Como meditar? 13 dicas e apps para começar

por | maio 9, 2022 | Tecnologia | 0 Comentários


Muitos costumam recorrer à meditação quando estão ansiosos, estressados e precisando de calma e relaxamento, mas você sabe como meditar? Nessas técnicas de relaxamento, são utilizadas focalização de atenção e posturas para alcançar a paz anterior e outros benefícios relacionados à insônia, ansiedade, redução de estresse e etc.

Especialmente para quem está começando, saber como meditar pode ser bastante complicado, por isso é bom contar com algumas dicas e auxílio de aplicativos que ajudam na hora de meditar. Por isso, neste post, separamos algumas dicas para você saber como meditar e também listamos alguns aplicativos que você pode usar.

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Dicas para saber como meditar

Primeiro, vamos trazer algumas dicas de como meditar, você também pode utilizar como um passo a passo para tirar o maior proveito da meditação.

1- Reserve um tempo todo dia

Começamos sugerindo que você medite durante uma ou duas vezes por dia, o importante é fazer o processo diariamente para diminuir a ansiedade, estresse e outros sentimentos negativos que você possa acumular. 


Se você escolher meditar de manhã, poderá começar o seu dia de forma mais relaxada, caso faça no meio do dia, você pode descansar um pouco para então retornar às suas tarefas normais, ou você também pode meditar a noite, antes de dormir, se livrando de todos os sentimentos negativos para ter uma boa noite de sono.

Também sugerimos que o tempo que você medite seja em torno de 15 ou 20 minutos por dia. Contudo, se a sua rotina já é bastante corrida, não precisa se preocupar, cerca de 5 minutos de meditação podem ser o suficiente se você fizer corretamente. Você pode utilizar um cronômetro ou despertador no celular para manter essa organização.

2- Encontre um local tranquilo

Não recomendamos que você medite em locais que remetem a barulho ou falta de tranquilidade. Para saber como meditar, utilize um ambiente que te acalme e que você se sinta à vontade e seguro. Você pode usar um jardim, sala, seu quarto, ou até mesmo o seu carro, caso você se sinta bem nele. O indicado é estar em um lugar em que você não seja incomodado e possa se concentrar sem nenhuma distração durante aquele período. 

3- Fique em uma postura confortável

A postura mais utilizada para meditação é a de lótus, ou seja, sentado com a coluna reta, pernas cruzadas com os pés sobre as coxas e as mãos apoiadas no joelho. Porém, você não precisa meditar assim, você pode utilizar uma posição que te deixe mais a vontade, como estando deitado ou sentado como queira. 

O importante é deixar a coluna reta, o pescoço alinhado e os ombros e o corpo completamente relaxados e com as mãos apoiadas em algo, uma almofada pode ajudar. Depois, feche seus olhos e se concentre para começar, mas lembre-se, em uma posição confortável para seu corpo.


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4- Tenha controle sobre a sua respiração

Um dos principais pontos para quem quer saber como meditar, é controlar sua respiração. Você precisa utilizar seus pulmões ao máximo, assim, respirar de forma muito acelerada pode acabar prejudicando ao invés de ajudar na meditação. Procure respirar de forma prazerosa, aproveitando cada segundo de uma respiração e inspiração lenta.

Inicialmente, você pode passar por algumas dificuldades nessa parte, então não se preocupe pois é normal. Com a prática você pega o ritmo da respiração, o mais importante é que você faça tudo naturalmente e com calma, se sentindo confortável e sem precisar forçar A nossa dica é contar até quatro segundos na inspiração e quatro segundos na expiração.

5- Fique atento

Por último, nas nossas dicas de como meditar, é estar sempre atento, procure algo para se manter focado, seja um som, uma imagem, um mantra, frase, palavra, ou qualquer outra coisa que te ajude a manter o foco. Para usar esse foco é simples e sempre que você repetir a palavra, mantra ou coisa escolhida, você induzirá a sua mente a manter a concentração. Você pode proferir o que foi escolhido mentalmente ou até mesmo dizer durante o processo, isso depende de você.

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Aplicativos para saber como meditar

Agora, sabemos que saber como meditar pode não ser fácil no começo, então listamos alguns aplicativos que podem te ajudar no processo.

1- Sattva

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A nossa primeira sugestão de aplicativo de como meditar é o Sattva, que está disponível para download tanto na App Store para aparelhos iOS, quanto na Play Store para aparelhos Android. Essa é uma boa alternativa para quem está começando na meditação, já que ele conta com um timer para você cronometrar e lembrar de suas meditações diárias, além de também ter um medidor de frequência cardíaca. 

Uma outra função muito boa é a possibilidade de avaliar seu humor antes da sessão de meditação e após, podendo assim avaliar a eficácia que meditar está tendo na vida de cada um que usa o app.

2- Insight Timer

Também disponível para download na Play Store e na App Store para aparelhos com sistema iOS e Android, o Insight Timer é mais uma opção de aplicativo de como meditar. Somente em áudio, o aplicativo conta com mais de nove mil meditações guiadas, podendo assim se adaptar e guiar a sua sessão da forma que você mais precisa naquele momento.

3- Medite.se

Totalmente em português, o Medite.se é mais um aplicativo de meditação que conta com várias opções de meditação guiada em áudio. Caso você queira meditar em um local sem internet, o aplicativo permite que você baixe os áudios para ouvir quando e onde desejar. O app está disponível nas lojas digitais Play Store e App Store.  


4- Aura

Podendo ser baixado apenas na Play Store em aparelhos Android, o aplicativo Aura é perfeito para você personalizar o seu guia de meditação. Para saber como meditar da melhor forma, você responderá um questionário sobre o seu dia a dia e os níveis de ansiedade e estresse que você sente que está. Com isso, a meditação será feita com o guia que o app escolher, caso queira pagar, você poderá ter um coach pessoal para te ajudar.

5- 5 Minutos

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O 5 Minutos é o aplicativo de como meditar perfeito para quem não possui muito tempo livre no dia a dia. Você poderá personalizar agendando sessões de acordo com seu horário. O guia em áudio oferece trilhas sonoras relaxantes, instruções de respiração e de postura. O app pode ser baixado tanto na Play Store, quanto na App store para Android e iOS, respectivamente.

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Como meditar ajuda na saúde?

Saber como meditar pode trazer vários benefícios para sua saúde e para sua qualidade de vida. Além do alívio do estresse e da ansiedade, você poderá ter um maior controle de seus pensamentos e uma maior facilidade na hora de manter o foco nas suas atividades.

Contudo, não é somente isso, ao meditar você também terá vantagens como a diminuição da insônia, auxilia ao tratar a depressão e também ao evitar que ela volte, caso você tenha pressão alta ela te ajuda a manter normalizada, o mesmo acontece com a glicemia na diabetes e também ajuda no tratamento de distúrbios alimentares e TOC.


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