Currículo primeiro emprego: 6 modelos e dicas para se destacar

por | abr 20, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Sabemos que cada dia está mais difícil encontrar um emprego, ainda mais se for um que exige experiência e você não possui nenhuma. Neste caso, saber como fazer um currículo primeiro emprego pode ser a solução dos seus problemas. Mas para isso você precisa saber como formatar e distribuir suas informações no currículo.

Para te ajudar nesse dilema de como conseguir seu primeiro emprego, listamos abaixo algumas dicas para te auxiliar na hora de montar o currículo primeiro emprego e se destacar no meio da concorrência, mesmo se não tiver experiência. Tenha em mente que todas as informações que utilizamos nos exemplos e citações abaixo são fictícias e você terá que fazer as adaptações necessárias para seu currículo, área de atuação, vaga que desejada e etc.

Saiba Mais: Currículo simples: as 6 melhores dicas para criar o seu

Modelo de currículo primeiro emprego

currículo primeiro emprego

Imagem: Tua Carreira

Primeiro, para que você possa visualizar as nossas dicas listadas a seguir com maior facilidade, vamos mostrar um modelo já pronto de currículo primeiro emprego. O modelo a seguir é fictício e utiliza um perfil de uma pessoa que está em busca de uma vaga de emprego como professor de línguas.


  • [Nome do candidato];
  • [Telefone do candidato];
  • [E-mail do candidato];
  • [Endereço completo do candidato].

Professor de francês formado em letras na [Nome da universidade em que se formou]. Passei 4 anos dando aulas particulares de francês para conseguir pagar a minha faculdade. Entre os meus alunos, 15 conseguiram aprovações em certificações internacionais de francês. Morei e estudei na França por 6 meses e busco a oportunidade de expor a cultura francesa para os alunos da [Nome da escola que você está se candidatando].

  • Educação
  • [Universidade em que estudou]

Bacharel em [Curso que fez] (formado em [data de formação])

  • [Cidade e estado onde a universidade fica]

Vencedor do concurso de poesia em francês da universidade em 2018;

Orador da turma na formatura;

Formado com média 9,7.


[Acrescente seus feitos de destaque na universidade, os citados acima são exemplos]

[Nome da universidade]

Bacharel [Nome do curso]

[Cidade e estado de formação]

Estudei por um semestre na [Nome da universidade];


Me formei com uma certificação internacional de [Formação].

Experiência profissional

Professor particular autônomo

[Tempo em que está na profissão]

Elaborei o meu próprio material didático;


Levei alunos a museus e teatros ao ministrar aulas culturais;

Dei aulas gratuitas para alunos carentes;

Entre meus alunos, 15 conseguiram certificado internacional.

[Feitos que você realizou na profissão]

Idiomas


[Nome da escola]

Francês fluente [Data da formação]

[Nome da escola]

Inglês intermediário [Data prevista para a formação]

Competências


  • Escrita criativa;
  • Proatividade;
  • Photoshop;
  • Fotografia;
  • Edição de vídeo.

Saiba Mais: Currículo jovem aprendiz: 6 modelos e dicas para criar o seu

1. Como montar o seu currículo primeiro emprego?

Agora que você já conferiu o modelo de currículo primeiro emprego, está na hora de montar o seu. A nossa dica é seguir a seguinte ordem de sessões no seu documento:

  • Objetivo do seu currículo;
  • Educação;
  • Experiências;
  • Informações complementares para finalizar. 

Também recomendamos que você utilize a ordem cronológica inversa em todas, ou seja, comece pelos seus dados mais atuais e vá voltando no tempo, dessa forma dando mais destaque para as suas conquistas mais recentes. 

Formatando o currículo primeiro emprego

Você não pode usar qualquer formatação no seu currículo primeiro emprego, pois isso vai falar bastante sobre você. Comece definindo uma fonte de fácil leitura, como Times New Roman ou Arial, que são simples, mas funcionais. Também não deixe a fonte muito grande e nem muito pequena, o mais indicado é utilizar o tamanho 11 pt ou 12 pt, com uma margem de 1,5. 

O espaçamento entrelinhas também deve ser adequado, nem junto demais, mas também não muito separado, o mais indicado é o 1,5. Além disso, os títulos em negrito ajudam a manter uma divisão clara entre as sessões. Antes de começar com sua educação, objetivo e experiência, você deve informar as suas informações pessoais de contato, como nome, e-mail, telefone e endereço de residência.


Você pode acrescentar as redes sociais no currículo primeiro emprego?

Muitos possuem dúvidas se devem ou não colocar as redes sociais no currículo primeiro emprego. Caso você esteja querendo acrescentar uma rede social profissional, como o LinkedIn, então coloque sem medo. Mas quando falamos sobre o Facebook, Instagram, Twitter ou outras redes, isso dependerá bastante.

A nossa sugestão é utilizar essas redes somente se ela tiver algo que contribua para você conseguir a vaga de emprego. Por exemplo, se você for um fotógrafo que posta seus trabalhos no Instagram, então sim, você pode acrescentar ele no currículo. Contudo, se você for um professor e no seu Instagram tiver apenas conteúdos pessoais, não tem necessidade. 

