Como simular financiamento de veículos online?

por | ago 30, 2021 | Compras | 0 Comentários

O desejo de adquirir o veículo próprio e dar adeus ao transporte público é o sonho de muitos brasileiros, mas o que complica são os valores desses automóveis.

Dessa forma, como juntar algumas dezenas de milhares para pagar o produto desse porte à vista pode ser uma tarefa muito difícil. O jeito é recorrer para o financiamento a longo prazo.

Então, se você está planejando pegar aquele carrão que sempre desejou ou aquela “motoca” linda e potente, antes de ir de fato comprar, é importante simular financiamento de veículos para já ter uma noção de quanto vai precisar desembolsar.

Neste post, você vai conferir simuladores de financiamento de veículos online e outras informações importantes para poder entender melhor como funciona os financiamentos, além de ficar por dentro do valor das taxas de juros cobrado pelos bancos.

Antes de ir para as indicações dos simuladores, saiba como funciona o financiamento de produtos comprados e parcelados utilizando uma instituição financeira.

Simular um financiamento de veículos no banco

O financiamento de produtos usando uma instituição financeira pode ser definido como uma espécie de empréstimo.

Isso significa que o banco passa o valor acordado da venda para o vendedor, que pode ser uma pessoa jurídica (PJ) ou física (PF).

De acordo com o contrato que firmaram, o banco vai receber o dinheiro de forma parcelada, só que com a inserção de juros do comprador.

Sendo assim, as condições do acordo vão variar conforme a política comercial do banco que você está usando para financiar o seu produto comprado parcelado.

Isso quer dizer que a quantidade de parcelas, o valor da taxa de juros, o percentual do automóvel financiado, entre outros aspectos do contrato, são definidos pela instituição financeira, sem ter intermediação da concessionária de veículos que vai fazer a comercialização, por exemplo.

Para quem busca fazer um financiamento a longo prazo, um dos itens mais importantes para dedicar atenção é a taxa de juros, seja mensal ou anual. Dessa forma, a simulação de financiamento online é uma boa ferramenta que pode dar uma dimensão de quanto vai sair o custo efetivo total do produto que pretende adquirir.

Veja, a seguir, o que você precisa para simular financiamento de veículos.

O que preciso para simular financiamento de veículos?

Há diversos sites que fazem simulação de veículos online. No geral, existe um padrão de informações necessárias para utilizar essas ferramentas.

Então, para usar as plataformas você só precisa dos seguintes dados:

  • Preço do automóvel (de acordo com o divulgado pela instituição financeira, montadora, concessionária, consórcio ou lugares desse segmento);
  • Quanto está disposto a pagar de entrada;
  • Valor da taxa de juros (conforme a especificação da instituição financeira, montadora, concessionária, consórcio ou lugares desse segmento);
  • Período que pretende fazer o financiamento.

Sobre a taxa de juros, confira os valores ofertados dos bancos mais tradicionais do país que disponibilizam acesso ao serviço de financiamento de veículos:

  • Banco do Brasil: juros a partir de 1,25% por mês;
  • Banco de Brasília (BRB): juros a partir de 1,31 por mês;
  • Banco Bradesco: juros a partir de 1,42% por mês;
  • Caixa Econômica Federal: juros a partir de 1,27% por mês;
  • Banco Santander: juros a partir de 1,53% por mês;
  • Banco Itaú: juros a partir de 1,48% por mês;
  • Banco Safra: juros a partir de 1,41% por mês.

Lembrando que esses valores são para pessoas físicas e simulados em agosto de 2021.

Você pode conferir a tabela completa da taxa de juros divulgada pelo Banco Central do Brasil.

Agora que você está por dentro de todos esses pontos iniciais que são importantes, veja, a seguir, ferramentas para simular financiamento de veículos online.

Como simular financiamento de veículos online?

Vale destacar que todas as simulações são gratuitas, podem ser feitas quantas vezes você quiser.

Mas em alguns casos é preciso usar dados pessoais, como o CPF e sua conta de e-mail. Além disso, é importante avisar que essas simulações é para te dar uma noção de quanto vai sair o seu financiamento, não é exatamente, ao pé de letra, o valor que será cobrado pelo banco.

Dito isso, veja os simuladores financiamento de veículos online:

1. Comparabem

Abrimos a lista com uma ótima plataforma, o Comparabem. Nela, além de poder simular o financiamento de veículos, você pode comparar os valores de empréstimos, depósitos, créditos, seguros e até preços de combustíveis.

Para você fazer a simulação do financiamento do veículo que pretende comprar, basta acessar o site do Comparabem, colocar as informações do automóvel e o único dado pessoal que precisa informar é o seu e-mail.

Dessa maneira, ao preencher os dados solicitados, você será direcionado para uma página que vai ser mostrado as opções disponíveis de financiamento, com informações como valor da parcela, a taxa de juros anual e o custo total.

Vejo o exemplo abaixo:

Simular financiamento de veículos - foto 1

Além do site, você pode usar os serviços do Comparebem em seus dispositivo móvel, baixando o aplicativo para Android ou iOS.

2. Banco BV

Antes de começar a falar desse simulador em específico, vale destacar que os bancos tradicionais disponibilizam essa ferramenta de simulação em seus devidos sites.

Sendo assim, para a progressão deste post será usado o simulador do Banco BV.

Ao contrário da plataforma anterior, neste caso será necessário fornecer algumas informações pessoais.

Dessa forma, usar o simulador de financiamento de veículo do Banco PV é muito simples e rápido. Então, para saber como utilizar a ferramenta, siga o tutorial abaixo:

Passo 1: Acesse o site do Banco BV;

Passo 2: Ao entrar na página, selecione o tipo de veículo que quer simular se é carro ou moto;

Passo 3: Um recurso bem legal é que você pode fazer a simulação de um modelo de carro que pretende comprar ou consultar a partir dos valores. Para este passo a passo, será escolhido a opção “Já sei o Veículo”;

Passo 4: Após ter escolhido as opções de sua preferência, agora preencha os dados do veículo que pretende comprar, como o ano de lançamento do automóvel, o estado que pretende licenciar, a marca, o modelo e a versão. Depois de colocar essas informações, vai aparecer o valor total do veículo e o valor de entrada;

Passo 5: Agora informe seu CPF, e-mail, o número do seu celular, escolha de quem pretende comprar o seu automóvel e leia os Termos de Uso e Política de Privacidade. Se concordar, preencha a caixinha e clique em “Ver Parcelas”;

Passo 6: Na página que se abriu, você poderá ajustar o valor de entrada e acompanhar o preço das mensalidades. Além disso, é possível salvar a simulação e/ou enviar para o seu e-mail.

Simular financiamento de veículos - foto 2

3. Finanças, Direito e Renda (FDR)

Agora, se você quer um simulador de financiamento de veículo que não precise informar nenhum dado pessoal, o site Finanças, Direito e Renda (FDR) é uma ótima opção.

Nessa plataforma, você só vai precisar colocar o valor do automóvel, quanto você vai dar de entrada, o preço da taxa de juros e o tempo de financiamento.

Depois de preencher todos os dados, basta clicar em “Calcular” que irá aparecer uma tabela com as informações da simulação.

Uma dica: fique atento se a caixa de colocar os dados da taxa de juros e o tempo de financiamento estão em meses ou anos.

Simular financiamento de veículos - foto 3

É importante deixar claro que o intuito de listar essas plataformas nesse tópico do conteúdo foi de diversificar o máximo possível uma ferramenta para outra, fugindo da repetição de serviços, já que há várias plataformas online que disponibilizam a simulação de financiamento.

Agora que você já sabe como simular financiamento de veículos, tem outros aspectos importantes que você precisa ficar antenado.

Sendo assim, confira logo abaixo informações relevantes que é preciso entender.

Como simular financiamento de veículos: pontos de atenção

Sobretudo, é importante ter em mente que o financiamento de veículos geralmente é um compromisso a longo prazo.

Assim, para não ter possíveis problemas é preciso entender algumas questões do parcelamento, como será mostrado a seguir.

Quais são as fases de um financiamento de veículo?

É importante destacar que os procedimentos para financiar um veículo podem variar de acordo com a instituição que você decidiu usar.

Existe algumas práticas que seguem uma sequência padrão, que é a análise de crédito ou a adição do crédito pré-aprovado.

A análise de crédito trata-se de uma pesquisa que a instituição financiadora faz com o intuito de avaliar quanto é possível oferecer de financiamento para o cliente utilizando como base alguns características, por exemplo, o score.

Dessa forma, clientes que possuem uma pontuação de score de crédito baixo podem receber pequenos valores aprovados e até mesmo ganhar uma resposta negativa na tentativa de financiamento.

Vale ressaltar que não há uma quantidade determinada de pontos para assegurar o financiamento.

O que se sabe é que é necessário ter um bom score. Sendo assim, pontuação superior a 700 pontos são consideras boas para garantir o financiamento.

Além do score, os bancos geralmente fazem as análises de aprovação de financiamento utilizando as seguintes características: análise de restrições, perfil de crédito, renda e análise documental.

Existem casos em que as pessoas que possuem a pontuação entre 400 e 700 conseguirem passar na análise, mas tiveram dificuldade em receber bons valores de financiamento.

Então, quem possuir o score abaixo de 400 dificilmente conseguirá a aprovação.

Isso ocorre devido ao sistema de acúmulo de pontos que leva em consideração aspectos que determinam para o banco se o cliente é um bom pagador ou não.

Para as instituições financeiras, quanto mais alto for o score, melhor vai ser o processo de aprovação do financiamento.

Então, o primeiro passo para tentar tirar um veículo é ter o nome limpo e um bom score.

Saiba Mais: Como aumentar o Score Serasa: 5 dicas infalíveis

Agora, se a pessoa já for usuária do banco, ela já tem um valor de financiamento de crédito pré-aprovado, e mesmo que essa quantia não for o suficiente, é permitido pedir o aumento junto a instituição financeira.

Outro ponto importante é que, geralmente, os bancos não financiam 100% do preço do automóvel. Isso significa que é necessário pagar uma entrada e a quantia vai variar de instituição para instituição.

Caso você passe na análise, a próxima etapa é simples. Com tudo certo, agora é só levar até o banco os documentos necessários e alinhar alguns detalhes, como a data de pagamento das mensalidades.

Após isso, é só ir buscar o seu automóvel e aproveitar.

Mas antes de ir procurar uma instituição financeira, você sabia que existem dois tipos de financiamentos? Confira os detalhes de cada uma das modalidades abaixo.

Como simular financiamento de veículos: tipos de financiamento

Os bancos ofertam como serviço para os seus clientes dois tipos de financiamento: o Crédito Direito ao Consumidor (CDC) e o Leasing.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

O CDC ocorre quando o cliente pede um empréstimo à instituição financeira para comprar um carro, uma moto ou qualquer outro tipo de automóvel, e esse veículo fica com a posse do comprador, mas ligado com o banco.

Isso quer dizer que a pessoa que comprou não pode negociar o produto com terceiros antes de quitar todas as prestações.

Essa situação ocorre devido ao gravame, mas o que é isso?

O gravame é um registro do financiamento no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que coloca o banco como um componente interessado nas ações de propriedade do veículo.

Então, se o dono do veículo ainda não tiver quitado todas as parcelas, mas decide vender o automóvel, ele precisa utilizar parte do valor arrecado da venda para pagar o restante do financiamento.

Assim, o banco tem o período de até 10 dias para dar baixa no seu gravame. Após todo esse processo, o automóvel está apto a ser transferido de um dono para o outro sem restrições contratuais.

Entendido como funciona o Crédito Direto ao Consumidor, agora entenda a outra modalidade de financiamento logo em seguida.

Leasing

O financiamento Leasing pode ser definido como uma espécie de aluguel. Mas no final você pode ficar com o veículo ou não.

Isso quer dizer que a pessoa que optar por esse financiamento, o comprador vai precisar pagar um valor residual para dar baixa no gravame e adquirir a posse do automóvel ao final do plano de mensalidades.

Essa modalidade de financiamento é mais vantajosa para as pessoas que costumam fazer trocas de veículos frequentemente, como são os casos de vários motoristas de aplicativo.

Um detalhe: normalmente as prestações mensais no leasing são mais em conta do que o do CDC.

Como simular financiamento de veículos: Conclusão

Ter o seu veículo é muito bom e traz inúmeras comodidades.

Mas sempre tenha em mente que adquirir algo desse porte precisa de bastante planejamento, mesmo que você tenha um perfil econômico privilegiado.

Então, não deixe de estudar bastante as taxas de juros, as condições de financiamento e utilizar as ferramentas de simulação, pois hoje em dia você não precisa mais fazer o cálculo manualmente ou com auxilio de uma calculadora.

E, por fim, caso você tenha alguma dúvida, por exemplo, com taxa de juros, de quanto é necessário ter de salário líquido, fale com seu banco e esclareça todas as suas questões.

Esse tipo de dúvida não é algo benéfico e pode gerar desentendimento no futuro.

Então, com até dúvidas pequenas, você precisa saber o que está fazendo.

Continua depois da publicidade

Entidades:

Lalamove: vale a pena usar o rival do Rappi? Saiba tudo

Lalamove: vale a pena usar o rival do Rappi? Saiba tudo

Quem não gosta de uma comodidade, não é mesmo? E graças à internet as pessoas têm facilidades em comprar produtos sem precisar sair de casa, obter descontos em compras e muitas outras vantagens. Dessa maneira, não basta comprar um item de qualidade. A entrega também...

Polishop telefone e canais de atendimento: confira tudo aqui

Polishop telefone e canais de atendimento: confira tudo aqui

Você sabe qual é o Polishop telefone e todos os canais de comunicação da empresa? É sempre bom ter essas formas de contato ao seu alcance. Por isso, separamos o Polishop telefone e os canais de atendimento, mas antes de conferir, saiba mais sobre o que é a empresa....

Netshoes telefone e canais de contato: seja atendido rápido

Netshoes telefone e canais de contato: seja atendido rápido

Você sabe qual é o Netshoes telefone e as outras formas de entrar em contato com a empresa? Neste post separamos todos os canais de comunicação para entrar em contato com a Netshoes. Para quem não conhece, a Netshoes é uma das principais empresas brasileiras, focada...

AME Digital como funciona e usar para receber cashback?

AME Digital como funciona e usar para receber cashback?

Se você procura por detalhes sobre AME Digital como funciona, chegou ao lugar certo. A partir de agora, terá acesso a várias informações importantes.  O serviço, que está disponível no Google Play e na App Store, tem como uma das principais características o cashback,...

O que é Low Cost? Vale a pena viajar assim?

O que é Low Cost? Vale a pena viajar assim?

Low cost: Conheça a maneira de viajar e explorar o mundo, através de passagens aéreas por um valor mais em conta, que essas empresas são capazes de oferecer. Low cost (baixo custo) ou low fare (baixa tarifa) é um serviço que surgiu por volta de 1990 e foi adotado...

Presentes de amigo secreto: 58 ideias de até R$50

Presentes de amigo secreto: 58 ideias de até R$50

Nas festas de fim de ano, como Natal e Ano Novo, sempre surge aquela dúvida na hora de escolher os melhores presentes de amigo secreto. As brincadeiras surgem entre amigos, familiares e colegas de trabalho e nós sabemos que escolher o presente ideal não é uma missão...

Os 18 melhores seguro viagem para contratar online

Os 18 melhores seguro viagem para contratar online

Imprevistos estão quase sempre presentes em uma viagem, independente do quanto você se prepara para evitar maiores problemas e é nessas horas que o seguro viagem é essencial. Ao contratar um seguro viagem, você acaba garantindo uma forma eficiente e rápida para...

99pay boleto: como pagar boletos com cartão de crédito

99pay boleto: como pagar boletos com cartão de crédito

A tarefa de pagar boletos muitas vezes pode ser um processo demorado, burocrático e que exige uma locomoção da pessoa para conseguir pagar em lotéricas, dependendo de onde você mora. Mas você sabia que tem como pagar com o 99pay boleto sem sair de casa? O 99Pay...

InterCel: Como funciona a operadora de celular do banco Inter?

InterCel: Como funciona a operadora de celular do banco Inter?

Se você sempre usou as empresas tradicionais de operadoras de telefone, mas não está satisfeito com o serviço recebido, pode ser uma boa alternativa testar novas possibilidades de atividades que também prestam trabalhos de telecomunicações. E um caminho que pode ser...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest