Como gerar leads: 18 dicas para fazer crescer a sua lista de emails

por | ago 6, 2013 | Marketing Digital | 0 Comentários

Ter uma lista de emails responsiva, que tenha interesse no que você está comunicando é muito importante. Nesse texto, vamos trazer dicas importantes de como gerar leads para o seu negócio.

Você já deve saber que comprar emails não é uma estratégia muito eficiente. A prática vai contra todos os princípios do marketing digital.

Isso porque, as boas práticas do email marketing demandam que você crie uma lista com pessoas realmente interessadas em seu produto ou serviço. Ou seja, potenciais clientes.

Porém, criar uma base de emails de PESSOAS QUE QUEREM RECEBER SUAS MENSAGENS não é tarefa fácil. Mas, a E-goi, uma das maiores e plataformas de email marketing, elaborou uma lista com 18 estratégias que você precisa saber para gerar leads.

Dicas simples, mas muito úteis para dar um up na sua lista de emails se você é das pessoas que se pergunta:

“Quero fazer e-mail marketing, mas tenho uma base de dados muito pequena. Como posso fazê-la crescer?”

Já digo, não há uma resposta mágica!

Mas a chave está sempre em promover o cadastro na sua newsletter. E para isso, aqui vamos a 18 dicas!

18 DICAS DE COMO GERAR LEADS

Dica 1

Comece pelos seus instrumentos de contato comercial direto. Assegure-se de que o seu cartão de visita (e o de todos os seus colaboradores) contenha uma frase que estimule o cadastro em sua newsletter.

Dica 2

Estimule a sua equipe comercial a obter autorização dos contatos telefônicos para os cadastrar na newsletter. Ofereça uma recompensa por cada e-mail captado, desde que com a permissão desses contatos.

Dica 3

Coloque na assinatura de todos os seus e-mails (e no de todos os seus colaboradores) um link de cadastro na sua newsletter.

Dica 4

Insira um link bem visível para cadastro na newsletter em todas as páginas do seu site. Considere também fazer aparecer automaticamente um convite ao cadastro (em um popup, por exemplo).

Dica 5

Dê algo de valor aos seus visitantes em troca do cadastro. Por exemplo, ofereça um material interessante em PDF no seu site, apenas a quem se cadastrar na newsletter.

Dica 6

Anuncie promoções e descontos exclusivos no site para os visitantes que se inscreveram na newsletter.

Essa é uma maneira muito eficaz de atrair um lead qualificado.

Dica 7

Quando alguém sair do seu site, inclua um lembrete automático sobre os benefícios do cadastro na newsletter.

Dica 8

Inclua um botão “enviar a um amigo” em todas as páginas do site. Assim você consegue potenciar o boca-a-boca e trazer mais visitas.

Dica 9

Use o SEO para que o seu site esteja bem posicionado nos motores de busca. Quanto mais visitas, mais possíveis cadastrados.

Dica 10

Não se esqueça dos canais offline, como feiras e eventos. Leve sempre fichas de cadastro.

Incentive os visitantes do seu stand a preenchê-las para receberem informações sobre a sua marca mais tarde.

Dica 11

Durante o evento, sempre que alguém lhe deixar um cartão, pergunte à pessoa se você pode cadastrá-lo na sua newsletter.

Depois do evento, insira em sua base os cartões coletados ou trocados.

Dica 12

Promova o seu próprio evento. Pode ser a inauguração de uma nova loja, um workshop, uma exposição etc.

É ótimo para reunir seu público, amigos e aproveitar para incentivar o cadastro na sua newsletter.

Dica 13

Tem uma base de dados de clientes com muitos endereços, mas muito poucos e-mails?

Que tal enviar uma carta e oferecer um brinde caso se inscrevam na newsletter?

Dica 14 

Faça uma parceria com associações empresariais. Foque em promover a sua empresa (e convidar à cadastro na newsletter) utilizando as respectivas bases de dados de associados.

Dica 15

Faça uma parceria com uma empresa não-concorrente para que as newsletters de ambas tenham um espaço onde possam promover-se mutuamente.

Por exemplo, reserve para sua empresa um espaço promocional na e-news dessa parceira, com um convite ao cadastro na sua própria newsletter. A outra empresa fará o mesmo.

Dica 16

Em cada newsletter enviada, não se esqueça de desenhar um botão bem chamativo com a mensagem “enviar a um amigo”.

Algumas ferramentas de automação, oferecem códigos para transformar esse botão num link de recomendação.

A ideia é que esse amigo também se torne seu lead.

Dica 17

Trabalhe a criação de uma comunidade interessada na sua empresa. Produza, por exemplo, conteúdos nas redes sociais para criar uma comunidade online.

Ofereça dados relevantes para sua audiência, use e abuse do inbound marketing.

Dica 18

Depois de criar sua fan page, tente trazer o maior número possível de seguidores.

Para isso, coloque regularmente informações no seu perfil que sejam interessantes, para que os seus seguidores as transmitam logo a outras pessoas.

Sempre que possível, inclua nessas informações o link de cadastro da sua newsletter.

Wow! Quantas ideias!

Agora, avalie todas as possibilidades e mãos à obra!

A cada dia temos visto crescer a força do e-mail marketing. Aos que duvidam deste canal, lembre-se que muitas empresas ainda estão na era do ‘spam-marketing’.

Enviam apenas propaganda e se esquecem de informações úteis a sua persona.

Entregue mais que propaganda. Use sua lista de emails para gerar relacionamento e mais clientes.

Como Gerar leads: case de sucesso

Recentemente a empresa de comercialização de vinhos online Evino, realizou um evento épico para captura de leads.

Eles elaboraram um curso online grátis sobre vinhos. Para participar do treinamento, o público tinha que fazer um pré-cadastro.

Logicamente nesse cadastro era solicitado o e-mail, onde foi enviado o link para a aulas. Como a empresa mesmo anunciou, eles conseguiram mais de 10 mil leads em 14 dias!

A sacada foi tão boa que não pára por aí. O treinamento era grátis, porém eles ofertaram um kit de compra opcional com 4 rótulos.

Ao final de cada aula, a professora degustava um rótulo e dava as notas juntamente com quem comprou o kit.

Essa foi uma ideia inspiradora, mas você pode adaptar a forma de captura de leads com a realidade do seu negócio.

Saiba Mais: Funil de vendas: a estratégia que não pode ser ignorada para vender mais

Como Gerar leads com baixo investimento

Para quem envia um volume relativamente baixo de e-mails, nem sempre compensa investir em uma ferramenta paga. Hoje, existem programas de email marketing grátis!

Assim, ainda que você não tenha uma base grande de dados, pode profissionalizar o seu contato com o seu potencial cliente. O segredo é começar, para depois crescer a sua lista.

Saiba Mais: Como transformar visitantes em clientes com landing pages

Como Gerar leads qualificados: Testamos e aprovamos

No mercado, existem inúmeras ferramentas de automação para e-mail marketing. Nós já usamos algumas.

Se você já está na fase de crescimento do seu negócio e já aprendeu como gerar leads, vale a pena investir em uma ferramenta que automatiza seus disparos e forneça informações e funcionalidades para gerir bem os seus leads.

Atualmente, nossa ferramenta é a da Leadlovers. Inclusive já tem alguns anos que trabalhamos com eles.

Ela é uma opção bem completa e passa por todas as etapas: captura e conversão dos leads, análise e otimização, relacionamento e engajamento.

Como Gerar leads: A importância da lista

Agora que você já sabe como gerar leads, vamos falar qual a importância da lista de e-mails para o seu negócio.

Além de permitir que você mantenha um relacionamento mais próximo com seus clientes, ela serve como uma boa forma de backup da sua base.

Mas como assim? Imagine que o seu site está passando por problemas técnicos ou que simplesmente sua conta no Facebook seja excluída.

Quando você mantém uma lista de e-mails consistente, isso pode ajudar você a comunicar os seus clientes. No caso do site, ofertar uma segunda opção de compra até que o problema seja resolvido. No caso do Facebook, enviar o link do novo perfil.

Esses são só alguns exemplos de como a lista de e-mail pode ser de extrema importância e trazer segurança para o seu negócio.

Lógico que o nosso objetivo maior com essas dicas é que você consiga alimentar e crescer sua base de e-mail. Não se esqueça que leads são sempre potenciais clientes.

Certamente com a aplicação desses passos, você vai ter seu trabalho recompensado com o aumento de suas vendas.

Agora conta aqui para nós: o que você tem feito para gerar mais leads para o seu negócio?

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Entidades: Facebook

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