Crowdturfing: o spam 2.0 que está varrendo as mídias sociais

por | mar 12, 2012 | Redes Sociais | 6 Comentários

Você já ouviu falar em crowdturfing? Se não, está mais do que na hora de saber como esta forma de spam está varrendo as mídias sociais. Segundo a revista Wired, de março, crowdturfing significa “contratar pessoas para enviar mensagens políticas e propaganda corporativa pelas redes sociais por alguns centavos. Os maiores provedores deste serviço são empresas chinesas como Zhubajie e Sandaha. Esta indústria já é multimilionária”.

Em linhas gerais, o crowdturfing funciona assim:

1)      Empresas ou pessoas que desejam criar uma boa imagem na web contratam profissionais por meio de sites de crowdsourcing.

2)      Estes profissionais são pagos para postar mensagens de apoio ou aprovação no Twitter, Facebook ou resenhas em sites de avaliação de produtos e serviços, por exemplo.

3)      Cada mensagem postada rende alguns centavos para o contratado que, geralmente, ganha por produção.

A partir de empresas dispostas a pagar para criar uma boa imagem na web e pessoas dispostas a receber para isso, o mercado não para de crescer. A área da política, segundo o Technology Review, é uma das que mais utiliza o crowdturfing. Políticos dos EUA já foram pegos praticando esta prática.

Spam 2.0

O grande problema do crowdturfing, além de forjar imagens de empresas, é que a prática é muito difícil de detectar. Ao longo dos anos muita energia foi investida em acabar com o envio de spam via email, utilizando técnicas automatizadas como captcha, por exemplo.

Crowdturfing: o spam 2.0 que está varrendo as mídias sociais

Por ser feito por humanos, o crowdturfing consegue superar quase todas as ferramentas de segurança automatizadas criadas até então. Desta forma, o envio e o recebimento de mensagens é muito mais eficaz do que campanhas automatizadas. Além disso, por ser feito por pessoas, a credibilidade destes comentários pode ser muito maior.

E agora?

Uma coisa que tenho percebido há alguns dias é a quantidade de perfis de chineses que está me adicionando no Google+. Sim, isso é uma especulação, mas deixa a dúvida no ar: será que a Google pode estar usando o crowdturfing para inflar sua base de usuários?

O fato é que, mais do que nunca, devemos utilizar a pluralidade de informações da web e, de uma vez por todas, pesquisar muito sobre qualquer tema ou decisão que tomarmos. Seja um produto que iremos comprar, um serviço ou em que iremos votar. Senso crítico será cada vez mais um requisito para os usuários da internet.

Você já tinha ouvido falar em crowdturfing? Conhece algum caso desta prática por aqui? Deixe seu comentário. Mas, lembre-se, ele não será remunerado. ;D

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook | Google

Hubla: como ganhar dinheiro com grupos no WhatsApp e Telegram?

Hubla: como ganhar dinheiro com grupos no WhatsApp e Telegram?

As redes sociais e os aplicativos de mensagens são ferramentas poderosas, que abrem oportunidades para as pessoas ganharem dinheiro. Assim, você pode usar essas plataformas junto com os seus talentos, habilidades e dons para conseguir criar uma renda financeira. E...

Mensagem de Natal para WhatsApp: onde encontrar as melhores online

Mensagem de Natal para WhatsApp: onde encontrar as melhores online

Procurando uma mensagem de natal para Whatsapp para compartilhar com seus amigos e familiares? Veio ao lugar certo! Descubra onde encontrar as melhores frases natalinas para enviar aos seus contatos. Para fazer o dia de alguém mais feliz e deixar o Natal com mais...

O que é o WhatsApp Imune? É seguro usar?

O que é o WhatsApp Imune? É seguro usar?

O WhatsApp está em constante atualização. Ele deixou de ser apenas um app de mensagens há um bom tempo e hoje em dia pode ser considerado uma rede social e até um aplicativo para pagamentos. Entretanto, ainda possui alguns problemas e falta recursos, que inclusive, a...

6 Comentários

  1. Anderson Nicoforenko

    Inovação nas mídias sociais é o que não falta. Existem casos semelhantes que não sei se poderiam se encaixar nas características do crowdturfing. Muitos blogs renomados e perfis influentes no Twitter e em outras ferramentas de rede social cobram por menções ou “postagens institucionais”. E não são apenas alguns centavos, como é descrito nas características do crowdturfing, mas, valores que chegam tranquilamente aos 4 dígitos. 

    Responder
  2. Anderson Nicoforenko

    Inovação nas mídias sociais é o que não falta. Existem casos semelhantes que não sei se poderiam se encaixar nas características do crowdturfing. Muitos blogs renomados e perfis influentes no Twitter e em outras ferramentas de rede social cobram por menções ou “postagens institucionais”. E não são apenas alguns centavos, como é descrito nas características do crowdturfing, mas, valores que chegam tranquilamente aos 4 dígitos. 

    Responder
  3. Dennis Altermann

    Acho que a publicidade tende a se posicionar cada vez ‘melhor’ dentro das ferramentas, ou seja, vai ficar cada vez mais difícil de encontrar uma solução para não receber spam de uma forma ou de outra. Talvez, inclusive, isso obrigue as pessoas a pensar cada vez mais na sua privacidade, criando lista de amigos e seguidores que realmente conheça, evitando qualquer spam desnecessário.

    Responder
    • pontocomteudo

      Oi Dennis. Bom te ver por aqui. Faz tempo que não contribuo com o Midiatismo xD. O problema disso é que tem quem não esteja nem aí com os “bons costumes” e use qualquer técnica para vender. O problema será identificar esses “mal educados”.

      Responder
  4. Dennis Altermann

    Acho que a publicidade tende a se posicionar cada vez ‘melhor’ dentro das ferramentas, ou seja, vai ficar cada vez mais difícil de encontrar uma solução para não receber spam de uma forma ou de outra. Talvez, inclusive, isso obrigue as pessoas a pensar cada vez mais na sua privacidade, criando lista de amigos e seguidores que realmente conheça, evitando qualquer spam desnecessário.

    Responder
    • pontocomteudo

      Oi Dennis. Bom te ver por aqui. Faz tempo que não contribuo com o Midiatismo xD. O problema disso é que tem quem não esteja nem aí com os “bons costumes” e use qualquer técnica para vender. O problema será identificar esses “mal educados”.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Web Stories

Planner 2022 para imprimir
Planner 2022 para imprimir
20 modelos para usar o ano todo
Mensagem de Natal para WhatsApp
Mensagem de Natal para WhatsApp
As mais compartilhadas
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais compl
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app

Pin It on Pinterest

Planner 2022 para imprimir Mensagem de Natal para WhatsApp Como fazer um cartão de crédito do Flamengo? Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app