Como fazer assinatura digital? Confira nossa dicas e passo a passo

por | nov 3, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários


Saber como fazer assinatura digital se tornou importante para qualquer pessoa que precise enviar documentos assinados e com validade jurídica. Através da assinatura digital você dá mais confiabilidade aos documentos, e caso precise usá-lo em situações jurídicas, eles terão validade.

O que é uma assinatura digital

A assinatura digital é uma técnica de autenticação de documentos eletrônicos que utiliza chaves criptográficas a partir de um certificado digital, que faz a identificação dos signatários, protege as informações do documento e o torna válido juridicamente.

Desde a criação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil) que os documentos digitais ganharam validade jurídica e puderam substituir oficialmente o papel, sempre que assinados digitalmente.

Como funciona uma assinatura digital

Como funciona uma assinatura digital

A assinatura digital é feita através de software de assinatura, este por sua vez cria um hash unidirecional para os dados que precisam ser assinados. Com uma chave privada é feita a criptografia do hash junto com outras informações, como por exemplo o algoritmo do hash. Feito isso temos a assinatura eletrônica.

Para realizar a assinatura é preciso ter um certificado digital, caso contrário não é possível proteger o documento, já que cada assinatura digital precisa estar associada a uma chave pública emitida por uma Autoridade de Certificação devidamente licenciada.

Certificado digital: primeiro passo para a assinatura digital

O certificado digital é sua identidade eletrônica, seja você pessoa física (e-CPF) ou pessoa jurídica (e-CNPJ). Para obter o certificado digital você precisa solicitar diretamente a uma Autoridade Certificado, que é um órgão semelhante ao DETRAN.

Você precisará apresentar alguns documentos para que a AC possa conferir a identidade e as informações. Estando tudo certo, seu certificado digital será gerado. Ele é um arquivo com os dados sobre você ou seu negócio, com proteção criptográfica extremamente complexa e com um prazo de validade.

Quando esses arquivos forem entregues a você, armazene em um local seguro, de preferência na nuvem. Existem diversos tipos de certificado digital, cada um com uma finalidade específica, então você deve informar as suas necessidades para a Autoridade Certificadora para que seja criado o certificado adequado.

Saiba mais: Como criar uma assinatura de email: 11 opções de criação

Tipos de certificados digitais


  • Certificado tipo A: Assinatura digital

  • Certificado tipo S: Sigilo/Confidencialidade

  • Certificado tipo T: Carimbo de tempo

Existem também outros 4 tipos de certificados digitais que você já pode ter ouvido falar:

  • e-CPF: é a sua identidade digital

  • e-CNPJ: é o certificado vinculado a empresas

  • NF-e: certificado para a emissão e armazenamento de notas fiscais eletrônicas

  • SSL: garante segurança na troca de informações dos visitantes e usuários do seu site ou loja virtual

Algumas Autoridades Certificadoras

Como fazer assinatura digital de documentos

Você pode fazer a assinatura digital de documentos através de serviços online como ClickSign, DocuSign, ZapSign entre outras. Alguns desses serviços disponibilizam alguns dias de testes grátis, o que é uma boa oportunidade para você conhecer de perto e descobrir como fazer assinatura digital de documentos.

Mas você também pode fazer a assinatura digital diretamente em seu computador através de softwares como o Adobe Reader por exemplo.

Como fazer assinatura digital no Adobe Reader

Para assinar um PDF pelo Adobe Reader basta você seguir os passos abaixo:

  1. Abra o Adobe Reader

  2. Vá até o menu Ferramentas

  3. Selecione a opção Certificados


  4. Escolha o PDF que deseja assinar

  5. Clique em Assinar Digitalmente

  6. Selecione a área do documento onde será impressa a assinatura

  7. Escolha o ID digital

  8. Informe a senha e pronto!

Como fazer assinatura digital no Word

Para assinar um arquivo .doc ou .docx você utilizará o Word, da Microsoft. Basta seguir os passos a seguir:

  1. Abra o documento que deseja assinar

  2. No menu Inserir escolha a opção Linha de assinatura

  3. Preencha as informações

  4. Adicione a assinatura clicando sobre ela com o botão direito do mouse e selecionando Assinar


  5. Adicione os dados da assinatura digital

  6. Confirme as informações

  7. Salve a assinatura digital

Vantagens da assinatura digital de documentos

A assinatura digital possui muitas vantagens para empresas e profissionais autônomos pois pode ser utilizada para assinar diversos tipos de documento, como por exemplo:

  • contratos

  • prontuários médicos

  • procurações

  • processos

  • certificados

  • declarações


  • propostas

  • apólices de seguro

  • cartas de crédito

Dentre as principais vantagens do uso de assinatura digital estão:

  • otimização de processos

  • conformidade jurídica e compliance

  • redução de custos

  • sustentabilidade

  • segurança

Se você ainda está utilizando assinatura manual de documentos, saiba que está perdendo tempo e deixando de aproveitar toda a segurança e confiabilidade que a assinatura digital oferece. O investimento não é alto e vai proporcionar a você mais segurança e agilidade nos processos, independente de você ser um profissional autônomo ou dono de uma empresa.



Entidades: Adobe

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