Como encontrar influenciadores para promover seu negócio?

por | mar 25, 2021 | Venda mais | 0 Comentários

O marketing com influenciadores é um excelente canal para promover uma empresa. Descubra como encontrar influenciadores para promover seu negócio e como usar esse modelo para decolar suas vendas. 

Contar com a ajuda de influenciadores digitais, é um atalho que seu negócio pode pegar para impactar novos clientes em potencial nas redes sociais. Construir a sua presença online pode levar anos. Por isso, você pode contar com a ajuda dos influenciadores digitais, já que eles já têm a atenção e a confiança da sua audiência. 

O que é um influenciador digital?

Podemos definir um influenciador digital como qualquer pessoa que exerça algum tipo de influência ou autoridade sobre seus seguidores e explore isso de forma comercial. De forma geral, todo mundo que possui seguidores, podem ser poucos ou muitos, exerce algum tipo de influência em suas postagens. Porém, nem todos transformam isso em um negócio. 

Saiba mais: 5 ferramentas para encontrar influenciadores para a sua marca

Podemos resumir um influenciador digital em algumas características

  • Possui a habilidade de engajar e influenciar sua audiência
  • Possui uma base de seguidores ativa e com um certo volume
  • É reconhecido como uma autoridade em seu nicho
  • Explore de forma comercial sua capacidade de influenciar

É claro que, muitos influenciadores não recomendam nada que não seja espontâneo. Nem sempre é possível simplesmente pagar para alguém falar bem de você. 

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Eu, Camila Porto, por exemplo. Só recomendo empresas, produtos ou serviços que sou cliente e tive uma experiência positiva. Em muitos casos, faço isso de forma espontânea, mesmo sem receber nenhum valor em troca. 

Como conseguir influenciadores?

É difícil definir o que é ou o que não é um influenciador para iniciar uma campanha. Os perfis desses profissionais variam muito e nem só o número de seguidores deve ser levado em conta na hora de conseguir influenciadores para sua marca. 

Para te ajudar neste processo e facilitar sua busca, separamos alguns passos e ideias para te ajudar a ser mais efetivo na sua busca por nomes para promover sua empresa nas mídias. 

Os 5 níveis de influenciadores

Podemos dividir os influenciadores digitais em 5 níveis básicos. Em um primeiro momento, essa divisão se dá pelo número de seguidores. Mas, como disse acima, não deixe que essa seja sua única métrica para avaliar se um nome é bom ou ruim para sua campanha de marketing. 

Segundo o site hrefs, os 5 níveis de influenciadores, de acordo com seu número de seguidores são: 

Celebridades

Perfis com mais de 1 milhão de seguidores. Apesar de serem seguidos por muitas pessoas, geralmente são mais caros e têm uma audiência muito diversificada. Podem ser pouco efetivos para negócios menores ou locais.

Macro Influenciadores

Perfis com mais de 100 mil seguidores. Pessoas ou marcas vistas com confiança e que impactam muitas pessoas com seu conteúdo. Aqui, já podemos ter nomes mais nichados e com mais conexão com seu público.

Profissionais

Perfis com mais de 20 mil seguidores. Aqui entram personalidades de uma determinada área, como jornalistas, executivos, atletas de esportes menos populares, artistas, especialistas em determinados temas. 

Micro Influenciadores 

Perfis com mais de mil seguidores. Geralmente com uma audiência pequena, mas muito engajada. Aqui podemos encontrar “pessoas comuns” que têm algum hobbie e adoram compartilhar isso com um grupo pequeno, mas fiel. 

Nano Influenciadores

Perfis com menos de mil seguidores. Pessoas que podem ser grandes promotoras de uma marca. Mesmo com uma audiência pequena, podem influenciar grupos de pessoas bem específicos e estratégicos para um negócio.

Como encontrar Influenciadores e os níveis

Fonte: hrefs

Obviamente, é difícil determinar o quanto o número de seguidores realmente pode fazer a diferença se não olharmos mais profundamente como a rede de influência está, de fato, conectada com o influenciador.

No entanto, na medida em que o número de seguidores aumenta, a tendência é que o custo de uma postagem patrocinada também aumente. Agora que já temos alguns parâmetros para encontrar influenciadores digitais, vamos refinar nossa pesquisa. 

Como encontrar influenciadores digitais? 

O primeiro passo para descobrir como encontrar influenciadores é definir alguns pontos básicos: 

  1. Qual o tamanho da minha verba para esta campanha?
  2. Qual o perfil de público e quantidade de pessoas que eu desejo atingir?
  3. Quais os principais objetivos desta campanha (vendas, branding, autoridade?)

A partir dessas questões, é possível começar a refinar sua busca. Vamos para um exemplo mais prático: 

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Se você quer contratar um influenciador celebridade, o primeiro ponto é saber que ele irá cobrar caro. Ivete Sangalo, por exemplo, tem uma audiência enorme. Mas, será que para o seu produto, faria sentido contratá-la? 

Além disso, você precisa saber como entrar em contato com ele e propor uma campanha. Você também precisa saber se ele aceita fazer alguma recomendação de forma paga. 

Saiba mais: Como ganhar dinheiro no TikTok?

Procure por pessoas que produzem conteúdo sobre seu nicho

Se alguém escreve, posta vídeos ou conteúdos sobre seu negócio, certamente esta pessoa possui um perfil com seguidores no Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e por aí vai. 

Para começar a encontrar influenciadores grátis, procure no Google por palavras-chave relativas ao seu negócio e veja quais pessoas aparecem nas primeiras posições. Vamos supor que você tenha uma plataforma de e-commerce. 

Como encontrar influenciadores - Google

Entre no Google e pesquise por este termo ou termos semelhantes. Veja quem aparece em vídeos do YouTube, Blogs e faça uma lista. Podem ser pessoas ou blogs, ambos podem ser influenciadores. 

Selecione alguns nomes, crie uma planilha básica e coloque:

  • Nome
  • Links de perfis no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok
  • Número de seguidores em cada rede
  • Número de seguidores no total

Procure por pessoas que produzem conteúdo sobre seus concorrentes

Aqui vale a mesma ideia. Pesquise no Google sobre conteúdos sobre seus concorrentes. Pode ser uma boa oportunidade de se posicionar ou apresentar seu negócio para uma audiência. 

Ferramentas gratuitas (e pagas) para encontrar influenciadores

Atualmente existem várias ferramentas que ajudam na tarefa de como encontrar influenciadores na sua cidade ou segmento de mercado. Algumas são gratuitas, outras não. Há até empresas que agenciam influenciadores. 

Influenex 

Esta é uma plataforma focada em encontrar influenciadores no YouTube. Possui um plano pago e outras ferramentas gratuitas. 

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Influency.me 

Plataforma brasileira que funciona como um hub de influenciadores. Segundo eles, há mais de 400 mil influenciadores cadastrados e é possível buscar por influenciadores de acordo com o local, interesses, assunto e alcance. 

Followerwonk 

É uma ferramenta paga que foca em encontrar influenciadores no Twitter. Se você quiser explorar essa rede social em específico, esta ferramenta pode ajudar. 

Airfluencers 

A plataforma é paga e tem planos que começam em 299,90 por mês. Conta com filtros de busca, comparativo entre influenciadores e ferramentas de busca, análise e métricas. 

Heepsy 

Focada em encontrar influenciadores no Instagram, a plataforma oferece dados como taxa de engajamento, filtros por localização e filtros de temas. A empresa oferece uma base de influenciadores de mais de 11 milhões de contas com, pelo menos, 5 mil inscritos. 

Cely (era Celebryts) 

Passando por uma reformulação, a plataforma Celebryts passou a se chamar Cely. 

inBeat 

Com foco em como encontrar micro influenciadores e nano x no TikTok e Instagram, a plataforma permite buscar nas mídias sociais por perfis que vão desde pets até nomes do lifestyle e muito mais. 

Brand24 

Esta não é uma plataforma focada em encontrar influenciadores. Seu principal papel é monitorar o que falam das marcas por aí. Em alguns casos, isso pode ser tão importante quanto contratar um influenciador. 

Como encontrar influenciadores - Brand24

Como filtrar e escolher os melhores influenciadores?

O primeiro passo a considerar é olhar seus objetivos e como planeja alcançá-los. Além disso, outros tópicos são fundamentais para se levar em conta. 

Conexão com o posicionamento do influenciador

Ver as publicações mais antigas, pesquisar pelo nome do influenciador no Google, pesquisar se no passado, ele se envolveu em alguma polêmica. São pontos importantes para saber se o profissional que você deseja contratar tem um posicionamento que conecta com a sua marca. 

Engajamento

O número de seguidores não quer dizer nada. Por isso, avalie também o engajamento do perfil com sua audiência. Além disso, antes de contratar alguém, peça dados de alcance, perfil dos seguidores, volume de engajamento com suas postagens. 

Escolha o modelo de patrocínio

Há várias formas de realizar ações de marketing digital neste formato. Além dos famosos posts patrocinados, você também pode fazer uma campanha no Stories, vídeos no YouTube, banners em blogs, lives, eventos presenciais, os famosos “recebidos” que são produtos gratuitos enviados para o influenciador mencionar sua empresa espontaneamente e vários outros formatos. 

Aborde o influenciador digital

Ao escolher o influenciador, entre em contato com ele ou sua equipe e faça a apresentação da proposta. Tenha de forma mais clara o que pretende fazer, assim o ele ou sua equipe já podem ter um direcionamento mais claro para elaborar um orçamento. 

Procure em seus canais se há algum canal exclusivo para parcerias e publicidade. Ao entrar em contato, não se esqueça de abordar:

  • Quem é você e o que você faz na empresa
  • Sobre o que se trata o negócio 
  • Porque o perfil foi escolhido
  • Como você imagina que a ação seja feita
  • Quantos conteúdos ou quais demandas você deseja contratar

Elaboração de um contrato e regras da prestação de serviço

A partir do aceite do influenciador digital, é importante elaborar um contrato. Como esta será uma prestação de serviços, é fundamental prever as regras e como a negociação se dará. 

Um advogado pode te ajudar nesta tarefa, mas não se esqueça de incluir: 

  • Período de duração do contrato
  • Se há alguma cláusula de exclusividade
  • O que o influenciador precisa entregar
  • Quais os prazos para entregar os materiais (se forem vídeos, posts…)
  • Ações que possam levar à quebra do contrato (alguma polêmica que ele possa se envolver)
  • Previsão de multa em caso de quebra de contrato
  • Formas e prazos de pagamento
  • Obrigatoriedade de entrega de números de performance ao final da campanha

Estes são alguns tópicos que podem constar em seu contrato. Apesar de parecer burocrático, isso vai te ajudar a ter mais clareza sobre o que cada parte precisa cumprir. 

Conclusão: Como encontrar influenciadores para promover seu negócio?

Sem dúvida, o marketing com influenciadores é muito interessante para quem precisa atingir uma nova audiência. Apesar de conhecermos vários casos de ações neste formato que deram errado, muitas outras foram bem sucedidas. 

Ter clareza do que se busca, como será a ação e quais nomes podem te ajudar a chegar no seu cliente, são pontos básicos, mas nem sempre lembrados. 

Claro, não devemos esquecer de olhar além do número de seguidores. Este número, em algumas redes sociais como Instagram, por exemplo, pode ser facilmente manipulado. Desta forma, vá além disso e estude melhor quem são as pessoas irão se conectar à sua marca. 

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