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Público personalizado de envolvimento: como usá-lo na segmentação de anúncios no Facebook e Instagram

por | set 10, 2018 | Facebook, Instagram | 12 Comentários

Você sente dificuldade em encontrar o público ideal em seus anúncios? Gostaria de ter mais ideias para direcioná-los? Muita gente não sabe, mas o Facebook disponibiliza para os anunciantes, a possibilidade de gerar público personalizado de envolvimento para a criação de anúncios dentro da plataforma.

Mas, de que forma isso pode ajudar a sua empresa? É simples! Com os públicos de envolvimento, você pode alcançar de maneira efetiva o seu público-alvo. Isso porque, é possível direcionar seus anúncios para os usuários que, de alguma forma, se envolveram com sua página no Facebook ou perfil comercial no Instagram.

Caso alguém tenha interagido com seu conteúdo, seja pelo Facebook, seja pelo Instagram, passa a fazer parte do seu público personalizado de envolvimento.

Por que criar o público personalizado de envolvimento?

O bacana dessa funcionalidade é que seu anúncio aparece para usuários que, de alguma maneira, se interessaram pelas suas postagens, o que o torna mais suscetível a conversão, visto que já passaram pela fase de conhecimento da marca.

O envolvimento é mensurado pelo Facebook de diversas formas. Pode ser caracterizado pela visualização de vídeos, pelo cadastro em algum formulário disponibilizado ou quando o usuário tenha realizado alguma outra ação dentro do Facebook ou Instagram, como clicar em seu conteúdo, por exemplo.

Além disso, esse grupo é atualizado automaticamente pela plataforma. Portanto, quanto mais pessoas interagirem com suas postagens, maior será seu público personalizado de envolvimento.

Sendo assim, vale lembrar que quanto mais você investir em postagens interessantes para gerar engajamento, maior será a oportunidade de entregar anúncios para pessoas realmente interessadas no seu negócio.

Para facilitar, vamos supor que você postou um vídeo falando sobre um novo produto que sua loja vende. Você consegue, usando esse recurso, segmentar um anúncio apenas para quem viu, pelo menos, a metade desse vídeo.

Como criar o público personalizado de envolvimento?

1. O primeiro passo é entrar no Gerenciador de Anúncios e acessar o menu de públicos, disponível em ativos. Veja a seguir:

Públicos personalizados de envolvimento: como usá-los na segmentação de anúncios no Facebook e Instagram

2. Na sequência, selecione criar público e público personalizado.

Você também pode selecionar um ou diversos vídeos que foram postados na sua página do Facebook, seu perfil do Instagram e até vídeos que já foram usados em anúncios ou Stories.

3. Após essa etapa, você terá as seguintes opções:

  • Arquivo de clientes;
  • Tráfego do site;
  • Atividade em aplicativos;
  • Atividade offline;
  • Envolvimento.

Públicos personalizados de envolvimento: como usá-los na segmentação de anúncios no Facebook e Instagram

4. Escolhida a opção de envolvimento, você será direcionado a selecionar o envolvimento que deseja utilizar em seu anúncio:

  • Vídeo;
  • Formulário de cadastro;
  • Experiência em tela cheia;
  • Página do Facebook;
  • Perfil Comercial do Instagram;
  • Evento.

Públicos personalizados de envolvimento: como usá-los na segmentação de anúncios no Facebook e Instagram

A seguir você terá mais detalhes de cada uma das opções.

Vídeo

Na opção vídeo, como o próprio nome sugere, você tem a possibilidade de criar um público com os usuários que visualizaram seus vídeos, tanto no Facebook, como no Instagram. Essa escolha permite diversas situações.

Desde usuários que visualizaram 3 segundos de seu vídeo, até pessoas que assistiram 95%, como pode ser visto a seguir:

Públicos personalizados de envolvimento: como usá-los na segmentação de anúncios no Facebook e Instagram

Você também pode selecionar um ou diversos vídeos que foram postados na sua página do Facebook, seu perfil do Instagram e até vídeos que já foram usados em anúncios ou Stories.

Públicos personalizados de envolvimento: como usá-los na segmentação de anúncios no Facebook e Instagram

Logo abaixo, você escolhe qual o período que o usuário permanecerá como seu público, sendo de 1 até 365 dias. Após esse prazo, a pessoa deixa de fazer parte do grupo, a menos que se envolva novamente com seu vídeo.

Públicos personalizados de envolvimento: como usá-los na segmentação de anúncios no Facebook e Instagram

Além da plataforma possibilitar a descrição desse grupo, é possível nomear o público para que fique de fácil identificação para anúncios posteriores. Mas não é obrigatório.

Formulário de cadastro

Com o público personalizado de envolvimento, ainda é possível criar um grupo de usuários que engajaram com sua empresa por meio de um dos seus formulários.

Uma ferramenta que pode te auxiliar a capturar cadastros é o Facebook Lead Ads. Saiba mais detalhes sobre esse recurso aqui.

Nessa modalidade, você pode escolher se o usuário fez uma ou todas as opções escolhidas por você.

Públicos personalizados de envolvimento: como usá-los na segmentação de anúncios no Facebook e Instagram

Entre os critérios disponíveis, você pode escolher:

  • Qualquer pessoa que abriu esse formulário;
  • Pessoas que abriram, mas não enviaram o formulário;
  • Pessoas que abriram e enviaram o formulário.

Públicos personalizados de envolvimento: como usá-los na segmentação de anúncios no Facebook e Instagram

Além disso, você pode escolher um formulário em específico ou selecionar todos os formulários disponibilizados pela sua empresa.

Assim como nos vídeos, é possível delimitar o tempo em que o usuário participará do grupo, sendo de 1 a 90 dias. Após esse período, a pessoa deixa de fazer parte do seu público, a menos que se envolva novamente.

E lembre-se: nomeie seu público para que possa ser localizado com facilidade.

Experiência em tela cheia

O Canvas ou experiência em tela cheia, diz respeito aos usuários que clicaram em seu conteúdo para que fosse visualizado em toda a tela. Essa opção só está disponível para dispositivos móveis.

Veja como você pode utilizar o Canvas dentro do seu negócio.

Assim como na opção anterior, escolha entre usuários que fizeram uma das opções delimitados ou todas elas.

Você pode escolher entre usuários que abriram o post ou que, após abrirem, clicaram em algum link disponibilizado.

Públicos personalizados de envolvimento: como usá-los na segmentação de anúncios no Facebook e Instagram

O público também precisa ser delimitado pelo tempo, estando presente no grupo de 1 até 365 dias.

Página do Facebook

A criação do público pelo engajamento na página do Facebook permite que se escolha algumas opções, sendo elas:

  • Todos que se envolveram com sua Página: inclui qualquer usuário que tenha visitado sua página ou se engajado com seu conteúdo, inclusive pelo Messenger;
  • Qualquer pessoa que visitou sua Página: qualquer usuário que tenha visitado sua página, independente das ações que realizaram após a visita;
  • Pessoas que se envolveram com qualquer publicação: inclui os usuários que se envolveram com publicações ou anúncios da página, ou seja, curtiram ou tiveram alguma reação, comentaram, compartilharam, clicaram em links ou passaram para a próxima foto (no caso de carrossel);
  • Pessoas que clicaram em qualquer botão de chamada para ação: são os usuários que clicaram em botões de CTA (call to action) disponíveis em sua página;
  • Pessoas que enviaram uma mensagem para a sua Página: são os usuários que, exclusivamente, enviaram alguma mensagem para a sua página;
  • Pessoas que salvaram sua página ou qualquer publicação da sua página: esse grupo se limita a usuários que salvaram a sua página ou alguma publicação contida nela.

Veja para facilitar:

Públicos personalizados de envolvimento: como usá-los na segmentação de anúncios no Facebook e Instagram

Assim como nos casos anteriores, você deve selecionar um período de 1 a 365 dias, bem como nomear seu público.

O único detalhe nessa opção é que apenas se pode incluir sua página como um todo e não se limitar a uma publicação, botão ou mensagem em específico.

Perfil Comercial do Instagram

A escolha do público engajado pelo perfil comercial do Instagram permite que se escolha algumas opções delimitadas a situações que ocorreram em seu perfil do Instagram, sendo elas:

  • Todas as pessoas que se envolveram com seu negócio: os usuários que se envolveram com o conteúdo e anúncios feitos pelo seu perfil comercial do Instagram, independente se ocorreu no feed ou dentro do próprio perfil;
  • Qualquer pessoa que visitou seu perfil comercial: os usuários que visitaram seu perfil, independentemente da ação que realizaram após a visita;
  • Pessoas que se envolveram com qualquer publicação ou anúncio: usuários se que envolveram com alguma de suas publicações ou anúncios, seja pelo seu perfil ou no feed delas. Portanto, curtiram, comentaram, salvaram, deslizaram para visualizar as fotos de um carrossel, clicaram em CTAs ou compartilharam algum post por direct;
  • Pessoas que enviaram uma mensagem para o perfil do seu negócio: engloba os perfis que enviaram directs para o seu instagram;
  • Pessoas que salvaram qualquer publicação ou anúncio: são os usuários que salvaram uma de suas publicações ou anúncios.

Públicos personalizados de envolvimento: como usá-los na segmentação de anúncios no Facebook e Instagram

Assim como no caso anterior, essa opção apenas permite selecionar uma conta comercial do Instagram e não um post em específico ou algum botão.

Lembre-se de definir por quanto tempo o perfil do usuário fica disponível dentro do seu público, sendo entre 1 e 365 dias.

Se você ainda não tem um perfil comercial no Instagram aprenda neste passo a passo como criar a sua conta já. E aproveite para aprender a anunciar com o seu Stories.

Evento

Essa opção diz respeito ao grupo de usuários que reagiram a um dos eventos criados pela sua página. Aqui, o seu grupo será composto por usuários que escolheram apenas um dos critérios selecionados ou todos os critérios selecionados.

Você também pode delimitar diversas ações que esse usuário pode ter realizado a partir de certo evento, como:

  • Pessoas que responderam seu evento como vou ou tenho interesse: qualquer usuário que tenha demonstrado interesse ou respondido como ‘vou’ ao evento;
  • Pessoas que responderam seu evento como vou: apenas usuários que tenham respondido ‘vou’ ao evento;
  • Pessoas que responderam seu evento como tenho interesse: somente pessoas que tenham respondido ‘tenho interesse’ no evento;
  • Pessoas que visitaram a página do seu evento: usuários que visitaram a página de seu evento apenas, independente da ação que realizaram após a visita;
  • Pessoas que se engajaram ao evento: são os usuários que curtiram ou reagiram, comentaram ou compartilharam algum de seus eventos;
  • Pessoas que tenham se direcionado a compra de ingressos: qualquer usuário que visitou a página de vendas do seu evento, independentemente de ter finalizado (ou não) a compra;
  • Pessoas que tenham comprado ingressos: apenas usuários que compraram ingresso a partir do seu evento;
  • Pessoas que entraram para a compra, mas não finalizaram: somente usuários que não finalizaram a compra na página.

Públicos personalizados de envolvimento: como usá-los na segmentação de anúncios no Facebook e Instagram

Lembrando que você pode delimitar se quer criar um grupo com apenas usuários que reagiram a um evento específico ou a todos os eventos que se derivaram de sua página. Assim como as situações anteriores, o tempo máximo permitido é de 365 dias.

Será que devo usar o público personalizado de envolvimento?

Essa funcionalidade é muito interessante, mas lembre-se:, ela é derivada do público que já se envolveu com a sua página. Se seu envolvimento ainda é pequeno, talvez não seja muito interessante o investimento, já que não será entregue a tantas pessoas.

Uma dica é criar públicos semelhantes, onde o Facebook encontra usuários parecidos com os que já interagiram com a sua página.

Dica de ouro: a grande sacada aqui é que esse público já te conhece, então a chance de converter é muito maior do que usuários que nunca te viram.

CONTINUE NO BLOG

Agora que você já sabe como criar o público personalizado de envolvimento, pode começar a usar esse recurso em seu negócio. Mas não esqueça: é importante já ter um número razoável de usuários que se envolveram com sua empresa.

Como dissemos, caso seu público seja pequeno, talvez ainda não seja interessante criar um grupo personalizado de envolvimento. Mas, o Facebook disponibiliza perfis semelhantes com os que você já possui. O que pode ser uma opção para incrementar seu público.

Como criar vários públicos semelhantes no Facebook de uma só vez

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

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Entidades: Facebook | Instagram

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12 Comentários

  1. Marcio

    olá! Muito bacana seu trabalho…..ainda vou ser seu aluno assim que puder ! Muiiiito conteúdo para assimilar ! se puder colaborar com uma dúvida , vou comentar aqui ok….na minha fanpage em GERENCIE o instagram no Facebook , tem um campo onde posso integram o meu instagram , porém quando adiciono só aparece mensagem de erro como se estivesse errado o nome de usuário ou inexistente ……o que devo fazer ?

    Responder
    • Andressa Elesbão

      Oi, Marcio.
      Se as informações do seu Instagram estão corretas (usuário e senha), o ideal é que você entre em contato com o suporte do Facebook.
      Abraços, #EquipeCP

      Responder
  2. Elaiine

    Olá gostaria de mais detalhes sobre o Instagram e como escolher o público engajado no meubinsta q já é comercial .

    Responder
  3. Geovana dos Santos Teixeira

    Bom dia!

    Não consigo mais encontrar esse opção envolvimento na segmentação personalizada. Pode me ajudar?

    Responder
    • Glaucia Périco

      Oi, Geovana
      Você conseguia trabalhar dessa forma antes? Pode dar mais detalhes
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  4. sandra Fransolin

    Acredito que a versão do face esta mais atualizada, os caminhos foram mais curto, mas acredito ter dado certo.
    grata

    Responder
    • Camila Porto

      Oi, Sandra
      Obrigada pelo feedback
      Vamos verificar a necessidade de atualização
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  5. Gil

    Camila, consigo criar um público que “clicou no link”?!
    Não tenho site; uso o link de “WhatsApp” para o direcionamento. Daí vejo que tem muitos cliques, mas às vezes não chamam no Whats. Daí eu criaria um público de pessoas que clicaram no link. E reavaliaria, porque não deram nem um “Oi”. rs

    Responder
  6. Gil

    Camila, consigo criar um público que “clicou no link”?!
    Não tenho site; uso o link de “WhatsApp” para o direcionamento. Daí vejo que tem muitos cliques, mas às vezes não chamam no Whats. Daí eu criaria um público de pessoas que clicaram no link. E reavaliaria, porque não deram nem um “Oi”. rs

    Responder
    • Camila Porto

      Oi, Gil
      Teria que ser o público que interagiu com a sua publicação.
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  7. pia de latão

    Obrigado por compartilhar isso. eu retornarei

    Responder

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