Como funciona o Explorar do Instagram?

por | jul 8, 2021 | Instagram | 0 Comentários

Você pode até usar bastante, mas sabe como funciona o Explorar do Instagram? A plataforma fez um comunicado em junho de 2021 explicando como as publicações serão ranqueadas na rede social.

O comunicado abrange os posts das seções do Feed, Reels e do Explorar. A plataforma possui vários algoritmos, que cobrem todas as sessões do Instagram.

Assim, todas as decisões do que será recomendado para cada usuário ou do que aparece primeiro para cada um é de responsabilidade destes mesmos algoritmos. 

Assim, veja como funciona o Explorar do Instagram e as outras seções da plataforma:

Saiba Mais: Quanto a ex-BBB Juliette cobra por post no Instagram?

Por que a mudança para sugerir posts?

Segundo o comunicado, a única função da plataforma era ser um feed cronológico de fotos desde 2010. Com o passar do tempo e a chegada de cada vez mais usuários, acabou ficando cada vez mais difícil para as pessoas acompanharem tudo.

E assim diversos conteúdos que seriam de seu interesse acabavam não chegando.

Em 2016, os algoritmos começaram a ser implementados na rede social, e as sugestões a partir dos interesses dos usuários surgiram. O comportamento de cada usuário passou a ser usado como padrão para os ranking das publicações. 

O que costuma aparecer no Explorar do Instagram?

Como funciona o Explorar do Instagram

A aba Explorar é um recurso disponibilizado pelo Instagram para os usuários receberem um conteúdo personalizado e montado com base nos interesses deles. Esses conteúdos no caso são de pessoas não seguidas pelo usuário. Assim, diariamente eles têm acesso a estes conteúdos na aba do Explorar, que é representado pelo ícone de uma lupa.

Mas como funciona o Explorar do Instagram? O próprio Instagram no comunicado deu um exemplo de uma das situações de funcionamento para facilitar o entendimento.

Ele pode ser resumido como um cruzamento de interesses. Supondo que um perfil de culinária de um chefe tenha recebido diversas curtidas em alguma publicação, a própria rede social irá analisar o que as outras pessoas que curtiram o post do chefe e seu público mais estão gostando de ver na plataforma. Assim, os conteúdos do Explorar são sugeridos com base nisso, são os chamados “tópicos relacionados”.

A organização do Explorar é feita de forma parecida com os critérios do Feed, ou seja, existe uma prioridade de gosto do usuário para definir o que vai aparecer primeiro, levando em conta o seu histórico de interação. O que mais é levado em conta na hora da organização é quais são os posts que recebem maior interação por parte dos usuários. Destacando também a popularidade como número de visualizações, curtidas, salvamento, compartilhamentos e comentários.

Se as contas curtirem um post de algum criador de conteúdo, é provável que o mesmo apareça mais vezes no Explorar dos usuários no futuro. Essa interação com os criadores de conteúdo será medida com base no tempo e na interação do usuário, além de também levar em conta se ele visitou o perfil do criador.

Ou seja, se a pessoa curte e procura mais conteúdos sobre cinema, além de também seguir e interagir com mais perfis sobre esse assunto, por exemplo, seu Explorar terá mais conteúdos relacionados a cinema. Contudo, vale ressaltar que esse algoritmo muda o tempo todo. Dependendo do que você mais busca em um dia, o seu conteúdo recebido será diferente.

Saiba Mais: Template Instagram: 19 opções de edição

Como funciona o Explorar do Instagram e o Feed

Caso os usuários queiram alcançar pessoas próximas, como família e amigos, então as seções mais indicadas acabam sendo o Feed e os Stories. As suas postagens mais recentes são as primeiras a aparecer. Logo em seguida é a vez dos chamados “Sinais”, que são as características que ajudam os algoritmos a indicar os conteúdos mais propensos a receber curtidas. Os sinais são:

  • Dados do post: são as informações como popularidade (número de curtidas) e alguns metadados, como horário e data de postagens, duração (em caso de vídeos), localização e tudo mais que possui relação com o post;
  • Dados de quem postou: basicamente identifica se o perfil de que postou é interessante para o usuário que vai ver sua postagem, além de levar em conta o número de vezes que os perfis interagiram;
  • Atividade do usuário: dados sobre a quantidade de posts que ele curtiu e os gostos que o algoritmo detectou;
  • Histórico de interação: é o interesse do usuário nas postagens de outros perfis. Para isso, são levados em conta as interações como a troca de comentários e curtidas. 

Alguns outros fatores que auxiliam o algoritmo na hora de indicar conteúdos para o feed é a probabilidade do usuário passar alguns segundos por uma publicação sem comentar, salvar, curtir ou tocar na foto.

Apesar disso, existem algumas exceções de indicações, já que o próprio Instagram evita mostrar várias postagens em sequência dos mesmos perfis.

Saiba Mais: 28 dados do Instagram que você precisa conhecer

Como funciona o Explorar do Instagram e o Reels?

Como funciona o Explorar do Instagram

Segundo a própria plataforma, o objetivo do Reels é de entretenimento. Assim, conteúdos de usuários pequenos e que possuem mais chances de prender o usuário até o final dos vídeo são a prioridade.

O que vai demonstrar se o Reels funciona ou não para o usuário é basicamente o mesmo do Feed e do Explorar. Alguns outros indicativos são: se o usuário assistiu ou não o vídeo até o final, compartilhou, gostou e curtiu, além de saber se ele foi ou não até a página do áudio do vídeo. 

Saiba Mais: As 18 melhores ideias de vídeo para o Instagram

Como funciona o Explorar do Instagram: o que é recomendado?

