Consórcio Fiat: como contratar e como funciona?

por | nov 1, 2021 | Compras | 0 Comentários

O desejo de conseguir comprar seu carro próprio e parar de depender do transporte público é o sonho de muitos brasileiros.

Mas, infelizmente, o preço dos veículos está alto o que complica para a maior parte da população. Uma forma de tentar driblar um pouco essa situação é entrar no financiamento do Consórcio Fiat e realizar seu sonho de ter seu automóvel, ainda mais se você não tiver pressa em pegar o veículo.

Neste post, você vai conferir todos os detalhes do Consórcio Fiat, como funciona o programa, quais são os critérios para participar, os carros disponíveis nos planos, as vantagens e desvantagens desse consórcio, e muitas outras informações para solucionar suas possíveis dúvidas.

Como funciona o Consórcio Fiat?

De forma geral, o consórcio é um programa de investimento na qual um grupo de pessoas físicas ou pessoas jurídicas (PJ) se unem para comprar um produto.

No caso da Fiat, o bem é um carro que pode ser parcelado. E o melhor: não há taxas de juros que aliás, é um dos melhores benefícios de adquirir um carro pelo Consórcio Fiat.

Também é importante destacar logo no início do texto que a pessoa que entrar no Consórcio Fiat possui a garantia de receber o dinheiro depositado caso deseje sair do programa no futuro.

Apesar disso, mesmo que isso venha a acontecer, quem se mantiver no Consórcio Fiat não vai ser prejudicado, pois é oferecido a cota da pessoa que saiu para uma nova.

Dessa maneira, o grupo continua tendo a chance de ser contemplado nos sorteios.

Um outro ponto positivo do Consórcio Fiat é a disposição de encontrar um grupo de pessoas já existente que oferece cotas para novos participantes. Além disso, é possível começar um novo grupo do zero.

Outra característica de grande importância é que as prestações do seu Consórcio Fiat são reajustadas conforme a variação do valor do carro, seguindo o que é repassado pela montadora.

As exigências para poder entrar no Consórcio Fiat são muito simples: basta ter, no mínimo, 18 anos ou ser emancipado de forma comprovada, e possuir renda três vezes maior que o preço das parcelas do programa que entrar.

Sobre as taxas para quem quer participar do Consórcio Fiat: é preciso desembolsar um valor em relação as tarifas de um fundo reserva, sendo que o grupo contribuinte ou consorciados pagam mensalidades até o fim de um período estabelecido.

De toda forma, essa questão de tarifa será mais detalhada em outro tópico.

Saiba Mais: Consórcio Chevrolet: como funciona e como adquirir?

E a título de informação, vale dizer que é do Banco Central do Brasil a responsabilidade de regularizar e fiscalizar as gerenciadoras de consórcios no âmbito nacional.

Ao longo do tempo que o grupo vai quitando as mensalidades, vão ser sorteados as pessoas que irão ser contempladas para conquistar o veículo.

Além dos sorteios, os contribuintes podem fazer lances para ter a carta de crédito antes de terminar o pagamento.

O que são as assembléias?

A assembléia é um evento feito mensalmente com os consorciados e tem a meta de realizar as contemplações por meio dos sorteios e lances.

Existem três tipos diferentes de assembléias:

  1. Assembléia de constituição: é a primeira reunião entre os consorciados que busca a consolidação do grupo e os responsáveis pelo programa passam as instruções das responsabilidades de cada um dos contribuintes;
  2. Assembléia geral ordinária: é o evento mensal com o grupo dos consorciados com a meta de compartilhar os resultados do sorteio, dos lances, efetivar a contemplação e dar esclarecimentos gerais aos contribuintes;
  3. Assembléia geral extraordinária: são reuniões feitas de maneira esporádica para debater assuntos excepcionais. Ela acontece quando ocorrer necessidade por parte da gerenciadora do grupo ou até mesmo dos participantes, e tem o intuito de debater pontos que sejam do interesse de todas as partes.

Lembrando que a participação na assembleia não é obrigatória, e todos os contemplados recebem a carta do sorteio em casa e pelo site.

Como é feito os sorteios de contemplação?

Cada participante tem números estabelecidos dentro do grupo para concorrer a contemplação, que é possível conferir na Posição Informativa, no espaço “Números de Participação nos Sorteios”, na página do cliente.

Então, todos os integrantes recebem a mesma quantidade de números, o que garante a igualdade de chances de ser contemplado.

Dessa maneira, o sorteio é feito através da Loteria Federal, no sábado que antecede à realização da assembleia ordinária do grupo.

Caso uma cota sorteada já estiver sido contemplada ou cancelada, a pessoa vai receber o benefício com o número de cota acima ao da cota do integrante premiado.

E se novamente o número da cota não estiver apto a receber o prêmio, então, o participante com o número abaixo ao da cota premiada será o beneficiado, e assim continuamente, até que seja possível contemplar alguém apto a receber o benefício.

Como oferecer lance no Consórcio Fiat?

Além dos sorteios, os contribuintes podem oferecer lances no consórcio que participa.

Dessa maneira, é importante esclarecer que o gerenciamento dos grupos de Consórcios Fiat é realizado pelo Banco Itaú. Então, todas demandas de ofertas em lance são feitas através da instituição financeira.

O lance pode ser feito de uma oferta de, pelo menos, o valor de uma prestação transformada em percentual do preço do carro, que disputará com os outros lances dos integrantes do grupo.

Dessa forma, quem oferecer o maior lance, leva a contemplação da mês.

O consorciado pode fazer um lance pela internet se for cliente do banco. Caso não seja, é preciso ligar em um dos seguintes números: 4004 4828 e 0800 970 4828.

E como regra, os lances só podem ser feitos através do telefone até um dia antes de acontecer as assembléias, até às 20 horas.

Lembrando que o participante pode utilizar parte do valor acumulado que já pagou, para enviar o lance pela carta de crédito.

Afinal, o Consórcio Fiat é indicado para quem?

O Consórcio Fiat é indicado para as pessoas que não tem condições de quitar o veículo à vista e, principalmente, para as pessoas que podem aguardar até conseguir ter o carro na garagem.

Para reforçar, não é preciso pagar nenhum juros.

Outra vantagem é que não existe a necessidade de dar uma entrada, o que é ideal para as pessoas que não tem um capital para isso.

Carros que podem ser comprados no Consórcio Fiat

A Fiat disponibiliza para seus consorciados 12 tipos de carros, sendo que cada um possui mais de um modelo, podendo ser veículos 1.0, 1.3, duas ou quatro portas, etc.

Dessa maneira, os automóveis que podem ser adquiridos através do programa são:

  • Argo;
  • Cronos;
  • Grand Siena;
  • Palio;
  • Ducato;
  • Toro;
  • Doblo;
  • Fiorino;
  • Uno;
  • Mobi;
  • Strada;
  • Weekend.

Saiba Mais: Como simular financiamento de veículos online?

Consórcio Fiat - Foto 1.0

Os carros do Consórcio Fiat são todos novos?

No programa, as pessoas podem ter um carro novo ou seminovo e podem escolher o modelo na hora que entrar no consórcio.

Dessa maneira, como você pode notar no tópico anterior, a Fiat disponibiliza modelos de automóveis mais populares e carros premium.

É permitido pedir a troca do modelo de carro escolhido na hora da adesão?

Sim, é possível trocar o modelo do carro, desde que aconteça as seguintes situações:

  • É permitido pedir uma vez a troca do modelo durante o processo de aguardo da contemplação, mas a troca precisa ser feita para um automóvel de menor custo do que o pedido na hora da adesão;
  • Quando há o pedido da ocorrência de Bem Retirado de Fabricação (BRF).

Como funcionam as mensalidades?

As mensalidades são compostas pelas seguintes tarifas:

  1. Contribuição ao fundo reserva;
  2. Taxa de administração;
  3. Fundo comum;
  4. Seguro proteção financeira;
  5. Seguro de vida.

Não se preocupe, cada ponto será explicado em detalhes mais adiante neste conteúdo.

Dessa maneira, a Fiat recomenda que os pagamentos sejam feitos em alguma agência do Banco Itaú, até o dia do vencimento.

Caso ocorra atrasos na quitação, o contribuinte pode conferir as instruções que ficam no boleto.

É permitido mudar o prazo do vencimento das parcelas?

Os vencimentos das mensalidades não podem ser mudados porque existe uma data padrão para todos os contribuintes.

Sendo assim, é estabelecido que o vencimento ocorre em quatro dias úteis antes das assembléias, que tem datas fixas.

Por conta disso, qualquer mudança no prazo da dívida teria impacto na data de vencimento para todos os contribuintes e também nas datas assembleias a serem feitas.

E para que não aconteça algum problema com as datas de vencimento do boleto, a administradora do programa optou em não permitir a mudança da data da dívida.

É possível transferir a própria cota para outra pessoa?

A Fiat junto ao Banco Itaú permite que o consorciado transfira sua cota para uma outra pessoa desde que esteja com os débitos em dia, ou seja, que não possua atraso em nenhuma das mensalidades.

Além disso, o novo participante passará por uma análise.

O que é o fundo reserva?

O fundo reserva é o valor que o Itaú cobra dos participantes para dar uma garantia a todos do grupo que não vai ocorrer prejuízos por algum tipo de contratempo que pode vir a aparecer.

Sendo assim, o dinheiro arrecadado através dessa tarifa são direitos reservados nas seguintes situações:

  • Tarifa de cobrança devida pelos serviços dos bancos;
  • Cobertura de garantia de gastos no processo de devolução do dinheiro dos participantes que saíram ou foram excluídos do grupo;
  • Cobertura de possíveis problemas de caixa, certificando uma contemplação mensal;
  • Ressarcimento aos participantes que estão ativos do saldo que resta a conclusão do grupo;

Taxa de administração

A taxa de administração parece o valor de juros.

Mas, de acordo com o consórcio, essa tarifa é cobrada pela gerenciadora do programa, no caso, o Itaú, como forma de pagamento pelo serviço de administração do consórcio.

O valor cobrado é diluído em todas as mensalidades do programa.

Taxa de fundo comum

A taxa de fundo comum tem a função de reunir os pagamentos que são feitos mensalmente pelos contribuintes, com o objetivo de assegurar a todos do grupo a compra do carro quando forem contemplados.

Em caso de ocorrer um saldo na conclusão do grupo, este capital é distribuído entre os integrantes ativos e até os excluídos.

Seguro de vida e proteção financeira

Em situações que o consorciado tenha sofrido um acidente que causou invalidez permanente ou foi a óbito, a seguradora vai cobrir todo o saldo ainda a ser quitado dessa cota.

E um outro ponto positivo é que caso o consorciado fique desempregado, 6 prestações serão cobertas pela seguradora, conforme acordado com o documento da apólice de seguro.

É possível quitar antecipadamente a cota?

Sim, é permitido fazer a antecipação de pagamentos até o dia do vencimento, e esse processo seguirá as seguintes regras:

  • Parcela paga de forma sequencial;
  • Parcela paga de forma contrária, ou seja, de trás para frente;
  • Parcela diluída nas mensalidades a vencer, o que reduz o prazo das parcelas.

Apesar de poder fazer a antecipação das cotas, o contribuinte tem que ter em mente que o processo é diferente para a cota contemplada e a cota não contemplada.

O pagamento de cota não contemplada é definido somente como adiamentos dos valores, pois toda vez que o carro passar por algum reajuste em seu valor vai ocorrer resíduos de capital até o fim do consórcio.

Com isso, é importante deixar claro que mesmo se o contribuinte vier a fazer a antecipação das cotas isso não vai garantir a contemplação do participante de forma imediata.

Além disso, ainda inviabilizará a possibilidade de fazer lances, o que só vai restar ao contribuinte esperar a contemplação por meio do sorteio.

Então, caso o contribuinte deseja pegar o carro mais rápido possível, a melhor maneira de fazer isso é enviar um lance.

E ainda assim, você só vai conseguir obter o automóvel se o seu lance for o ganhador, ou seja, caso seja o maior lance mensal.

No pagamento de cota contemplada, o contribuinte precisa ter ainda mais atenção ao fazer a quitação da mensalidade fora da data da assembléia, pois a cota pode passar por reajustes em seu valor.

Saiba Mais: Consórcios VW: Como comprar seu Volkswagen novo

Para ter acesso ao boleto de antecipação das mensalidades, é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento Consórcio Fiat no 4004 4224 para capitais e regiões metropolitanas ou no 0800 723 4224 para demais localidades.

O horário de atendimento é das 7h30 às 22h em dias úteis e aos sábados das 7h30 às 15h.

Diferenças entre contribuintes desistentes e excluídos

O contribuinte desistente é aquele que pede a sua saída do programa por meio de uma solicitação enviada ao Itaú. O comunicado pode ser feito por ligação na Central de Atendimento do banco.

Nesse caso, é possível pedir o reembolso dos gastos quitados só depois de 60 dias da realização da última assembléia que o grupo estava.

Os consorciados excluídos são as pessoas que deixam de cumprir com seus deveres financeiros feitos no programa de consórcio.

Após um período sem pagar as parcelas, a administradora acaba excluindo o participante.

Vantagens do Consórcio Fiat

Ao longo do texto foi mencionado algumas vantagens do Consórcio Fiat.

Confira aqui uma síntese dos pontos positivos do programa:

  • Esse consórcio é sem juros. Entretanto, não se esqueça da tarifa de administração;
  • Oferece boa possibilidade de adquirir um carro novo ou seminovo sem entrada;
  • Oferece a alternativa para adiantar as mensalidades da sua cota.

Desvantagens do Consórcio Fiat

Em contraponto, existem algumas características que podem ser consideradas negativas, que são:

  • Se você deseja ter o carro de forma imediata pode ser um problema, pois pode demorar para que você seja sorteado;
  • Perigo de maior inadimplência por conta do participante não depender somente de um integrante. Dessa maneira, é relevante pesquisar os impactos para o grupo.

Como participar do Consórcio Fiat?

Se você tem interesse em participar do Consórcio Fiat, saiba como enviar sua proposta para participar do programa.

Você pode escolher entre dois planos, que serão detalhados logo abaixo.

O Plano Novos é indicado para as pessoas que desejam ter um carro Fiat 0 KM. Vale destacar que todos os automóveis de entrada da empresa, como o Fiat Mobi, são oferecidos nesse plano, onde o participante vai ter o seu crédito para comprar o veículo com o modelo mais atual conforme com o ano em que for contemplado.

Já no Plano Top de Linha contempla os carros que são considerados premium da empresa, tanto veículos novos ou seminovos.

Então, o primeiro passo para tentar entrar no Consórcio Fiat é acessar o site da montadora, e já na página inicial na opção “Solicitar proposta”, do lado direito, você pode preencher os seus dados.

Após isso, é só aguardar uma resposta da empresa para prosseguir com o seu cadastro.

Uma outra opção é ir em uma concessionaria Fiat e dar entrada no seu cadastro.

Aproveite e confira onde está a concessionária mais próxima de você. Além disso, você pode ficar de olho nas redes sociais da empresa para ficar por dentro das promoções.

Continua depois da publicidade
Férias 2022: os 10 melhores destinos para viajar este ano

Férias 2022: os 10 melhores destinos para viajar este ano

O ano de 2022 vai ser o período perfeito para os amantes de viagem que querem ter uma boa viagem de férias 2022. Em boa parte de 2019 e em praticamente todo o ano de 2020, as viagens ainda não se restabeleceram devido a pandemia. Para as férias 2022, o cenário poderá...

HBO Max o que tem? Vale a pena assinar?

HBO Max o que tem? Vale a pena assinar?

Quer conhecer a HBO Max o que tem nela e os principais pontos a respeito? Neste texto, separamos tudo que você precisa saber a respeito para saber se vale a pena assinar a plataforma. A HBO Max é um dos principais streamings disponíveis no Brasil, concorrendo com...

Black Friday Magazine Luiza: como aproveitar as melhores ofertas?

Black Friday Magazine Luiza: como aproveitar as melhores ofertas?

A Black Friday é uma das datas mais esperadas do ano. Praticamente todas as lojas entram em promoção especiais. Neste post, vamos te mostrar como aproveitar a Black Friday Magazine Luiza ao máximo. Para essa época especial, a Magalu preparou ações e promoções...

Black Friday Mc Donalds: quais serão as ofertas deste ano?

Black Friday Mc Donalds: quais serão as ofertas deste ano?

Você quer aproveitar a Black Friday Mc Donalds? Então vamos te ajudar com isso. Com a data de promoções se aproximando cada vez mais, diversas lojas e empresas de fast-food começam a preparar suas ofertas, promoções e programações para o evento da Black Friday 2021,...

Hotmart Cursos: como assistir seus cursos na plataforma?

Hotmart Cursos: como assistir seus cursos na plataforma?

Para os que não conhecem, a Hotmart é uma empresa de alcance mundial que tem como objetivo promover o empreendedorismo através da educação a distância (EAD), utilizando a plataforma Hotmart cursos. A plataforma própria da instituição se destaca por ser bastante...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Web Stories

Planner 2022 para imprimir
Planner 2022 para imprimir
20 modelos para usar o ano todo
Mensagem de Natal para WhatsApp
Mensagem de Natal para WhatsApp
As mais compartilhadas
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais compl
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app

Pin It on Pinterest

Planner 2022 para imprimir Mensagem de Natal para WhatsApp Como fazer um cartão de crédito do Flamengo? Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app