Como ter uma vida saudável? Essas 10 dicas vão te ajudar agora

por | nov 30, 2021 | Notícias | 0 Comentários

Como ter uma vida saudável é um questionamento comum para muitas pessoas que desejam dar adeus a velhos comportamentos e pretendem cultivar hábitos que possam melhorar sua qualidade de vida.

No entanto, você sabia que, diferente de boa parte senso comum, ter saúde não significa apenas estar livre de doenças?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a OMS, o termo é muito mais abrangente e designa “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

Desta forma, a resposta para como ter uma vida saudável envolve várias práticas que podem gerar bem estar em vários aspectos da sua vida, sejam eles voltados para o corpo, a mente, o trabalho, as relações e muitas outras aptidões que fazem parte de você.

Tendo isso em mente, separamos alguns elementos e dicas que serão extremamente importantes para você que quer saber como levar uma vida saudável e ter muitos benefícios com isso, saiba mais no artigo abaixo.

1. Como ter uma vida saudável? Crie uma rotina!

É comum que uma pessoa que tenha compromissos sinta, muitas vezes, reflexos de estresse e ansiedade que podem prejudicar o desenvolvimento de muitas atividades e atrapalhar o caminho até o objetivo desejado.

Se você também se encaixa nesse time, saiba que criar um planejamento pode te ajudar a visualizar seus afazeres de forma objetiva e te guiar para a resolução de cada uma de suas metas.

Com essa organização, os pensamentos conseguem se ordenar e você pode elencar suas prioridades. Para isso, uma das melhores opções é que você anote tudo o que precisar, seja à mão ou digitalmente.

Nos nossos artigos você pode encontrar 20 modelos de planners para imprimir e os 5 melhores aplicativos de agenda online grátis para te guiar!

2. Trabalhar sua saúde mental também faz parte de como ter uma vida saudável

Segundo o professor de Psicologia, Pedro Augusto Cruz, ao G1, a saúde da mente está “relacionada ao uso sadio de nossas faculdades mentais, de modo que não se encontrem em estado de passividade e nem de sobrecarga”.

A ausência de saúde mental pode ser associada com problemas como o estresse, a ansiedade, depressão, síndrome de burnout e muitos outros.

Desta forma, esse cuidado é fundamental para ter uma vida com saúde pois, é através dele que conseguiremos atravessar situações negativas e de desconforto de forma equilibrada.

Ainda de acordo com Cruz, o trabalho com a saúde mental é algo que deve ser constante e pode ser exercitado de algumas maneiras:

– Se liberte de culpas: reflita sobre as coisas que estão em seu alcance;
– Não se limite a obstáculos: se disponha a enfrentar barreiras e acredite em sua capacidade de vencê-las;
– Atente-se para o autocuidado: seja gentil consigo e trabalhe seu próprio bem estar;
– Procure ajuda profissional: a terapia não é motivo para vergonha e irá te ajudar, esteja aberto a possibilidades.

A clínica de psicologia Eurekka possui publicações explicativas de forma didática em seu perfil no Instagram (@eurekka). Nele você também pode encontrar dicas de como trabalhar a sua saúde mental de forma didática e explicativa.

3. Pratique exercícios físicos

Fazer atividade física nem sempre está entre as práticas preferidas da galera, não é mesmo? Ainda assim, os exercícios físicos são imprescindíveis para a saúde.

De acordo com a BBC, a realização de exercícios “aumenta as sinapses, cria mais conexões dentro do cérebro e ajuda na formação de células extras” sendo benéfica para o cérebro.

Além disso, outros benefícios também estão associados à prática de exercícios:

– Combate à obesidade;
– Melhora da pressão arterial;
– Controle da glicemia;
– Fortalecimento dos ossos e articulações;
– Aumento da força muscular;
– Aumento da resistência muscular;
– Promove a sensação de bem estar;
– Diminuição do estresse;
– Combate a ansiedade e depressão;
– Fortalecimento do sistema imunológico.

Antes de começar com exercícios de alta intensidade, realize exames médicos para verificar seu estado geral de saúde e outros pontos importantes como a frequência cardíaca e articulações.

No começo, você também pode apostar em atividades menos complexas como uma caminhada, dança e alongamento. Neste artigo, você encontra 16 canais online para praticar Yoga caso queira dar início com algo mais tranquilo.

Posteriormente, em casos como musculação, crossfit e outros esportes, não se esqueça de procurar ajuda profissional.

Apesar de parecer difícil o ponta pé inicial, principalmente para pessoas sedentárias, é importante que você não desista!

4. Tenha uma alimentação equilibrada

Investir em uma dieta equilibrada é essencial para manter a saúde em dia! Esqueça as dietas mirabolantes e restritivas e comece com uma boa reeducação alimentar.

Entre os proveitos estão a melhora no sistema imunológico, a prevenção contra o envelhecimento precoce, aumenta a disposição, auxilia no processo digestivo e evita outras doenças.

Consumir alimentos ricos em vitaminas e confiar na variedade trará bons resultados sem deixar o seu cardápio limitado, trazendo mais chances de você continuar em frente, afinal, se alimentar também é uma forma de prazer.

5. Valorize horas de sono

Dormir é uma necessidade fisiológica do ser humano que também faz parte da rotina de quem deseja ter uma vida mais saudável.

Conforme cita o artigo da farmacêutica Pfizer, “é durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas”.

Por isso, é importante estar atento a quantidade de horas e na qualidade do sono.

Caso você tenha dificuldade em pegar no sono, veja nosso artigo sobre 11 aplicativos e dicas para dormir mais rápido.

Confira o infográfico de horas de sono recomendadas produzido pela National Sleep Foundation:

Como ter uma vida saudável? Essas 10 dicas vão te ajudar agora

6. Invista em lazer

Além de ser um direito garantido pela Constituição Federal de 1988, o lazer é fundamental para o bem-estar e para a saúde.

É por meio desse tempo que você pode renovar as energias, praticar atividades que trazem satisfação, espairecer e pensar em novas ideias.

Veja vídeos, assista filmes e séries, fotografe, leia um livro, faça passeios, piqueniques e caminhadas. Todas essas práticas podem ajuda-lo a ter momentos descontraídos com menos preocupações.

Não pense que o lazer significa estar ocioso! A felicidade também está atrelada em como ter uma vida saudável.

7. Mantenha seus exames em dias

Os exames preventivos são essenciais para detectar possíveis doenças. Não espere o sinal vermelho para buscar ajuda profissional, muitos problemas são detectáveis e tratáveis ainda no começo.

Grande parte das enfermidades podem ser identificadas em um check up de rotina, por tanto, é sempre bom acompanhar o desenvolvimento do seu corpo.

Outro aspecto importante para sempre ter o exame médico no radar é o fator genético: doenças como o câncer de mama e o câncer de próstata, por exemplo, requer um pouco mais de atenção.

Ter um familiar passou pela doença não significa, necessariamente, que você terá. No entanto, o risco de desenvolvimento deste tipo cancerígeno é, de certa forma, maior que em outras pessoas.

Desta forma, através da prevenção, é possível iniciar o tratamento ainda no começo e elevar as chances de cura.

8. Beber bastante água também faz parte de como ter uma vida saudável

Beber água pode ser um desafio para muitas pessoas, mas é ela que regula a temperatura do corpo, auxilia no metabolismo, protege os órgão do nosso corpo, hidrata e mantém todas as nossas funções vitais.

A desidratação, por outro lado, é capaz de causar a diminuição da função cognitiva, mal-estar, cansaço, dores de cabeças e, em casos mais graves, levar até a morte.

Confira na tabela abaixo a recomendação de ingestão de água feita pelo Institute of Medicine (IOM):

Como ter uma vida saudável? Essas 10 dicas vão te ajudar agora

Caso você também tenha resistência em beber água a não ser que sinta sede, saiba que alguns aplicativos disponíveis na Google Play podem te ajudar a lembrar e controlar a ingestão do líquido poderoso:

Como ter uma vida saudável? Essas 10 dicas vão te ajudar agora

9. Como ter uma vida saudável? Leia notícias positivas

É isso mesmo! Os noticiários estão cheios de notícias ruins todos os dias, não é mesmo? O fato curioso é que a forma com que lidamos com essas informações podem afetar nossa percepção e nossa saúde.

Por isso, a recomendação é que você entre em contato com mais notícias positivas.

De acordo com uma pesquisa realizada por pesquisadoras da Universidade de Southampton, localizada no Reino Unido, reproduzida pelo portal UOL, concluiu que “matérias jornalísticas com uma abordagem positiva ou construtiva geram motivação para realizar boas ações”.

Nas redes sociais, por exemplo, há perfis especializados em divulgar notícias de aquecer o coração e destinar ajuda à quem precisa, como o “Razões Para Acreditar (@razoesparaacreditar).

10. Entender sua vida financeira também faz parte de como ter uma vida saudável

Você já ficou apreensivo pensando nas contas a pagar? Saiba que isso é bastante comum e pode afetar a sua saúde.

De acordo com um artigo publicado pela Forbes, a falta de saúde financeira pode ser um indicativo para o desenvolvimento de depressão em muitas pessoas.

Entre os problemas associados à isso também estão alterações de humor, baixa produtividade, sono e ansiedade.

Para isso, o canal no YouTube “Me Poupe” traz dicas que vão te ajudar a recuperar essa vida financeira ou você também pode conferir 5 aplicativos que auxiliam no planejamento financeiro pessoal.

A célebre frase “Saúde Em Primeiro Lugar” deve ser sempre lembrada. Apesar das dificuldades que possam aparecer no caminha de uma vida mais saudável, o é importante começar e crias novos hábitos até que se tornem parte de você.

Continua depois da publicidade

Entidades: OMS

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Web Stories

Criptomoedas para 2022
Criptomoedas para 2022
Quais são as apostas do mercado?
Bolos Vulcão
Bolos Vulcão
As 7 melhores receitas do YouTube
Corretora de criptomoedas
Corretora de criptomoedas
as 10 melhores para investir
Descobrir senha de WiFi
Descobrir senha de WiFi
Confira os 10 melhores
Legendas para fotos Tumblr
Legendas para fotos Tumblr
As 175 mais incríveis para usar em seu perfil

Pin It on Pinterest

Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas Descobrir senha de WiFi Legendas para fotos Tumblr