Como se vestir para uma entrevista de emprego?

por | jun 21, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Como se vestir para uma entrevista de emprego? Com certeza, você já se perguntou isso em algum momento da vida. Pensar nisso é importante, até mesmo porque para conquistar a vaga, é preciso preencher algumas características que vão além de apenas ter o conhecimento exigido no cargo.

O modo como você se apresenta é tão essencial quanto sua experiência profissional ou um currículo bem feito.

Saiba Mais: Currículo para primeiro emprego: como fazer o seu online?

Sendo assim, a briga pela vaga já começa na hora de escolher a roupa que irá usar. Vestir-se de forma adequada para uma entrevista de emprego é uma condição primordial para conquistar a tão sonhada vaga dentro do mercado de trabalho.

Por que se vestir apropriadamente é importante na entrevista de emprego?

Na hora em que o recrutador olha o seu currículo e te chama para uma entrevista, ele já fez uma prévia análise dos dados que você colocou no documento. Além disso, ele faz comparações com as informações que estão no currículo e nos detalhes da sua forma de agir e a maneira que se vestiu para ir na entrevista.


Então, saiba que a maneira de se vestir é um dos critérios de observação no processo seletivo, podendo ser decisivo na sua qualificação ou desclassificação para a vaga. Dessa maneira, causar uma boa primeira impressão no contato presencial, é essencial.

Mas isso não significa que você precisa gastar uma grande quantidade de dinheiro com roupas caras, mas sim, prestar atenção ao estilo de roupa, à cultura da empresa e até mesmo a sua higiene. Se você tiver um conhecido que trabalha no local que você está pleiteando a vaga, é uma boa opção perguntar o estilo de vestimenta que é costumeiramente usado no local.

Como escolher a roupa mais adequada?

O mercado de trabalho tem se transformado bastante nos últimos anos. A competitividade, as reestruturações das empresas e a questão econômica são algumas características que influenciam a maneira de contratar e o perfil que é esperado dos colaboradores.

Com isso, em relação a vestimenta, e de forma inicial, na hora de escolher a roupa que irá vestir para a entrevista de emprego, leve em consideração os seguintes aspectos:

  • Tente usar uma vestimenta que vai te deixar bem confortável e confiante;
  • Veja se a sua roupa não tem nenhum tipo de mancha, furos (até mesmo nas meias), rasgos ou pêlos;
  • Selecione roupas que estejam de acordo com o clima;
  • Escolha roupas que façam parte do seu estilo e se enquadre com a empresa;
  • Pesquise a conduta de vestimenta dentro do setor que deseja a vaga.

Como se vestir para uma entrevista de emprego?

Na hora de participar de um processo seletivo de emprego, surgem várias dúvidas, até porque existem diversos fatores que devem ser levados em consideração para você se dar bem.


Saiba Mais: Como se cadastrar no SINE e conseguir um emprego

Em relação ao visual, siga as dicas a seguir para te ajudar a escolher a vestimenta ideal na hora de participar de uma entrevista de emprego.

Tenha foco total na entrevista

A entrevista de emprego é o processo de análise das habilidades e competências do concorrente a vaga. Dessa forma, você deve ser lembrado por aquilo que sabe executar, pelo que pode proporcionar para a empresa, e não pela sua aparência, apesar que a roupa que estiver usando também é um critério a ser analisado pelo recrutador.

Não tenha uma exposição forte, com acessórios que acabam desviando a atenção do recrutador. Então, vestimentas com cores que são fortes, decotes, comprimentos estranhos ou que são muito informais vão fazer com que o entrevistador perca o foco. E assim você acaba sendo prejudicado.

Também é essencial dedicar atenção ao uso de bijuterias, acessórios e maquiagem em excesso, como será explicado em maior detalhe mais adiante.


O que é indicado para se dar bem:

  • Vestimenta com cores que são suaves ou neutras (branco, bege, cinza, azul marinho, preto);
  • Vestimentas com estilo clássicas (terno, blazer, tailleur, camisa e calça social): isso pode variar de acordo com a exigência da empresa;
  • Sapatos com cor escura;
  • Sapatos sem salto ou com salto médio;
  • Maquiagem sutil.

O que pode causar uma má impressão:

  • Vestimenta com cores fortes;
  • Estampas que são marcantes;
  • Decotes;
  • Bijuterias, joias e acessórios exacerbados;
  • Roupas curtas;
  • Bermuda;
  • Sapatos bem altos;
  • Maquiagem forte;

Enquadre seu perfil

O melhor percurso para saber se sua vestimenta que estará usando na hora da entrevista se enquadra com a vaga, é pesquisar o tipo de roupa que os profissionais da empresa onde você quer trabalhar usam,  principalmente no setor que está procurando a oportunidade.

É normal achar empresas com diferentes estilos: umas são mais formais, outras mais descoladas.

Tudo vai depender muito da natureza da empresa, do estilo de administração, do perfil de seus dirigentes. Se você quer conquistar uma vaga em um setor onde todos usam jeans, vá para a entrevista com jeans. Deixe de lado as roupas com aspectos mais formais, ainda que a empresa seja de grande porte.

Estilo formal:

  • Terno com gravata ou tailleur;
  • Camisa e calça social;
  • Blusa com saia de tamanho médio (que vai até o joelho);
  • Vestido com tamanho médio (que vai até o joelho).

Estilo descolado:

  • Uma calça jeans;
  • Polo ou camisa social;
  • Blusas de cores e estampas que são leves;

Venda bem a sua imagem

É importante destacar que os candidatos a vaga de emprego precisam saber que eles são vendedores da própria imagem. A entrevista é o momento de você mostrar todo o seu valor para agregar na empresa. Selecione uma roupa que dará segurança no momento de se apresentar, que se enquadre com a sua personalidade.

Sua imagem conta bastante sobre quem você é e como interage com o mundo. As roupas são instrumentos de comunicação. Jamais esqueça disso. No momento de revelar as suas habilidades, seja marqueteiro. Pense no conteúdo, incluindo a vestimenta.


Como se vestir para uma entrevista de emprego: o básico também é importante

Nunca é demais dizer que o corte de cabelo, o tamanho da barba, das unhas, as condições das suas roupas e sapatos fazem parte da sua imagem. Não adianta mostrar bem as suas competências e sua camisa estiver suja e se o botão que fecha a gola da blusa está descosturado. A atenção do recrutador vai ser diretamente para essa falha.

A higiene e cuidado pessoal também mostram características da sua personalidade. Caso você não cuide de forma adequada da sua aparência e das roupas que utiliza, como irá passar uma imagem de responsabilidade para conquistar a vaga? Nunca se esqueça desses pontos. Fique olhando para o espelho e revise cada detalhe da sua vestimenta que escolheu antes da entrevista. Vale até mesmo pedir para alguém também fazer uma análise.

O bom humor também é importante

Você se enquadrou com o perfil ideal para o emprego, está usando uma roupa legal, revisou cada detalhe no espelho. Então dedique um momento para conferir o seu astral.

A aparência de um bom profissional e bem sucedido passa também pelo bom humor do candidato. A roupa ideal para a entrevista vai funcionar ainda mais se você agir de maneira positiva e segura, tendo a confiança de que você é o profissional perfeito para a vaga.

Pontos de atenção na hora de como se vestir para uma entrevista de emprego: acessórios, cabelo e maquiagem

Vestir-se de uma forma eficiente é uma boa forma de apresentar sua personalidade, em harmonia com suas competências profissionais, que pode acabar sendo um diferencial competitivo no momento de escolher entre um e outro candidato.


Além de uma vestimenta bacana, você pode usar alguns acessórios e penteados para completar o seu look. Contudo, é preciso dedicar bastante atenção com esses itens.

Qual tipo de maquiagem usar na entrevista de emprego?

É imprescindível que, além de uma vestimenta apropriada para compor um visual marcante e que passe a impressão certa, itens extras como acessórios, estilo de penteado e maquiagem ajudam bastante a compor um visual impecável.

Entretanto, é preciso dedicar muita atenção a esses detalhes, até porque o mesmo prestígio que podem dar no visual quando são bem escolhidos, também existe a chance de estragar todo o look que você montou, caso não esteja conforme a situação que irá enfrentar.

Maquiagem certa:

  • Utilize uma maquiagem que combine com o seu tom de pele;
  • Utilize corretivo para disfarçar um possível cansaço;
  • Utilize cores neutras, por exemplo, algo mais pastel ou marrom;
  • Use um pouco de blush;
  • Utilize um batom mais discreto e coloque gloss.

Maquiagem errada:

  • Batom vermelho;
  • Glitter;
  • Iluminados;
  • Sombras escuras;
  • Cílios postiços.

como se vestir para uma entrevista de emprego - Foto 1Foto: Divulgação/EVG Kowalievska no Pexels

Quais acessórios usar?

Tenha em mente que: quanto menos, melhor. Contudo, não é para deixar de usar alguns acessórios.


Um relógio que se enquadre ao seu visual, ou um colar que é discreto, podem ajudar a completar seu look. Entretanto, não há necessidade de usar um relógio imenso, ou um colar com um pingente muito chamativo. Ainda menos usar os dois em conjunto.

Encare os acessórios como uma parte da composição do seu visual. Detalhes que demonstram sua intenção em manter uma boa impressão.

Qual perfumes passar?

Aqui segue o mesmo intuito da dica anterior. A escolha de um bom perfume, além de falar muito sobre a pessoa, também vai contribuir para marcar presença no local. Entretanto, caso não dosar a mão no momento de passá-lo, o efeito inverso provavelmente vai acontecer.

Imagine ficar várias horas em um ambiente com o cheiro de um perfume muito forte. Isso não é nada agradável e impacta diretamente da sua disputa pela vaga de emprego.

Por conta disso, ao selecionar o seu perfume para uma entrevista, dê preferências por produtos com aromas que são mais suaves. Fazendo isso, você vai ter um cheiro marcante, mas agradável.


Estilo do cabelo

Para os estilos de penteados, segue a recomendação de pesquisar a cultura predominante da empresa. Se a sua entrevista for em uma empresa que possui um perfil mais formal, opte por penteados mais contidos e alinhados.

Para os homens, dê prioridade para um corte mais corporativo, ou simplesmente penteado de forma mais “comportada” podem ser boas alternativas. Para as mulheres, cabelos presos, na forma de coques ou tranças embutidas são ótimas alternativas.

Já em entrevistas nas empresas com características mais descontraídas, usar cabelos soltos, ou mais ao natural podem ser boas opções. Entretanto, sempre bem aparados e não bagunçados, isso vale tanto para os homens, quanto para as mulheres.

Saiba Mais: Cortes para cabelos ondulados: 40 ideias criativas para se inspirar


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shopee Xpress: como rastrear seu pedido Casa de madeira: 10 projetos para te inspirar Apelido para namorado Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas