Como montar um currículo: 4 regras básicas para evitar erros

por | dez 23, 2020 | Empreendedorismo | 0 Comentários

Se você está em busca de uma nova oportunidade de trabalho, continue essa leitura. Vamos dar dicas de como montar um currículo objetivo e agradável aos olhos dos recrutadores.

COMO MONTAR UM CURRÍCULO: TENHA UM OBJETIVO

Um pequeno erro em como montar um currículo pode fazer com que você deixe de conquistar aquela vaga de emprego que tanto almejava.

Por isso, estruturar de forma simples, objetiva e ao mesmo tempo criativa um currículo nem sempre é uma tarefa fácil.

Mas hoje vamos dar algumas dicas de como montar um currículo que você precisa considerar ao montar o seu. Primeiramente, seu currículo precisa ter um objetivo. Parece óbvio, não é?

Mas quando o foco do candidato está em arrumar um emprego e não em construir sua carreira, é comum deslizar nesse quesito. Então, a dica mais importante aqui é: atirar para todos os lados só piora a situação.

Assim, é importante revisar o seu currículo sempre quando for enviá-lo para uma nova vaga e verificar se as experiências que você possui estão de acordo com os requisitos solicitados pelo cargo.

Não mande sempre o mesmo documento para vagas diversas, personalize a sua comunicação com cada vaga e empresa.

Com o objetivo definido, veja o que mais você poderá fazer no processo de como montar um currículo para aumentar sua chance de contratação.

COMO MONTAR UM CURRÍCULO: DICAS PARA AUMENTAR SUA CHANCE DE APROVAÇÃO

1. Tamanho: seu currículo deverá ter, no máximo, 2 páginas. Além disso, as chances das demais informações não serem nem lidas serão altas.

2. Foto: uma foto poderá dar um tom mais pessoal ao seu documento. Porém, ela deverá ser de boa qualidade e com um tom profissional.

3. Qualidades pessoais: elas serão avaliadas durante o processo seletivo, caso o seu currículo seja escolhido pelo recrutador. Ou seja, foque nas suas experiências profissionais.

4. Primeiro emprego: se você ainda não possui experiências para montar seu primeiro currículo, ressalte habilidades, experiências obtidas durante a faculdade, estágios, cursos e trabalhos voluntários.

COMO MONTAR UM CURRÍCULO: ESTRUTURA BÁSICA

1. Dados pessoais: a primeira coisa a fazer em um currículo é se apresentar. Afinal, o recrutador precisa conhecer a pessoa que está avaliando. Preencha seu nome, telefone, e-mail, idade e estado civil.

2. Objetivos: como mencionado anteriormente, este é um ponto importante para um bom currículo. Coloque nos objetivos o cargo e área que pretende se candidatar.

Você pode colocar mais de um cargo, se eles forem de áreas correlacionadas, por exemplo: gestor de mídias sociais, SEO e marketing de conteúdo, em São Paulo.

3. Habilidades e competências: você pode ter inúmeras, mas o ideal aqui é focar nas mais importantes para o cargo. Descreva experiências e cursos que valorizam a sua posição na vaga anunciada.

4. Experiência profissional: descreva suas experiências em ordem cronológica, da mais recente para a mais antiga.

Não precisa descrever todas, apenas as que acha relevantes para a vaga. Informe o nome da empresa, cargo e o período em que atuou.

5. Formação acadêmica: coloque aqui a sua graduação e pós graduação (se houver). Informe o nome da instituição, curso e ano do início e do término de seus estudos.

6. Outros idiomas: se você fala mais de um idioma, descreva aqui quais são eles e o nível de conhecimentos nas áreas da: escrita, compreensão e fala.

7. Conhecimentos em informática ou programação: principalmente, se esses conhecimentos são requeridos obrigatórios no descritivo da vaga. Informe o nível de conhecimento técnico das ferramentas de informática.

8. Carta de apresentação: uma carta de apresentação pode ser um diferencial para uma vaga. Porém, nada de ser genérico.

Você deve fazer uma carta de apresentação para cada vaga que deseja concorrer, sendo direcionada a empresa ofertante da vaga.

Prontinho! Seu documento está pronto! Agora você já sabe como montar um currículo e é só pensar na forma adequada para entregá-lo nas mãos dos recrutadores.

Saiba Mais: Carta de demissão: 5 modelos para você e sua empresa usar

COMO MONTAR UM CURRÍCULO: CONCLUSÃO

O currículo é a sua porta de entrada para um cargo profissional em qualquer empresa. Dificilmente, você conquistará uma vaga, sem antes apresentar um currículo.

Por isso, você não deve negligenciar o seu currículo. Nada de entregá-lo em papel amassado, sujo ou mal formatado.

Ao enviar por e-mail, anuncie no assunto o cargo que deseja se candidatar e revise as informações no corpo da mensagem. Não esqueça do anexo!

Nem precisamos dizer aqui que seu currículo precisa estar de acordo com as regras gramaticais, não é mesmo? Cuidado com os erros ortográficos.

Uma opção interessante para deixar seu currículo disponível de forma rápida e acessível, é criando um perfil no LinkedIn, rede social exclusiva para o mercado profissional.

Lá, além de disponibilizar o seu currículo, você poderá ter acesso a vagas ofertadas. Nós preparamos um conteúdo especial sobre o que é LinkedIn.

Esperamos que as dicas de como montar um currículo sirvam para você fazer seu currículo com sucesso e se destacar nos processos seletivos que for participar.

Lembre-se que, em um universo de muito currículos, seguir boas práticas de como montar um currículo podem ser cruciais para a sua aprovação no processo seletivo.

Continua depois da publicidade

Entidades: Linkedin

Tags:

Os 7 melhores marketplaces para vender online

Os 7 melhores marketplaces para vender online

Este artigo não é apenas aquelas famosas listas com os melhores marketplaces no Brasil para vender online. Vamos mostrar quais são as alternativas mais indicadas do mercado, destacando as suas principais características, quais são as vantagens para o empreendedor e...

Como fazer um ebook no Canva Online?

Como fazer um ebook no Canva Online?

A tarefa de criar um ebook pode parecer bem complexa, mas não é. Nós vamos te ajudar com algumas dicas para facilitar o seu trabalho e te ensinar como fazer um ebook no Canva Online. É importante que ele ofereça conteúdo de qualidade e, ao mesmo tempo, seja atrativo...

Como usar o housekeeping para otimizar seu local de trabalho

Como usar o housekeeping para otimizar seu local de trabalho

Ter um local de trabalho organizado é essencial para ter produtividade e qualidade de serviço. O housekeeping pode te ajudar com isso, já que o programa japonês é criado totalmente para a otimização do seu local de trabalho. Embora o conceito possa parecer simples e...

Como abrir uma casa lotérica?

Como abrir uma casa lotérica?

Se você está em busca de abrir o seu próprio negócio, talvez uma das melhores opções no mercado seja investir em uma casa lotérica. Esse é um negócio que pode ser considerado simples de administrar. Existem duas formas de você conseguir comandar uma casa lotérica: a...

Como ser um consultor de Marketing Digital?

Como ser um consultor de Marketing Digital?

Com o aumento da necessidade de uma presença mais forte das empresas na internet, o papel do consultor de marketing digital está se tornando cada vez mais relevante. E isso tem gerado uma grande oportunidade de negócio no mercado digital, pois para se tornar um...

Como criar um cartão de visita online?

Como criar um cartão de visita online?

Se você está planejando criar o seu próprio negócio ou empresa, é muito importante ter um cartão de visita online. Com ele, você terá mais uma forma de contato com os seus clientes. O cartão de visita pode parecer algo meio ultrapassado para alguns. Contudo, na forma...

Customer Success: Tudo o que você precisa saber

Customer Success: Tudo o que você precisa saber

Customer Success, ou “Sucesso do Cliente” em português, é uma estratégia que tem como objetivo principal reter mais receitas para as empresas ao manter seus clientes por mais tempo. Segundo algumas informações do Portal Neil Patel, conquistar um novo cliente pode...

O que é dom, quais os tipos e como identificar o seu

O que é dom, quais os tipos e como identificar o seu

Cantar, desenhar, dançar, escrever e até mesmo ter revelações através dos sonhos, muitas pessoas são capazes de produzir grandes ações. Mas ter essas habilidades é um dom inato ou é possível aprender e desenvolver com o tempo? Neste post, você vai conferir o que é...

Balanced Scorecard: o que é e como fazer?

Balanced Scorecard: o que é e como fazer?

Caso você seja dono de uma empresa ou até de um pequeno negócio, você pode até não saber o que é Balanced Scorecard (BSC), mas provavelmente se preocupa com o cenário e as atividades de curto prazo da sua empresa. Você também pode estar se perguntando como se...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest