Como ganhar seguidores no TikTok? 10 dicas para bombar na rede social

por | mar 30, 2021 | Redes Sociais | 0 Comentários

Assim como qualquer rede social, se você deseja potencializar seu conteúdo através dela, irá precisar de muitos seguidores. Quanto maior o número da sua audiência, mais engajamento suas publicações terão. Por esse motivo, hoje vamos falar sobre como ganhar seguidores no TikTok. 

Obviamente, é importante deixar claro que seus seguidores precisam ser reais. Nada adianta comprar seguidores ou atrair pessoas do mundo todo. Ele poderão fazer volume no número da sua audiência, mas não irão consumir o seu conteúdo. 

Saiba mais:Como ganhar dinheiro no TikTok?

A rede social explodiu recentemente e, a que tudo indica, ainda renderá muita publicidade. Muito popular entre o público mais jovem, o TikTok já ultrapassou a marca de 1 bilhão de downloads ainda em 2019. 

Se você ainda não está no TikTok ou não sabe como o aplicativo funciona, basicamente é uma rede social de vídeos. Muito famoso pelas dancinhas e dublagens que vemos espalhadas inclusive no Instagram. 

Porém é possível utilizar o formato de vídeos engraçados para apresentar conteúdos ou produtos. Tudo vai depender da mensagem que você deseja passar para seu público. 

Agora vamos ao que interessa! Veja  essas estratégias de como ganhar seguidores no TikTok e teste elas em sua conta. 

Como ganhar seguidores no TikTok: 10 dicas com potencial 

1) Crie conteúdo para sua persona 

Isso quer dizer que você deve produzir conteúdo que seu público irá gostar de assistir, que tenha interesse, que procure por essas informações. Quer saber como definir sua persona? Clique aqui e veja o conteúdo complementar. 

Se você tem um negócio, muita informação sobre conteúdo de interesse vem pelos próprios clientes, através de dúvidas que eles enviam para sua empresa. Filtre essas perguntas, veja a mais frequente e você terá um conteúdo quente para bombar em sua página do TikTok.

Outra forma para conseguir seguidores por meio do conteúdo, é fazer posts originais. Ou seja, não copiar o que todo mundo posta! Testar novos formatos e verificar qual seu público mais consome. 

Afinal seu objetivo não está apenas em aumentar o número de seguidores, mas atrair seguidores que irão somar para sua página e seu negócio. Um seguidor soma ao seu negócio quando:

– Curte, comenta, compartilha seu conteúdo. 

– Tem interesse nos serviços e produtos que seu negócio oferta ao mercado. 

– Efetiva compras de sua loja pois se conectou ao seu conteúdo. 

Saiba mais: Qual o melhor horário para postar no Instagram?

2) Mantenha a frequência das suas publicações 

A frequência das publicações é fundamental para manter o engajamento de sua audiência. Seja todo dia, ou três vezes na semana, o importante é manter um ritmo nas postagens. 

Com isso, você estará condicionando seu público a esperar por esse conteúdo em dias fixos e poderá usar isso ao seu favor. Seja para mostrar um produto novo ou lançar uma promoção, por exemplo. 

A frequência das postagens também facilita o alcance do seu perfil para novos seguidores. Essa é uma das formas de conseguir mais seguidores de forma orgânica. 

3) Alimente as informações do seu perfil 

A foto do perfil e o nome são as principais informações aos olhos dos usuários do aplicativo. Por isso, claro, eles merecem um cuidado maior. Coloque uma imagem de perfil com boa qualidade e que esteja alinhada com os objetivos da sua marca. 

Crie um nome de usuário que seja simples. O ideal é que seus seguidores consigam ler com facilidade e também memorizá-lo sem muito esforço.

Porém, foto e nome não são tudo. O ideal é preencher todos os campos do perfil e deixar o máximo de informações possível disponíveis. 

Aqui você também pode conectar sua conta TikTok com outras redes sociais. Por exemplo, ao vincular sua conta do Instagram com a rede social, ficará mais fácil atrair os seguidores também para esse meio.  

Saiba mais: Editor de vídeo online: Os 13 melhores aplicativos de edição

4) Utilize hashtags relacionadas com o seu mercado

Já falamos aqui como as hashtags ajudam a melhorar o engajamento da sua página, e o melhor, de forma orgânica. Isso porque, ao utilizar uma hashtag, você está colocando uma etiqueta de identificação em seu conteúdo, que aparecerá para outros usuários quando eles realizarem uma busca na rede social. 

Alinhar um conteúdo estratégico com boas hashtags pode ser a chave do sucesso. Verifique quais as # mais utilizadas no seu nicho de mercado, assim seu conteúdo será entregue para um público qualificado e alinhado com sua página. 

Nós separamos aqui uma lista com as 100 hashtags mais utilizadas no mundo, para que você se inspire e comece a usar esse recurso. 

5) Dê atenção aos seus seguidores 

Assim como você quer que seus seguidores sejam engajados em seu perfil, interaja também com eles. Essa é a primeira regra para cativar seus fãs. Tire um tempo para curtir e responder comentários. Agradeça os elogios e as críticas que receber. Esteja aberto para dialogar com seu público.

E principalmente, esteja atendo as informações que colher com essa interação. Elas irão te ajudar a pensar em novas estratégias para o seu negócio.

Saiba mais: Como ganhar seguidores no Instagram: conheça 3 táticas poderosas

 6) Publique quando seu público estiver online 

Escolha publicar seus vídeos nos horários em que sua audiência estiver ativa dentro da rede social. Com isso, é muito mais fácil que seu conteúdo tenha interações imediatas e permaneça mais tempo favorável ao algoritmo.  

Agora como saber quando seu público está on? onde buscar essa informação?

Infelizmente não existe uma fórmula para descobrir essa informação. Algumas pesquisas já foram feitas sobre, mas nem todo público é igual e você não pode se basear em mercados alheios apenas. Mas então o que fazer? 

Nossa dica é sempre testar! Que dias da semana e horários você sente que suas postagens tem mais interação? 

Experimente publicar por um período de tempo em dias e horários distintos e analise o número de interações e o tipo de conteúdo publicado. 

Além disso, o próprio TikToK fornece dados sobre a atividade do seu público, basta entrar na sua conta, na opção Analytics. 

Porém é preciso converter o fuso horário, de acordo com a sua localização, para descobrir o horário correto. 

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7) Interaja com conteúdos que favoreçam sua marca 

Você pode interagir com conteúdos de outros perfis que estão relacionados ou que são complementares ao seu. Entre no perfil de outras marcas ou de influenciadores do seu ramo,  curta e comente as postagens. 

Use a criatividade para comentar algo com outros usuários e que atraia aquela audiência para o seu perfil. Faça isso com frequência. 

8) Adicione um Call to Action ao final dos seus vídeos 

Um CTA é uma frase que incentiva sua audiência a tomar uma ação, a partir da sua publicação. O objetivo é envolver aquele espectador com seu conteúdo. 

São exemplos de CTA: Se gostou desse vídeo deixe um like; para mais vídeos assim, siga o nosso perfil; se você quer participar dessa ação, deixa um EU QUERO nos comentários; marque aqui nos comentário seu amigo que precisa ver isso; compartilhe essa informação com aquela pessoa especial e muitos outros. 

Saiba mais: Como encontrar influenciadores para promover seu negócio?

9) Invista em anúncios 

Assim como em qualquer outra rede social, nem sempre se vive de orgânico. Investir em anúncios pode sim ser uma fonte para aumentar o número de seguidores no TikTok.

O objetivo de muitas empresas ao pensar em anúncios, é, na maioria das vezes, ganhar dinheiro com vendas. Mas lembre-se: ninguém entra em rede social para comprar nada!

Isso é uma consequência de uma estratégia alinhada com conteúdo relevante e aporte em publicidade e objetivo dos seus anúncios. 

10) Visite os perfis populares 

A aba para você no aplicativo, é direcionada para indicar conteúdo de perfis que estão alinhados com o seu gosto dentro da rede social. Veja esse conteúdo com olhar crítico e adaptando-o ao seu negócio. 

Utilize as publicações com grande engajamento para tirar inspirações para suas produções. Foque no que pode ter tornado aquela publicação tão engajada e replique em seus conteúdos.

Isso é claro, se aquela ação está de acordo com o seu objetivo e com o seu negócio. Ou seja, não é porque um perfil badalado fez uma dancinha que gerou muita audiência, que você precise sair dançando também. Filtre o que está alinhado com os seus objetivos e o que não terá relevância com a sua audiência.

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Como ganhar seguidores no TikTok: dica bônus

Capriche em seus vídeos. Tente ao máximo produzir conteúdo com qualidade. Incremente seu conteúdo com efeitos, músicas populares, legendas. Veja o que pode prender a atenção da sua audiência. 

Além disso, invista em um bom cenário e iluminação. Evite ambientes barulhentos na hora de gravar e faça isso quando estiver com disposição para produzir. 

Como ganhar seguidores no TikTok: conclusão

A lógica das redes sociais é sempre a mesma. Quanto mais audiência uma publicação recebe, mais esse conteúdo será entregue e mostrado para outras pessoas, afinal, é um conteúdo relevante.

Por abordar um público mais jovem, o conteúdo disposto no  TikTok é essencialmente  criativo. Você precisa que seu conteúdo tenha interatividade entre os usuários para aumentar seus seguidores. Portanto, seja criativo em seus vídeos. 

As dicas acima ajudarão no reconhecimento da sua marca dentro da plataforma, que por consequência irá aumentar seu engajamento e por fim, mais pessoas conhecerão seu perfil, com grande chances de se tornarem seguidores. É um ciclo virtuoso. 

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