Como mensurar a relevância das palavras-chave com o Google Insights

por | mar 3, 2011 | Google | 4 Comentários

Conhecer a relevância de palavras-chave é fundamental para qualquer profissional que trabalhe com internet. Seja você um profissional de SEO, varejista on-line, redator, blogueiro profissional ou amador, conhecer a relevância das palavras é fundamental para o sucesso da sua empresa na web.

O Google, como todos sabem, é o buscador mais popular do Brasil. Todos os dias milhões de pessoas realizam buscas no site, o que acaba alimentando uma base de dados de respeito. E é através da base de dados de pesquisas feitas no Google que a ferramenta “Google Insights para Pesquisa” funciona.

Com ela, é possível saber quando determinado termo é mais procurado e entender quando investir em palavras-chaves no período ideal.

Encontre as melhores palavras-chave

Passo 1. Acesse o “Google Insights para Pesquisa“.

Passo 2. Em “Termos de pesquisa”, insira as palavras que você deseja conhecer o desempenho de busca ou faça comparações.

Termos da pesquisa (Foto: Reprodução/Camila Porto)

Passo 3. Para delimitar o período da busca, o local e as categorias, aplique os filtros de conteúdo na área “Filtro”. Há quatro opções.
Delimitar os filtros de conteúdo (Foto: Reprodução/Camila Porto)

Passo 4. Clique em “Pesquisar” para iniciar a comparação entre as palavras-chave.

Passo 5. Assim que a pesquisa for concluída, o “Google Insights para Pesquisa” fornecerá três áreas com informações sobre os termos pesquisados. A primeira é o “Interesse com o passar do tempo”, por onde é possível visualizar o desempenho de cada palavra de acordo o tempo delimitado por você.

Desempenho com o passar do tempo (Foto: Reprodução/Camila Porto)

Passo 6. Mais abaixo, há os dados de “Interesse regional”, por onde é possível acompanhar o desempenho de cada palavra-chave de acordo com o estado do país. Aqui, as informações são obtidas por meio do IP dos usuários Google.

Interesse pela palavra de acordo com a região (Foto: Reprodução/Camila Porto)
Passo 7. Em “Termos de pesquisa”, o Google oferece uma lista com mais 10 palavras-chave semelhantes às que foram pesquisadas. À partir destes dados, é possível criar uma base de termos chave para usar em campanhas online, textos, descrições de produtos e no Adwords, por exemplo.
Termos de pesquisa semelhantes (Foto: Reprodução/Camila Porto)
Passo 8. Para conhecer o desempenho das outras palavras em cada um dos quadros, clique na seta ao lado da palavra e conheça os resultados dos outros termos.
Desempenho de outras palavras (Foto: Reprodução/Camila Porto)

Passo 9. Se você desejar inserir os dados da sua pesquisa em algum site, basta clicar em “Incorporar este gráfico”, copiar e colar o código fornecido pelo Google.

Incorporar o gráfico em outro site (Foto: Reprodução/Camila Porto)

Passo 10. Caso você precise realizar o download dos dados para usar em uma apresentação ou enviar por email, vá até o topo da página e clique em “Fazer download como CSV” para exportá-los para Excel ou Google Docs.

Fonte: TechTudo

PS. Publicado por mim no TechTudo.

Continua depois da publicidade

Entidades: Google

Tags:

O que é Google Ads: como funcionam os anúncios no Google

O que é Google Ads: como funcionam os anúncios no Google

A internet é um dos melhores lugares para alcançar novos públicos e clientes, além de trabalhar diretamente com divulgações. Você sabe e conhece bem o que é Google Ads? É uma ferramenta bastante útil na hora de realizar essas divulgações online. O Google oferece a...

Meu Negócio Google: 6 formas de gerar mais visibilidade

Meu Negócio Google: 6 formas de gerar mais visibilidade

O Meu Negócio Google é uma ótima ferramenta para ajudar na localização da sua empresa, receber avaliações de consumidores, compartilhar fotos de produtos e novidades sobre a marca, aumentar o alcance da organização, entre outros benefícios. Neste artigo, além de...

Como funciona o Google?

Como funciona o Google?

Você já deve ter se perguntado como funciona o Google? Parece simples, mas não é. Inicialmente, o Google rastreia a internet para identificar novas páginas que podem ser adicionadas em seu buscador. Depois, ele indexa esses conteúdos para entender quais são os...

Como achar jogos escondidos do Google?

Como achar jogos escondidos do Google?

O Google possui diversas funcionalidades como o Google Earth, Google Maps, Google Translate e diversas outras. Mas você sabia que também existem jogos disponíveis? Exatamente, e neste post vamos te ensinar como encontrar jogos escondidos do Google. Acredite, alguns...

Como usar o Google Classroom?

Como usar o Google Classroom?

Saber como usar o Google Classroom é uma das formas de lidar com as dificuldades impostas pela pandemia. As instituições de ensino precisaram recorrer a outras formas de educação caso quisessem continuar com o seu ano letivo em andamento. Muitos locais utilizaram suas...

4 Comentários

  1. Danillo Lima

    Boa camila :} me ajudou a lembrar o nome da ferramenta do Google Beijos

    Responder
  2. Danillo Lima

    Boa camila :} me ajudou a lembrar o nome da ferramenta do Google Beijos

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest