Como funciona o Microsoft Teams?

por | abr 9, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários

A pandemia da covid-19 fez com que as pessoas se adaptassem a uma nova realidade: o trabalho em home office. As aulas e o trabalho em casa se tornaram algo rotineiro. Assim, plataformas de reuniões online ganharam mais popularidade, como é o caso do Microsoft Teams. Mas afinal, como funciona o Microsoft Teams?

De acordo com a própria desenvolvedora, a ferramenta é “um aplicativo de colaboração que ajuda sua equipe a se organizar e conversar, tudo em um só lugar”. No software é possível reunir uma equipe, usar o chat, em vez de e-mails, editar arquivos com segurança ao mesmo tempo, ver curtidas, menções e respostas com apenas um toque, personalizá-lo adicionando anotações, sites e aplicativos.

Saiba mais: Google Meet: 3 formas de fazer reuniões online gratuitas

Como funciona o Microsoft Teams?

O Microsoft Teams é uma ferramenta de gerenciamento de equipes que conta com diversas funções, incluindo videoconferência com até 100 pessoas (na versão gratuita). O aplicativo pode ser usado em aparelhos móveis, com praticamente todos os recursos que estão na versão para desktop. Mas são tantas utilidades, que algumas pessoas acabam ficando perdidas nos primeiros acessos. Contudo, para resolver possíveis confusões, existem recursos de treinamentos elaborados pela Microsoft, como será explicado mais adiante neste post.

Como baixar o Microsoft Teams?

O Microsoft Teams está disponível para Windows, Mac, Android, iOS e web. Entretanto, a versão online só pode ser usada de uma conta do Microsoft 365 com um plano de licença Business ou Enterprise do Microsoft 365. Também confira os requisitos mínimos para saber se seu dispositivo preenche o solicitado para rodar o programa.

Para baixar o software, basta entrar no site do Microsoft Teams, clicar em “Baixar agora” e escolher a versão desktop, o download começará automaticamente. O aplicativo também é gratuito e está disponível para os sistemas Android e iPhone (iOS).

Como acessar o Microsoft Teams?

Após instalar o aplicativo é preciso logar com uma conta da Microsoft, que pode ser institucional, de estudante ou pessoal. Depois de passar por essa etapa, você já estará na tela inicial do programa e poderá desfrutar de todos os benefícios.

Como funcionam as principais funções do Teams?

Na página inicial do Microsoft Teams, você verá um menu na lateral, uma barra superior com campo de pesquisa e outros ícones para comandos da plataforma. Confira a função de cada um deles.

Como funciona o Microsoft Teams?

  • Activity (Atividade): aqui você pode acompanhar suas ações dentro do Teams
  • Chat: Nessa parte você pode conversar com seus contatos de forma individual ou em conjunto
  • Teams (Equipes): nessa janela você pode visualizar todos os seus grupos
  • Calender (Calendário): você pode programar reuniões e sincronizar o evento com o Outlook
  • Files (Arquivos): nessa aba fica os arquivos armazenados do usuário
  • … : aqui você encontra os aplicativos que estão ligados ao Office 365.
  • Ajuda: campo para solucionar dúvidas dos usuários.

Quanto custa o Microsoft Teams?

O Microsoft Teams está incluído em todos os planos do Microsoft 365, embora também haja uma versão gratuita do Teams que inclui suporte para até 100 pessoas. Se você estiver no plano gratuito, receberá mensagens de bate-papo e pesquisas ilimitadas. Você também obtém 10 mil mensagens pesquisáveis, 250 integrações de aplicativos, 2 GB de armazenamento de arquivos e chats de vídeo.

Há integração com outros aplicativos do Office (versão web do Word, Excel e PowerPoint) e videochamadas com Skype. Confira todos os benefícios de cada plano aqui.

Como funciona o Microsoft Teams - Valores

Saiba mais: O que é Slack e como usar? 5 informações da ferramenta

Teams na educação

O Microsoft Teams pode ser uma ótima alternativa para as instituições de educação nesse momento de pandemia. Com a plataforma é possível ter uma boa interação entre alunos e professores, como, por exemplo, a função “Atribuições”, que permite os educadores deixar arquivos de conteúdo das disciplinas. Um outro recurso muito bacana é opção “Notas”, na qual os professores podem acompanhar todo o desenvolvimento dos estudantes nos exercícios. Para mais algumas dicas clique aqui e veja instruções da Microsoft.

Microsoft Teams para empresas

Com o trabalho remoto em alta, o Microsoft Teams facilita a comunicação entre os funcionários. De acordo com a empresa é importante se preparar antes de usar o software e é imprescindível certifique-se de que todos os trabalhadores tenham uma licença que inclua o Microsoft Teams.