Saiba Mais: Gerador de currículo: como gerar online ou pelo celular

2. Como mencionar sua educação no currículo primeiro emprego?

Como este será um currículo primeiro emprego, muito provavelmente você não terá muitas experiências para retratar. Então será preciso caprichar na sessão da educação com sua formação acadêmica. Assim, procure listar cursos e mais cursos, junto de seus certificados e diplomas. Faça isso de forma forma simples e direta, para formação de ensino médio, superior, curso técnico ou qualquer outro, inserindo informações organizadas da seguinte forma:

  • [Nome do curso];
  • [Nome da instituição de estudo];
  • [Ano de formação – ou data estimada para formatura];
  • [Conquistas que você teve no curso];
  • [Notas – se elas forem consideravelmente altas].

Forma certa

Formado em Letras pela Universidade Pink Fire


Cidade Fire, Estado Pink

CR 9,8

  • Formado entre os maiores CR do curso;
  • 12 artigos publicados no site da universidade;
  • Vencedor de um concurso de escrita criativa realizado para o curso de Letras.

Forma errada

Formado em Letras pela Universidade Pink Fire.

Saiba Mais: Fonte de currículo: as 10 melhores para usar e se destacar

3. Como listar a experiência no currículo primeiro emprego?

Se você está preocupado pois acredita que não tenha experiência para colocar no currículo primeiro emprego, pode ficar tranquilo, pois existem diversas atividades que se encaixam como experiência. Qualquer atividade que você realizar funções relevantes e competentes com o cargo, podem ser utilizadas como experiência. Entre os principais exemplos, temos: estágios, projetos pessoais, trabalhos voluntários e trabalhos freelancers.


Para colocar essas informações como sua experiência no seu currículo primeiro emprego, a nossa sugestão é seguir o seguinte formato: 

  • [Nome da empresa];
  • [Cargo ou função que teve];
  • [Período em que trabalhou e exerceu a função];
  • [Conquistas ou atribuições que teve];

Veja a seguir a forma certa e a forma errada de como colocar essas informações profissionais no seu currículo primeiro emprego.

Forma certa

Empresa Pink Fire

Estagiário de jornalismo

Entre março de 2014 até março de 2015 na empresa:

  • Produção de até 10 artigos por semana;
  • Auxílio na administração das redes sociais da Empresa Pink Fire;
  • Realização de entrevistas para produção de matérias.

Forma errada

2014 – 2015 Estágio de jornalismo na Empresa Pink Fire.


E se não tiver experiência?

Se você não tem nenhum tipo de experiência para colocar no currículo primeiro emprego, pensamos em duas possíveis soluções para o problema. A primeira é ir atrás de experiências, com trabalhos freelancers, voluntários, criação de projetos ou fazendo estágios. Dependendo da sua idade, uma boa opção é o programa Jovem Aprendiz, mas essa é uma opção que leva tempo, se você está com urgência em conseguir um trabalho, a segunda alternativa pode ser melhor.

Trabalhe com as suas experiências e conquistas de vida, liste elas no seu currículo, algo que te fez sentir orgulhoso ou algum prêmio que você recebeu, até mesmo se for relacionado a esportes, como ganhar um torneio de vôlei, futebol ou algo do tipo. Essa pode ser uma forma de mostrar que você é bom trabalhando em equipe, por exemplo.

Se você tiver interesse em fazer isso, pode criar uma sessão no seu currículo com o nome de “Conquistas”, porém você tem que ter certeza que elas estão mostrando suas competências para o mercado. Veja a seguir como listar suas conquistas da forma certa e da forma errada. 

Forma certa

  • Programei o meu primeiro computador com 16 anos em 2015;
  • Venci o campeonato estadual de Futebol em 2018;
  • Campeão de Xadrez em 2017 no campeonato municipal.

Forma errada

  • Campeão em achar ovos de Páscoa em 2019.

Saiba Mais: Modelo de currículo: 9 modelos prontos para usar

4. Como listar as habilidades no currículo primeiro emprego?

Listar suas habilidades também é uma forma de garantir que suas competências estejam reforçadas no currículo primeiro emprego. Essa também é uma sessão que vai auxiliar o recrutador a analisar o que você pode oferecer para a empresa. Contudo, para saber quais habilidades é melhor listar, você precisa entender a diferença entre Soft Skills e Hard Skills. 


Para os que não sabem, soft skills são habilidades pessoais de cada um, como ser comunicativo ativo, proativo, facilidade de aprender e etc. Já as hard skills são as habilidades técnicas, como programação de computadores, edição de vídeos, gerenciamento de projetos e etc. 

Exemplos de habilidades para usar

Procure listar até três de cada, mesclando ambas e levando em conta a vaga para que tenha algo a ver, confira a seguir as principais soft skills que os recrutadores buscam: Comunicativo, Pensamento crítico, Adaptável, Proativo, Determinado, Organizado, Criativo, Resolvedor de conflitos, Transparente e Flexível.

Escolha quais habilidades listar

Antes de listar suas habilidades, leia a descrição das vagas que você vai se candidatar detalhadamente, depois de conhecer mais cada uma, veja quais de suas habilidades mais combinam com as vagas e quais são as melhores para listar em seu currículo. Normalmente, as próprias vagas listam as habilidades que estão buscando nos candidatos, então as utilize em seu currículo, junto das hard skills.

Como citar as habilidades

A seguir, vamos mostrar como listar suas habilidades para uma vaga de editor de vídeo, por exemplo, procure fazer o mesmo adaptando para a sua função e vaga que vai concorrer.

Qualificações

  • Líder de uma equipe de edição de vídeos;
  • É preciso pouca supervisão para criar meus projetos;
  • Criar materiais jornalísticos através do Sony Vegas.

Educação

  • Fluente em inglês;
  • Formado em jornalismo na Universidade Pink Fire.

Forma certa

  • Sony Vegas
  • Gestão de projetos
  • Liderança de equipes
  • Proatividade
  • Organização
  • Transparência

Forma errada

  • Captura de vídeo
  • Edição de vídeo
  • Comunicação
  • Edição de áudio

Saiba Mais: Como fazer um currículo? Confira 10 dicas infalíveis


5. Sessões que você também pode pôr no currículo primeiro emprego

Conseguir uma vaga de emprego é a mesma coisa que competir com diversas outras pessoas. Assim, você precisa achar formas de se destacar na multidão e ser escolhido. Uma maneira de conseguir isso é utilizando sessões de destaques no seu currículo. Confira algumas que podemos sugerir:

  • Sessão de idiomas: não importa se o seu inglês é iniciante que você aprendeu assistindo filmes ou séries, ou um japonês básico que você aprendeu com animes, se você tem essa capacidade linguística, mesmo que mínima, utilize no seu currículo;
  • Sessão de premiações: aqui você vai listar todas as premiações que você ganhou na vida e que se orgulhe disso, elas podem ser um diferencial e mostrar suas competências;
  • Sessão de interesses: aqui você irá listar seus principais interesses e que possam acrescentar em algo para a vaga que está concorrendo. Alguns exemplos que podemos citar é escrever, ler e jogar xadrez.

Como colocar idiomas?

Inglês avançado na [Nome da instituição de ensino]

Formado em [Data de formatura do curso]

Como colocar premiações?

  • Ganhador da competição de escrita criativa na Universidade [Nome da instituição]

[Data da competição]

  • Terceira lugar no concurso de melhor artigo opinativa no curso de jornalismo da [Nome da instituição]

[Data do concurso]


Como colocar interesses

  • Leitura
  • Escrita
  • Xadrez

Saiba Mais: Currículo para primeiro emprego: como fazer o seu online?

6. Como escrever seu objetivo profissional no currículo primeiro emprego

Agora que você praticamente terminou o seu currículo primeiro emprego para sua carreira, é a hora de definir seus objetivos profissionais. O ideal é começar o seu currículo já com este parágrafo, chamando assim a atenção do recrutador. É indicado que o seu objetivo tenha de três a quatro frases curtas, resumindo sua educação, experiência, habilidades, conquistas e objetivos. 

Como já deve ter dado para perceber, esse parágrafo no início é basicamente um resumo de todo seu currículo. Ao final, quando for falar dos objetivos, procure sempre destacar como você pode trazer benefícios para a empresa. Veja a seguir a forma certa e a forma errada de como fazer os objetivos do seu currículo.

Forma certa

[Função] formado na [Nome da instituição] com X anos de estágio na [Nome da empresa]. Com bastante capacidade de aprendizado e foco, me formei com uma CR de [Inserir a sua média na faculdade se for alta] e [Destacar um feito no estágio]. Me considero um especialista em [informar o assunto] e procuro colocar todo este conhecimento em prática para ajudar a sua empresa a crescer cada vez mais.

Forma errada

Apesar de não ter nenhuma experiência no mercado, sou formado em [Nome do curso] na [Nome da instituição]. Procuro me desenvolver profissionalmente e aprender coisas novas. 


Como escrever os objetivos sem experiência

Se você não tem nenhuma experiência, não significa que você pode deixar seu currículo sem objetivos, confira a seguir a forma correta de listar o objetivo no seu currículo primeiro emprego e também a forma errada. 

Forma certa

Estudante de [Nome do curso] na [Nome da instituição]. Possuo uma CR de [Inserir a sua média na faculdade] e gosto bastante de ler e escrever. [Inserir alguma conquista ou premiação no ensino médio ou na faculdade]. Estou sempre informado sobre o mercado e as principais notícias do mundo digital [ou sobre a sua área de atuação]. Busco utilizar o conhecimento que adquiri e aumentei durante os anos de estudos para beneficiar a empresa da melhor forma possível.

Forma errada

Estudante de [Nome do curso] na [Nome da instituição]. Mesmo sem ter nenhuma experiência profissional, gosto muito de ler e escrever e procuro oportunidades de emprego para aprimorar a minha escrita.

Saiba Mais: Como fazer um currículo Lattes?


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.