Por que comprar fãs no Facebook pode ser uma furada

por | maio 22, 2017 | Facebook | 0 Comentários

Você já se viu nessa angústia? Você acabou de criar a sua página, mas tem pouquíssimos fãs. Tenta fazer de tudo, mas o número de seguidores não cresce. Um dos primeiros pensamentos é: vou fazer uma campanha para comprar fãs no Facebook… É aqui que mora o perigo!

O Facebook é uma plataforma de descoberta. As pessoas estão ali para ver as novidades. A busca por um produto não é o ponto de partida natural de um usuário. Ninguém entra na rede social pensando: deixa eu pesquisar um fogão aqui, vamos ver quais anúncios de fogões o Facebook vai me mostrar hoje.

E começar do zero nem sempre é fácil, ainda mais sabendo dessas situações. Mas comprar fãs no Facebook definitivamente não é a solução dos seus problemas. E, hoje, vamos te explicar o motivo.

O que é comprar fãs no Facebook? Diferença de anúncios

Comprar fãs no Facebook é fazer uma campanha de curtidas. Existem duas formas (erradas) de comprar likes: uma é pelo próprio Facebook, fazendo um anúncio no Facebook Business com esse objetivo. Outra alternativa, ainda mais arriscada, é comprar fãs para sua página no Facebook em sites “especializados”.

O próprio Facebook está reduzindo a oferta desse tipo de campanha de compra de fãs. No Instagram, por exemplo, que é uma rede social também do Facebook, esse tipo de ad nem se quer existe.

Ao fazer uma campanha normal, com um objetivo de marketing bem estabelecido, você mostra o seu produto para novos clientes e essa pessoa terá a oportunidade de curtir sua página TAMBÉM!

Veja os exemplo:

Anúncio apenas para gerar likes na página

Por que comprar fãs no Facebook pode ser uma furada

  • Fã comprado.
  • Forçado por um anúncio que gera likes vazios.

Anúncio de produtos com opção de gerar likes na sua página

Por que comprar fãs no Facebook pode ser uma furada

  • Você está entregando seu anúncio e ainda tem a chance de um fã curtir sua página.
  • Vale muito mais a pena fazer um anúncio de link, vídeo, brand awareness ou local com opção para curtir a página.

Como o algoritmo de anúncios traz esses fãs comprados para você

comprar fãs no Facebook

O algoritmo de anúncios do Facebook e possui MILHARES de variáveis. Esse algoritmo estuda o comportamento das pessoas de acordo com objetivo desejado. Mas, o próprio pessoal do Facebook nos deu uma explicação bem interessante sobre como ele funciona nessas situações de compra de fãs.

Para você entender melhor, vamos contar uma historinha.

O Seu Zeca é um vovozinho de 80 anos que adora o Facebook. Como ele começou a usar a rede social há pouco tempo, tudo é novidade para ele. E o Seu Zeca está adorando toda essa interação!

Todos os dias, o nosso querido vovô adora assistir aos vídeos de bichinhos, se interessa bastante por receitas, fica antenado em todas as notícias sobre seu time do coração entre tantos outros assuntos.

Seu Zeca curte todos os posts que aparecem na timeline dele. Seja uma atualização de status do neto ou um vídeo de gatinho.

O Seu Zeca é o perfil que chamamos de clicador. Tudo o que surge, ele reage de alguma maneira. Muitos usuários no Facebook são assim – e isso não é errado, é o perfil do usuário e tá tudo certo. E, o algoritmo de anúncios, vai identificar o perfil do Seu Zeca exatamente dessa maneira, como alguém que curte um pouco de tudo. E é aqui que mora o perigo.

Vamos supor que no seu estudo de persona o perfil do Seu Zeca não seja compatível com o seu potencial cliente.

Ao fazer uma campanha para comprar fãs no Facebook, o algoritmo de anúncios detecta quem são os “clicadores” e acaba fazendo essas ofertas para curtir a sua página para eles também. Então, ao comprar fãs, você só está comprando números, e não possíveis clientes.

Mas ter muitos fãs é algo bom, certo?

Depende! Na verdade, não existe o 100% certo ou o 100% errado sobre o assunto. Você pode ter muitos fãs, mas não converter nenhuma venda. Assim como você pode ter poucos seguidores, mas vender pelo Facebook todos os dias.

Claro que o número de seguidores ajuda na prova social. Quando uma pessoa vai almoçar fora e vê um restaurante com uma fila imensa e outro sem fila alguma, como ela pensa? “Ah, esse que tem uma fila maior deve ser melhor… Vou nele”.

Porém, no Facebook, mesmo que sua página tenha poucos seguidores, você consegue ter autoridade de outras maneiras. Fazendo conteúdo bom é uma forma de autoridade. Acredite: é árduo? Sim! Mas é possível.

Invista em fãs autênticos em vez de comprar fãs no Facebook

comprar fãs no Facebook

Comprar fãs no Facebook pode ser uma cilada, Bino! Em vez de ir pelo lado mais fácil, gastando dinheiro para adquirir números, invista seu tempo, seu esforço e seu trabalho em conquistar fãs de verdade.

Os fãs autênticos, reais e de comportamento independente chegam à sua marca incentivados por objetivos reais de negócio. Nesse tipo de fã, nós encontramos legitimidade, evidências de afinidade, suporte de público, insights e possibilidades de retargeting.

Um fã legitimo tem mais chance de se tornar um cliente do que alguém que só interagiu com a sua página “por interagir”.

Uma saída para o dilema

Uma dica que podemos te dar é: priorize quem se envolveu há menos tempo com a sua página. Uma pessoa que curtiu a sua fanpage três anos atrás mudou de perfil, mudou as prioridades.

Inclusive, isso é o que estamos fazendo no nosso negócio. Nós estamos anunciando para quem envolveu com a nossa página no Facebook nos últimos 90 dias.

Fazemos isso para atingirmos um público ativo, que está engajando, que está interessado em nosso conteúdo. Dessa forma, somos mais assertivos na segmentação e evitamos entregar o conteúdo para pessoas que curtiram nossa página há bastante tempo e não demostra mais tanto interesse no que estamos entregando.

Veja como fazemos para definir esse público personalizado:

  1. No gerenciador, acesse a opção Públicos;
    Por que comprar fãs no Facebook pode ser uma furada
  2. Vá em “Criar públicos” > “Público Personalizado”;
    Por que comprar fãs no Facebook pode ser uma furada
  3. Escolha a opção “Envolvimento no Facebook” > “Página” > Crie o público personalizado. Nós definimos 90 dias de envolvimento porque, no nosso negócio, estamos sempre mostrando as novidades e atualizações das ferramentas;
    Por que comprar fãs no Facebook pode ser uma furada
  4. Em seguida, vá em “Criar campanha”;
    Por que comprar fãs no Facebook pode ser uma furada
  5. Escolha “Criar conjunto de anúncios”;
    Por que comprar fãs no Facebook pode ser uma furada
  6. Em “Públicos Personalizados”, selecione esse que acabou de criar e monte seus conjuntos.
    Por que comprar fãs no Facebook pode ser uma furada

Quer mais um exemplo de situações em que vale a pena criar um público dessa maneira? Pense em uma página sobre fraldas. Há três anos, uma jovem mamãe curtiu a página para ficar por dentro do assunto, já que tem um recém-nascido em casa. Três anos depois, essa criança nem deve mais usar fraldas… O objetivo da mãe agora é outro.

É dessa forma que você deve pensar também com seus clientes. Pense em formas de impactar quem se envolveu há menos tempo e faça campanhas de retargeting para chamar a atenção da audiência mais antiga.

5 motivos para não comprar fãs no Facebook

Para fechar de uma forma bem didática e te ajudar a gravar bem esse assunto, fizemos um resuminho com os cinco motivos que provam que comprar likes na sua página do Facebook não vale a pena:

  1. Você só compra um número e não engajamento ou um possível cliente;
  2. Seu estudo de persona é afetado, pois esses novos seguidores não são seu público;
  3. O algoritmo de anúncios pode entregar seus anúncios para um clicador;
  4. Você perde legitimidade com os seus fãs. Se um novo seguidor chega à sua página e percebe essa “estratégia” de compra de likes, você queima seu filme;
  5. Você não vai vender! É dinheiro jogado fora, porque esse “novo seguidor” não tem interesse no seu produto.

Não vá pelo lado mais fácil! Invista seus esforços em captar fãs autênticos. Abuse das opções de segmentação, de criação de públicos personalizados e semelhantes para atingir quem realmente vai se interessar pelo seu produto.

Melhores likes são muito melhor do que quantidade. Qualidade acima de tudo para extrair o melhor para seu negócio. Lembre sempre que um fã autêntico engaja MUITO mais!

CONTINUE NO BLOG

Se comprar fãs no Facebook é uma furada, você deve usar outras estratégias para se dar bem e alavancar seu negócio.

Durante muito tempo, nós analisamos ações que geraram bons resultados e compilamos tudo em um artigo que você confere logo abaixo.

Leia as táticas que usamos no nosso negócio e que podem trazer bons resultados para você:

5 TÁTICAS PODEROSAS PARA BOMBAR A SUA PÁGINA NO FACEBOOK

QUER MAIS?

Já imaginou ter mais informações exclusivas e totalmente gratuitas sobre esse assunto?

É só baixar AGORA o material abaixo, aplicar no seu negócio e bombar as suas redes sociais.

Aprofunde os seus conhecimentos com o meu material que é 100% gratuito. Baixe já:

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook | Instagram

Como desativar o Facebook temporariamente?

Como desativar o Facebook temporariamente?

Está precisando de um tempo longe das redes sociais mas não sabe como desativar o Facebook temporariamente? Fique com a gente até o final desse post e confira o passo a passo para desativar sua conta. O Facebook é uma das maiores redes sociais. Apesar de não estar...

Como excluir o Facebook pelo celular?

Como excluir o Facebook pelo celular?

O Facebook é uma das principais redes sociais do mercado. Mas sabia que tem como excluir o Facebook pelo celular? Caso você queira se desfazer da sua conta por algum motivo, é só seguir nosso tutorial para saber como excluir o Facebook pelo celular.  Além de excluir o...

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

O Facebook Business Suite é uma ferramenta gratuita que permite administrar as contas do Facebook do Instagram, e do Messenger em apenas um único lugar. Dessa forma, você consegue economizar tempo e fazer a conexão com mais usuários sem muito esforço.    Nele, você...

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

Você sabe como programar publicações no Facebook? Se você cuida de uma página na rede social, ou se utiliza muito a plataforma como uma forma de negócio, deve saber que o tempo é um dos fatores mais importantes e um dos que mais vai influenciar o alcance que terá o...

Como entrar no Facebook sem senha?

Como entrar no Facebook sem senha?

Quanto mais praticidade durante as tarefas, mais o seu dia vai render. Se você trabalha em frente ao computador, saber alguns atalhos do teclado pode melhorar o seu rendimento. Além disso, já deixar suas senhas salvas nos navegadores pode aumentar ainda mais o seu...

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Com a digitalização dos bancos e dos métodos de pagamento, as pessoas buscam cada vez mais formas práticas e seguras de quitar suas dívidas. E uma dessas novas alternativas é o Facebook Pay. Após o surgimento dos aplicativos de banco e até mesmo dos bancos digitais...

O que é Facebook Gaming e como usar?

O que é Facebook Gaming e como usar?

Você conhece a ferramenta do Facebook Gaming na rede social? Ela foi lançada em 2018 no Brasil com o objetivo de ser uma concorrente direta para serviços streamer como Twitch e YouTube Gaming. Em resumo, o Facebook Gaming é uma plataforma de transmissão ao vivo de...

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Quando começamos a anunciar, geralmente a insegurança faz com que o famoso "branco" apareça na hora de criar um anúncio. É justamente para ajudar neste problema que a biblioteca de anúncios do Facebook pode ser sua maior aliada.  Confira a seguir como usar a...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest