Como minerar Bitcoin

por | ago 12, 2021 | Compras | 0 Comentários

A popularidade do Bitcoin está aumentando cada vez mais. Muitas pessoas andam investindo neste tipo de criptomoeda. Um exemplo dessa ação aconteceu em fevereiro de 2021, quando o Elon Musk comprou US$1,5 bilhão em Bitcoins.

Dessa forma, você sabe como minerar Bitcoin?

Neste post, você vai ver como minerar Bitcoin, o que é necessário para fazer isso, algumas orientações, além de poder ver outras informações adicionais.

Mas antes disso, é importante entender o que é o Bitcoin.

O que é Bitcoin?

De forma simples, o Bitcoin pode ser definido como uma espécie de dinheiro, como o real, libra, peso, euro, dólar, entre outras. Contudo, existem grandes diferenças entre as criptomoedas para a capitalização do dinheiro tradicional.

O Bitcoin é usado exclusivamente no meio digital e não é fabricado por nenhum governo mundial.

Assim, o valor do Bitcoin é definido pelas pessoas de forma livre no mercado. Para negócios online, é a maneira ideal de pagamentos, já que é feito rapidamente, com preço em conta e há certa segurança.

Vale ressaltar que o Bitcoin possui várias propriedades e maneiras de uso. Por exemplo: as pessoas podem ter a autonomia de fazer pagamentos online, ter taxas menores em relação ao banco tradicional, segurança, privacidade, controle, clareza e transparência nas negociações.

Outro ponto importante é que nenhum Bitcoin pode ser apreendido. As pessoas podem mandar a moeda para quem quiser, em qualquer lugar do mundo. Além disso, o Bitcoin ainda pode ser usado como investimento para quem procura expandir o patrimônio visando melhorar os ganhos.

Agora, sobre a segurança dessa moeda, é preciso ficar atento com algumas situações. O Bitcoin é criptografado e essa chave digital formada por cada uma das moedas é responsável por deixar o proprietário seguro. E como se trata de algo virtual, as pessoas nunca vão ser furtadas fisicamente.

Pelo fato de o mercado de Bitcoins não possuir nenhum regulamento, os donos dessa moeda podem acabar se expondo em alguns casos de vulnerabilidade.

Por exemplo: ataques de hackers, cair em esquemas de pirâmide e ocorrer erros nos servidores das redes na qual os seus computadores estão conectados.

Sendo assim, como não há nenhuma pessoa, empresa ou órgão que monitore o volume médio diário de transações de criptomoedas, não existe algo que proteja as pessoas de possíveis esquemas, fraudes ou roubos. Então, se por algum motivo os indivíduos perderem as moedas, já era, não tem volta.

Isso acontece porque o encarregado por uma empresa de Bitcoins pode ser qualquer pessoa, desde um grande empresário , que possui credibilidade até um adolescente que entende desse assunto.

Devido a isso, o Banco Central faz alertas sobre diversas situações adversas que os donos dessas moedas podem enfrentar, incluindo até mesmo a falta de garantia de trocar a criptomoeda por dinheiro físico.

Entendido como funciona o Bitcoin, é possível minerar essas moedas dentro de casa. Mas saiba que se entrar nesse mercado, você não terá uma missão simples.

Veja, a seguir, algumas informações que você precisa prestar atenção entes de saber como minerar Bitcoin.

Saiba Mais: Aplicativo para investir na bolsa: os 10 melhores

O que é preciso entender antes de minerar Bitcoin

A tarefa de minerar Bitcoins é uma ação que faz novos Bitcoins aparecerem e entrar em circulação no mercado. Além disso, é o que deixa seguro a sua blockchain. Mas o que é isso? É importante entender esse termo para saber como minerar Bitcoin.

A blockchain pode ser descrita como uma cadeia de blocos que integram uma parte de um sistema de registro coletivo. Ou seja, as informações dos usuários não ficam armazenadas em um só lugar.

Em vez de ficarem guardadas em apenas um único PC, todos os dados do blockchain estão distribuídos em vários computadores interligados a ela com uma cadeia de informações em ordem cronológica.

Isso quer dizer que a blockchain armazena informações como: a quantidade de Bitcoins (ou outros tipos de criptomoedas) negociadas, quem mandou, quem adquiriu, quando o negócio foi realizado e em qual lugar ela foi registrada. Com esses dados, é possível ter mais transparência entre as transações, o que aumenta a credibilidade da blockchain.

Na blockchain, os mineradores buscam checar a validade dos dados em um novo bloco, verificando se os negócios com a criptomoeda aconteceram da forma correta, o que diminui o risco das pessoas caírem em golpes.

Também é importante destacar que assim como o dinheiro físico, as criptomoedas precisam ser guardadas para que os donos não percam ou até mesmo sejam hackeados.

Dessa forma, as moedas digitais possuem uma carteira, conhecida como Wallets, por exemplo, a Coinbase. Assim, a sua carteira digital é usada como armazenador de chaves e através dela é possível administrar seus endereços de Bitcoin.

Sobre as chaves, elas podem ser públicas ou privadas correspondentes. A chave nada mais é que uma sequência de números e serve como se fosse um registro de uma conta bancária.

Dessa forma, ao apresentar essa chave pública você pode negociar, fazer transferências para a Wallet, receber criptos e realizar pagamentos.

Isso significa que todos os endereços são públicos. Deste modo, as transações que aconteceram por ele também. Entretanto, a chave privada é secreta e formada para mandar suas transações em sigilo. Sendo assim, sem a chave privada as pessoas não têm acesso aos seus bitcoins colocadas nos endereço.

Existem vários tipos de carteiras de mineração de moedas digitais, cada um oferecendo as vantagens disponíveis em seus serviços para os clientes. Cabe ao investidor pesquisar bem e entender qual wallet supre melhor as demandas desejadas.

Sendo assim, veja agora como minerar Bitcoin.

Como minerar Bitcoin?

Então, o que é necessário para minerar Bitcoin?

A ação para conseguir esse tipo de criptomoeda constitui em uma competição de quem resolve da forma mais rápida possível uma sequência numérica.

Dessa maneira, as máquinas que possuem mais poder de processamento são mais eficazes em fazer mais tentativas de resolução em curtos períodos de tempo.

Assim, as chances de uma pessoa ser o primeiro minerador a descobrir a resposta do problema é medida pela força de mineração em relação ao total da rede na qual se encontra.

As chances de um minerador ser a primeira pessoa a achar a solução do problema é medida pela força de mineração em relação ao total da rede.

Dessa forma, para conseguir concorrer bem contra outras pessoas, é necessário ter um grande hashrate (taxa de mineração, em tradução direta), validado em terahashes por segundo (TH/s).

É importante ter em mente que quanto maior for a taxa de mineração da rede, maior vai ser a segurança da blockchain, porque mais pessoas estão trabalhando minerando para manter esse ambiente o mais invulnerável possível.

Contudo, quando isso acontece, maior vai ser a disputa do progresso de mineração.

Um acontecimento que vale destacar é que em junho de 2021, o sistema de taxa de mineração caiu drasticamente por causa da proibição de mineração de criptomoedas na China, que era o maior centro de mineração do mundo das moedas digitais.

Para se ter ideia, esse país era feito mais da metade da produção mundial de bitcoins. Dessa forma, a mineração ficou menos concorrida e mais lucrativa.

Mas você pode se perguntar: tem como minerar Bitcoin em casa? A resposta para esta pergunta é: sim. Mas é preciso levar em consideração muitas situações.

Além de precisar de computadores poderosos com placas e um hardware muito potente, outro fator que é essencial levar em consideração é a energia usada, já que as máquinas precisam estar ligadas 24 horas por dia.

Assim, como a conta de luz no Brasil é cara, o que é recebido com a mineração pode não cobrir os gastos com a energia elétrica utilizada.

Além das necessidades que já foram mostradas para minerar criptomoedas, ainda é preciso ter um lugar frio para colocar os PCs para evitar superaquecimento, ou seja, o clima do país precisa ser frio ou usar equipamentos de resfriamento, o que faz gastar ainda mais energia elétrica.

Para um bom desempenho na mineração, você vai precisar levar o hardware ao poder máximo de processamento por longos períodos, o que não é o mais indicado quando o assunto é notebook.

Esses aparelhos necessitam ter um clock compatível de acordo com a solução térmica, sendo que a fonte normalmente disponibiliza uma quantidade de energia menor em relação ao desktop.

Entretanto, existem alguns modos de driblar esses empecilhos. As pessoas que desejam investir nesse tipo de mercado podem entrar em um “pool de mineração”. Isso quer dizer que há a possibilidade de trabalhar em conjunto com outros mineradores e dividir o lucro conquistado.

O pool de mineração funciona com um grupo de mineradores que juntam ferramentas de processamento de máquinas para tornar o processo de mineração mais acessível.

Vale esclarecer que o Bitcoin é uma criptomoeda das mais complicadas para se minerar em casa. Mas existem outras moedas digitais que possuem de certa maneira menos concorrência, como a Altcoin, por exemplo.

Mas independente da criptomoeda que você for atrás, é preciso estudar o cenário e ter cuidado ao fazer mineração com seu computador pessoal.

Apesar de poder minerar criptomoedas dentro de casa usando o seu PC, você precisa estar consciente que isso não é uma tarefa simples.

É preciso colocar na balança todos os pontos que foi mencionado neste post para saber se valerá ou não a pena começar essa atividade.

Saiba Mais: Qual o melhor site para comprar e vender Bitcoin?

Continua depois da publicidade

Entidades:

Lalamove: vale a pena usar o rival do Rappi? Saiba tudo

Lalamove: vale a pena usar o rival do Rappi? Saiba tudo

Quem não gosta de uma comodidade, não é mesmo? E graças à internet as pessoas têm facilidades em comprar produtos sem precisar sair de casa, obter descontos em compras e muitas outras vantagens. Dessa maneira, não basta comprar um item de qualidade. A entrega também...

Polishop telefone e canais de atendimento: confira tudo aqui

Polishop telefone e canais de atendimento: confira tudo aqui

Você sabe qual é o Polishop telefone e todos os canais de comunicação da empresa? É sempre bom ter essas formas de contato ao seu alcance. Por isso, separamos o Polishop telefone e os canais de atendimento, mas antes de conferir, saiba mais sobre o que é a empresa....

Netshoes telefone e canais de contato: seja atendido rápido

Netshoes telefone e canais de contato: seja atendido rápido

Você sabe qual é o Netshoes telefone e as outras formas de entrar em contato com a empresa? Neste post separamos todos os canais de comunicação para entrar em contato com a Netshoes. Para quem não conhece, a Netshoes é uma das principais empresas brasileiras, focada...

AME Digital como funciona e usar para receber cashback?

AME Digital como funciona e usar para receber cashback?

Se você procura por detalhes sobre AME Digital como funciona, chegou ao lugar certo. A partir de agora, terá acesso a várias informações importantes.  O serviço, que está disponível no Google Play e na App Store, tem como uma das principais características o cashback,...

O que é Low Cost? Vale a pena viajar assim?

O que é Low Cost? Vale a pena viajar assim?

Low cost: Conheça a maneira de viajar e explorar o mundo, através de passagens aéreas por um valor mais em conta, que essas empresas são capazes de oferecer. Low cost (baixo custo) ou low fare (baixa tarifa) é um serviço que surgiu por volta de 1990 e foi adotado...

Presentes de amigo secreto: 58 ideias de até R$50

Presentes de amigo secreto: 58 ideias de até R$50

Nas festas de fim de ano, como Natal e Ano Novo, sempre surge aquela dúvida na hora de escolher os melhores presentes de amigo secreto. As brincadeiras surgem entre amigos, familiares e colegas de trabalho e nós sabemos que escolher o presente ideal não é uma missão...

Os 18 melhores seguro viagem para contratar online

Os 18 melhores seguro viagem para contratar online

Imprevistos estão quase sempre presentes em uma viagem, independente do quanto você se prepara para evitar maiores problemas e é nessas horas que o seguro viagem é essencial. Ao contratar um seguro viagem, você acaba garantindo uma forma eficiente e rápida para...

99pay boleto: como pagar boletos com cartão de crédito

99pay boleto: como pagar boletos com cartão de crédito

A tarefa de pagar boletos muitas vezes pode ser um processo demorado, burocrático e que exige uma locomoção da pessoa para conseguir pagar em lotéricas, dependendo de onde você mora. Mas você sabia que tem como pagar com o 99pay boleto sem sair de casa? O 99Pay...

InterCel: Como funciona a operadora de celular do banco Inter?

InterCel: Como funciona a operadora de celular do banco Inter?

Se você sempre usou as empresas tradicionais de operadoras de telefone, mas não está satisfeito com o serviço recebido, pode ser uma boa alternativa testar novas possibilidades de atividades que também prestam trabalhos de telecomunicações. E um caminho que pode ser...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest