Vamos falar a respeito de curiosidades sobre a Copa do Mundo. Um dos maiores eventos da história do futebol está chegando. A cada quatro anos, voltamos nossa atenção para participar do evento mais importante de todos os tempos. Essa competição foi criada no ano de 1930, depois de anos de muitos esforços por Jules Rimet, que na época era presidente da FIFA (Federação Internacional de Futebol). Entre os anos de 1930 e 2018 foram realizadas vinte e uma edições da Copa do Mundo, cada uma contado uma história marcante.
Nos dias atuais, a Copa do Mundo está contando com 32 equipes, com o modelo ainda implantado no ano de 1998. A partir do ano de 2026, essas equipes terão 48 seleções, decisão essa que acabou desagradando muitos especialistas, pois a competição pode perder qualidade técnica.
O privilégio de acompanhar das histórias das Copa do Mundo é participar também da evolução histórica humana ao longo dos anos entre os séculos XX e XXI. Essa competição reflete as transformações politicas e os acontecimentos marcantes que acontecem nesse período.
Saiba mais: Onde assistir à Copa do Mundo 2022 de futebol?
30 Curiosidades sobre a Copa do Mundo
1. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: Polêmicas e conspirações
Essas polêmicas acontecem geralmente em competições como o porte de Copa do Mundo, atravessando décadas e são debatidas até os dias de hoje.
No ano de 1954, foi realizada a Copa na Suíça. As pessoas que acompanharam o campeonato ficaram encantados ao ver o futebol praticado pela Hungria, seleção comandada pelo Puskás e Kocsis. Os húngaros eram invictos há quatro anos, umas das melhores campanhas do período e venceram a Coreia do Sul por 9×0 e mais a frente a Alemanha com um placar de 8×3.
Ao chegar as quartas de final, venceram o Brasil de 4×2, e nas semifinais venceram o Uruguai também de 4×2. Na decisão final, enfrentaram a Alemanha Ocidental, onde tinham sido goleados na primeira fase do campeonato. Iniciaram o jogo vencendo a Alemanha por 2×0, mas acabaram derrotados pelo placar de 3×2 e permitiram que os alemães conquistassem o seu primeiro título, ganhando o título na Alemanha como o Milagre de Berna.
A grande polêmica envolvida nessa partida é que alguns especialistas apontaram que os alemães poderiam ter jogados dopados. Antigamente não havia muito controle em relação a doping dentro desse mundial. Suspeita-se então que os jogadores teriam recebido injeções de vitamina C para aumentar o desempenho físico, como mostra um novo estudo onde aponta que o uso do Pervintin melhora o condicionamento físico do atleta.
Uma outra polêmica aconteceu no ano de 1978, durante a Copa do Mundo na Argentina. Os países que estavam na segunda fase como Brasil, Polônia, Argentina e Peru estavam competindo para que a final fosse alcançada, onde somente o primeiro passaria de fase. Brasil e Argentina conseguiram chegar na última rodada, onde quem vencesse a partida e conseguisse o maior saldo de gols estaria classificado para a final.
No entanto, Brasil tinha encarado Polônia e Argentina tinha enfrentado o Peru e as duas partidas foram realizadas no mesmo horário. Mas, confusamente a partida da Argentina foi atrasada por duas horas. Finalizado o jogo do Brasil, os argentinos sabiam que precisavam ganhar do Peru com um placar de 4×0 para poder se classificar.
Com a finalização do jogo de forma inexplicável, os argentinos venceram o jogo de 6×0 sobre a melhor seleção do Peru de todos os tempos. Desde então, suspeitas são levantadas onde houve um arranjo feita pela ditadura da Argentina para que a seleção viesse a ser classificada.
A verdade é que nunca se soube o que aconteceu, se foi apenas um dia ruim para os jogadores peruanos ou se realmente aconteceu um arranjo para que o placar tivesse sido mudado. Provavelmente, nunca saberemos o que de fato aconteceu.
2. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: As maiores goleadas das Copas do Mundo
As maiores goleadas da história da Copa do Mundo, foram realizadas pelo país da Hungria. No ano de 1982, os húngaros venceram El Salvador pelo placar de 10×1 e, no ano de 1954, ganharam pela segunda vez, só que dessa vez da Coreia do Sul pelo placar de 9×0. No ano de 1974 a Iugoslávia, conseguiu um placar de 9×0 sobre o país de Zaire (República Democrática do Congo).
No ano de 2014, veio o Brasil como seleção anfitriã na história da Copa do Mundo, sofrendo a famosa derrota de 7×1 para a Alemanha.
3. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: Os maiores artilheiros das Copas do Mundo
Os três maiores artilheiros de todas as edições de Copa do Mundo foram: Miroslav Klose da Alemanha com 16 gols, Ronaldo do Brasil com 15 gols e Gerd Müller também da Alemanha com 14 gols. Mas o maior artilheiro em uma única competição na Copa do Mundo foi o francês Just Fontaine, que no ano de 1958 conseguiu marcar 13 gols.
4. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: Os melhores domínios em Copas do Mundo entre continente europeu e sul-americano
No decorrer dessas vinte e uma edições de Copa do Mundo, todos os vencedores dos campeonatos saíram da América do Sul e da Europa. A distribuição desses títulos encontra-se da seguinte maneira: 9 títulos para os países sul-americanos e 12 títulos para países europeus.
Fica evidenciado esse domínio com mais uma estatística. Dessa vez, duas seleções que fazem parte de outro planeta, estiveram nas quatro melhores colocações, foram elas: Estados Unidos, no ano de 1930 conseguindo o primeiro mundial conseguindo o 3º lugar, e a Coreia do Sul, no ano de 2002 conquistando o 4º lugar. Já o continente africano não chegou a ter nenhuma seleção semifinalista. Seus melhores desempenhos foram obtidos por Camarões no ano de 1990, Senegal em 2002 e Gana no ano de 2010, chegando às quartas de final.
A Oceania também teve um destaque na Copa do Mundo com a seleção da Austrália no ano de 2006, passando para as oitavas de final entre os 16 melhores.
Saiba Mais: Os 10 principais streamings para assistir futebol
5. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: Os maiores finalistas da história da Copa do Mundo
Os dois países que mais vezes chegaram à final de uma Copa do Mundo foram Brasil e Alemanha. A seleção alemã participou 8 vezes da final de uma Copa, ganhando nos anos de 1954, 1974, 1990 ,2014 e derrotados nos anos de 1966, 1982, 1982, 1986 e 2002.
Já a seleção brasileira esteve em sete finais, vencendo nos anos de 1958, 1962, 1970, 1994, 2002, sendo derrotada nos anos de 1950 e 1998.
Existe uma curiosidade muito interessante sobre a competição que ocorreu no ano de 1950, onde os critérios da decisão aconteceram por pontos e não por jogos eliminatórios, conhecidos como jogos de mata a mata. Isso quer dizer que, no modelo em que estamos acostumados, bastaria apenas um empate para que o Brasil recebesse o título. Como coincidência, aconteceu a partida quadrangular que decidiu a Copa do Mundo entre Brasil e Uruguai, em que o Uruguai saiu vitorioso com o placar de 2×1.
Algumas seleções que também merecem destaque são a Argentina e Itália, que chegaram respectivamente a seis e cinco vezes jogos em Copas do Mundo.
A Holanda é o país que mais participou de Copa do Mundo, porém sem vencer nenhuma competição. Os holandeses conseguiram chegar a três finais de Copa do Mundo nos anos de 1974, 1978 e 2010, embora tenha sido derrotada em todas elas.
6. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: A taça da Copa do Mundo tem dois modelos
Existem dois modelos de taças da Copa do Mundo, a primeira estava no Brasil, por ter sido o primeiro país a conseguir ser tricampeão mundial da história, no ano de 1970.
E a segunda foi inaugurada no ano de 1974 e ficou conhecida como Taça do Mundo Fifa, projeto criado pelo italiano Silvio Gazzaniga.
7. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: A taça da Copa do Mundo já foi roubada duas vezes
O primeiro roubo da taça da Copa do Mundo aconteceu em Londres, no ano de 1966, onde foi encontrada pelo cachorro Pickles, que conseguiu desenterrar depois de encontrá-la enrolada em um jornal.
O segundo roubo aconteceu no ano de 1983, desaparecendo da sede da CBF no Rio de Janeiro. Os responsáveis pelo roubo foram presos no ano de 1988 e a CBF encomendou uma réplica colocando em seu devido lugar.
8. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: Com que material são feitos os troféus da Copa do Mundo?
A Taça do Mundo Fifa é feita de ouro puro, com duas camadas de malaquita contendo um mineral semiprecioso em sua base. Já a taça conhecida como Taça Jules Rimet, é semelhante a uma base de mármore e o restante da peça, era composto de ouro puro.
Até o ano de 2038, a Taça do Mundo deverá ser a mesma. A atual taça tem um espaço para gravar os nomes do campeões do mundo, com o custo de cerca de 20 mil dólares para a Fifa.
9. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: Os campeões ficam com a réplica da taça
Nos tempos passados quando uma seleção conseguia o título de tricampeão, tinha o direito de ficar com a taça de forma definitiva como aconteceu com a seleção brasileira. No entanto, nos dias atuais essas regras mudaram, deixando apenas uma réplica com os campeões e gravando os nomes dos jogadores na taça que fica guardada na Suíça.
Só quem pode carregar a Taça do Mundo são os campeões mundiais e os chefes de estado, as demais pessoas não podem segurar a taça.
10. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: O Brasil foi o país que criou o gesto de comemoração ao levantar a taça
A seleção brasileira, além de ser o maior campeão mundial, também criou tendências em suas comemorações. Isso aconteceu no primeiro titulo do Brasil no ano de 1958 em comemoração com o ato de erguer a taça logo após a conquista do título.
A partir daí, esse ato se tornou comum em varias competições, além da Copa do Mundo.

Fonte: R7
11. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: Gol mais rápido da Copa do Mundo
O gol mais rápido da Copa do Mundo aconteceu no evento de 2022, sediada no Japão e Coreia do Sul, durante a partida de Turquia e Coreia do Sul.
O jogador com posição de atacante da seleção turca, chamado Hakan Sakur, marcou o gol aos 11 segundos de partida, garantindo a vitória do seu país e também o título de gol mais rápido da história da copa. Veja o gol no vídeo do YouTube abaixo:
12. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: O hat-trick mais rápido da história da copa
Hat-trick é quando um mesmo jogador faz mais 3 gols numa mesma partida. Aconteceu na copa de 1982, sediada na Espanha, durante a partida entre Hungria e El Salvador.
Durante a partida, o jogador Lászlo Kiss, que entrou no segundo tempo da partida, marcou gols aos 24, 27 e 31 minutos do segundo tempo, garantindo seu nome na história das Copas do Mundo por fazer um hat-trick no intervalo de 7 minutos.
Ao final, a partida acabou com o placar de 10×1 para a Hungria, também a maior goleada.
12. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: A seleção que mais ganhou o torneio mundial
Sim, sabemos que essa é fácil para nós brasileiros, mas não deixa de ser uma curiosidade. Nossa seleção ganhou o torneiro nas edições de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.
Em seguida, com 4 troféus levantados, temos as seleções da Itália e Alemanha.
13. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: A seleção que mais disputou finais da Copa e nunca ganhou o torneio mundial
A seleção da Holanda participou de 3 finais de Copa do Mundo e saiu derrotada em todas as vezes. Dessa forma, a Holanda carrega 3 títulos de vice campeã.
Esses eventos ocorreram em 1974, na copa da Alemanha ocidental, em que perderam, inclusive, para os donos da casa. Quatro anos depois, a Holanda chegou novamente a final da copa, dessa vez em 1978, sediada na Argentina e, mais uma vez, os holandeses perderam para os donos da casa. Por fim, na copa de 2010 na África do Sul, a Holanda disputou a final com a Espanha, perdendo por 1×0.
Veja o resumo da partida entre Holanda x Espanha na Copa da África do Sul, em 2010:
14. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: A primeira edição da copa ocorreu com apenas 13 seleções participantes
A primeira copa do mundo ocorreu em 1930 e foi sediada no Uruguai. Essa edição teve apenas 13 seleções, depois de uma tentativa de boicote por parte dos europeus:
- França;
- Bélgica;
- Romênia;
- Iugoslávia;
- Estados Unidos;
- México;
- Brasil;
- Argentina;
- Chile;
- Bolívia;
- Peru;
- Paraguai;
- Uruguai.
Nesta edição, não houve eliminatórias para decidir os participantes. Portanto, o critério era de que qualquer um dos 46 países filiados ao comitê Olímpico e a FIFA na época, poderiam se inscrever e participar da Copa do Mundo.
15. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: Desempenho das seleções africanas
Infelizmente as seleções africanas não costumam ter bons desempenhos nas copas. As seleções que tiveram os melhores desempenho no torneio foram, Camarões em 1990, Senegal em 2002 e seleção de Gana em 2010.
Todas elas chegaram até as quartas de finais mas não conseguiram avançar para as semifinais.
16. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: A copa de 2026 será uma copa continental
A próxima copa do mundo será mais uma edição de sedes compartilhadas, porém desta vez, estamos falando de uma copa com sedes continentais e divididas em 03 países, que serão: Canadá, Estados Unidos e México, formando assim, a Copa da América do Norte.
Antes disso, apenas uma edição também teve a sua sede compartilhada, que foi em 2002, no Japão e Coréia do Sul.
17. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: Recorde de público em uma final de Copa
Esse recorde ocorreu na copa de 1950, sediada no Brasil. Os donos da casa chegaram a final, disputando a partida no estádio do Maracanã, contra o Uruguai. Para este jogo, o estádio recebeu o público de 173.850 torcedores, o recorde de público até hoje, garantindo uma das grandes curiosidades sobre a Copa do Mundo.
Infelizmente, a seleção Brasileira perdeu a partida por 2×1, amargando a derrota e deixando escapar o título em casa, entristecendo centena de milhares de torcedores que foram ao estádio tão confiantes.
18. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: Partida que mais teve gols em sua disputa
O 7×1 foi péssimo para nós brasileiros, mas não foi o maior número de gols de uma partida. Esse título é disputado entre 2 partidas, ambas com o total de 11 gols.
A disputa entre Hungria 8×3 Alemanha na Copa de 1954 e El Salvador e Hungria 10×1 El Salvador na Copa de 1982 levaram essa estatística.
19. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: Eliminada sem levar nenhum gol
Na copa de 2006, sediada na Alemanha, a seleção da Suíça fez um feito histórico, a única seleção invicta e eliminada sem levar nenhum gol. Mesmo fazendo uma ótima campanha na fase de grupos, perdeu na disputa de pênaltis contra a Ucrânia, uma das grandes curiosidades sobre a Copa do Mundo.
Nas fases de grupo, a Suíça venceu todas as partidas em que disputou: Suíça 0x0 França, Suíça 2×0 Togo e por fim, Suíça 2×0 Coréia do Sul.
20. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: Seleção que mais tem título de 3º lugar
A seleção da Alemanha é o pais que carrega esse “título”, e terminou o torneio em terceiro lugar nas copas de 1934, sediada na Itália, na de 1970, sediada no México, na de 2006, sediada na Alemanha e na copa de 2010, sediada na África do Sul.
21. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: Qual o peso do troféu do torneio?
O troféu mais cobiçado pelas seleções futebolísticas pesa 6,7Kg, distribuídos em 5Kg de ouro e 1,7Kg de malaquita, que é um mineral verde, utilizado em sua composição.
22. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: Os inventores do futebol não têm tradição na copa
Os ingleses são mundialmente conhecidos como inventores do futebol, lá pelo século XVII. Porém, quando se trata de Copa do Mundo, a seleção inglesa chegou a final e ganhou apenas uma vez, no campeonato de 1966.
23. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: Pior campanha da história
A seleção do Zaire, que hoje é conhecida como a República Democrática do Congo, tem o título de pior campanha da história das Copas, . Durante o campeonato de 1974, sediado na Alemanha Ocidental, amargou 3 derrotas e tendo saldo de -14 gols. As partidas foram:
Zaire 0 x 2 Escócia;
Zaire 0 x 9 Iuguslávia;
Zaire 0 x 3 Brasil.
24. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: Ganhando a final duas vezes contra o mesmo país
A seleção Brasileira tem essa felicidade, mas a seleção italiana carrega essa tristeza, pois as seleções disputaram as finais nas copas de 1970, sediada no México e em 1994, sediada nos Estados Unidos, e o Brasil saiu vitorioso.
24. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: Ganhando a copa jogando em casa, mérito para poucos
Apenas 6 seleções tem esse mérito, são eles:
- Uruguai na Copa de 1930;
- Itália na Copa de 1934;
- Inglaterra na Copa de 1966;
- Alemanha na Copa de 1974;
- Argentina na Copa de 1978;
- França na Copa de 1998.
25. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: Países que sediaram a Copa duas vezes
Apenas 5 países sediaram a Copa do Mundo duas vezes, sendo eles:
- México em 1970 e 1986;
- Itália em 1934 e 1990;
- França em 1938 e 1998;
- Alemanha em 1974 e 2006;
- Brasil em 1950 e 2014.
26. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: Seleções que mais participaram das edições da Copa
O Brasil é a única seleção que participou todas as edições das copas, o que é um grande feito. Veja abaixo os maiores participantes:
- Seleção do Brasil – Participou de todas as 21 edições;
- Seleção da Alemanha – Participou de 19 edições;
- Seleção da Itália – Participou de 18 edições;
- Seleção da Argentina – Participou de 17 edições;
- Seleção do México – Participou de 16 edições;
- Seleções da Espanha, França e Inglaterra – Participaram de 15 edições.
27. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: Primeiro gol da copa do mundo
O primeiro gol foi marcado pelo jogador francês chamado Lucien Laurent, que jogava na posição de meio campo, inaugurando o placar contra o México e garantindo a vitória por 4×1.
A primeira copa foi sediada no Uruguai em 1930.
28. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: 17 partidas até ganhar seu primeiro jogo na Copa
A seleção europeia da Bulgária não teve facilidade para estrear uma vitória em Copas do Mundo. Ela precisou de 17 partidas até conseguir esse feito na Copa de 1994, numa partida contra a seleção da Grécia e vencendo por 4 x 0.
29. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: Jogadores que mais participaram de Copas do Mundo
A listagem abaixo consta todos os jogadores que participaram de 5 e 4 copas; Observe que apenas 4 jogadores participaram de 5 Copas.
Dos jogadores atuais com grandes nomes mundiais e que podem entrar no seleto grupo dos que participaram de 5 copas estão Cristiano Ronaldo e Leonel Messi, que com a atual copa que se aproxima, marcarão seu nome nesse feito.
Veja a lista abaixo:
- Antonio Carbajal, da seleção do México, participou das copas de 1950 / 1954 / 1958 / 1962 / 1966;
- Lothar Matthäus, da seleção da Alemanha, participou das copas de 1982 / 1986 / 1990 / 1 994 / 1998;
- Gianluigi Buffon, da seleção da Itália, participou das copas de 1998 / 2002 / 2006 / 2010 / 2014;
- Rafael Márquez, da seleção do México, participou das copas de 2002 / 2006 / 2010 / 2014 / 2018;
- Nilton Santos, da seleção do Brasil, participou das copas de 1950 / 1954 / 1958 / 1962;
- Castilho, da seleção do Brasil, participou das copas de 1950 / 1954 / 1958 / 1962;
- Djalma Santos da seleção do Brasil, participou das copas de 1954 / 1958 / 1962 / 1966;
- Pelé, da seleção do Brasil, participou das copas de 1958 / 1962 / 1966 / 1970;
- Bobby Charlton, da seleção da Inglaterra, participou das copas de 1958 / 1962 / 1966 / 1970;
- Karl-Heinz Schnellinger, da seleção da Alemanha, participou das de 1958 / 1962 / 1966 / 1970;
- Uwe Seeler, da seleção da Alemanha, participou das copas de 1958 / 1962 / 1966 / 1970;
- Lev Yashin, da seleção da extinta União Soviética, participou das copas de 1958 / 1962 / 1966 / 1970;
- Pedro Rocha, da seleção do Uruguai, participou das copas de 1962 / 1966 / 1970 / 1974;
- Enrico Albertosi, da seleção da Itália, participou das copas de 1962 / 1966 / 1970 / 1974;
- Gianni Rivera, da seleção da Itália, participou das copas de 1962 / 1966 / 1970 / 1974;
- Dobromir Zhechev, da seleção da Bulgária, participou das copas de 1962 / 1966 / 1970 / 1974;
- Stepp Maier, da seleção da Alemanha, participou das copas de 1962 / 1966 / 1970 / 1974;
- Dino Zoff, da seleção da Itália, participou das copas de 1970 / 1974 / 1978 / 1982;
- Emerson Leão, da seleção do Brasil, participou das copas de 1970 / 1974 / 1978 / 1986;
- Wladyslaw Zmuda, da seleção da Polônia, participou das copas de 1974 / 1978 / 1982 / 1986;
- Maradona, da seleção da Argentina, participou das copas de 1982 / 1986 / 1990 / 1994;
- Zubizarreta, da seleção da Espanha, participou das copas de 1982 / 1986 / 1990 / 1998;
- Giuseppe Bergomi, da seleção da Itália, participou das copas de 1982 / 1986 / 1990 / 1998;
- Jim Leighton, da seleção da Escócia, participou das copas de 1982 / 1986 / 1990 / 1998;
- Enzo Scifo, da seleção da Bélgica, participou das copas de 1982 / 1986 / 1990 / 1998;
- Franky Van Der Elst, da seleção da Bélgica, participou das copas de 1982 / 1986 / 1990 / 1998;
- Paolo Maldini, da seleção da Itália, participou das copas de 1982 / 1986 / 1990 / 1998;
- Fernando Hierro, da seleção da Espanha, participou das copas de 1982 / 1986 / 1990 / 1998
- Hwang Sun-Hong, da seleção da Coreia do Sul, participou das copas de 1982 / 1986 / 1990 / 1998;
- Hong Myuang-Bo, da seleção da Coreia do Sul, participou das copas de 1990 / 1994 / 1998 / 2002;
- Marc Wilmots, da seleção da Bélgica, participou das copas de 1990 / 1994 / 1998 / 2002;
- Jacques Songo’o, da seleção da Camarões, participou das copas de 1990 / 1994 / 1998 / 2002;
- Kasey Keller, da seleção da EUA, participou das copas de 1990 / 1998 / 2002 / 2006;
- Cafu, da seleção da Brasil, participou das copas de 1994 / 1998 / 2002 / 2006;
- Ronaldo Fenômeno, da seleção da Brasil, participou das copas de 1994 / 1998 / 2002 / 2006;
- Oliver Kahn, da seleção da Alemanha, participou das copas de 1994 / 1998 / 2002 / 2006;
- Claudio Reyna, da seleção da EUA, participou das copas de 1994 / 1998 / 2002 / 2006;
- Sami Al-Jaber, da seleção da Arábia Saudita, participou das copas de 1994 / 1998 / 2002 / 2006;
- Mohamed Al-Deayea, da seleção da Arábia Saudita, participou das copas de 1994 / 1998 / 2002 / 2006;
- Rigobert Song, da seleção da Camarões, participou das copas de 1994 / 1998 / 2002 / 2010;
- Lee Woon-Jae, da seleção da Coreia do Sul, participou das copas de 1994 / 2002 / 2006 / 2010;
- Fabio Cannavaro, da seleção da Itália, participou das copas de 1998 / 2002 / 2006 / 2010;
- Thierry Henry, da seleção da França, participou das copas de 1998 / 2002 / 2006 / 2010;
- Denis Caniza, da seleção da Paraguai, participou das copas de 1998 / 2002 / 2006 / 2010;
- Yoshikatsu Kawaguchi, da seleção da Japão, participou das copas de 1998 / 2002 / 2006 / 2010;
- Seigo Narazaki, da seleção da Japão, participou das copas de 1998 / 2002 / 2006 / 2010;
- Miroslav Klose, da seleção da Alemanha, participou das copas de 2002 / 2006 / 2010 / 2014;
- Iker Casillas, da seleção da Espanha, participou das copas de 2002 / 2006 / 2010 / 2014;
- Xavi Hernández, da seleção da Espanha, participou das copas de 2002 / 2006 / 2010 / 2014;
- Samuel Eto’o, da seleção da Camarões), participou das copas de 2002 / 2006 / 2010 / 2014
- DeMarcus Beasley, da seleção da EUA, participou das copas de 2002 / 2006 / 2010 / 2014;
- Lionel Messi, da seleção da Argentina, participou das copas de 2006 / 2010 / 2014 / 2018;
- Cristiano Ronaldo, da seleção da Portugal, participou das copas de 2006 / 2010 / 2014 / 2018;
- Sergio Ramos, da seleção da Espanha, participou das copas de 2006 / 2010 / 2014 / 2018;
- Andrés Iniesta, da seleção da Espanha, participou das copas de 2006 / 2010 / 2014 / 2018;
- Pepe Reina, da seleção da Espanha, participou das copas de 2006 / 2010 / 2014 / 2018;
- Valon Behrami, da seleção da Suíça, participou das copas de 2006 / 2010 / 2014 / 2018;
- Guillermo Ochoa, da seleção da México, participou das copas de 2006 / 2010 / 2014 / 2018;
- Andrés Guardado, da seleção da México, participou das copas de 2006 / 2010 / 2014 / 2018;
- Javier Mascherano, da seleção da Argentina, participou das copas de 2006 / 2010 / 2014 / 2018;
30. Curiosidades sobre a Copa do Mundo: A data da copa de 2022 no Catar foi mudada devido ao calor
Normalmente, o evento da Copa do Mundo ocorre entre os meses de junho e julho. Porém nessa época, no país sede deste ano, o Catar, a temperatura chegam a 50º, o que seria um calor insuportável para os jogadores e torcedores.
Por isso, a data da copa foi alterada para os meses de novembro e dezembro, onde a temperatura é mais amena. Mesmo assim, para garantir um clima agradável, todos os estádios serão climatizados.
Neste vídeo do YouTube Canal Desempedidos, você verá todos os estádios da Copa de 2022, mais uma das curiosidades sobre a Copa do Mundo que você verá, e o melhor, sem precisar sair de casa.
Saiba mais: Quem é Luva de Pedreiro? O que ele faz, fortuna e curiosidades