Após ter cumprido a primeira etapa, é preciso entender que o acesso de convidado permite que as equipes na organização colaborem com pessoas fora da organização, concedendo acesso a equipes e canais existentes no Microsoft Teams. Qualquer pessoa com uma conta de e-mail comercial ou de consumidor, como Outlook, Gmail ou outros, pode participar como convidado da plataforma com acesso total aos bate-papos, reuniões e arquivos da equipe. O administrador do Microsoft Teams controla quais recursos os convidados podem (e não podem) usar no software.

Crescimento

O Microsoft Teams foi lançado em 2016, mas devido a quarentena, o número de usuários cresceu muito. Segundo dados divulgados pela Microsoft, a plataforma teve um crescimento de quase 40% no número de usuários em apenas uma semana no ano passado.

No dia 11 de março de 2020, a empresa divulgou que o Teams possuía 32 milhões de usuários ativos. Uma semana depois, o número foi atualizado para 44 milhões. Dessa forma, a plataforma obteve um crescimento de 37,5% em apenas sete dias, e o motivo para isso foi a pandemia, de acordo com um comunicado da Microsoft.

Atualização

O Microsoft Teams terá uma nova opção para deixar a entrada em reuniões mais fáceis. Em breve, vai ser possível participar de reuniões na qual os usuários poderão fazer parte de videoconferências adicionando apenas um código de identificação. Todas as reuniões criadas vão contar com um ID automático, onde a pessoa poderá fazer um convite para outro usuário participar da reunião.

O Teams já tem a função em que as pessoas convidem outras por meio de um link ou fazendo contato de forma direta, mas, somente se o usuário estiver na lista de contatos. Essa nova função está prevista para chegar ao aplicativo em maio de 2021

Aprenda a usar o Microsoft Teams

Caso você tenha baixado o Microsoft Teams e sentiu desnorteado com tantas possibilidades, não se preocupe, essa plataforma realmente possui muitos recursos, o que pode gerar certa confusão, o usuário acaba se perdendo. Mas para facilitar o uso da ferramenta, a Microsoft preparou diversos tutorias em texto e vídeos em português.

Nesse treinamento disponibilizado pela Microsoft, você poderá aprender como configurar e personalizar sua equipe, colaborar em equipes e canais, trabalhar com mensagens e postagens, configurar e participar de eventos ao vivo, entre outras funcionalidades da plataforma. Confira todos os tutoriais aqui.

Sobretudo, mesmo na versão gratuita o Microsoft Teams oferece diversos recursos que os usuários podem aproveitar, só basta ter um pouco de paciência e prática para poder aprender todas funções dessa plataforma.

Continua depois da publicidade

Entidades: Android | Google

Tags:

Gerador de números aleatórios: os 10 melhores sites

Gerador de números aleatórios: os 10 melhores sites

Um gerador de números aleatórios é muito útil para testes de cadastro, sorteios em eventos e redes sociais. Enfim, existem muitas coisas que você pode fazer com números aleatórios. Quando você precisa de um ou dois números aleatórios é muito fácil criar manualmente....

Ganhar dinheiro respondendo pesquisas? Saiba como

Ganhar dinheiro respondendo pesquisas? Saiba como

Quer ganhar dinheiro respondendo pesquisas online, no conforto da sua casa? Sim, é possível ganhar dinheiro dessa forma! E o melhor: Você só precisa do seu celular e de estar conectado a uma rede de internet. E claro, é preciso ter o compromisso de se dedicar, por...

IMC calculadora: as 14 melhores para usar sempre

IMC calculadora: as 14 melhores para usar sempre

Uma das formas de saber se você está dentro do peso ideal e saudável é calculando o seu Índice de Massa Corporal (IMC). E para isso existem diversas IMC Calculadora disponíveis no mercado e de fácil acesso online. A maioria possui um funcionamento simples e exige...

Como vender milhas e lucrar com seus pontos?

Como vender milhas e lucrar com seus pontos?

Se você está em busca de uma forma para ganhar um dinheiro extra, então vale a pena considerar vender milhas. Este é um mercado que vem em constante crescimento e mostra um grande interesse do público em comercializar os benefícios ganhos. As pessoas acostumadas em...

Computador All in One: o que é e quais os melhores?

Computador All in One: o que é e quais os melhores?

Há muito tempo que os computadores se tornaram um equipamento fundamental, seja por motivos de trabalho, estudo ou até mesmo de lazer. No mercado, os consumidores encontram diversos modelos dessas máquinas. E com tantas opções podem acabar se confundido na hora de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest