A tão aguardada Copa do Mundo Feminina 2023 está quase chegando, despertando grande entusiasmo nos apaixonados pelo esporte mais amado do planeta. A ansiedade está no ar, pois todos estão ávidos por testemunhar as partidas que estão por vir, pois com certeza serão repletas de muitas emoções.
Se você está curioso(a) para saber onde poderá desfrutar de momentos de pura adrenalina ao vivo, chegou o momento perfeito para saciar sua curiosidade. Aqui, vamos te mostrar as melhores alternativas para assistir ao campeonato e garantir que você não irá perder nem um momento dessa competição histórica!
Copa do Mundo Feminina 2023: Onde assistir?
A Copa do Mundo Feminina de 2023 será transmitida ao vivo para os fãs desfrutar do torneio. A TV Globo transmitirá sete jogos ao vivo em seu canal aberto, proporcionando uma ampla cobertura. Além disso, o streaming Globoplay e canal Sportv exibirão todos os 34 jogos, garantindo que os telespectadores não percam nenhuma partida, entretanto ambos são serviços pagos.
Uma outra alternativa gratuita para acompanhar os jogos da Copa é o canal CazéTV, do influenciador Casimiro Miguel. Ele disponibilizará a transmissão ao vivo de todas as 64 partidas do Mundial, permitindo que os interessados vivenciem toda a emoção do evento sem nenhum custo. Os jogos podem ser assistidos pelo YouTube (CazéTV) e também pela Twitch (Casimito).
A Copa do Mundo 2022, organizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), trouxe uma novidade para os fãs de futebol ao redor do mundo e mais uma ótima opção para assistir. A FIFA investiu em sua própria plataforma de streaming, chamada Fifa + (Fifa Plus), para transmitir gratuitamente as partidas do torneio, disponível tanto no site oficial quanto no aplicativo do serviço. O mesmo acontecerá com a Copa Feminina de 2023.
No site, será exigido cadastro com e-mail e senha para poder ter acesso ao conteúdo. O aplicativo do Fifa Plus tem conquistado grande popularidade e está no topo da lista de downloads para dispositivos iOS e Android. Portanto, prepare-se para desfrutar de partidas eletrizantes e conteúdo exclusivo enquanto vivencia toda a emoção do maior evento do futebol mundial feminino.
Saiba Mais: Baixar o Globoplay: no PC, celular, atualizado e grátis
Copa do Mundo Feminina 2023: onde vai ser?
Pela primeira vez, a Copa do Mundo Feminina será sediada em dois países: na Austrália e na Nova Zelândia no período de 20 de julho a 20 de agosto. Com 32 seleções representando diferentes nações, a competição promete nos brindar com uma montanha-russa de emoções desde o instante inicial.
A cerimônia de abertura acontecerá no Eden Park, onde a seleção anfitriã da Nova Zelândia enfrentará a Noruega. Será um confronto que marcará o início dessa jornada épica. O Brasil fará sua estreia no torneio no dia 24 de julho, às 8h (horário de Brasília), contra o Panamá, no Hindmarsh Stadium, em Adelaide, na Austrália.
O futebol feminino está em ascensão em todo o mundo. A transmissão cada vez mais ampla das competições femininas desempenha um papel fundamental nessa expansão. Com mais pessoas tendo a oportunidade de assistir ao futebol feminino, mais mulheres estão se envolvendo no esporte.
Até então, a Copa do Mundo Feminina de 2019 foi a maior edição do torneio, e a expectativa é que a edição de 2023 supere essa marca. No Brasil, o entusiasmo pelo futebol feminino é evidente, com cada vez mais pessoas se envolvendo e torcendo pelo sucesso das jogadoras brasileiras.
A Copa do Mundo Feminina de 2023 é uma oportunidade para celebrar o talento, a paixão e a determinação das atletas, enquanto apreciamos o crescimento contínuo do futebol feminino.
Copa do Mundo Feminina 2023: Seleções
Ao todo, 32 seleções estão classificadas para o torneio, incluindo as seguintes:
- Europa: Suécia, Espanha, França, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Inglaterra, Itália, Noruega, Portugal;
- Concacaf: EUA, Canadá, Jamaica, Costa Rica, Haiti, Panamá;
- América do Sul: Brasil, Colômbia, Argentina;
- África: África do Sul, Marrocos, Zâmbia, Nigéria;
- Ásia: Austrália, China, Coreia do Sul, Japão, Filipinas, Vietnã;
- Oceania: Nova Zelândia.

Foto/Reprodução: FIFA Site Oficial
Copa do Mundo Feminina 2023: Grupos
Grupo A:
- Nova Zelândia
- Noruega
- Suíça
- Filipinas
Grupo B:
- Canadá
- Nigéria
- Austrália
- Irlanda
Grupo C:
- Japão
- Croácia
- Espanha
- Zâmbia
Grupo D:
- Inglaterra
- China
- Dinamarca
- Haiti
Grupo E:
- Estados Unidos
- Países Baixos
- Vietnã
- Portugal
Grupo F:
- França
- Brasil
- Jamaica
- Panamá
Grupo G:
- Suécia
- África do Sul
- Itália
- Argentina
Grupo H:
- Alemanha
- Colômbia
- Coreia do Sul
- Marrocos
O Brasil jogará suas três partidas da fase de grupos no horário de Brasília:
- 24 de julho às 8h: Brasil x Panamá (Hindmarsh Stadium, Adelaide);
- 29 de julho às 7h: Brasil x França (Sydney Football Stadium, Sydney);
- 2 de agosto às 7h: Brasil x Jamaica (Melbourne Rectangular, Melbourne).
Se o Brasil terminar em primeiro lugar no Grupo F, jogará contra o segundo colocado do Grupo H nas oitavas de final.
Saiba Mais: Como assistir TV ao vivo grátis em qualquer lugar?
Copa do Mundo Feminina 2023: Jogos
A tabela de jogos da Copa do Mundo Feminina 2023 está disponível no site oficial da FIFA, (com horários e locais estão sujeitos a mudanças).
História da Copa do mundo feminina
A história da Copa do Mundo Feminina, organizada pela FIFA , começou em 1991, quando aconteceu a primeira versão oficial do torneio realizada na China. Na competição do ano em questão, a seleção vitoriosa foi a dos Estados Unidos.
Em 1991, na China, ocorreu a primeira Copa do Mundo Feminina Oficial, organizada pela FIFA (Federação Internacional de Futebol), onde os Estados Unidos saiu como a seleção vitoriosa. Mas, a história do futebol feminio mundial começou bem antes disso! Em 1970, houve a Coppa del Mondo na Itália, que foi organizada pela FIEFF (Federação Internacional de Futebol Feminino).
Esse foi o primeiro evento mundial extraoficial conhecido no que se refere ao futebol feminino. Em 1971, os patrocinadores do evento organizaram outra copa no México, que reuniu cerca de 10 mil espectadores. Logo, percebemos que essa busca do Futebol Feminino a nível mundial vem de bastante tempo.
Na Copa Oficial de 1991, doze seleções puderam fazer parte do campeonato, já em 1999 o número cresceu para 16 em 2015, tivemos a participação de 24 países. A copa de 2023 vai ser a primeira com a marca de 32 países participantes.
Um fato curioso é que, na edição de 1991, os jogos duravam 80 minutos ao invés de 90, isso aconteceu porque na época achavam que 90 minutos seriam muito desgastantes para as mulheres em campo. Entretanto, a partir da 2º edição, em 1995, a duração dos jogos passaram a ser 90 minutos.
Copa do Mundo Feminina: Lista dos campeões
- 1991 (País-sede: China): 1º Lugar: Estados Unidos; 2º Lugar: Noruega
- 1995 (Suécia): 1º Lugar: Noruega; 2º: Alemanha
- 1999 (Estados Unidos): 1º Estados Unidos; 2º China
- 2003 (Estados Unidos): 1º Lugar: Alemanha; 2º Lugar: Suécia
- 2007 (China): 1º Lugar: Alemanha; 2º Lugar: Brasil
- 2011 (Alemanha): 1º Lugar: Japão; 2° Lugar: Estados Unidos
- 2015 (Canadá): 1º Lugar: Estados Unidos; 2º: Japão
- 2019 (França): 1º Estados Unidos; 2º Países Baixos
A seleção brasileira de futebol
A Seleção Brasileira de Futebol Feminino participou de todas as edições da Copa do Mundo Feminina e tem uma história notável. Em 1999, a equipe conquistou a terceira colocação, exibindo um desempenho impressionante ao longo do torneio.
Em 2007, alcançou um feito ainda maior, chegando à final e garantindo o segundo lugar, apesar de perder para a forte seleção da Alemanha pelo placar de 2 a 0. Essas conquistas destacam a dedicação e o talento das jogadoras brasileiras, que têm representado o país com orgulho no cenário internacional do futebol feminino.
A seleção brasileira feminina de futebol 2023 tem 23 jogadoras convocadas para a Copa do Mundo de 2023. A técnica Pia Sundhage anunciou a lista em junho de 2023, e inclui 11 estreantes na competição.
As jogadoras convocadas são:
- Goleiras: Letícia Izidoro (Corinthians), Camila (Santos) e Bárbara (Flamengo);
- Defensoras: Kathellen (Real Madrid), Antonia (Levante), Tamires (Corinthians), Bruninha (Gotham City), Lauren (Madrid CFF), Rafaelle (Arsenal), Mônica (Madrid CFF);
- Meio-campistas: Duda Sampaio (Corinthians), Kerolin (North Carolina Courage), Luana (Corinthians), Adriana (Orlando Pride), Ary Borges (Racing Louisville), Ana Vitória (Benfica);
- Atacantes: Debinha (Kansas City), Gabi Nunes (Madrid CFF), Geyse (Barcelona), Marta (Orlando Pride), Andressa Alves (Roma), Nycole (Benfica), Bia Zaneratto (Palmeiras).
As jogadoras reservas são:
- Aline (Ferroviária)
- Angelina (OL Reign)
- Tainara (Bayern de Munique)
Com uma equipe forte e extremamente talentosa, a nossa seleção brasileira desponta como uma das favoritas ao título na Copa do Mundo de 2023. Com jogadoras experientes e habilidosas, o Brasil está determinado a buscar a conquista inédita do título mundial e a competição será uma oportunidade para a seleção brasileira deixar sua marca na história do futebol feminino e mostrar ao mundo todo seu potencial.
Por aqui, já estamos prontos para ver o Brasil enfrentar os desafios alcançar o tão sonhado primeiro lugar. Estamos ansiosos para celebrar o sucesso e o brilho das jogadoras em campo.
Saiba Mais: Multicanal jogo ao vivo: Como assistir futebol e outros esportes