Como fazer um currículo Lattes?

por | jul 16, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários

Em algum momento da sua vida escolar ou acadêmica, você deve ter se deparado com a Plataforma Lattes. Mas sabe dizer para que ela serve? Esse site possui diversos recursos úteis para quem costuma fazer trabalhos da faculdade, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Neste post, você vai saber como fazer um currículo Lattes e se destacar no mundo acadêmico.

Além de você aprender a como fazer um currículo Lattes, ao longo do texto vamos te contar como funciona essa plataforma, o que você pode fazer nela, as diferenças entre currículo Lattes e curriculum Vitae, dicas de como usar, informações extras, entre outros assuntos.

O que é a Plataforma Lattes?

De forma simples, a Plataforma Lattes pode ser definida como um grande acervo de informações acadêmicas, com o objetivo de padronizar e registrar toda a trajetória de pesquisadores de todo o Brasil. Dessa forma, o currículo Lattes é a identidade dos estudantes, na qual estarão registradas as publicações acadêmicas obtidas ao longo da carreira profissional.

Assim, é possível registrar trabalhos que foram feitos ao longo do seu curso, passando pelo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) até a Tese de pós-doutorado. Vale destacar que outras pessoas podem ver os títulos dos trabalhos que você fez, ou seja, os seus trabalhos não é algo restrito apenas para sua visualização.

Outro ponto que é importante avisar é que a maioria dos processo seletivos de pesquisas ou de docência consideram o currículo Lattes como um critério a ser avaliado. Em alguns casos, é exigido para que você tome posse da vaga. Então, além de fazer sua conta nesta plataforma, é preciso que você mantenha ele sempre atualizado e com todos os trabalhos que realizou na sua trajetória acadêmica.

Para se ter noção da importância desse site, a plataforma foi criada em 1999 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, até hoje é a forma mais utilizada para registrar nacionalmente o ciclo de vida acadêmico de alunos e pesquisadores do país.

Assim, o CNPq exerce um serviço fundamental para a plataforma Lattes.

Qual é a função do CNPq?

O CNPq foi criado em 1951, mas com o nome de “Conselho Nacional de Pesquisas”. Somente em 1974 recebeu a nomeação que temos até hoje. Desde o início, a entidade sempre teve o mesmo objetivo: incentivar as pesquisas e o desenvolvimento científico por todo o Brasil.

Dessa forma, o CNPq é responsável por possibilitar e incorporar a evolução da pesquisa acadêmica no país. Além do currículo Lattes, a entidade dá oportunidades de bolsas de pesquisas de graduação na categoria do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), mestrado, doutorado, pós-doutorado, pesquisador visitante e estágio sênior.

Vale ressaltar que o CNPq não está interligado ao Ministério da Educação (MEC), mas sim ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI). Além disso, o CNPq é uma entidade pública, ou seja, a maior parte dos recursos financeiros vem dos cofres da União.

Além do site, é possível acessar o Lattes CNPq através do aplicativo. No app, você vai receber comunicados de novas chamadas públicas de pesquisa, o prazo de inscrição, informações sobre a concessão de bolsas e auxílios, entrar no seu currículo Lattes para editar e compartilhar nas redes sociais as suas informações. Caso queira baixar a ferramenta, ela disponível para Android e iOS.

Veja, a seguir, como fazer currículo Lattes e começar a registrar todas as suas conquistas acadêmicas.

Como fazer um currículo Lattes?

Qualquer pessoa pode fazer o cadastro do próprio currículo na plataforma, mas o foco do Lattes é para os acadêmicos. Então, se sua carreira profissional está voltada para o mercado de trabalho, é mais vantajoso que você destine seu tempo em criar uma boa página em outras redes, por exemplo, o LinkedIn. De toda forma, independente do seu objetivo, confira, abaixo, o passo a passo de como fazer um currículo Lattes.

Passo 1: Acesse o site da Plataforma Lattes;

Passo 2: Na tela inicial do site, clique em “Cadastrar currículo” no canto direito da página;

Como fazer um currículo Lattes - Foto 1.

Passo 3: Na nova aba que se abriu, informe sua nacionalidade, e-mail, coloque uma senha e preencha o CAPTCHA. Após isso, clique em “Próxima”;

Como fazer um currículo Lattes - Foto 2

Passo 4: Informe todos os dados solicitados na página. Após preencher todas as informações, clique em “Próxima”;

Como fazer um currículo Lattes - Foto 3

Passo 5: A parte de endereço de contato você tem duas opções: pode colocar informações da sua residência ou o endereço da instituição que estuda(ou). Está informações não ficam disponíveis para os internautas. Após preencher todas as informações, clique em “Próxima”;

Como fazer um currículo Lattes - Foto 4

Passo 6: Nesta página, você vai preencher os dados sobre a instituição de ensino superior que estudou ou ainda está estudando. Após preencher todas as informações, clique em “Próxima”;

Como fazer um currículo Lattes - Foto 5

Passo 7: Se você ainda não tiver experiência profissional, escolha a opção “não” e siga para a próxima página. Agora, se você já trabalhou na área que se formou, coloque todas as suas atividades. Após preencher todas as informações, clique em “Próxima”;

Como fazer um currículo Lattes - Foto 6

Passo 8: Na área de atuação profissional, coloque a sua profissão na qual que você exerce as suas tarefas. Após isso, se você falar algum idioma além do português, preencha as colunas da parte “Habilidades linguísticas”. Assim que terminar de informar todos os dados prossiga para a próxima página;

Como fazer um currículo Lattes - Foto 7

Passo 9: Por fim, você poderá ver todas as informações cadastradas, confira cada uma. Se estiver tudo certo, leia o termo de adesão do Lattes, se concordar clique em “Enviar ao CNPq”;

Pronto, seu cadastrado foi enviado, agora é só aguardar no máximo 48 horas que o seu currículo vai ser enviado para o sistema da Plataforma Lattes. Vale lembrar que você ainda pode mandar uma foto para completar o seu currículo.

Caso você não tenha todos os dados solicitados na plataforma, não se preocupe: elas não são todas obrigatórias para criar seu perfil no Lattes. Essa falta de informações acontece principalmente com as pessoas que estão no início da carreira e é super normal.

Agora, se você já fez seu currículo Lattes, mas pretende aumentar seu repertório de apresentação profissional, fazer um currículo Vitae pode ser uma boa alternativa. Veja a diferença ente os dois tipos de documentos.

Diferenças do currículo Lattes e do currículo vitae

Como já falamos, o Lattes é voltado mais para as pessoas que dedicam a carreira profissional a sua área acadêmica. Ou seja, a plataforma é um cartão de visitas para mostrar de forma fácil e rápida todas as suas publicações de artigos, livros, resenhas e eventos voltadas para os estudos.

Já o currículo Vitae contém seus dados pessoais, como endereço, metas a ser alcançada, sua formação acadêmica, experiências em trabalhos, competências complementares, conhecimentos linguísticos, entre outros dados.

Ou seja, é aquele currículo que a maior parte das pessoas estão acostumadas a apresentar para uma vaga de emprego.

Saiba Mais: Como montar um currículo: 4 regras básicas para evitar erros

Como procurar currículos de pesquisadores?

Agora que você já sabe como cadastrar novo currículo Lattes ou já solicitou seu currículo na plataforma, pode ser do seu interesse dar uma olhada no currículo de outros pesquisadores e até mesmo dos seus professores na plataforma Lattes. Para fazer isso é muito simples:

  1. Basta acessar o site do CNPq e clicar em “Buscar currículo”, do lado direito da tela, é a primeira opção;
  2. O site disponibiliza alguns filtros para te ajudar a encontrar a pessoa que deseja. Uma outra opção é ir no Google, colocar o nome da pessoa na barra de pesquisa e na frente do nome colocar “Lattes”.

Dica: se você estiver elaborando o seu TCC, olhar o currículo de autores no Lattes pode ser muito benéfico para sua pesquisa, principalmente na parte da produção bibliográfica e nas referências.

O Lattes é a principal maneira de se apresentar no âmbito acadêmico e fazer o seu cadastro só irá te trazer benefícios.

Mesmo se você estiver na faculdade, ainda que esteja no início do curso, é importante ter o seu currículo Lattes e ir atualizando de acordo com as suas produções. O que não pode é ficar de fora dessa plataforma.

Continua depois da publicidade

Entidades:

Tags:

Gerador de números aleatórios: os 10 melhores sites

Gerador de números aleatórios: os 10 melhores sites

Um gerador de números aleatórios é muito útil para testes de cadastro, sorteios em eventos e redes sociais. Enfim, existem muitas coisas que você pode fazer com números aleatórios. Quando você precisa de um ou dois números aleatórios é muito fácil criar manualmente....

Ganhar dinheiro respondendo pesquisas? Saiba como

Ganhar dinheiro respondendo pesquisas? Saiba como

Quer ganhar dinheiro respondendo pesquisas online, no conforto da sua casa? Sim, é possível ganhar dinheiro dessa forma! E o melhor: Você só precisa do seu celular e de estar conectado a uma rede de internet. E claro, é preciso ter o compromisso de se dedicar, por...

IMC calculadora: as 14 melhores para usar sempre

IMC calculadora: as 14 melhores para usar sempre

Uma das formas de saber se você está dentro do peso ideal e saudável é calculando o seu Índice de Massa Corporal (IMC). E para isso existem diversas IMC Calculadora disponíveis no mercado e de fácil acesso online. A maioria possui um funcionamento simples e exige...

Como vender milhas e lucrar com seus pontos?

Como vender milhas e lucrar com seus pontos?

Se você está em busca de uma forma para ganhar um dinheiro extra, então vale a pena considerar vender milhas. Este é um mercado que vem em constante crescimento e mostra um grande interesse do público em comercializar os benefícios ganhos. As pessoas acostumadas em...

Computador All in One: o que é e quais os melhores?

Computador All in One: o que é e quais os melhores?

Há muito tempo que os computadores se tornaram um equipamento fundamental, seja por motivos de trabalho, estudo ou até mesmo de lazer. No mercado, os consumidores encontram diversos modelos dessas máquinas. E com tantas opções podem acabar se confundido na hora de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest