Continua depois da publicidade

Como ganhar dinheiro com Marketing Digital? 13 áreas para explorar

por | maio 10, 2021 | Marketing Digital | 0 Comentários

Com o avanço da internet, formas diferentes de ganhar dinheiro se tornaram mais acessíveis. Você não precisa mais abrir um negócio físico ou conseguir um emprego para ganhar dinheiro. Saiba como ganhar dinheiro com Marketing Digital, uma das áreas que mais crescem no mundo.

Há alguns anos, existiam menos formas de ganhar dinheiro. Com a chegada da internet, novas oportunidades surgiram e, o melhor, algumas delas você pode realizar sem sair de casa, sem ter um produto, basta ter uma audiência para ganhar dinheiro online. 

Hoje quero compartilhar algumas ideias sobre como ganhar dinheiro com marketing digital. Algumas você pode começar a aplicar hoje mesmo. Aproveitar este momento, pode ser uma oportunidade única. Nunca vimos o digital ganhar tanta importância quanto nos últimos anos. 

Marketing Digital é enganação?

Antes de começar falando sobre ideias e formas de ganhar dinheiro com marketing digital, é importante esclarecer algumas dúvidas. Muitas pessoas acham que ganhar dinheiro pela internet é uma forma errada de ter uma renda.

Criou-se um mito de que coisas online não têm tanto valor. Por isso, em muitos casos, uma carreira ou negócio no marketing digital pode passar a impressão de que é algo fácil, automático. 

Ao mesmo tempo em que o marketing digital e a internet permitem ganhar dinheiro, escalar e automatizar muitas coisas, isso não significa que seja fácil ganhar dinheiro com isso. Você pode usar o marketing digital para construir uma carreira ou promover um negócio que você já tem. 

Se listarmos as empresas mais valiosas do mundo, veremos que das 10 primeiras posições, 4 empresas são 100% baseadas no online (Amazon, Google, Facebook e WeChat).

Como ganhar dinheiro com Marketing Digital - Empresas Valiosas

Logo, temos que separar as coisas. Marketing digital não é enganação. Porém, assim como em qualquer mercado, sempre haverá pessoas dizendo que basta estar online para ganhar dinheiro, basta abrir um negócio para ser bem sucedido. 

Saiba que é possível sim ganhar dinheiro com marketing digital. Isso pode sim ser mais fácil se comparado com alguns setores. Contudo, você vai precisar se dedicar e ser persistente se quiser ter uma renda online.

Marketing Digital dá dinheiro mesmo?

Esta é uma pergunta bem comum e a resposta é simples: sim! Marketing digital dá dinheiro. Qualquer negócio, se bem gerido, pode dar dinheiro. O marketing digital por sua vez não é diferente. Além disso, trabalhar com marketing digital tem suas vantagens em relação a outros mercados, em especial os mais tradicionais. Dentre as vantagens do marketing digital estão:

Mercado em expansão

Não é de hoje que o marketing digital vem crescendo. Com a chegada da pandemia em 2020, mais e mais negócios precisaram migrar seus modelos para o digital. Empresas como a Disney, por exemplo, perdeu muita receita com seus parques fechados devido à pandemia. 

Porém, com o lançamento do Disney+ a empresa conseguiu levar seus ativos para a internet e gerar uma excelente fonte de receita 100% online. Promovendo seu negócio de assinaturas, a empresa faturou bilhões de dólares em 2020. 

Logo, desde empresas globais, até os pequenos negócios, todos precisam estar minimamente presentes na internet. É a partir desta demanda que o marketing digital ganha cada vez mais força. 

Custos baixos

Ter um negócio de marketing digital ou ter um negócio online costuma ter uma vantagem interessante: os custos. Claro que você pode ter custos altos trabalhando com isso, mas para ter um e-commerce, por exemplo, você não precisa pagar aluguel para expor seus produtos. 

Se você é um consultor, não precisa pagar por uma sala para conversar com seus clientes. Isso pode ser feito pela Internet com custo 0 ou custos muito baixos. Além disso, as oportunidades de divulgação do seu negócio usando o marketing digital, pode fazer com que seu lucro aumente, pois anunciar nas mídias sociais, por exemplo, costuma ser muito barato. 

Escala

Outra vantagem do marketing digital é o potencial de escala. Se você é um professor, pode colocar um determinado número de alunos em um curso presencial. Porém, se você vende seu curso online, pode colocar um número quase ilimitado de pessoas em uma sala virtual. 

Além disso, se você vender um curso gravado, por exemplo, pode ter alunos vendo seus conteúdos 24h por dia, 7 dias na semana. Isso sem você precisar estar à disposição deles. 

Quem vende online, tem um e-commerce, por exemplo, também pode ter um estoque enorme de produtos, mesmo que não tenha uma loja física. Modelos de negócio como dropshipping, por exemplo, permitem vender milhares de produtos sem nem mesmo tê-los em estoque. 

Como ganhar dinheiro com Marketing Digital?

Agora que falamos um pouco sobre as vantagens de trabalhar com marketing digital, vamos conhecer algumas áreas que você pode atuar e ganhar dinheiro com marketing digital. 

Algumas delas você poderá trabalhar em uma empresa, como funcionário, outras pode ser um consultor e trabalhar como autônomo. Já outras, você pode abrir um negócio próprio e viver disso sendo seu próprio chefe. Aqui estão algumas oportunidades:

Afiliado

Se você está começando agora no marketing digital, ser um afiliado pode ser uma boa porta de entrada. Isso porque, ao trabalhar como afiliado, você não precisa ter um produto ou serviço, você pode ganhar dinheiro indicando outros negócios. 

O modelo de afiliado trabalha como um modelo de indicação. Você pode promover cursos, produtos, lojas online, jogos, ferramentas e ganhar uma comissão sempre que alguém adquirir ou se inscrever em algum desses serviços. 

Dentre as empresas que possuem programas de afiliado estão: 

Blog

Ter um blog, apesar de não estar em alta, é uma forma de ganhar dinheiro com marketing digital. Apesar de ser um trabalho mais focado em longo prazo, há casos de pessoas que atuam em blogs de nicho que conseguem gerar bons ganhos. 

Ao ter um blog, você pode ganhar dinheiro vendendo anúncios, promovendo produtos ou serviços como afiliado, vendendo análises de produtos ou serviços. São apenas algumas ideias. 

Uma das formas mais rápidas para começar a ganhar dinheiro com um blog é participando do programa de anúncios da Google, o Google Adsense. Como ele, você pode exibir anúncios no seu conteúdo e ganhar dinheiro quando as pessoas visitarem seu blog.

Projetos como o WordPress, são uns dos mais populares para quem deseja começar um blog. Outro lugar legal para saber mais como monetizar um blog é a central de ajuda do Adsense

Cursos Online

Vender cursos online é uma forma interessante de ganhar dinheiro com marketing digital. Isso porque, você não precisa ser um especialista em alguma área para colocar seu curso no ar. Hoje, muitas pessoas procuram informações online e, se você tem experiência em algum assunto, pode transformar isso em um conteúdo online. Há várias oportunidades de ganhar dinheiro com isso. 

Saiba mais: Fórmula de Lançamento: o que é e como funciona e como fazer seu 6 em 7?

Há cursos de tudo o que você pode imaginar. Desde investimentos em bolsa de valores, como criar e vender laços, como conversar com estranhos, como falar árabe…As opções são inúmeras. Empresas como a Hotmart, Eduzz e Monetizze são algumas das referências de empresas que podem te ajudar a entender melhor o mercado e oferecem ferramentas para colocar seu curso no ar. 

E-books

O marketing digital também pode ser usado para promover livros e e-books. Hoje, há inúmeros autores que deixaram de depender de editoras para publicar seus livros e usam plataformas como Amazon para colocar suas produções à venda. 

Ao pesquisar na Amazon, por exemplo, você verá que há vários autores independentes que usam a plataforma para vender seus e-books. Os preços variam de acordo com a popularidade do tema e do autor, mas se você gosta de escrever, ao invés de gravar um curso, por exemplo, transformar esse conhecimento em um livro e vender pela Amazon ou outras plataformas, é uma ótima forma de ganhar dinheiro com marketing digital.

Inbound Marketing

Apesar do nome em inglês, inbound marketing é, de forma resumida, trabalhar com produção de conteúdo. Hoje, muitas empresas precisam de profissionais para produzir conteúdo em várias frentes, como:

  • Blogs
  • E-books
  • Aulas
  • Redes sociais

Por isso, o profissional de inbound marketing pode atuar em várias áreas dentro de uma empresa ou como prestador de serviços ou freelancer. Você pode ganhar dinheiro com marketing digital trabalhando com redação para um site, escrevendo e-books, reparando roteiros de aulas e vários outros setores dentro do mercado.

Influenciador

Apesar de clichê, ser um influenciador é sim uma ótima forma de ganhar dinheiro com marketing digital. Aqui é importante frisar que você pode seguir vários modelos de negócio para trabalhar como influenciador. Temos os modelos mais comuns de ser influenciador no Instagram, Tik Tok e YouTube. Porém, você também pode ter um blog, uma newsletter, um podcast, por exemplo. Neste canal, você pode vender espaços publicitários. 

A empresa Morning Brew , por exemplo, ganha dinheiro com uma newsletter sobre investimentos. Todos os dias, um email é enviado para seus leitores e patrocinadores podem comprar espaços publicitários na mensagem.

Como ganhar dinheiro com Marketing Digital? Morning Brew

Edição de vídeos

Outra área que cresce muito no marketing digital é a de edição de vídeos. Você pode ganhar dinheiro editando vídeos para:

  • Instagram
  • Tik Tok
  • Facebook
  • YouTube
  • Lives
  • Cursos Online
  • Lançamentos de Infoprodutos
  • Vídeos corporativos
  • Vídeos de imóveis

Saiba mais: Editor de vídeo online: Os 13 melhores aplicativos de edição

São apenas alguns exemplos de setores que você pode atuar com edição de vídeos. Muitos profissionais atuam como freelancers e ganham dinheiro por cada vídeo editado. Outros, podem ser funcionários de uma empresa e ganhar um valor fixo mensal. 

Email Marketing

Apesar de não estar na moda, o email marketing é muito importante para inúmeros setores. Como um profissional de email marketing, você tem muitas oportunidades. Desde um profissional que escreve e envia os emails, até quem cuida da parte técnica da entrega e das métricas. 

Setores como varejo, investimentos, imóveis, cursos, faculdades, farmacêutico, por exemplo, ainda usam muito o email e, por ser um campo em menor evidência, pode ser uma área com poucos profissionais capacitados e com grandes salários. 

Métricas

Dados são o futuro, não só no marketing digital. Por isso, um profissional de métricas, que trabalhe com Business Intelligence, já é um profissional muito requisitado pelo mercado. Se você gosta de números, pode considerar uma carreira na área. 

Uma das vantagens do marketing digital é o poder de mensuração dos resultados. Por isso, um profissional que saiba extrair informações dos números, se torna cada vez mais indispensável em qualquer negócio.

Programação

Uma ótima maneira de estar dentro das profissões do futuro é saber mais sobre programação. Os programadores no marketing digital são muito importantes para ajudar desde a construção de um site, desenvolver aplicativos, ferramentas e  plataformas para operar o negócio. 

Saiba mais: Como aprender a programar? 133 cursos gratuitos para começar

Search Engine Optimization (SEO)

Ser um consultor de SEO ou profissional da área é um caminho interessante se você deseja criar um negócio no marketing digital. Atualmente, há empresas especializadas nesta área que ganham muito dinheiro oferecendo consultorias em SEO.

De forma resumida, SEO são táticas e estratégias usadas para posicionar as empresas nos sites de busca. O mais popular hoje é o Google, mas é possível aplicar SEO em vídeos do YouTube, por exemplo. Se seu site está bem posicionado para determinados termos de busca, por exemplo, você pode receber mais visitas e, consequentemente, vender mais. Esta é uma das áreas importantes do SEO no marketing digital.

Redes Sociais

Sem dúvida, promover um negócio nas redes sociais deixou de ser opcional. Hoje, qualquer empresa precisa estar presente nestes canais. Por isso, ser um gestor de redes sociais, ter uma agência que atue nesta área ou promover seus próprios produtos, é uma das formas mais poderosas de como ganhar dinheiro com marketing digital. 

Assim você pode atrair mais clientes promovendo sua marca para seus seguidores. Além disso, com a ajuda dos anúncios, expandir suas vendas em qualquer segmento. Com certeza, as redes sociais podem ser um caminho muito promissor se você tem uma empresa ou quer ser um profissional da área.

Tráfego Pago

O tráfego pago tem ganhado cada vez mais importância no marketing digital. Trabalhar com tráfego pago consiste em criar e veicular anúncios nas redes sociais, Google, sites e outras plataformas. Este tipo de segmento tem crescido muito nos últimos anos, em especial pela chegada de grandes empresas no mundo digital, que deixaram de investir apenas em grandes veículos com TV e revistas agora apostam na internet para atrair clientes. 

Saiba mais: Gestor de tráfego: O que faz e qual o salário?

Além disso, pequenos negócios também podem se beneficiar do tráfego pago. Criar anúncios no Facebook, Instagram, YouTube, Linkedin e Google, por exemplo, pode ajudar a atrair mais clientes para as pequenas empresas também. 

Estas são algumas oportunidades para você criar uma empresa e ganhar dinheiro com marketing digital ou se tornar um profissional da área, trabalhando em uma empresa como funcionário, por exemplo. 

Gostou das sugestões? Quais dessas áreas você gosta mais? Compartilhe com a gente nos comentários

Continua depois da publicidade

Tags:

Como criar um ebook e ganhar dinheiro?

Como criar um ebook e ganhar dinheiro?

Construir um e-book é uma ótima estratégia para começar uma carreira no empreendedorismo digital. Você já pensou como criar um ebook e ganhar dinheiro? Ele é um dos formatos preferidos porque é mais simples de ser implementado no mercado e não é necessário fazer...

Locaweb E-mail marketing: vale a pena usar?

Locaweb E-mail marketing: vale a pena usar?

A Locaweb e-mail marketing é uma ferramenta que promete facilitar a rotina dos profissionais e empreendedores que trabalham com esse importante canal de comunicação. Ela permite automatizar várias etapas, como envio de e-mails, segmentações, entre outros.  Neste...

ActiveCampaign: O que é e como funciona

ActiveCampaign: O que é e como funciona

A ActiveCampaign é uma plataforma de automação de marketing e CRM (Customer Relationship Management) criada para auxiliar na interação de pequenas e médias empresas com os seus clientes. Fundada em 2003 em Chicago, Illinois, a empresa começou fazendo consultoria...

Klickpages: o que é e como funciona

Klickpages: o que é e como funciona

A criação de landing pages que convertem é um dos maiores desafios dos profissionais de marketing e de empreendedores que trabalham com essa estratégia, seja em seu negócio ou em uma fórmula de lançamento. Se você já teve uma baixa conversão nas páginas e não atingiu...

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Se você chegou até este artigo, está procurando quais são os melhores memes de Marketing Digital, não é mesmo? Selecionamos 3 ótimas opções da internet para que você tenha um momento de diversão em sua rotina.  Você verá frases engraçadas que podem ser compartilhadas...

Como começar no Marketing Digital?

Como começar no Marketing Digital?

Qualquer profissão ou carreira relacionada à internet, tem um enorme potencial de crescimento nos próximos anos. Por isso, como começar no marketing digital é uma das buscas mais comuns para quem deseja iniciar um novo negócio ou carreira profissional. Comecei no...

10 melhores plataformas de geração de leads

10 melhores plataformas de geração de leads

Qual a primeira coisa que você pensa quando precisa responder a pergunta: Como aumentar as minhas vendas? A resposta pode ser bem simples, algo como: "basta conseguir mais clientes, construir uma audiência maior, atrair mais pessoas para o site e assim gerar mais...

5 vantagens de trabalhar com Marketing Digital

5 vantagens de trabalhar com Marketing Digital

É comum as pessoas preferirem o trabalho de home office devido à praticidade. Dentre uma das opções para essa categoria de trabalho está o marketing digital. Mas você sabe as vantagens de trabalhar com marketing digital? Sempre que existe uma crise econômica, uma...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest