Como ser um consultor de Marketing Digital?

por | jul 13, 2021 | Marketing Digital | 0 Comentários

Com o aumento da necessidade de uma presença mais forte das empresas na internet, o papel do consultor de marketing digital está se tornando cada vez mais relevante.

E isso tem gerado uma grande oportunidade de negócio no mercado digital, pois para se tornar um consultor que trabalhe com marketing digital não há nenhum tipo de faculdade obrigatória ou registro em conselho federal ou regional que precise ser feito para permitir a atuação.

O número de profissionais de consultoria em marketing digital tem crescido muito nos últimos anos, e esse crescimento se dá não só pela necessidade do mercado mas também pelos benefícios que a profissão de consultor proporciona.

Liberdade, qualidade de vida, rentabilidade são alguns dos benefícios que um consultor de marketing digital sério e comprometido pode conquistar.

Para ajudar você que está interessado em se tornar um consultor de marketing digital, preparamos um conjunto de informações que vão te ajudar a dar os primeiros passos nessa jornada.

E ainda trouxemos uma visão do mercado através de uma entrevista exclusiva com o consultor de marketing digital André Damasceno, autor do livro “O melhor do marketing para vender na internet”.

O que é um consultor de marketing digital?

O consultor é um profissional de marketing digital que analisa, diagnostica, planeja e acompanha a execução das estratégias de marketing que ajudarão o cliente a melhorar seu posicionamento, suas ações em canais digitais e principalmente ajudar a melhorar as vendas da sua equipe.

É ele quem orientará o caminho a ser seguido para que o cliente alcance o objetivo traçado no início da consultoria.

O que faz um consultor de marketing digital?

De forma bem objetiva, um consultor de marketing digital pode ajudar seu cliente a alcançar o objetivo traçado para a consultoria através da execução de uma estratégia desenvolvida sob medida para ele.

Nessa jornada entre o objetivo e o resultado, muitas tarefas precisam ser feitas, como:

  • Mapeamento de oportunidades e de conteúdo para o cliente e sua empresa;
  • Análise de informações e identificação de ações a serem implementadas;
  • Estudo da concorrência e do público-alvo do cliente;
  • Definição de planejamento estratégico a partir dos estudos e análises;
  • Determinação das melhorias a serem feitas nas redes sociais do cliente;
  • Desenvolvimento de estratégias de conteúdo para fortalecer a presença digital do cliente;
  • Orientação quanto às aquisições relacionadas a produtos e serviços que apoiarão o processo (plataformas e automação, hospedagem para sites, etc.);
  • Acompanhamento da execução da estratégia e análise dos resultados;
  • Implementação de melhorias na estratégia.

O que estudar para ser um consultor de marketing digital?

Não existe faculdade ou curso técnico que forme um consultor de marketing digital. O que você precisa é agregar sua experiência em marketing digital e conhecimentos em assuntos relacionados a marketing (digital, de conteúdo, de influência, de relacionamento), vendas, tráfego, SEO, estratégias, planejamento e também conhecer ferramentas que auxiliem o processo.

Preparamos um artigo aqui no blog com uma lista de cursos de marketing digital que podem ajudar você na jornada de estudo e preparação da sua carreira como consultor de marketing digital.

O que você precisa para começar seu negócio de consultoria?

Segundo o consultor de marketing digital André Damasceno, 5 coisas são fundamentais e você precisa investir nelas de imediato:

  1. Posicionamento: ajuda a trair clientes qualificados;
  2. Marca: seu principal ativo;
  3. Site: seu site é sua casa na internet;
  4. Networking: um dos principais canais de atração de clientes;
  5. Presença Online: não se restrinja a uma rede social, explore os canais disponíveis que fazem sentido para você e para o seu negócio.

Mundo Real: Entrevista com o consultor de Marketing Digital André Damasceno

Para ajudar você a entender e conhecer ainda mais esse mercado, fizemos uma entrevista com o consultor de marketing digital André Damasceno.

1. Conte um pouco sobre sua jornada como consultor de marketing digital

Ela começou em 2009, quando criei o blog O Melhor do Marketing. A ideia era ser apenas um blog levando os melhores conteúdos de marketing e não apenas de marketing digital e social media. Comecei a cobrir eventos e criar meus próprios eventos. Com o passar do tempo, a audiência foi crescendo e muitos empresários começaram a me procurar para ajudá-los.

Como ainda estávamos engatinhando sobre o assunto no Espírito Santo, fui em busca de conhecimento em outros Estados. Comecei a fazer cursos e me especializar.

Juntamente com isso, comecei a dar meus primeiros treinamentos fora do Espírito Santo (Recife e Belo Horizonte). Ao final dos treinamentos presenciais, os empresários me procuram pedindo uma Consultoria individual. O negócio foi crescendo, mais clientes foram chegando e tudo foi evoluindo e seguindo o seu fluxo.

Após fazer um intercâmbio e morar nos Estados Unidos com a minha esposa em 2015, percebi que poderia escalar o meu negócio através das consultorias online. Foi a partir deste momento que uma grande virada no meu modelo ocorreu.

Além do Espírito Santo, hoje já atendi clientes em outros 10 Estados e também fora do Brasil (EUA, Portugal, Rússia, Itália, Holanda e Suíça).

2. O que é ser um consultor de marketing digital para você?

Um profissional que estuda, se dedica, executa e, principalmente, ajuda empresários, donos de negócios locais, empreendedores, profissionais autônomos e liberais de acordo com as suas necessidades, objetivos e desejos.

O papel do Consultor não é apenas atrair clientes e vender mais. Nosso trabalho no dia a dia é muito maior do que isso.

Envolve planejar, alinhar os objetivos e expectativas, fazer um diagnóstico para entender as necessidades reais do cliente, mostrar o caminho, dizer o que e como fazer, analisar as métricas de uma campanha.

“Ser consultor de marketing digital é ter liberdade, trabalhar de onde quiser e ser seu próprio chefe`.

3. O que é preciso para se tornar um consultor de marketing digital?

É preciso querer estudar continuamente, se atualizar, estudar sobre o comportamento do consumidor, não focar apenas em uma ou duas ferramentas, preparar um plano comercial de prospecção.

Hoje em dia vejo muitos profissionais achando que basta criar uma conta no Instagram que os clientes vão cair do céu.

4. O que um consultor de marketing digital não deve fazer?

Essa é fácil e eu sempre falo em meus canais:

“Vender seu serviço em forma de pacote de posts. Pacote, combo, kit… são palavras que não geram valor para o nosso negócio”.

Além disso, um profissional de Consultoria jamais deve esquecer de trabalhar sua marca, focando apenas nas empresas que atende. Infelizmente eu vejo muito profissional trabalhando de forma amadora em seu dia a dia, esquecendo de cuidar da sua imagem, do seu negócio, das suas redes sociais.

5. Como se diferenciar em um mercado tão concorrido?

Existem 2 pontos cruciais aqui que vão ajudar o profissional de consultoria a se destacar e se diferenciar dos demais:

  • Entregar resultados para seus clientes;
  • Investir no seu posicionamento.

Falar até papagaio fala, então sempre oriento meus alunos a mostrarem que são capazes de gerar resultados para seus clientes, pois isso ajuda a gerar autoridade e dar mais credibilidade ao seu negócio.

6. Como conquistar os primeiros clientes de consultoria?

Executando o passo a passo abaixo:

  1. Faça um vídeo de 1 minuto no seu Instagram;
  2. No conteúdo desse vídeo, fale como você pode ajudar donos de negócios locais a atraírem mais clientes para os seus negócios, dando exemplos reais e até citando os nichos. Ex: Você que é dono de um pet shop, você que tem uma barbearia… Isso ajuda a conectar o seu conteúdo com o seu público;
  3. Nos últimos 15 segundos do vídeo diga que você está bem perto dos negócios que você citou e fale que você pode fazer uma reunião nas próximas 48 horas, basta apenas clicar em Saiba Mais e chamar para conversar no WhatsApp ou Direct;
  4. Promova esse vídeo com R$50 a R$100 para um raio de até 3km.

7. O que você diria hoje para o público que faz toda a diferença na carreira de consultor de marketing digital mas que não te disseram quando você começou?

Considero hoje 3 coisas fundamentais:

  • Gestão;
  • Networking;
  • Vendas.

Se você deseja ter sucesso na carreira de consultor e construir um negócio sólido, precisa dessas 3 coisas, além de saber fazer posts ou marketing de conteúdo. Gerir muito bem o seu negócio, desde a parte dos contratos com seus clientes, até a parte financeira, inclusive passando pelo momento que você cresce e precisa fazer parceria com outros players ou até contratar uma agência ou uma equipe.

Precisa desenvolver seu networking, pois isso ajuda a fechar contratos e criar oportunidades de negócios.

Precisa saber vender a sua consultoria. Conheço muitos profissionais excelentes e técnicos, porém não sabem vender seu serviço de gestão de tráfego, de criação de sites e de copy.

Agora que você já sabe como se tornar um consultor de marketing digital, compartilhamos com você 9 dicas que o André Damasceno nos deu para que você faça a profissão de consultor dar certo, mesmo que esteja começando do completo zero.

9 dicas para fazer a profissão dar certo:

  1. Comece com os recursos que você tem;
  2. Não espere estar 100% preparado;
  3. Não busque motivação, busque disciplina;
  4. Não dê ouvidos às críticas de quem nunca construiu nada;
  5. Jogue como um profissional;
  6. Erre, mas erre rápido;
  7. Não busque 10 clientes. Se concentre no seu 1º cliente e entregue algo muito incrível para ele;
  8. Aplique 100% de tudo o que você aprender;
  9. Tenha um mentor com resultados comprovados.
Continua depois da publicidade

Entidades:

Tags:

O que é PLR marketing digital?

O que é PLR marketing digital?

Se você está querendo descobrir o que é PLR marketing digital, chegou ao lugar certo. A partir de agora, oferecemos um conteúdo completo com as principais informações sobre o tema, como: conceito, características, vantagens, desvantagens, entre outros. Este artigo é...

Como fazer um ebook no Canva Online?

Como fazer um ebook no Canva Online?

A tarefa de criar um ebook pode parecer bem complexa, mas não é. Nós vamos te ajudar com algumas dicas para facilitar o seu trabalho e te ensinar como fazer um ebook no Canva Online. É importante que ele ofereça conteúdo de qualidade e, ao mesmo tempo, seja atrativo...

Como criar um ebook e ganhar dinheiro?

Como criar um ebook e ganhar dinheiro?

Construir um e-book é uma ótima estratégia para começar uma carreira no empreendedorismo digital. Você já pensou como criar um ebook e ganhar dinheiro? Ele é um dos formatos preferidos porque é mais simples de ser implementado no mercado e não é necessário fazer...

Locaweb E-mail marketing: vale a pena usar?

Locaweb E-mail marketing: vale a pena usar?

A Locaweb e-mail marketing é uma ferramenta que promete facilitar a rotina dos profissionais e empreendedores que trabalham com esse importante canal de comunicação. Ela permite automatizar várias etapas, como envio de e-mails, segmentações, entre outros.  Neste...

ActiveCampaign: O que é e como funciona

ActiveCampaign: O que é e como funciona

A ActiveCampaign é uma plataforma de automação de marketing e CRM (Customer Relationship Management) criada para auxiliar na interação de pequenas e médias empresas com os seus clientes. Fundada em 2003 em Chicago, Illinois, a empresa começou fazendo consultoria...

Klickpages: o que é e como funciona

Klickpages: o que é e como funciona

A criação de landing pages que convertem é um dos maiores desafios dos profissionais de marketing e de empreendedores que trabalham com essa estratégia, seja em seu negócio ou em uma fórmula de lançamento. Se você já teve uma baixa conversão nas páginas e não atingiu...

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Se você chegou até este artigo, está procurando quais são os melhores memes de Marketing Digital, não é mesmo? Selecionamos 3 ótimas opções da internet para que você tenha um momento de diversão em sua rotina.  Você verá frases engraçadas que podem ser compartilhadas...

Como começar no Marketing Digital?

Como começar no Marketing Digital?

Qualquer profissão ou carreira relacionada à internet, tem um enorme potencial de crescimento nos próximos anos. Por isso, como começar no marketing digital é uma das buscas mais comuns para quem deseja iniciar um novo negócio ou carreira profissional. Comecei no...

10 melhores plataformas de geração de leads

10 melhores plataformas de geração de leads

Qual a primeira coisa que você pensa quando precisa responder a pergunta: Como aumentar as minhas vendas? A resposta pode ser bem simples, algo como: "basta conseguir mais clientes, construir uma audiência maior, atrair mais pessoas para o site e assim gerar mais...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest