Cores que combinam: saiba como combinar qualquer cor

por | abr 19, 2022 | Tecnologia | 0 Comentários


Várias situações do dia a dia ou até mesmo no seu trabalho podem exigir o conhecimento de cores que combinam, especialmente se você trabalha como designer, fotógrafo, pintor, figurinista ou praticamente qualquer profissão do ramo artístico. Em seus projetos, existem dois componentes que são essenciais levar em conta na paleta de cores: a harmonia e o contraste.

A tarefa de encontrar as melhores opções de cores que combinam pode ser complicado se você não tiver auxílio, principalmente alguém que não tem experiência na área. Por isso, é sempre bom contar com ajuda, e a internet possui diversas opções de ferramentas que auxiliam na hora de definir as cores que combinam. Para te ajudar, abaixo listamos as principais ferramentas que você pode usar para escolher uma boa paleta de cores.

Saiba Mais: Paleta de Cores: 14 melhores sites para criar as suas

Ferramentas para paleta de cores que combinam

Abaixo, listamos 15 ferramentas que podem servir como uma mão na roda na hora de escolher as melhores cores que combinam e montar a sua paleta de cores perfeita para seus projetos. 

1. Color Hunt

cores que combinam

A nossa primeira sugestão de ferramenta para encontrar cores que combinam é o Color Hunt, bastante utilizada e projetada diretamente para designer e artistas que trabalham com paletas de cores diariamente. 


A melhor parte é que ela é uma plataforma completamente gratuita e aberta para utilizar, disponibilizando cores que combinam feitas a mão. A melhor parte é que você não precisa acessar o site sempre, já que o Color Hunt conta com uma extensão para você usar no Google Chrome.

Saiba Mais: Significado das cores e sua influência no marketing

2. Color Lisa

O Color Lisa é bastante indicado se você não quiser apenas encontrar cores que combinam, mas também saber qual é a paleta de cores das principais obras da história mundial.

O site permite que você faça as buscas pelo nome dos artistas ou por ordem alfabética até encontrar a obra que deseja. Dessa forma, você pode se inspirar ou apenas conferir o trabalho com as cores que combinam.

3. Blend

Uma das melhores opções de ferramentas para conferir cores que combinam e realizar testes até encontrar a melhor paleta de cores é o Blend. Embora seu funcionamento seja bastante simples, ele também é bem interessante, já que você pode escolher até duas cores completamente opostas e realizar testes para saber como elas combinam com outras cores em radiais gradientes ou gradientes lineares.


Assim, você pode ir montando as diversas paletas de cores até descobrir a melhor para seu projeto.

4. Material Palette

Funcionando de forma bastante semelhante ao Blend, o Material Palette pode ser considerado um pouco mais amplo na hora de encontrar cores que combinam. Com ele, você pode escolher até duas cores principais e depois conferir e obter a combinação delas com outras oito cores harmônicas para verificar a combinação da paleta de cores.

Você também pode acentuar cada uma das cores ou conferir a aplicação delas de forma predominante no projeto.

5. Paletton

cores que combinam

O Paletton é a ferramenta de cores que combinam para quem gosta de métodos mais tradicionais e ligados diretamente aos conceitos de acordo com a teoria das cores para montar sua paleta de cores. Embora tenha uma interface simples, o Paletton oferece algumas funcionalidades bem interessantes, onde você poderá encontrar paletas harmônicas e que tenham pontos de vistas monocromáticos, tríades, adjacentes, de associação livre e tétrades. 

Saiba Mais: Converter MP3: 12 melhores sites para converter áudios e vídeos online


6. Canva Colors

Você provavelmente já deve ter ouvido falar, ou até mesmo já utilizou o Canva, porém, você sabia que ele possui uma ferramenta para encontrar cores que combinam? O Canva Colors é um gerador online de paletas de cores harmônicas.

O funcionamento é bem simples. Basta você digitar as palavras-chaves do seu projeto, enviar uma imagem base e assim obter a paleta de cores perfeita sugerida pelo Canva. Claro que existem outras formas de obter as cores que combinam na plataforma, mas essas são as principais.

7. Cohesive Colors

A ferramenta para conferir cores que combinam Cohesive Colors pode ser uma das mais simples dessa lista, porém ela é bem eficiente no que se propõe a fazer. Ela utiliza o princípio de harmonia para te ajudar a criar as melhores paletas de cores possíveis.

Você terá liberdade para conferir a intensidade das cores e realizar as alterações necessárias para obter os melhores resultados possíveis de cores que combinam para o seu projeto.

8. Adobe Colors

Uma das mais conhecidas da lista, o Adobe Colors é uma ferramenta de cores que combina completamente gratuita e que auxilia o usuário a desenvolver e encontrar as melhores paletas de cores utilizando os princípio da teoria das cores como base.


Na plataforma, você poderá encontrar os elementos compostos, complementos, tríades e vários outros. Você também pode verificar as paletas de cores populares da plataforma ou criar a sua própria e deixar salva para uso futuro.

9. Colordot

Se destacando por sua interface bastante lúdica, o Colordot é mais uma ótima opção para encontrar cores que combinam. Passando o mouse pela tela, você poderá conferir as opções de cores disponíveis para escolher a que deseja, podendo também definir fatores como saturação e luminosidade.

O usuário consegue deixar suas paletas de cores salvas e pesquisar sobre contrastes e harmonias. 

10. Coolors

cores que combinam

O Coolors se destaca por ser uma das ferramentas de cores que combinam mais utilizadas por designers e profissionais da área. Com uma interface bem intuitiva e simples de usar, você cria as combinações de sua paleta de cores utilizando, praticamente, somente a barra de espaço do seu teclado. 

Quando você gostar de uma cor, pode clicar no botão de “travar” para deixar a cor salva. Mesmo com uma cor travada, você pode continuar gerando novas cores e conferir a combinação com a cor escolhida antes. Outro ponto interessante é o espaço onde você pode conferir as cores mais populares do momento, chamado “explore trending palettes” e escolher uma combinação adequada para seus objetivos, ambiente ou que combina com outros projetos.


Saiba Mais: Gerador de números aleatórios: os 10 melhores sites

11. Palettable

Com um funcionamento bastante semelhante ao Coolors, você também pode utilizar o Palettable para encontrar cores que combinam e definir as melhores paletas de cores para seus projetos e uma decoração. O site utiliza os seus gostos de cores para definir as paletas, podendo escolher até cinco cores diferentes.

Além disso, caso você tenha gostado de uma cor, mas queira mudar a saturação, contraste ou outras coisas, o site permite que você faça isso para combinar cores complementares, cores primárias e outras muito bem.

12. Colourcode

Simples e intuitivo, assim como o Coolors e o Palettable, o Colourcode é mais uma ótima opção para encontrar cores que combinam, especialmente se você não tem muito conhecimento ou experiência nessa área. Com a opção de exportação, você pode utilizar uma abordagem de escolha de cores que utiliza outras paletas como base.

O usuário também pode definir as regras de sua paleta, sejam elas monocromáticas, livres, análogas ou etc. Utilizando o mouse, você pode definir as tonalidades das cores escolhidas.


13. Shutterstock Palette

Mais uma opção de ferramenta para encontrar cores que combinam, o Shutterstock Palette possui diversas cores disponíveis e organizadas na “Colors Galore”. Ao clicar na cor que você quer para a sua paleta de cores, o site descreve a cor escolhida, mostra imagens de exemplos e ainda exibe diversas paletas de cores prontas que utilizam a cor escolhida como base e a regra que você definiu.

14. Flat UI Colors

Se você quer encontrar cores que combinam e montar uma paleta de cores com cores chapadas, o Flat UI Colors é uma opção de ferramenta perfeita. Já na página inicial, você encontra uma grande variedade de cores que pode criar em cima para copiar o código hexadecimal.

Um ponto interessante é que a plataforma exibe mensagens motivacionais sempre que você copia um dos códigos.

15. Material Design Colors

cores que combinam

Por último, mas definitivamente não menos importante, temos o Material Design Colors, uma ferramenta para encontrar cores que combinam e montar a sua paleta de cores bastante completa e com uma grande variedade disponível. 

Essa é uma ferramenta mais indicada para os profissionais de front-end e do Web Design. As paletas de cores oferecidas utilizam as principais combinações de cores e seus tons que são mais buscadas no Google e nas interfaces dos principais sistemas de mobile ou web.


Saiba Mais: Gerador de nickname: os 12 melhores sites


Entidades: Adobe | Canva | Google

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.