Como fazer GIFs?

por | mar 16, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários


Os GIFs (Graphics Interchange Format) são um grande sucesso no mundo digital. Através deles, podemos fazer vídeos curtos para serem compartilhados e reproduzidos de forma mais rápida e sem consumir tantos dados quanto um vídeo comum.

Como fazer GIFs?

Antes de saber como fazer GIFs, vamos descobrir como eles surgiram.

Eles surgiram em 1987 e foram criados pelo engenheiro Steve Wilhite. O objetivo inicial dos GIFs era facilitar o carregamento de imagens coloridas em sites da época. Na época, tiveram pouca repercussão e foram gradativamente substituídos principalmente pelo Adobe Flash Player.

Como fazer GIFs?

Nos últimos anos, eles ressurgiram na plataforma do Tumblr e desde então têm feito sucesso nas redes sociais como Instagram, Facebook e Whatsapp.

Saiba mais: Como colocar o link do Whatsapp no Instagram


Os GIFs são utilizados principalmente como memes, na forma de vídeos curtos e para compartilhar reações que no meio virtual as vezes são difíceis de expressar em palavras ou por emoticons. 

Bom, quem não ama ver um GIF de um gatinho engraçadinho ou quer começar a criar GIFs? 

Saiba mais: Como fazer memes: 10 apps para criar posts divertidos na web

Para começar a sua criação própria de GIFs é preciso baixar primeiramente uma ferramenta de criação no computador ou no seu smartphone. 

Como fazer GIFs no PC ou Mac?

Existem várias plataformas na web para serem baixadas. O Movavi é uma plataforma gratuita para criação de gifs e está disponível para Windows e Mac. Para fazer o download basta entrar na página do programa e escolher a opção equivalente ao seu sistema operacional. 


Depois de realizar o download do instalador, basta executar o programa, aceitar os termos e condições de uso e iniciar a produção dos seus GIFs. 

Vem que a gente vai te ensinar como fazer um GIF animado. 

Como fazer GIFs no computador

Para criar os GIFs você pode seguir alguns passos:

Passo 1. No canto superior esquerdo, clique em “Adicionar mídia” e então, em “adicionar vídeo”. Aí, é só escolher o vídeo que você quer converter dentro da biblioteca do seu computador.

Passo 2. Depois de selecionado, clique no botão “Editar” à direita do vídeo. Dentro da edição você deve arrastar dentro da barra de tempo do vídeo o intervalo desejado para conversão. Quando finalizado, clique em “Concluído”. 


Passo 3. Clique em “Imagens” e selecionar o formato que você deseja. Se ainda achar necessário fazer mais modificações no formato do GIF, clique no ícone da engrenagem (parte inferior esquerda) e defina as mudanças. 

Passo 4. Depois de deixar tudo nos padrões que você deseja, clique em “Iniciar”, espere a conversão e PRONTO. Você criou o seu GIF animado e já pode sair compartilhando ele por aí. Como criar GIFs no PC ou Mac?

Como fazer GIF no iPhone ou Android?

Nos smartphones também existem várias opções de apps gratuitos e pagos para download. Para baixar é muito simples, basta entrar na plataforma do seu celular e pesquisar por “apps para GIFs” e várias opções vão aparecer.

Para facilitar a sua procura, escolhemos um aplicativo gratuito e simples, para facilitar as suas criações. 

O Img Play é uma ferramenta de criação de GIFs a partir de imagens e vídeos. Ele está disponível tanto na PlayStore quanto na App Store


Como criar GIF no celular?

A ferramenta apresenta vários recursos como a conversão de vídeos e imagens para GIFs. É possível realizar também a importação de imagens, vídeos ou GIFs de outras ferramentas como Google Drive e Dropbox. Além disso, ele possui o “modo câmera”, onde você pode fazer seus vídeos diretamente no app. 

Como fazer Gifs - ‎ImgPlay - Fazer GIF na App Store

O app permite realizar várias edições. É possível editar quadros, controlar a velocidade do vídeo, mudar a direção de reprodução, salvar como repetição e adicionar textos e filtros. Tudo isso pode ser feito de maneira muito simples:

Na parte superior direita da tela, você pode selecionar que tipo de conversão você deseja fazer. As opções são: 

  • Vídeo para GIF;
  • Fotos para GIF;
  • Editar GIF;
  • Câmera;
  • De outros aplicativos. 

Após a escolha da opção, você deve selecionar as imagens, vídeos ou realizar a sua própria gravação. Quando finalizar, aperte em “Criar” na parte superior esquerda da sua tela. 

A ferramenta passará para a aba de edição, onde você pode realizar todas as operações de edição que você deseja e selecionar o fragmento de vídeo que você quer transformar em GIF. 


Saiba mais: Editor de vídeo online: Os 13 melhores aplicativos de edição

Após o término da edição, basta clicar em “Próximo” no canto superior esquerdo e salvar ou compartilhar o seu GIF nas suas redes sociais. 

Muito fácil, não é mesmo?

Agora é só começar a criar GIFs animados e compartilhar com toda a galera. Faz o download e conta o que você achou nos comentários.

Continue no Blog


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shopee Xpress: como rastrear seu pedido Casa de madeira: 10 projetos para te inspirar Apelido para namorado Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas