10 ferramentas para criar apresentações e fugir do PowerPoint

por | jul 14, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários

Os slides são muito úteis para criar apresentações na escola, faculdade e no trabalho. Normalmente, costumamos usar o PowerPoint, programa de slideshow que vem incluso no Pacote Office da Microsoft.

Mas você sabia que existem outras ferramentas que oferecem o mesmo tipo de serviço e que muitas vezes fazem até melhor que o PowerPoint?

Neste post, você vai conhecer 10 ferramentas para criar apresentações e fugir do Power Point. É importante avisar que a grande maioria das ferramentas que estão listadas são pagas, mas todas oferecem recursos que podem ser usados de forma gratuita.

Você vai poder usar essas ferramentas para criar apresentações de forma totalmente online. Em alguns casos vai ser necessário instalar o programa no seu computador ou celular, caso queira usar em seu dispositivo móvel.

10 Ferramentas para criar apresentações

1. Prezi

O Prezi vai entregar uma experiência única e bem diferenciada se comparada com suas concorrentes. Primeiro, essa ferramenta não usa slides feitos de forma individual e organizados em quadros, como normalmente usamos.

Com o Prezi, é possível organizar uma estrutura com transições animadas e bem criativas, com diferentes modelos de zoom e rotações. Você pode usar o modo livre, que é fazer uma apresentação do zero, ou seja, você monta tudo da forma que quiser.

Além disso, o Prezi oferece vários templates prontos, você só precisa editar as informações. Vale lembrar que para criar seu slide é preciso fazer de forma online. Quando estiver pronto, há a possibilidade de baixar o software do Prezi para computador e fazer a sua apresentação sem internet.

É possível usar diversos funcionalidades do Prezi de forma gratuita. Mas se ainda assim quiser usar mais recursos que a plataforma oferece, você também pode comprar a versão premium, que varia do gratuito até US$ 9 mensais. É oferecido para o público quatro modalidades: básico, individual, alunos/professores e negócios.

criar apresentaçõesFoto: Divulgação/Prezi

2. Venngage

O Venngage vem com centenas de gráficos, ícones, pictogramas e widgets diferentes para que você possa criar de forma rápida as suas apresentações. Além dos slides, você pode criar folhetos, mapas mentais, currículos, relatórios, ebooks, logos, entre várias outras possibilidades.

Para quem costuma trabalhar com dados, sabe que em muitos momentos é complicado transformar os números em informações que todos possam compreender facilmente. Uma alternativa para resolver essa situação é com infográficos.

O Venngage se destaca justamente neste aspecto, já que oferece uma grande variedade e possibilidades de você fazer infográficos para colocar na sua apresentação.

Você pode usar essa ferramenta de forma gratuita, mas se quiser expandir suas ferramentas, pode adquirir um dos três planos oferecidos: mensal, trimestral e o anual.

Em cada plano existe pacotes diferentes: Grátis, Premium, Empresarial e Enterprise. Além desses, também há planos para o setor educacional e ONGs.

criar apresentaçõesFoto: Divulgação/Vengage

3. Google Slides

O Google também oferece ferramentas para você criar apresentações de slides. A plataforma é totalmente gratuita e pode ser usada online no computador ou em dispositivos móveis Android e iOS.

A aparência do Google Slides lembra bastante o PowerPoint. Então, se você estiver familiarizado com o programa da Microsoft não vai ter nenhuma dificuldade em usar a ferramenta do Google.

Vale destacar que as apresentações são salvas na nuvem (Google Drive) e podem ser baixadas no computador em diversos formatos.

Outro ponto positivo é que você pode abrir e editar arquivos do Microsoft PowerPoint. Os documentos criados podem ser compartilhados com outras pessoas direto da página de trabalho do programa, sem precisar baixar.

criar apresentações

Saiba Mais: Como funciona o Microsoft Teams?

4. Canva

É muito provável que você já conheça o Canva, mas sempre que houver oportunidade vamos indicar essa plataforma, já que ela é uma das ferramentas de criação mais completas que temos hoje em dia. Com essa plataforma é possível criar apresentações muito bem elaboradas de forma simples.

Além de criar apresentações de slides, você pode fazer capas de ebook, memorando, infográficos, checklist, cartões de visita, currículo, banners para redes sociais, entre várias outras possibilidades.

O Canva pode ser usado gratuitamente, mas há planos pagos: PRO e Enterprise. Outra possibilidade é adquirir o pacote voltado para a educação e também existe a possibilidade de ONGs poderem usar a versão completa desta ferramenta.

criar apresentações

5. Haiku Deck

O Haiku Deck foge um pouco do padrão desta lista. Você até pode usar esta plataforma no seu computador instalando uma extensão no Google Chrome, mas a ferramenta tem o foco de ser usada no Iphone.

Um dos grandes diferenciais desse app é que ele possui uma galeria com mais de 40 milhões de fotos gratuitas que você pode usar nas suas apresentações.

Além das fotos, é possível criar gráficos em barras ou estatísticas. Também é possível importar ou editar imagens do iPad, Flickr, Instagram, Facebook, Dropbox e outras redes sociais. É válido destacar que esse app só é compatível para iOS 9.0 ou posterior.

Outro ponto que é importante ressaltar é que ele só está disponível em inglês. Assim como as ferramentas citadas anteriormente, o Haiku Deck é gratuito, mas também possui os planos pagos.

criar apresentaçõesFoto: Divulgação/Haiku Deck

6. Powtoon

Quem quer criar apresentações totalmente fora dos padrões sem abrir mão da diversão, o PowToon pode ser o que você estava procurando.

Em vez de fazer um slide com os tradicionais quadros, essa ferramenta oferece a possibilidade dos usuários fazerem uma animação bonita e fluída em uma plataforma simples de usar. Mas caso surjam dificuldades, o próprio site disponibiliza vídeos tutoriais.

A ideia no Powtoon não é projetar informações longas, com dados, infográficos, etc. Neste caso, o enredo do vídeo é o mais importante. O objetivo é chamar a atenção das pessoas que irão assistir sua apresentação com o foco de facilitar o processo de entendimento dos telespectadores.

Vale destacar que esta ferramenta só está disponível em Inglês, mas pode ser acessada gratuitamente com algumas limitações. Por exemplo: fazer animações com, no máximo, três minutos.

Caso queira ir além dessa duração, é necessário assinar algum dos planos Premium.

criar apresentações

7. Adobe Spark

Só de ter sido criado pelo Adobe, a expectativa é de que o software seja de qualidade. O Adobe Spark realmente entrega uma ótima experiência para os usuários. Entre as várias possibilidades de criar uma ótima apresentação, podemos fazer logos, banners, flyers e até posts animados em vídeo.

Um ponto muito positivo dessa plataforma é que podemos usar os recursos de forma online no computador. Basta fazer o login com uma conta de e-mail, redes sociais ou da Adobe.

Ainda há possibilidade de usar o Spark nos celulares, já que o aplicativo está disponível na Apple Store e na Google Play Store.

O Spark pode ser usado de forma gratuita com alguns recursos limitados ou você pode ter acesso a todos os recursos na versão paga, seja no modelo anual ou o mensal.

criar apresentaçõesFoto: Divulgação/Adobe Spark

8. Visme

O Visme pode ser usado por qualquer pessoa. O objetivo dele é atingir o público que comercializa algum tipo de produto ou serviço, já que o ponto forte da ferramenta é a criação de conteúdo em redes sociais e elaboração de folhetos.

Apesar do Visme estar disponível apenas em inglês, ele é muito simples de usar, pois possui recursos bastante intuitivos. Você pode criar um projeto do zero ou pegar um template já pronto.

Vale destacar também que é possível usar o Visme na versão online ou baixar o programa para desktop.

Além da versão grátis, você pode adquirir a versão premium e ampliar sua experiência com a plataforma. São três planos disponíveis: Standard, Business e Enterprise.

criar apresentações

9. Emaze

No Emaze você vai encontrar muitos templates modernos, bonitos que podem te ajudar a criar o visual do seu site, por exemplo. Essa plataforma é voltada para a área comercial com ferramentas que ajudam a alavancar negócios, além de criar apresentações bonitas.

Um recurso muito bacana é que o Emaze oferece a apresentação remota, que através de um link, você pode apresentar o seu trabalho para todo o seu público em todos os dispositivos.

Ou seja, você controla a apresentação usando seu teclado e mouse sem precisar fazer o download de nada ou pagar por qualquer programa adicional.

Você pode usar a plataforma gratuitamente, mas também há três tipos de planos: o básico, o de negócios e o voltada para a educação.

criar apresentações

10. Zoho Show

Para finalizar, a ultima indicação é o Zoho Show, que é uma plataforma online que oferece editores de texto, planilhas e apresentações de slides. Essa ferramenta é parecida com o Pacote Office.

Você pode criar apresentações com o Zoho Show, que já vem predefinido com mais de 100 modelos de templates dos mais variados tipos.

Um ponto muito legal é que esse recurso pode ser sincronizado em tempo real com equipes, o que torna a colaboração no trabalho mais produtiva, com comentários contextuais e notificações instantâneas com menções “@”.

Você pode fazer uma avaliação gratuita de todos os programas do Zoho por 15 dias. Caso tenha gostado, vai ter que assinar um plano para poder continuar utilizando a plataforma.

criar apresentaçõesFoto: Divulgação/Zoho Docs

O PowerPoint é realmente uma ferramenta excelente para criar apresentações. Mas se você está cansado de usar esse programa, vale a pena conferir qualquer uma das 10 ferramentas listadas. Até mesmo os programas que são pagos oferecem ótimos recursos de forma gratuita.

Continua depois da publicidade

Entidades:

Como numerar as páginas no Word: passo a passo completo

Como numerar as páginas no Word: passo a passo completo

Quem nunca sofreu tentando numerar páginas de forma correta em algum arquivo no Microsoft Word? Essa função é muito necessária em trabalhos de faculdade como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), relatórios de trabalhos e outros documentos. Então, hoje vamos te...

Lalamove: vale a pena usar o rival do Rappi? Saiba tudo

Lalamove: vale a pena usar o rival do Rappi? Saiba tudo

Quem não gosta de uma comodidade, não é mesmo? E graças à internet as pessoas têm facilidades em comprar produtos sem precisar sair de casa, obter descontos em compras e muitas outras vantagens. Dessa maneira, não basta comprar um item de qualidade. A entrega também...

Polishop telefone e canais de atendimento: confira tudo aqui

Polishop telefone e canais de atendimento: confira tudo aqui

Você sabe qual é o Polishop telefone e todos os canais de comunicação da empresa? É sempre bom ter essas formas de contato ao seu alcance. Por isso, separamos o Polishop telefone e os canais de atendimento, mas antes de conferir, saiba mais sobre o que é a empresa....

App para descobrir senha de WiFi: confira os 10 melhores

App para descobrir senha de WiFi: confira os 10 melhores

Você conhece algum app para descobrir senha de WiFi? Descubra os melhores aplicativos para descobrir a senha do WiFi de redes públicas quando precisar economizar os seus dados móveis e acessar o GPS ou as redes sociais pelo celular. Existem uma variedade de...

Netshoes telefone e canais de contato: seja atendido rápido

Netshoes telefone e canais de contato: seja atendido rápido

Você sabe qual é o Netshoes telefone e as outras formas de entrar em contato com a empresa? Neste post separamos todos os canais de comunicação para entrar em contato com a Netshoes. Para quem não conhece, a Netshoes é uma das principais empresas brasileiras, focada...

Novembro Azul frases: as 141 mais legais para compartilhar

Novembro Azul frases: as 141 mais legais para compartilhar

Você sabe quais são as melhores Novembro Azul frases? Neste post, vamos listar algumas frases para você usar neste importante mês do ano. Mas antes, é preciso entender mais sobre o que é o Novembro Azul e qual o seu objetivo. Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul...

Como assistir NFL ao vivo e online?

Como assistir NFL ao vivo e online?

Você sabe como assistir NFL ao vivo e online, sem perder os seus jogos preferidos? Antes de tudo, é bom entender em detalhes o que é a NFL. A National Football League, também conhecida mundialmente como NFL, é a liga de esporte profissional dos Estados Unidos de...

As 24 melhores dicas para economizar água

As 24 melhores dicas para economizar água

A água não é recurso natural infinito como algumas pessoas podem a vir a achar. Muito pelo contrário, é preciso preservá-la para que não aconteça problemas no futuro ainda mais sérios do que ocorre hoje. Para contribuir de forma benéfica na preservação da água, tornar...

AME Digital como funciona e usar para receber cashback?

AME Digital como funciona e usar para receber cashback?

Se você procura por detalhes sobre AME Digital como funciona, chegou ao lugar certo. A partir de agora, terá acesso a várias informações importantes.  O serviço, que está disponível no Google Play e na App Store, tem como uma das principais características o cashback,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest