Conexão Escola: como baixar e usar o aplicativo

por | jun 14, 2021 | Notícias | 0 Comentários


Possibilitando que os alunos estudem com mais facilmente de forma online e que os professores também possam ensinar suas disciplinas de forma digital, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) lançou em 2021 o Conexão Escola 2.0 para o ano letivo.

Como o próprio nome sugere, essa é a nova versão da antiga plataforma chamada apenas de Conexão Escola. O app foi lançado para complementar o Programa Estude em Casa, dando acesso para alunos e professores às aulas transmitidas na Rede Minas e aos Planos de Estudos Tutorados (PET).

Entre as principais mudanças das duas versões do aplicativo, está a de que agora o Conexão Escola consegue interagir com a plataforma Google Sala de Aula – Google Classroom.

Com essa integração, agora a ferramenta possibilita uma interação online entre aluno e professor, além de também permitir que os docentes disponibilizem materiais como atividades, provas e apostilas. Conversas por vídeo entre professor e alunos também passam a ser uma possibilidade.

É importante destacar que o Conexão Escola é para alunos do infantil ensino fundamental até o ensino médio, englobando todas as escolaridades. Além de possuir vídeos em libras para os alunos com deficiência auditiva.

Vamos conferir mais detalhadamente como o Conexão Escola funciona?

Saiba Mais: Como usar o Google Classroom?

Conexão Escola para aluno

Para que o aluno consiga acessar o Conexão Escola 2.0, ele precisará ter em mãos o e-mail eletrônico criado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Os endereços de e-mails para os alunos possuem um formato padrão, sendo o primeiro nome, depois um ponto final seguido pelo número de matrícula e finalizado com @aluno.mg.gov.br.

Já a senha da plataforma será composta pela data de nascimento completa do mesmo com dia, mês e ano sem ser abreviado.

Um exemplo de login que podemos citar para os alunos que vão acessar o Conexão Escola é: e-mail: [email protected]; senha padrão: xx/xx/xxxx – 12/34/2002.


Para conferir o e-mail eletrônico, basta solicitar à direção da escola em que o aluno está matriculado ou pedir por meio do e-mail: https://idaluno.educacao.mg.gov.br/.

Caso o aluno tente realizar o login por meio do e-mail pessoal ou de algum outro, ele não conseguirá entrar no aplicativo.

Saiba Mais: Como funciona o Google?

Conexão Escola para professor

Assim como é para os alunos, o acesso para o professor precisa ser feito por meio do e-mail criado pela própria SEE/MG de Belo Horizonte.

Para isso, o docente da rede estadual precisa configurar seu dispositivo móvel instalado no aplicativo e permitir o acesso. Se você é professor e irá acessar a plataforma pela primeira vez, a sua senha provavelmente será o seu CPF sem os espaços e pontos, somente os números.

Mas se você ainda não tem o endereço de acesso, você precisa entrar em contato com a direção da escola que atua para que o mesmo seja providenciado. 

Um manual de acesso da SEE também está disponível para facilitar a vida dos alunos e professores. Basta acessar o material e solicitar acesso para que o manual seja liberado pelo Google Drive.

Saiba Mais: O que é Google Drive e como usar?

Conexão Escola: como fazer login no celular?

Conexão Escola

É importante ressaltar que o aplicativo Conexão Escola só pode ser baixado por aparelhos com sistema operacional Android.

O processo de download é bastante simples. Você só precisa ir até a Google Play Store, a loja de aplicativos da Google, e procurar por Conexão Escola 2.0.


O aplicativo ainda não está disponível na Apple Store, a loja de aplicativos online da Apple para usuários de aparelhos com sistema iOS.

Caso o estudante já tenha o aplicativo antigo instalado no seu dispositivo móvel, ele somente precisará atualizar o app para a nova versão.

Saiba Mais: Como achar jogos escondidos do Google?


Entidades:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.