Como fazer uma resenha? Confira nossas dicas infalíveis

por | out 7, 2021 | Notícias | 0 Comentários

A resenha é algo mais comum do que parece e saber como fazer uma resenha pode ajudar tanto no meio acadêmico quanto nas rodas de conversa.

Para te ajudar a compreender melhor o que é e como fazer uma boa resenha, organizamos informações e dicas que vão auxiliar você nesse processo.

Mas antes de colocar a mão na massa para fazer suas resenhas, é importante conhecer alguns pontos importantes.

O que é uma resenha?

A resenha é uma forma utilizada pelas pessoas para transmitirem sua opinião sobre determinado tema ou objeto através de uma abordagem mais analítica.

Hoje podemos encontrar resenhas em formato de texto e vídeo, e mais comum e talvez menos percebida de todas, a que acontece nas rodas de conversa. Por isso muitas vezes ouvimos as pessoas dizerem coisas como “depois do futebol rolou uma resenha incrível” ou “a tarde foi de muita resenha entre as garotas”.

O que caracteriza uma resenha são as opiniões pessoais do autor, a forma como ela é escrita – muitas das vezes usando o plural da primeira pessoa (nós) e uma variedade de adjetivos – e uma descrição bastante objetiva do que está sendo analisado.

Você pode pensar que só existem resenhas de livros ou de artigos acadêmicos, mas existe muito mais resenha espalhada pela internet do que podemos imaginar, principalmente no Youtube.

Além das resenhas de livros e artigos acadêmicos, também é possível criar resenhas para produtos, serviços, jogos e tudo o mais que possa dar origem a algum tipo de opinião.

Saiba mais: Como fazer uma redação: 6 sites para praticar

Tipos de resenha

Existem diversos tipos de resenhas e cada um possui suas particularidades, sendo úteis para expressar a opinião sobre os mais variados assuntos e objetos.

E já que nosso objetivo aqui é te mostrar como fazer uma resenha, não podemos deixar de falar sobre cada tipo de resenha, para que você possa aproveitar de forma mais eficiente as dicas que vamos te dar a seguir.

Resenha Descritiva

É aquela que tem como objetivo descrever um tema ou objeto e apresentar sua estrutura e características através de uma análise descritiva.

Nesse tipo de resenha ficam de fora a opinião e as críticas do autor, já que o seu objetivo é descrever o tema ou objeto.

Deve ser mais objetiva e apresentar os detalhes mais relevantes sobre o tema ou objeto.

Resenhas Críticas

É o tipo de resenha onde o autor expõe suas opiniões e faz críticas, positivas ou negativas, sobre o tema ou objeto que está sendo resenhado.

Para esse tipo de resenha o autor deve sintetizar as ideias e expor suas opiniões a ponto de influenciar o leitor, através de uma análise mais interpretativa.

Resenha Temática

É o tipo de resenha onde o autor fala sobre temas e objetos que tenham algo em comum.

Você pode encontrar resenhas temáticas em textos e vídeos que comparam textos e objetos, expondo opiniões, características e a visão do autor sobre eles.

Resenha Literária

Esse tipo de resenha é específico para livros. Ela combina características da resenha descritiva e da resenha crítica, criando um universo mais amplo sobre as obras.

Muito utilizada para a divulgação de obras literárias, pois ajuda o leitor a conhecer melhor o livro e tomar a decisão de ler ou não.

Também pode ser utilizada para artigos acadêmicos e filmes.

Como fazer uma resenha de qualquer tipo

Como fazer uma resenha (de qualquer tipo)

Antes de começar a escrever uma resenha você precisa ficar atento ao seguinte:

  • conheça o que vai resenhar (se for livro, leia e releia; se for filme ou série, assista mais de uma vez; se for produto ou serviço, use diversas vezes)

  • faça anotações enquanto lê o livro, assiste ao filme ou utilize o produto ou serviço

  • pare e pense por um tempo sobre o que vai resenhar

  • releia as anotações

Só depois que fizer isso é que você deve iniciar o processo de escrita da resenha.

Independente do tipo de resenha que você vai escrever, esses pontos apresentados são fundamentais para que você crie algo de qualidade e útil.

Em linhas gerais, uma resenha é composta de 3 partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Saiba mais: Aplicativos de livros: Os 14 mais recomendados para baixar

Introdução

A introdução é onde você vai apresentar o tema ou objeto que está resenhando.

Você deve apresentar o autor ou criador, falar sobre o que se trata, enfim, criar um contexto para que o leitor possa absorver melhor as informações que você vai compartilhar na segunda parte.

Desenvolvimento

É aqui que estará a maior parte do conteúdo da resenha, onde você vai argumentar, expressar sua opinião – se o tipo da resenha for adequado para isso – apresentar as ideias que surgiram a partir da análise inicial.

O mais importante é que esteja tudo muito bem explicado, e isso não quer dizer que você precise de palavras difíceis ou de muitas linhas de texto.

Seja objetivo e coerente ao passar a mensagem, escreva somente aquilo que é necessário para ajudar o leitor e ajudá-lo a tomar uma decisão.

Ao escrever uma resenha crítica, quanto mais persuasivo for o conteúdo dessa segunda parte melhor, pois esse tipo de resenha tem como objetivo influenciar o leitor de alguma maneira.

Conclusão

Aqui é onde você fará o fechamento das suas ideias e opiniões. Então foque em sintetizar em poucas linhas e palavras tudo o que foi dito e deixar sua opinião impressa para o público.

Lembre-se: conclusão é para fechar e ajudar na tomada de decisão e não para repetir as informações que já foram passadas, mas de forma resumida.

O que foi apresentado aqui é a base para qualquer tipo de resenha que você decida escrever. Mas como nosso objetivo é te ajudar o máximo possível, veja a seguir algumas orientações específicas para cada tipo de resenha.

Como fazer uma resenha descritiva

Na resenha descritiva você deve focar na descrição do que está sendo resenhado. Nela não cabem opiniões ou críticas, apenas uma abordagem bem concisa sobre o objeto da resenha.

Como fazer uma resenha crítica

Na resenha crítica você pode e deve explorar suas opiniões sobre o objeto da resenha, mas lembre-se sempre de ser verdadeiro.

Como fazer uma resenha temática

Na resenha temática você vai agrupar livros, filmes, produtos, serviços ou qualquer outra coisa que for resenhar a partir de algo em comum. Por exemplo, uma resenha temática sobre Literatura Brasileira, onde você fala de diversas obras mas o objeto da resenha é o tema Literatura Brasileira.

Como fazer uma resenha literária

Na resenha literária o foco estará na obra a ser resenhada. Explore todo o universo dela e do autor, fale sobre a editora que publicou. Enriqueça a resenha não apenas com suas opiniões e ideias, mas com informações que possam ajudar o leitor a se sentir dentro da obra mesmo sem ter lido.

Dicas infalíveis para fazer uma resenha

A seguir você vai conferir uma série de dicas para você criar resenhas de qualidade.

O que não pode faltar em uma boa resenha

  • opinião sincera

  • liberdade de expressão e escrita criativa

  • uma boa síntese do que está sendo resenhado

Principais características de uma boa resenha

  • objetividade

  • imparcialidade (você até pode ser parcial, mas com honestidade)

  • impessoalidade

Quando for fazer uma resenha sobre livros, procure responder a essas perguntas

  • O que o autor defende no livro?

  • Como o autor desenvolve sua ideia e linha de pensamento dentro do livro?

  • A forma como o autor escreveu torna a compreensão do tema mais fácil ou é complexa e exige um certo nível de conhecimento do leitor?

  • Quão agradável é o livro?

  • Como o livro foi organizado?

  • Quem é o autor? Quais suas origens e sua história?

O que você não pode esquecer na hora de escrever sua resenha

  • definir o tipo de resenha que vai escrever

  • deixar claro para o leitor o que está sendo resenhado (livro, filme, artigo, produto, serviço…)

  • dar os devidos créditos quando fizer citações do livro, personagem, criador ou prestador de serviço

  • explorar apenas aquilo que é essencial, afinal, tamanho não é documento

  • evite escrever em primeira pessoa, isso vai reforçar a impessoalidade (escrever na terceira pessoa passa mais seriedade)

  • fazer a revisão

Agora que você já sabe como fazer uma resenha e tem em mãos dicas infalíveis, o que acha de começar a escrever sua primeira resenha?

Continua depois da publicidade

Entidades: Enem

As 24 melhores dicas para economizar água

As 24 melhores dicas para economizar água

A água não é recurso natural infinito como algumas pessoas podem a vir a achar. Muito pelo contrário, é preciso preservá-la para que não aconteça problemas no futuro ainda mais sérios do que ocorre hoje. Para contribuir de forma benéfica na preservação da água, tornar...

Upcycling: O que é e como usar para ser mais sustentável

Upcycling: O que é e como usar para ser mais sustentável

Certamente, você já deve ter ouvido falar de sustentabilidade. Mas você sabe o que significa? Até mais do que isso, você prática alguma atividade sustentável? O planeta precisa de ajuda e uma das formas de contribuir é justamente reaproveitando matérias que seriam...

O que é lixo eletrônico e como descartar corretamente?

O que é lixo eletrônico e como descartar corretamente?

Você já ouviu falar e sabe o que é lixo eletrônico e os principais pontos a respeito? Muitas pessoas podem ter dúvidas sobre a definição, o que se encaixa nisso e como descartar o seu lixo eletrônico de forma correta. Caso o descarte não seja feito de forma correta,...

Glamping: O que é e os melhores destinos para acampar

Glamping: O que é e os melhores destinos para acampar

Você gosta ou já teve vontade de acampar? Caso você seja um dos amantes do camping ou até mesmo se você nunca achou que isso seria a sua praia, que tal tentar o Glamping, um acampamento em locais mais sofisticados? Com essa opção, você pode ter a experiência de ficar...

Animes de romance: os 11 melhores para assistir a dois

Animes de romance: os 11 melhores para assistir a dois

Tem certos momentos que só queremos sentar e assistir algum entretenimento leve para esquecer da rotina, certo? Então, pensando nisso, uma boa alternativa é assistir aquele anime bacana, que envolve comédia romântica e cenas fofas. Neste post, você vai poder conhecer...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest