Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Como fazer assinatura digital? Confira nossa dicas e passo a passo

Sumário

Saber como fazer assinatura digital se tornou importante para qualquer pessoa que precise enviar documentos assinados e com validade jurídica. Através da assinatura digital você dá mais confiabilidade aos documentos, e caso precise usá-lo em situações jurídicas, eles terão validade.

O que é uma assinatura digital

A assinatura digital é uma técnica de autenticação de documentos eletrônicos que utiliza chaves criptográficas a partir de um certificado digital, que faz a identificação dos signatários, protege as informações do documento e o torna válido juridicamente.

Desde a criação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil) que os documentos digitais ganharam validade jurídica e puderam substituir oficialmente o papel, sempre que assinados digitalmente.

Como funciona uma assinatura digital

Como funciona uma assinatura digital

A assinatura digital é feita através de software de assinatura, este por sua vez cria um hash unidirecional para os dados que precisam ser assinados. Com uma chave privada é feita a criptografia do hash junto com outras informações, como por exemplo o algoritmo do hash. Feito isso temos a assinatura eletrônica.

Para realizar a assinatura é preciso ter um certificado digital, caso contrário não é possível proteger o documento, já que cada assinatura digital precisa estar associada a uma chave pública emitida por uma Autoridade de Certificação devidamente licenciada.

Certificado digital: primeiro passo para a assinatura digital

O certificado digital é sua identidade eletrônica, seja você pessoa física (e-CPF) ou pessoa jurídica (e-CNPJ). Para obter o certificado digital você precisa solicitar diretamente a uma Autoridade Certificado, que é um órgão semelhante ao DETRAN.

Você precisará apresentar alguns documentos para que a AC possa conferir a identidade e as informações. Estando tudo certo, seu certificado digital será gerado. Ele é um arquivo com os dados sobre você ou seu negócio, com proteção criptográfica extremamente complexa e com um prazo de validade.

Quando esses arquivos forem entregues a você, armazene em um local seguro, de preferência na nuvem. Existem diversos tipos de certificado digital, cada um com uma finalidade específica, então você deve informar as suas necessidades para a Autoridade Certificadora para que seja criado o certificado adequado.

Saiba mais: Como criar uma assinatura de email: 11 opções de criação

Tipos de certificados digitais

  • Certificado tipo A: Assinatura digital

  • Certificado tipo S: Sigilo/Confidencialidade

  • Certificado tipo T: Carimbo de tempo

Existem também outros 4 tipos de certificados digitais que você já pode ter ouvido falar:

  • e-CPF: é a sua identidade digital

  • e-CNPJ: é o certificado vinculado a empresas

  • NF-e: certificado para a emissão e armazenamento de notas fiscais eletrônicas

  • SSL: garante segurança na troca de informações dos visitantes e usuários do seu site ou loja virtual

Algumas Autoridades Certificadoras

Como fazer assinatura digital de documentos

Você pode fazer a assinatura digital de documentos através de serviços online como ClickSign, DocuSign, ZapSign entre outras. Alguns desses serviços disponibilizam alguns dias de testes grátis, o que é uma boa oportunidade para você conhecer de perto e descobrir como fazer assinatura digital de documentos.

Mas você também pode fazer a assinatura digital diretamente em seu computador através de softwares como o Adobe Reader por exemplo.

Como fazer assinatura digital no Adobe Reader

Para assinar um PDF pelo Adobe Reader basta você seguir os passos abaixo:

  1. Abra o Adobe Reader

  2. Vá até o menu Ferramentas

  3. Selecione a opção Certificados

  4. Escolha o PDF que deseja assinar

  5. Clique em Assinar Digitalmente

  6. Selecione a área do documento onde será impressa a assinatura

  7. Escolha o ID digital

  8. Informe a senha e pronto!

Como fazer assinatura digital no Word

Para assinar um arquivo .doc ou .docx você utilizará o Word, da Microsoft. Basta seguir os passos a seguir:

  1. Abra o documento que deseja assinar

  2. No menu Inserir escolha a opção Linha de assinatura

  3. Preencha as informações

  4. Adicione a assinatura clicando sobre ela com o botão direito do mouse e selecionando Assinar

  5. Adicione os dados da assinatura digital

  6. Confirme as informações

  7. Salve a assinatura digital

Vantagens da assinatura digital de documentos

A assinatura digital possui muitas vantagens para empresas e profissionais autônomos pois pode ser utilizada para assinar diversos tipos de documento, como por exemplo:

  • contratos

  • prontuários médicos

  • procurações

  • processos

  • certificados

  • declarações

  • propostas

  • apólices de seguro

  • cartas de crédito

Dentre as principais vantagens do uso de assinatura digital estão:

  • otimização de processos

  • conformidade jurídica e compliance

  • redução de custos

  • sustentabilidade

  • segurança

Se você ainda está utilizando assinatura manual de documentos, saiba que está perdendo tempo e deixando de aproveitar toda a segurança e confiabilidade que a assinatura digital oferece. O investimento não é alto e vai proporcionar a você mais segurança e agilidade nos processos, independente de você ser um profissional autônomo ou dono de uma empresa.

Stories
Você também pode gostar ...
Apresenta uma variedade de cartões de crédito, um formulário de inscrição digital e um grupo diversificado de pessoas felizes, captando a facilidade e acessibilidade na obtenção desses cartões.
Finanças
Cartão de crédito que aprova na hora: Melhores opções para pedir o seu
Uma das coisas que mais incomoda na hora de ter o seu cartão de crédito é o tempo de espera...
TikTok Counter
Redes Sociais
TikTok Counter: Os 5 melhores contadores de seguidores
Se você utiliza bastante as redes sociais para trabalho ou tem bastante seguidores no TikTok, acompanhar o crescimento de seu...
Automação de Tarefas com IA é o futuro. Confira como você pode começar
Empreendedorismo
Automação de Tarefas com IA: Passo a Passo para Implementar
Quando penso em automação de tarefas com IA (inteligência Artificial), lembro-me de como essa tecnologia parece pertencer ao mundo das...

Política De Privacidade E Termos De Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.
Soft Skills: Impulsione sua carreira As 7 maiores vantagens da Inteligência Artificial Como escrever melhor e mais rápido usando Inteligência Artificial? 8 melhores cantadas engraçadas 35 melhores nomes para grupo de amigos Apps para vender foto do pé: conheça os principais O que não comer quando faz tatuagem? Mitos e verdades Como entrar no Instagram só com o nome de usuário? Texto de aniversário para amiga Mensagens de Natal para a família