Como ganhar dinheiro em casa? As 23 melhores ideias para trabalhar por conta

por | dez 13, 2021 | Empreendedorismo | 0 Comentários


Você está desempregado ou quer ganhar um dinheirinho extra, mas não sabe como? Uma possibilidade é aprender como ganhar dinheiro em casa, e neste post vamos separar algumas das melhores ideias que você pode adequar aos seus conhecimentos.

Você encontrará sugestões de como ganhar dinheiro em casa utilizando seus conhecimentos de trabalhos anteriores, alguma habilidade que você tenha, ou até mesmo em um mercado completamente novo.

Saiba mais: Hubla: como ganhar dinheiro com grupos no WhatsApp e Telegram?

Como ganhar dinheiro em casa – Veja as melhores ideias

Caso você esteja interessado, abaixo separamos 24 ótimas ideias que você pode usar para saber como ganhar dinheiro em casa. Todas possuem uma ótima chance de terem um grande resultado, então não deixe de conferir. 

1- Comece uma franquia

A nossa primeira sugestão para você ganhar dinheiro em casa, é começar uma franquia. De início, é normal ficar meio receoso de considerar essa opção, já que uma franquia pode acabar exigindo um grande investimento inicial. Mas por outro lado, especialmente para quem quer diminuir os riscos na abertura de um negócio e empreender, essa é uma das melhores opções. 


O modelo de franquia já está consolidado no mercado, com um grande material de suporte para vendas e marketing, além de potenciais clientes, assim, só basta começar a sua. Para aqueles que querem trabalhar e ganhar dinheiro em casa, existem várias franquias interessantes no mercado nas quais você pode se juntar.

Algumas das principais alternativas são: Ahoba Viagens (pacotes turísticos); Jan-Pro (limpeza corporativa); Acquazero (lavagem ecológica de carros) e DocSystem (serviços de informática).

Saiba mais: Divihub: como ganhar dinheiro investindo em influenciadores?

2- Vire freelancer

A carreira de freelancer é uma ótima alternativa não só para quem quer ganhar dinheiro em casa extra, mas também para aqueles que estão em busca de seguir e construir uma carreira solo. Normalmente, essa alternativa é mais indicada para publicitários, fotógrafos, jornalistas, designers e desenvolvedores de softwares, já que existe uma maior facilidade de encontrar os chamados freelas nessas áreas.

Porém, isso não significa que profissionais de outras modalidades não podem explorar o mercado. Caso tenha interesse, comece definindo o tipo de serviço que você quer disponibilizar, garantindo que esteja qualificado para entregar um bom trabalho. Após isso, construa sua marca procure sites e aplicativos de freelancer, ou outras maneiras de conseguir trabalho. Uma ótima plataforma de freela que podemos indicar é o 99Freelas


3- Trabalhe com artesanato

É exatamente isso que você está imaginando, trabalhar com artesanato é uma excelente forma de ganhar dinheiro em casa. Com a facilidade de acessar conteúdos na internet, muitas decorações para casas e outros ambientes são feitas com o conceito de “DIY”, também conhecido como “Do it yourself”, que traduzindo significa “Faça você mesmo”. 

A melhor parte deste tipo de serviço é que você poderá usar a internet ao seu favor, se estiver sem criatividade ou com dificuldade de criar algo, basta buscar por ideias e soluções online. Para vender é ainda mais simples, já que você poderá usar as redes sociais para isso e/ou até criar a sua própria lojinha virtual, que atualmente é bem simples de se fazer.

Alguns locais online para criar uma loja e conseguir dinheiro online são Shopee, Aliexpress, Elo7, WixStores, Shopify e vários outros.

4- Venda marmitas saudáveis

As marmitas não são só uma ótima pedida para economizar dinheiro, mas elas também servem para que você possa ganhar dinheiro em casa. Muitas pessoas não têm disposição, tempo ou conhecimento para cozinhar, assim elas recorrem a comprar comidas já prontas ou pré-cozidas para se alimentar. 

Devido a isso, elas podem acabar sentindo falta de uma comida caseira e saudável no dia-a-dia e é aí que você entrará para ter lucro, já que elas poderão comprar exatamente esse tipo de comida com você. Além disso, você vai poder vender alimentos sem lactose, sem glúten, destinados para veganos e vegetarianos, tendo um público bem amplo à sua disposição.


5- Crie produtos digitais para vender

Muito provavelmente, o seu principal companheiro na hora de ganhar dinheiro em casa será a internet. Uma forma de usar essa ferramenta ao seu favor é trabalhar com venda de produtos digitais. Se você tem conhecimento sobre algum tema específico, então também terá como lucrar em cima desse conhecimento.

ganhar dinheiro em casa

Você pode compartilhar esse seu conhecimento com outras pessoas online, através de cursos digitais, livros ou vídeo aula, por exemplo. Após criar esses materiais, você pode vender digitalmente através das redes sociais ou programas de afiliados para ganhar mais dinheiro, um exemplo de ferramenta que você pode utilizar e oferece um espaço justamente para esse tipo de conteúdo é a Hotmart.

Saiba mais: Profissões do Futuro: 7 cursos para se preparar

6- Cuide de animais de estimação

Se você mora em uma casa ou apartamento grande e que tenha espaço para animais, uma ótima opção para trabalhar sem sair de casa é cuidando de animais de estimação. Existem algumas plataformas em que o usuário pode se cadastrar justamente para esse tipo de serviço, facilitando o contato entre os donos de pet que precisam de algum local para hospedar os bichinhos enquanto trabalham ou viajam, por exemplo, e você. Uma das principais opções que você pode usar para isso é a DogHero.

7- Trabalhe com revenda de produtos

Atualmente, é comum que grandes marcas procurem revendedores para seus produtos, podendo ser de roupas, perfumes, utensílios para casa, bijuterias, peças íntimas, produtos eróticos ou outros. A maior dificuldade pode ser se informar sobre quais marcas estão oferecendo essas possibilidades, mas após descobrir as melhores, basta selecionar a que mais te agrada, entrar em contato com a empresa para participar das revendas, utilizar suas redes de contatos e começar a vender. 


8- Dê aulas de alguma coisa

Você já pensou em virar professor e dar aulas particulares ou até mais gerais para ter uma renda extra? Sejam aulas de músicas, culinária, matemática, português, inglês ou outras, sempre encontramos pessoas que precisam de auxílio em algumas dessas áreas, então se você tem o conhecimento, por que não lucrar com ele?

Alguns sites podem te ajudar a encontrar os clientes e oferecer os seus serviços como uma ótima opção de ganhar dinheiro em casa. As nossas indicações são as plataformas GetNinjas e Engoo, mas você pode encontrar outras no mercado e na internet.

9- Trabalhe com estamparia e impressão

Alguns materiais possuem uma grande demanda sempre, e estamos falando de camisetas, canecas e outros materiais promocionais. Isso acontece pois lojas, campanhas promocionais de sites, políticos, teatros e entre outros estão sempre em busca deste tipo de material que serve como divulgação.

Assim, pode valer muito a pena comprar uma máquina de estamparia e oferecer os seus serviços para esse público e também para empresas que participam de eventos ou feiras, por exemplo.

10- Venda lembrancinhas de festas

Trabalhar com casamentos e festas é algo que sempre deu e ainda dá bastante retorno financeiro, dessa forma você pode usar isso para ganhar dinheiro em casa sem maiores problemas. Você pode trabalhar não só com confecções de bolos, doces e salgados, caso você tenha o talento culinário para isso, mas também pode oferecer lembrancinhas já prontas para festas e decorações personalizadas feitas por você mesmo. Assim, basta trabalhar a divulgação do serviço nas redes sociais e por outras formas e começar a lucrar. 


Saiba mais: Ganhar dinheiro respondendo pesquisas? Saiba como

11- Trabalhe com serviços de manutenção

Se você tem experiência com limpeza, dedetização, manutenção elétrica ou informática, uma forma de ganhar dinheiro em casa é trabalhando diretamente com manutenção de vários tipos. Você pode até mesmo utilizar alguns aplicativos ou portais que facilitam a busca por clientes que estejam em busca por este tipo de serviço. Se você quer se adaptar como profissional desta área de atuação, uma plataforma que pode te ajudar é a Parafuzo.

12- Crie ou conserte roupas

Para aqueles que têm habilidades com costura, pode usar a agulha e linha para ganhar dinheiro em casa em uma área bem procurada. Tudo que você precisa é investir em uma máquina de costura para que possa criar suas próprias roupas ou consertar. A melhor parte é que o investimento não sairá muito caro, e caso não queira gastar muito em uma máquina nova, pode procurar alguma usada que esteja em boas condições. 

Essa é uma oportunidade que pode te trazer um bom lucro, já que roupas sob medida sempre estão com uma demanda alta. Seja para ocasiões especiais como festas e casamento ou para pessoas que não encontram roupas que lhe agradem ou servem, você terá serviço.

13- Passeie com cães 

Muitas pessoas não possuem tempo para a maioria das atividades, seja por trabalharem o dia todo em home office ou por estarem sempre fora de casa por causa do trabalho, assim, os donos de pet, especificamente de cães, não possuem tempo de passear com os bichinhos. Se você possui tempo livre e quer ganhar dinheiro extra sem muito trabalho, pode começar a oferecer serviços de passeio de cães ou outros pets.


É comum essas pessoas mais ocupadas contratarem pessoas para levarem os cães para parques ou lugares espaçosos próximos e que eles possam brincar. Normalmente, para conseguir trabalho com isso é preciso ser por indicação ou com uma pessoa que te conhece bem e sabe que não faria mal aos animais.

14- Trabalhe com maquiagem

Com o passar do tempo, cada vez mais e mais pessoas passam a se preocupar com a aparência, independente de idade ou gênero. É comum que elas procurem alguém para maquiá-las em eventos importantes, como festas de casamentos, aniversários, premiações e etc. Assim, se você tem talento com maquiagem, uma forma de ganhar dinheiro em casa é oferecendo esses serviços para o público.

Você pode não só realizar esse trabalho presencialmente indo até as pessoas para fazer uma maquiagem ou oferecer um ambiente onde elas possam ir, como também pode fazer vídeos ensinando técnicas de maquiagem e postar no YouTube ou em outras plataformas. Dependendo do rumo que isso siga, você pode ganhar cada vez mais seguidores e visualizações e com isso ter seu conteúdo monetizado. 

15- Realize mudanças

Se você tem uma caminhonete, caminhão ou algum outro tipo de carro grande, pode oferecer seus serviços para realizar mudanças. Sempre encontramos pessoas que estão se mudando de casa ou de cidade, e elas precisam deste tipo de serviço, assim essa acaba sendo uma grande oportunidade para ganhar dinheiro em casa com transporte de mercadorias, caixas e móveis. Quanto mais longe for o transporte, mais você pode cobrar, garantindo assim uma boa fonte de renda, sendo preciso só se manter informado e realizar uma boa divulgação deste serviço. 

Saiba mais: Franquias baratas: como começar com pouco dinheiro?


16- Seja um guia de turismo

Se você tem o costume de viajar bastante ou conhece bem o lugar onde mora e ele é considerado ou possui pontos turísticos, você pode muito bem trabalhar como guia de turismo. Muitas pessoas amam viajar e conhecer novos lugares, então você pode mostrar o ambiente para elas, contar histórias populares e garantir que elas tenham uma boa experiência.

O único porém é que você, provavelmente, terá que se manter fluente em outras línguas, especialmente o inglês, já que poderá ter viajantes de todos os locais. Mas essa não deixa de ser uma boa forma de ganhar dinheiro em casa e sendo seu próprio chefe.

17- Seja assistente virtual

Muitos serviços estão sendo terceirizados e muitas empresas preferem investir neste tipo de trabalho. Dessa forma, uma maneira que você tem para ganhar dinheiro em casa é trabalhar como assistente virtual, atendendo telefonemas, organizando demandas e agendas, marcando reuniões e algumas outras atividades. Se você tem experiência neste tipo de trabalho é melhor ainda, já que as empresas estão preferindo contratar funcionários dessa forma, buscando reduzir custos.

18- Seja cuidador de idosos ou crianças

Se você trabalha ou tem formação na área da saúde, uma forma de ganhar dinheiro em casa é trabalhar como cuidador de crianças ou idosos. Contudo, este tipo de serviço exige bastante experiência e confiança de quem está contratando. As formas mais indicadas para conseguir esse tipo de trabalho é através de indicação de conhecidos ou sendo contratado por pessoas que te conhecem e confiam em você. Embora você precise ter um vasto conhecimento e habilidade para conseguir o serviço, os salários tendem a ser bastante recompensadores. 

19- Faça consultoria virtual

Vários profissionais, independente da formação, podem trabalhar com consultoria virtual. Assim, caso você esteja desempregado ou tenha bastante tempo livre, essa é uma das formas que pode escolher para ganhar dinheiro em casa. A sua experiência e conhecimento na área podem ser aproveitados por aqueles que te contratam.


A melhor forma é que você pode exercer essa função de forma contratual, sendo contratado justamente para isso, ou pode fazer disso a sua profissão, atuando como um micro-empreendedor individual.

20- Trabalhe como programador técnico

Outra forma para ganhar dinheiro em casa é trabalhando como programador técnico, sendo uma excelente opção para aqueles que buscam trabalhar como autônomo. Vários empresas que buscam investir em novos sistemas e em tecnologia no geral precisam contratar alguém para exercer este tipo de serviço e que possa ajustar os aplicativos, softwares e sites, por exemplo, e para isso não é preciso sair de casa. Normalmente, a remuneração para quem trabalha nessa área é excelente, então vale a pena investir. 

Saiba mais: Como criar um ebook e ganhar dinheiro?

21- Seja um redator

Trabalhar como redator normalmente é mais indicado para jornalistas, mas se você tem um grande domínio da língua portuguesa e gosta de escrever, essa é uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro em casa e sem precisar ir para outro ambiente. Normalmente, você trabalha desenvolvendo materiais e conteúdos para outras empresas diretamente, ou através de plataformas destinadas a freelancer. Uma plataforma que você pode utilizar para achar este tipo de serviço é a Rock Content.  

Os conteúdos que você escreverá a respeito podem variar de acordo com seus conhecimentos e existem diversas formas para receber o pagamento. É possível ganhar por quantidade de palavras produzidas, demanda exigida da empresa ou de outras maneiras. Caso você seja fluente em outros idiomas como inglês ou espanhol, também poderá disponibilizar serviços como tradutor de conteúdo para portais ou pessoas. 


22- Venda fotos online

Se você é fotógrafo ou consegue tirar ótimas fotos, você pode vendê-las online para ganhar dinheiro em casa, já que existem diversos portais que compram fotos. Algumas plataformas que podemos citar e que compram bastante fotos são a iStockPhoto e a Shutterstock

A melhor parte de trabalhar dessa forma é que você não precisa se preocupar com nenhuma regra sobre o tipo de fotos que pode vender. Assim, independente do local, das pessoas, dos objetos ou marcas que aparecem, você conseguirá vender online. Essas fotos ficam nas plataformas e você receberá uma notificação para retirar o dinheiro assim que alguém comprar. 

23- Alugue a sua casa

Por último, mas não menos importante na nossa lista de ideias para ganhar dinheiro em casa, temos o aluguel da sua casa ou ao menos um cômodo. Essa é uma ótima opção se você possui uma casa muito grande ou tem algum quarto vago que possa ser ocupado por outra pessoa. Outra alternativa para usar essa ideia é se você for dono de alguma outra casa ou apartamento que está desocupado e pode ser alugado.

Uma plataforma que você pode usar para conseguir alugar uma casa ou um cômodo disponível é a AirBnB. Esse aluguel pode ser feito a curto ou longo prazo, e você resolverá tudo de forma rápida e simples. 

O AirBnB funciona de forma bem parecida com o Uber ou iFood, onde a pessoa é avaliada com notas, o que pode influenciar o aluguel do imóvel ou cômodo por outro usuário. Para aumentar a sua nota ou mantê-la alta, é só ser educado, um bom anfitrião e realizar boas ofertas. 


Saiba mais: Nível Cashback: Como funciona e como ganhar dinheiro?


Entidades: AirBnB | Getninjas | Hotmart

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Baixar músicas online: os 20 melhores sites Frases de Amor: as 230 mais belas Como entrar no Gmail no celular? Cantinho do Café: 15 ideias incríveis Horas iguais: qual o significado? Receitas para Airfryer: as 8 melhores