Como impulsionar no Facebook e Instagram? Não tem jeito! Se você quer que os seus posts nas redes sociais alcancem cada vez mais pessoas e tenham cada vez mais visualizações, precisa saber responder essa pergunta. Além do mais, essa é uma outra maneira de conseguir bons resultados para sua empresa, caso você não entenda de ferramentas como o Gerenciador de Anúncios, por exemplo.
Para facilitar o marketing nas redes sociais, vamos te explicar o que é a ferramenta de “Impulsionar” e como impulsionar no Facebook e Instagram pode te ajudar a melhorar cada vez mais seus números nas redes sociais.
Saiba Mais: Melhor forma de impulsionar no Facebook: Impulsionar ou criar um anúncio?
Como impulsionar no Facebook e Instagram: o que é “Impulsionar”?
Muitos podem confundir essa opção com a ferramenta de “Anunciar”. Contudo, existem diferenças entre elas e cada um tem o seu próprio objetivo. Como o próprio nome sugere, “Anunciar” é mais indicado para conversões, como vendas nas redes sociais, por exemplo.
Ele possui várias opções de segmentos, podendo anunciar vários produtos sejam eles físicos ou serviços. A ferramenta também permite que você crie campanhas para anunciar seu produto e inserir várias imagens ao mesmo tempo no seu anúncio.
Já a ferramenta de “Impulsionar” é diferente e serve para que as suas postagem tenham mais visualizações e alcancem mais pessoas nas redes. Portanto, ela não possui esse papel de vender algo como no anúncio. A ferramenta também pode dar o famoso “empurrãozinho” para que o perfil que esteja visualizando a sua conta também curta sua página, entre em contato e etc.
Nesse sentido, a impulsão não possui uma segmentação de público tão grande e alcança mais pessoas de diferentes áreas e conteúdo nas redes sociais. Vale destacar que você só pode impulsionar posts que já foram publicados, e tanto a impulsão como o anúncio são ferramentas pagas. Assim, é importante você ter em mente seus objetivos no Facebook ou Instagram antes de escolher uma delas.
Saiba Mais: Quais diferenças entre impulsionar e criar anúncio no gerenciador do Facebook?
Como impulsionar no Facebook e Instagram: O que acontece após um Impulsionamento?
Depois que você configurar as opções de impulsionar publicação, que vamos explicar como impulsionar no Facebook e no Instagram mais a frente, uma publicação sua ficará disponível por mais tempo. As pessoas do público-alvo selecionado pelo tempo que você determinou poderão ter um tempo maior para visualizar o post.
A ferramenta permite que você monitore as métricas do post, e se algo não estiver como você determinou na hora das configurações, é possível realizar as devidas otimizações para corrigir. Essa é a forma mais simples de alcançar mais pessoas nas redes sociais e aumentar o seu engajamento.
Como Impulsionar no Facebook
No Facebook, você pode criar uma campanha com seus anúncios com vários objetivos que não sejam somente o de vendas. Você pode utilizar objetivos como promover a sua página na rede social, encaminhar as pessoas para o seu site, instalar aplicativos ou aumentar as conversões. Veja como utilizá-la:
Passo 1. No Facebook, acesse a sua página;
Passo 2. Selecione a publicação que você deseja impulsionar;
Passo 3. Clique no botão “Impulsionar Publicação” (ele também pode aparecer com o nome de “Turbinar Publicação”). Ele deverá estar disponível abaixo do post selecionado. Para fazer isso, você vai precisar ser o administrador, anunciante, editor ou moderador da página;
Passo 4. Você terá que selecionar a meta que deseja alcançar com esse impulsionamento, seja receber mais mensagem, obter maior engajamento ou obter mais visitantes;
Passo 5. Você será encaminhado para a página de configurações do impulsionamento e deverá programar as opções de audiência. Elas são informações do público-alvo que deseja alcançar, como: idade, sexo, localização, comportamento e etc;
Passo 6. Escolha a opção de orçamento e duração do impulsionamento que você deseja. Ao combinar as duas variáveis do seu jeito, aparecerá o valor que você terá que pagar para realizar o impulsionamento;
Passo 7. Selecione a forma de pagamento entre as diversas que estarão disponíveis;
Passo 8. Para finalizar o impulsionamento, clique em “Impulsionar publicação”. Após isso, tudo estará finalizado e o seu post estará visível seguindo os parâmetros que você definiu para ele.
Vale ressaltar que, no Facebook, você só pode impulsionar publicações mais recentes. Posts antigos não possuem a opção de serem impulsionados.
Saiba Mais: Facebook Ads para Afiliados: Como funciona?
Como Impulsionar no Instagram
O processo para impulsionar suas publicações no Instagram é igualmente simples ao do Facebook, basta seguir o passo-a-passo abaixo:
Passo 1. Em uma conta do Instagram, vá até a publicação que você deseja impulsionar;
Passo 2. Abaixo do post, clique no botão de “Promover”, que fica localizado no canto inferior direito da publicação, em azul;
Passo 3. Após a tela de opções de configurações se abrir, você poderá escolher o que você quer que o usuário faça com a publicação e escolha a que melhor se adapta ao seu perfil e ao post. Estarão disponíveis as opções de: “Assistir Mais”; “Saiba Mais”; “Fale Conosco”; e “Comprar Agora”.
Passo 4. Depois, você pode escolher o seu público alvo, e há duas opções: Automática, onde o próprio Instagram seleciona os públicos de interesse para o seu perfil; e a Manual, onde você define qual será seu público através dos interesses, gênero, idade, localização e etc.
Passo 5. Defina a duração e o valor que você deseja investir. Em “Orçamento Total”, você pode inserir o valor total que você quer pagar. Com isso, uma estimativa de pessoas que serão alcançadas estará disponível para você. Após isso, defina quanto tempo você quer que o impulsionamento dure.
Passo 6. Confira se tudo está correto na prévia que estará visível para você. Se tudo estiver de acordo com o selecionado anteriormente, finalize o impulsionamento selecionando a opção de pagamento desejada.
Após isso, tudo estará finalizado e seu post irá alcançar cada vez mais pessoas, melhorando ainda mais o engajamento da sua conta. Depois de publicar, pode acabar demorando um pouco para que os resultados comecem a aparecer. Isso é normal.
Saiba Mais: Qual o melhor curso de marketing digital