ter sucesso com essa ferramenta, é essencial criar uma conta comercial, desenvolver um relacionamento com seu público e utilizar hashtags para deixar o conteúdo mais fácil de ser encontrado. 

O administrador de uma rede social deve ainda fazer sorteios, buscar parcerias, trabalhar stories para fidelizar a audiência e analisar os resultados para entender quais foram as estratégias que surtiram efeito e quais são aquelas que precisam ser melhoradas.

Outra dica interessante é seguir profissionais que são referências na sua área. Dessa forma, você terá um vasto conhecimento para implementar as suas ideias com mais segurança.  

Você também deve aproveitar o tempo livre para fazer curso de marketing digital para o Instagram. Ele ajuda a ampliar o seu conhecimento e faz com que o profissional aprenda técnicas interessantes para interagir com a audiência e aumentar o engajamento do perfil. 

8. Escreva conteúdo de qualidade 

Escrever um conteúdo de qualidade é essencial para qualquer estratégia de marketing, seja em um blog, site ou redes sociais. Um dos erros mais comuns de grande parte dos profissionais é utilizar essas ferramentas apenas como um panfleto virtual. Ou seja, compartilhar somente informações sobre o seu produto e serviço. 

Quando um usuário começa a seguir uma página, ele busca informações interessantes não só sobre aquele negócio, mas também sobre o mercado que ele faz parte. Se você administra um perfil de moda, por exemplo, publique as últimas novidades da sua loja, mas também dê dicas úteis para a audiência. 

  • Como se vestir para o trabalho? 
  • Como se vestir em um casamento de dia? 
  • Qual é o melhor look para uma festa em um sitio? 
  • Quais são as principais tendências da moda? 

As chances de uma pessoa continuar seguindo a sua página com essas informações são maiores, principalmente, porque a marca não está preocupada somente em divulgar um produto, mas sim em orientá-la em vários momentos importantes da sua vida. 

9. Amplie o seu conhecimento com livros

Os livros sobre marketing digital também são ótimos recursos para ampliar o conhecimento na área. O mercado contém excelentes publicações, seja para os profissionais iniciantes ou para quem já tem experiência na área. 

  • A Cauda Longa (Chris Anderson);
  • Free (Chris Anderson);
  • Web Analytics 2.0 (Avinash Kaushik);
  • Traction (Gabriel Weinberg e Justin Mares);
  • Permission Marketing (Seth Godin);
  • Posicionamento: a batalha por sua mente (Al Ries e Jack Trout);
  • Brand Brilliance (Fiona Humberstone);
  • Marketing na era digital (Martha Gabriel);
  • Marketing 4.0 – Do Tradicional Ao Digital (Philip Kloter, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan).

Agora que mencionamos as melhores dicas sobre marketing digital que nunca te contaram, é com você! Para descobrir quais são as melhores estratégias para o seu negócio, recomendamos testá-las com frequência. Assim, saberá onde deve concentrar as suas energias. 

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook | Google | Instagram

Tags:

Klickpages: o que é e como funciona

Klickpages: o que é e como funciona

A criação de landing pages que convertem é um dos maiores desafios dos profissionais de marketing e de empreendedores que trabalham com essa estratégia, seja em seu negócio ou em uma fórmula de lançamento. Se você já teve uma baixa conversão nas páginas e não atingiu...

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Se você chegou até este artigo, está procurando quais são os melhores memes de Marketing Digital, não é mesmo? Selecionamos 3 ótimas opções da internet para que você tenha um momento de diversão em sua rotina.  Você verá frases engraçadas que podem ser compartilhadas...

Como começar no Marketing Digital?

Como começar no Marketing Digital?

Qualquer profissão ou carreira relacionada à internet, tem um enorme potencial de crescimento nos próximos anos. Por isso, como começar no marketing digital é uma das buscas mais comuns para quem deseja iniciar um novo negócio ou carreira profissional. Comecei no...

10 melhores plataformas de geração de leads

10 melhores plataformas de geração de leads

Qual a primeira coisa que você pensa quando precisa responder a pergunta: Como aumentar as minhas vendas? A resposta pode ser bem simples, algo como: "basta conseguir mais clientes, construir uma audiência maior, atrair mais pessoas para o site e assim gerar mais...

5 vantagens de trabalhar com Marketing Digital

5 vantagens de trabalhar com Marketing Digital

É comum as pessoas preferirem o trabalho de home office devido à praticidade. Dentre uma das opções para essa categoria de trabalho está o marketing digital. Mas você sabe as vantagens de trabalhar com marketing digital? Sempre que existe uma crise econômica, uma...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest