Como usar o Google Classroom?

por | abr 25, 2021 | Google | 0 Comentários

Saber como usar o Google Classroom é uma das formas de lidar com as dificuldades impostas pela pandemia. As instituições de ensino precisaram recorrer a outras formas de educação caso quisessem continuar com o seu ano letivo em andamento. Muitos locais utilizaram suas próprias plataformas para ministrar aulas, disponibilizar as atividades e conteúdos. Mas outros usaram o que já estava disponível no mercado, alguns locais, inclusive, cancelaram o ano letivo.

As aulas à distância poderiam ser disponibilizadas através do YouTube como vídeos gravados e editados. Mas a opção do ao vivo também possui presença forte, podendo ter as aulas ministradas online e ao vivo em ferramentas de videochamadas como o Zoom e o Google Meet. 

Saiba mais: Google Meet: 3 formas de fazer reuniões online gratuitas

Agora, uma ferramenta não tão utilizada anteriormente, mas que tem enorme potencial de ajudar no ensino à distância é a Google Classroom, ou Google Sala de Aula. Inclusive, a rede de ensino público passou a utilizá-la para continuar com suas aulas. Essa é uma ferramenta gratuita para auxiliar, tanto alunos como professores, em aulas online. Ela foi lançada em 2014 e na pandemia da Covid-19, o Google Classroom passou a ser mais utilizado. 

No sistema, os professores podem disponibilizar as atividades e trabalhos para seus alunos. A ferramenta também permite que o professor confira se os alunos que fizeram o que foi pedido. Sempre que um novo conteúdo, trabalho ou exercício for disponibilizado pelo professor, o aluno recebe uma notificação. O Google Classroom pode ser acessado tanto pelo computador como pelo celular através do aplicativo. Ele está disponível para aparelhos Android e iOS.

Você sabe como usar o Google Classroom – Google Sala de Aula? Caso não saiba, venha descobrir:

Saiba mais: Aulas online: Como se organizar? 5 dicas para manter o foco

Como usar o Google Classroom Professor

Você é professor e não sabe como começar a utilizar a plataforma? Bem, veja a seguir algumas maneiras de como usar o Google Classroom como professor:

Passo 1. Você precisa ter uma conta no Gmail para acessar a ferramenta. Caso não tenha, será necessário criar uma.

Passo 2. Acesse o Classroom através de seu celular ou computador e faça o login com sua conta do Gmail, digitando o email e a senha do mesmo. 

Passo 3. Caso você seja professor de alguma instituição de ensino ou diretor, poderá clicar na opção de criar a turma (+) no canto superior direito. Com isso, você poderá nomear a mesma, definir o assunto e até inserir a numeração da sala. 

Passos de como usar o Google Classroom

Imagem: Canal do Educador – Brasil Escola

Passo 4. Para convidar os alunos para a turma criada, como responsável pela sala, você precisará enviar um convite no email dos alunos ou o código para que eles possam acessar. Você pode conseguir o código nas configurações da turma. Agora, caso queira enviar o convite por email, clique na guia “Pessoas”.

Veja os detalhes de como usar o Google Classroom

Imagem: Canal do Educador – Brasil Escola

Saiba mais: Brainly: O que é e como usar?

Como usar o mural do Google Classroom?

Como professor ou responsável por uma turma, você também poderá usar o “Mural” dentro de cada turma. Nele, você poderá colocar avisos para os alunos que participam da turma e até para outros professores que também estejam nela. Eles também poderão interagir com a mensagem. Você poderá inserir arquivos e links neste mural, e até selecionar somente um determinado grupo para visualizar as mesmas. Você também pode programar o envio das mensagens.

Vale destacar que a ferramenta do mural também poderá ser utilizada para que os alunos tirem dúvidas ou conversem com seus professores quando achar necessário. 

Mais um passo de como usar o Google Classroom

Imagem: Canal do Educador – Brasil Escola

Atividades

Essa talvez seja a parte mais importante dentro de uma turma no Google Classroom. Através deste local, os professores poderão compartilhar o conteúdo, atividades e trabalhos com os membros de cada turma. Poderão ser disponibilizados anexos, perguntas, testes com formulários do Google, data de entrega, nota de cada aluno e tópicos.

Saiba mais: Como criar quizzes?

O Google Classroom também possui um calendário compartilhado com os membros das turmas. Assim, ao disponibilizar uma atividade, ela será adicionada neste calendário de forma automática. Também será possível acompanhar o progresso de cada aluno, ver quantos entregaram e quantos não entregaram uma tarefa, por exemplo.

Para fazer isso, basta clicar na atividade solicitada. Abrindo a atividade de algum aluno que já entregou, clicando no nome dele, o professor poderá dar a nota e escrever seu feedback sobre o mesmo. As pastas das atividades serão criadas automaticamente no Google Drive dos participantes. 

Mais ume explicação de como usar o Google Classroom

Imagem: Tecnoblog

Pronto, como professor você já sabe as principais funções da ferramenta e como usar o Google Classroom.

Saiba mais: Brainly: O que é e como usar?

Como usar o Google Classroom aluno

Se você é um aluno e não sabe como usar a ferramenta para estudar e participar das atividades, veja a seguir como usar o Google Classroom para alunos. Assim como o professor, você também precisará ter uma conta no Gmail para acessar a plataforma. Você precisará ou do código da turma ou do convite por email do responsável.

Passo 1. Acesse o Google Classroom através do link: classroom.google.com

Passo 2. Usando seu email e senha, faça o login na sua conta Google.

Passo 3. Você precisará clicar em “Continuar” para configurar o Classroom na sua conta Google.

Passo 4. Selecione a opção “Sou aluno”. 

Passo 5. Você precisará clicar no sinal de (+) no canto superior direito.

Passo 6. Clique em “Participar de uma turma”.

Passo 7. Insira o código enviado pelo seu professor ou responsável pela turma.

Caso você não tenha recebido o código, provavelmente recebeu um convite para participar da turma em seu email. Basta clicar nele e você será encaminhado para a turma. Na página inicial, você terá disponível todas as turmas de que participa, basta clicar na que quer entrar.

Como usar o Google Classroom para os alunos

Imagem: Canal do Educador – Brasil Escola

O que o aluno pode fazer no Google Classroom?

Como aluno, você não terá tanta liberdade na turma como o seu professor, logicamente seu perfil será bem mais limitado. Caso o professor não limite a função, os alunos poderão enviar mensagens e adicionar arquivos no mural da sala. 

Além disso, na parte de “Atividades”, você não poderá criar ou ver as atividades de outros alunos. Mas todos os materiais enviados pelo professor nessa seção poderão ser acessados. Seus trabalhos, perguntas, exercícios e provas, por exemplo, serão enviados para o professor nesta seção.

Como aluno, você não terá como ter acesso ao email de outros participantes da turma ou das ações administradas na mesma. Pronto, agora você já sabe como usar o Google Classroom como aluno.

E aí? Gostou de saber um pouco mais sobre o Google Classroom? Se você é professor ou aluno, compartilhe com a gente sua experiência nos comentários.

Continue no blog

Continua depois da publicidade
Como achar jogos escondidos do Google?

Como achar jogos escondidos do Google?

O Google possui diversas funcionalidades como o Google Earth, Google Maps, Google Translate e diversas outras. Mas você sabia que também existem jogos disponíveis? Exatamente, e neste post vamos te ensinar como encontrar jogos escondidos do Google. Acredite, alguns...

Google Meu Negócio: o que é e 4 motivos para começar a usar

Google Meu Negócio: o que é e 4 motivos para começar a usar

Você com certeza já utilizou o Google para procurar mais informações sobre alguma loja ou empresa em que estava interessado, não é mesmo? Seja para encontrar o telefone ou até mesmo o endereço de algum estabelecimento, é comum recorrermos ao buscador para isso. Por...

Por que você deve começar a usar o Google AMP AGORA

Você já ouviu falar do Google AMP? AMP é a sigla para Accelerated Mobile Pages e este é um dos recursos mais importantes do Google para sites que desejam um carregamento mais rápido e um melhor ranqueamento no portal de buscas quando o assunto é mobile. O mobile...

Google lança calculadora para o valor do mobile no Marketing

Diariamente vemos a importância do mobile para o marketing. É inegável sua importância e a Google sabe disso. Podemos voltar e lembrar do ZMOT, ou Zero Moment of Truth, conteúdo produzido pela Google para mostrar as novas facetas do consumidor, munido de tecnologia e...

Google cria serviço para pesquisas de mercado segmentadas

Que tal fazer uma pesquisa de mercado para conhecer a viabilidade de algum serviço ou produto, testar a aceitação de uma nova logo, novo sabor ou aparência de um produto? Você pode contratar uma empresa (que cobrará caro) para realizar a pesquisa ou usar o Google...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest