Como o valor do Bitcoin aumenta?

por | mar 20, 2022 | Finanças | 0 Comentários


Quer saber como a Bitcoin ganha valor? Então, descubra os fatores-chave que permitem que a Bitcoin atraia imenso valor ao longo do tempo. A Bitcoin é atualmente a criptomoeda mais proeminente com crescente adoção global. Ainda assim, é também um ativo altamente volátil, cujos preços flutuam constantemente. No passado, ele já teve grandes êxitos, despencando quase 65% de seu valor em 2018. A Bitcoin também carece de um valor intrínseco, mas tem mantido um poder de compra mais substancial ao longo dos anos.

Tais sentimentos fizeram a maioria das pessoas se questionar como a Bitcoin ganha valor. O artigo a seguir explora os principais fatores que facilitam o aumento do valor da Bitcoin.

Oferta vs. Demanda

A oferta e a demanda são os principais fatores que determinam o valor de um bem. Os preços normalmente sobem sempre que a demanda de um bem é maior do que sua oferta. O valor de um produto provavelmente aumentará se mais pessoas estiverem dispostas a comprá-lo do que vendê-lo. O desempenho do mercado das criptomoedas também segue um princípio semelhante, ganhando valor quando a demanda excede a oferta.

Saiba mais: Crypto.com: como comprar criptomoedas pelo app

A oferta máxima de bitcoin não pode ultrapassar 21 milhões de tokens, com cerca de 19 milhões atualmente no mercado. Também está sujeita ao “halving” que reduz pela metade as recompensas emitidas aos mineiros a cada quatro anos, tornando a Bitcoin mais escassa ao longo do tempo. Ainda assim, a demanda da Bitcoin está crescendo devido à crescente adoção por investidores institucionais, comerciantes e indivíduos em todo o mundo.


As principais plataformas de criptomoedas, como a bitcoin loophole relatam um aumento do volume diário de transações de Bitcoin, indicando sua crescente demanda de mercado. O declínio da oferta e o aumento da demanda têm induzido uma intensa pressão sobre o mercado, permitindo que a Bitcoin ganhe imenso valor.

Ações governamentais

Satoshi Nakamoto inventou a Bitcoin como um meio descentralizado de pagamento e de armazenamento de valor. Talvez esta seja a força da Bitcoin que lhe dá uma tremenda vantagem competitiva sobre os ativos tradicionais. Assim, qualquer ação governamental que ameace o sistema descentralizado da Bitcoin poderia induzir o pânico em toda a indústria de criptomoedas mais ampla.

As ações governamentais que promovem a Bitcoin ou incentivam seu uso são susceptíveis de elevar seu valor. Por exemplo, a Bitcoin ganhou imenso valor quando El Salvador a transformou em moeda corrente. Os reguladores do governo dos EUA expressaram preocupações sobre a regulamentação da indústria das criptomoedas sem muito sucesso.

Saiba mais: Como minerar Bitcoin

A ausência de regulamentação relacionada com a Bitcoin faz com que pareça uma via de investimento mais conveniente e autônoma do que os ativos tradicionais. Isso incentiva os investidores a comprar a Bitcoin, impulsionando sua demanda e seu valor. Consequentemente, as regulamentações governamentais poderiam rapidamente induzir o pânico entre os investidores, impactando uma rápida venda e diminuindo drasticamente o valor da Bitcoin.


Influências dos Líderes da Indústria

Ao contrário dos ativos convencionais, a Bitcoin não está sujeita a influências governamentais ou regulatórias. Em vez disso, seu valor flutua com base na confiança do público em usá-la como um método de pagamento e um ativo. Os líderes da indústria, incluindo indivíduos de renome e organizações de mídia, são as forças mais influentes por trás do valor da Bitcoin.

Investidores e traders geralmente procuram os vários líderes do setor para determinar como investir e os ativos potencialmente rentáveis para colocar seu dinheiro. Portanto, os sentimentos dos líderes do setor também são críticos para o valor da Bitcoin. Comentários positivos retratam a Bitcoin como um investimento lucrativo, atraindo muitos investidores e impulsionando seu valor para cima.

Por exemplo, a Bitcoin ganhou um valor significativo quando o CEO da Tesla, Elon Musk, anunciou que aceitaria a Bitcoin em troca de seus carros.

Influências dos usuários

Os usuários de bitcoin também influenciam seu valor de várias maneiras. Por exemplo, os primeiros investidores com vastos estoques de Bitcoin, comumente conhecidos como baleias, poderiam mudar os mercados ao realizarem grandes transações. Uma estratégia clássica de investimento é comprar baixo e vender alto para permitir que os usuários de Bitcoin possam lucrar com seus negócios. Comprar e manter a Bitcoin aumenta sua demanda em meio à escassez, permitindo que seu preço e valor aumentem ao longo do tempo.

A Bitcoin é um ativo altamente volátil, com movimentos contínuos de preços para cima e para baixo. Ainda assim, possui características únicas que lhe permitem recuperar e aumentar seu valor rapidamente.



Entidades: Bitcoin

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.