Como ser um consultor de SEO?

por | maio 3, 2021 | Empreendedorismo | 0 Comentários

No texto de hoje vamos falar sobre como se tornar um consultor de SEO. Muitas empresas recorrem a esse serviço com o objetivo de otimizar seus investimentos em marketing digital. SEO (Search Engine Optimization), é a atividade de análise e avaliação, com o intuito de direcionar estratégias a criação e estrutura de um site, buscando otimizá-lo. 

Entre as principais vantagens em se contratar um serviço de SEO estão: aumentar as chances dos clientes encontrarem o seu negócio, aumento do tempo que o usuário passa em seu site, aumentando seu poder de convencimento e melhor aproveitamento dos investimentos em marketing. 

Se você está em busca de especialização no tema, para se tornar um consultor de SEO, vem com a gente que vamos detalhar tudo sobre esse mercado. 

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Consultor de SEO: Por que me tornar um profissional? 

Mais do que nunca, a internet é um mercado que movimenta muitas vendas ao longo do ano. Mesmo que uma empresa não tenha vendas on-line, ela ainda pode (e deve) usar o mundo virtual para se comunicar com seus clientes. 

Acontece que por ser uma área relativamente nova, se comparada a outras profissões, faltam profissionais com conhecimento sólido, especializado. Além disso, muitas empresas não possuem um consultor SEO. Nem mesmo sabem que precisam de um! Ou seja, há um mercado enorme a ser explorado. 

Outro ponto, é que um Consultor de SEO pode atuar em diversos tipos de empresas, de grandes a pequenas e diversos tipos de mercados, de moda a agropecuária. Afinal, seu conhecimento é muito atual e dinâmico. Essencial a qualquer negócio que esteja no mundo virtual.

Para concluir, podemos dizer que outro bom motivo para aprofundar seus conhecimentos em SEO, é que esse mercado ainda tem muito futuro pela frente, afinal, é improvável que iremos acabar com a internet nos próximos anos, não é mesmo? 

Consultor de SEO: Como atua esse profissional?

Como falamos lá no comecinho, um profissional SEO é principalmente conhecido por deixar seu site nas primeiras posições em pesquisas feitas em buscadores como o Google, por exemplo. Porém para que isso aconteça, ele precisa desenvolver várias estratégias e funções. 

Além de analisar o desempenho de seu site nas ferramentas de busca e apontar melhorias na otimização, esse profissional também fará a análise de sites dos concorrentes destacando seus pontos fortes e fracos para explorar com estratégias. 

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Outra atividade importante é a produção de conteúdo de relevância para seu público, com o objetivo de aumento do tráfego orgânico e redução dos custos com marketing digital. Isso é feito através da escolha de formatos, temas e materiais que melhor alcancem os resultados que sua empresa precisa. 

Uma tarefa pouco conhecida, mas executada pelo consultor SEO é link building, que consiste em formar estratégias, direcionando links para seu site e assim aumentando sua relevância nos sites de buscas. É sua atribuição também, fazer análise das métricas de SEO extraída de relatórios das ferramentas disponibilizadas. Acompanhar as atualizações dos algoritmos de motores de buscas.

Está nas suas atribuições, pesquisar keywords e monitorar a SERP ( resultado da lista de sites em uma pesquisa no Google, por exemplo), para monitorar palavras-chave que possam ser de interesse de sua marca. Para finalizar, destacamos a atividade de melhorias para contribuir com a leitura de crawlers, ou seja, robôs que indexam e fazem o ranking de páginas na internet.  

Consultor de SEO

Quais as opções de contratação de um Consultor de SEO? 

A forma para se contratar um consultor de SEO vai depender muito da realidade da empresa contratante. Para empresas grandes, com departamento de marketing estabelecido, que necessitam de dedicação exclusiva, a melhor forma seria a contratação de um colaborador direto. Pois nesse caso, o profissional precisa ter tempo disponível, integração com projetos e demais integrantes do time de marketing, para desempenhar um bom trabalho. 

Já para empresas menores que necessitam desses serviços, porém não possuem estrutura financeira para manter um profissional, existem outras opções. Um consultor SEO poderá oferecer seus serviços de forma freelancer, com uma consultoria especializada e fechar a cobrança por hora dedicada ou por projeto entregue. 

Há também a opção de contratar uma agência de marketing. As agências normalmente oferecem uma gama variada de profissionais da área, entre eles o consultor SEO. A empresa pode deixar sua página aos cuidados da agência e em conjunto, que irá elaborar uma estratégia para o alcance do objetivo de seu cliente. 

Como se tornar um Consultor de SEO?

Formação em marketing, publicidade e tecnologia da informação ajudam muito quem quer ser um profissional e prestar consultoria SEO. Além disso, cursos sobre produção de conteúdos, como copywriting, tornam o profissional de SEO mais bem preparado para elaborar estratégias eficazes. 

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No mercado há vários treinamentos para formação de SEO. Se você gosta muito de marketing digital, já tem meio caminho percorrido para se tornar um consultor de SEO. Porém, para engatar de vez nesse mercado, é preciso gostar também de lógica e programação. Isso será fundamental para análise dos algoritmos, sem falar que toda a atividade requer uso de tecnologias digitais.  

Logo, se você atende esses quesitos, o primeiro passo é buscar formação em SEO. Entretanto, você não irá aprender tudo apenas com um treinamento, muita coisa só será possível aprender na prática, através de testes, erros e acertos. 

Quanto ganha um Consultor de SEO

A média salarial de um profissional analista de SEO, funcionário exclusivo de uma organização ou agência no Brasil, é de R$ 2.993,00 reais. De acordo com dados do site Indeed Career. 

Já para quem quer ser um consultor independente, esse valor difere muito. Irá depender do tipo e complexidade de um projeto, horas dedicadas e tamanho das empresas contratantes. Para as empresas pequenas, normalmente as metas são mais modestas e fáceis de se alcançar. Há também um orçamento mais limitador para as ações. Nesses casos, os valores médios podem variar entre R$ 500 a R$ 1.500 reais. 

Já as médias empresas, as ações de SEO já são mais complexas. Isso ocorre porque essas empresas já colocam o básico do marketing digital em prática. E o consultor de SEO deve buscar metas em um patamar mais alto no quesito complexidade.  Para essas empresas, um consultor de SEO poderá cobrar entre R$ 3.000 a R$ 5.000 reais. 

Por fim, as grandes empresas possuem uma base enorme de clientes, o que exigirá mais atenção e trabalho do consultor SEO. Além disso a empresa já terá uma estrutura, um departamento de marketing estruturado, que o consultor de SEO irá treinar. Nestes casos os valores cobrados são acima de R$ 7.000,00 podendo chegar até 15 mil reais. 

Esses são exemplos de valores praticados no mercado. Obviamente todos são negociáveis (para mais ou menos). Isso dependerá da experiência de mercado do consultor de SEO e da disponibilidade financeira e objetivos das empresas contratantes. 

Vale a pena ser um Consultor de SEO?

Cada vez mais o mercado está propício para esse profissional. As empresas que antes resumiam o marketing apenas a criação de anúncios, estão tomando consciência que se trata de uma atividade muito mais complexa.

Há uma quantidade enorme de empresas que não possuem profissionais adequados para a função, ou mesmo, ainda não trabalham com os algoritmos da web ao seu favor. Nesse sentido, a consultoria se torna essencial. 

Um consultor de SEO pode ser o profissional que irá abrir os olhos das organizações, para explorar um público em potencial e contribuir para o alcance das metas e resultados desta. 

Agora queremos saber de você. Você acredita que ser um Consultor SEO é uma boa carreira para seguir?

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