Embora essa mudança de recomendação precise ser de consciência do usuário e partir dele para que o algoritmo entenda, o próprio Instagram listou alguns “truques” que os usuários podem tentar para talvez mudar as publicações que são entregues para eles pelos algoritmos. São eles:

  • Selecionar os amigos próximos: Ao fazer isso, o Instagram irá identificar as pessoas próximas para o usuário e talvez indicará mais conteúdos relacionados;
  • Silencie as pessoas que você quer ver menos publicações: Ao fazer isso, o usuário continua seguindo a pessoa, contudo, as postagens dela não irão mais aparecer no feed;
  • Marque as postagens como “Não tenho interesse” no Explorar: Ao segurar no post e arrastar o dedo até os três pontinhos localizados no canto inferior direito, você terá acesso para marcar essa opção. Com isso, o algoritmo entenderá que você não quer ver mais postagens desse tipo no seu Explorar. 

Apesar desses truques, pode demorar um pouco até que as recomendações se alinhem ao seu gosto, já que esse é um processo construído com o tempo e dependerá de como será sua navegação em toda a plataforma e dos seus conteúdos de interesse. 

Como funciona o Explorar do Instagram: o que não é recomendado?

Como é o próprio Instagram que recomenda o conteúdo, materiais sensíveis, de saúde, finanças, fake news e caça-cliques acabam não sendo indicados na seção Explorar.

As regras contra esse tipo de publicação estão definidas nas diretrizes do Instagram. O mesmo também vai valer para os conteúdos publicados no Reels. Contudo, aqui também é recomendado não incluir imagens com baixa resolução, evitar marcas d’água de outros programas ou redes sociais, como Tik Tok e Facebook, além de conteúdos políticos. 

Saiba Mais: Audiência do Instagram já supera o Facebook

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook | Instagram | Tik Tok

Tags:

Como colocar o Arrasta pra Cima no Instagram

Como colocar o Arrasta pra Cima no Instagram

O Arrasta pra Cima, como ficou conhecido o efeito de abrir páginas, é cobiçado por muitos usuários do Instagram. Mas você sabe o que é preciso para conseguir utilizá-lo nos seus Stories? Neste post, nosso assunto é como colocar o Arrasta pra Cima no Instagram....

10 ferramentas para agendar posts no Instagram 

10 ferramentas para agendar posts no Instagram 

Muito além de entretenimento, as redes sociais são grandes ferramentas para trabalhar, seja para divulgar seus produtos ou serviços, seja como um social media, até mesmo como um afiliado. Além do conhecimento, saber mexer com os recursos dessas plataformas demandam...

Live no Instagram: como fazer com mais de uma pessoa?

Live no Instagram: como fazer com mais de uma pessoa?

A live no Instagram é uma das principais ferramentas disponibilizadas pela rede social. Embora a plataforma tenha começado como uma rede de compartilhamento de fotos, ela foi evoluindo para mais do que isso.  Além de postagens de fotos no Feed, também temos áreas...

Como criar um post para Instagram no Canva Online?

Como criar um post para Instagram no Canva Online?

Nesse texto você vai aprender como criar post para Instagram no Canva Online e também vai entender como funciona a plataforma. Ao invés de recorrer a softwares como o Photoshop, Ilustrador e InDesign, o Canva permite editar templates com o tema que você deseja e serve...

Como deixar espaço em branco no Instagram?

Como deixar espaço em branco no Instagram?

Deixar um espaço em branco no Instagram ou pular linhas pode ser um pouco complicado, já que a rede social normalmente não entende quando deve inserir uma quebra de linha. E alternativas normais como um simples clique no “Enter” não vão funcionar. Assim, a sua...

As 18 melhores ideias de vídeo para o Instagram

As 18 melhores ideias de vídeo para o Instagram

Uma das principais coisas que você pode fazer no Instagram é postar e produzir vídeos. Para isso existem diversas formas de postar esse tipo de conteúdo na plataforma, como em Stories, IGTV, Feed e Reels. Por isso, separamos 18 ideias de vídeo para o Instagram. Mas...

O que é Close Friends no Instagram?

O que é Close Friends no Instagram?

Você trabalha com redes sociais e quer saber mais formas de alcançar o seu público? Existe uma ferramenta que pode te ajudar na rede social. Você sabe o que é Close Friends no Instagram? Vamos te explicar. Todos possuem um grupinho de amigos mais próximos, certo?...

Como colocar fotos no destaque do Instagram?

Como colocar fotos no destaque do Instagram?

Quer fazer seus Stories durarem mais de 24 horas no seu perfil? Aprenda como colocar fotos no destaque do Instagram. Deste modo, as pessoas poderão acompanham suas postagens à qualquer hora e momento. Lançado em 2018, os destaques do Instagram foram criados para...

Como fazer filtro no Instagram?

Como fazer filtro no Instagram?

Os filtros são um grande sucesso no Instagram, pois disponibiliza diversas opções para auxiliar os seus usuários na hora de publicar conteúdos, seja fotos, vídeos ou Instagram Stories. Neste post, vamos te ensinar como fazer filtro no Instagram. Antes, essa função só...

Filtro tatuagem: como usar no Instagram?

Filtro tatuagem: como usar no Instagram?

Mesmo quem gosta bastante de tatuagem muitas vezes não tem coragem de tatuar o próprio rosto. A novidade é que há um filtro bem realista no Instagram que te ajuda muito a "matar" essa curiosidade. Neste post verá como usar o filtro tatuagem. Se você for uma pessoa que...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest