Como imprimir o documento CRLV?

por | jun 14, 2021 | Notícias | 0 Comentários


Devido a praticidade de disponibilizar documentos digitalmente, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) não está enviando mais o Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV) do seu veículo para a sua residência. Mas está enviando o documento online para o próprio cidadão ter o CRLV impresso ou usar digitalmente, como ele achar melhor. Nesse post, vamos te ensinar como imprimir o documento CRLV.

Se você não sabe o que é o CRLV, vamos te explicar. Chamado também de antigo DUT (Documento Único de Transferência), esse é um documento onde irá constar as características e informações do seu veículo, dados sobre o pagamento do Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA), também sobre o Seguro Obrigatório (DPVAT) e o tempo que ele está em exercício. 

A versão digital do documento apresentará os mesmos tipos de informação, além de também ter a mesma validade jurídica. Da mesma forma que ocorre com o documento impresso, a versão digital também só pode ser emitida pelo Detran após o dono do carro quitar todos os débitos do mesmo. Entre eles estão: multas, encargos, tributos de compra e venda e o pagamento do DPVAT.

Então, vamos conferir como imprimir o documento CRLV e como acessar o mesmo digitalmente e gratuitamente. 

Saiba Mais: Como pagar o IPVA pela internet?

Como imprimir o CRLV 2021

Como imprimir o documento CRLV

Caso você deseja imprimir o CRLV, a impressão deverá ser feita em um papel comum branco e ocupando uma única página. O documento não pode ser colorido. É preciso ser impresso com tinta preta e com boa qualidade. Isso é exigido para que o QR Code possa ser lido no documento sem maiores problemas. Veja a seguir o passo-a-passo de como imprimir o documento CRLV pela internet:

Passo 1. Acesse o Portal do Detran com a sua conta gov.br. Esse login também é feito por CPF, caso não lembre os dados da sua conta;

Passo 2. Depois de efetuar o login pelo portal, clique na opção de “Veículos” nos serviços oferecidos, para conferir meus veículos, ou seja, os que estão em sua propriedade;

Passo 3. Clique no veículo que você quer emitir o CRLV digital para impressão;

Passo 4. Na página para a qual você será encaminhado, vá até a opção “CRLV Digital” e clique sobre ela. 


Passo 5. Um arquivo em formato PDF emitido pelo Detran será aberto automaticamente com o documento correto. Depois de conferir os dados você só precisa imprimir normalmente. Com isso, você já sabe como imprimir o documento CRLV.

Saiba Mais: Como fazer currículo pelo celular

Como acessar o CRLV digitalmente

Como imprimir o documento CRLV

Caso você opte por usar a versão digital do CRLV, após o primeiro acesso não será necessário ter internet para fazer uso do documento. Isso ocorre pois um arquivo em formato PDF será gerado pelo aplicativo com a própria assinatura digital do cidadão, garantindo assim a autenticidade do documento e evitando problemas na hora da abordagem. Confira como você pode acessar o CRLV no aplicativo:

Passo 1. Você precisa baixar o app Carteira Digital de Trânsito (CDT), que está disponível tanto na Play Store para aparelhos Android como na App Store para iOS. O aplicativo é completamente gratuito. 

Passo 2. Os usuários novos precisarão realizar o cadastro no app informando seu Cadastro de Pessoa Física (CPF);

Passo 3. Depois de terminar o cadastro, será preciso escolher qual documento digital você vai incluir. Escolher a opção referente a CRLV Digital;

Como imprimir o documento CRLV

Imagem: Portal do Trânsito

Passo 4. Após isso, será preciso informar o Renavam do veículo e o código de segurança do CRV, para depois clicar no botão de “OK”. 

Passo 5. Se tudo estiver correto após preencher os dados solicitados, você deverá clicar em “incluir”. Com isso, o processo está finalizado e você já pode acessar o documento através do seu smartphone no aplicativo carteira digital.

Saiba Mais: Como fazer boletim de ocorrência online?


É permitido dirigir sem o CRLV?

É importante ressaltar que, no Brasil, não é permitido aos motoristas dirigir sem dois documentos essenciais, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o CRLV. Se alguma autoridade de trânsito te abordar no trânsito e você não tiver portando esses documentos, você estará cometendo uma infração leve, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e será autuado por isso. Você também poderá receber uma multa de R$88,38 e 3 pontos na CNH. O seu veículo irá ficar retido até que você apresente a documentação correta.

Mas vale lembrar que desde 2016, caso a autoridade de trânsito tenha alguma forma de acessar o sistema informatizado do órgão para o qual ele trabalha e verificar a licença do veículo, o porte obrigatório da CRLV poderá ser dispensado. Mas, por via das dúvidas, é sempre bom ter a documentação ao seu alcance.

Saiba Mais: Como formalizar um pequeno negócio?

O que acontece se a CRLV vencer?

Caso você ande com a CRLV vencida, a punição será maior do que a recebida se você andar sem o documento. A multa para essa infração é de R$293,47 e 7 pontos na sua CNH, quase o dobro da punição anterior.

Segundo o CTB, essa é considerada uma infração de trânsito gravíssima. Então é importante fazer de tudo para evitar que isso aconteça. Para complementar, o seu veículo ficará apreendido até que você regularize o seu documento. 

O Certificado de Registro e Licenciamento digital possui uma validade de 1 ano, e o vencimento será de acordo com o calendário de licenciamento do seu estado. Ou seja, quando o licenciamento anual do veículo vencer, a sua CRLV também estará vencida. 

Saiba Mais: Como renovar CNH pela internet?


Entidades:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.