Como destrancar o nariz: os 10 melhores métodos

por | ago 30, 2021 | Notícias | 0 Comentários


Você sabe como destrancar o nariz de forma natural? Listamos alguns métodos que podem ajudar a solucionar esse problema, confira nosso post. 

A congestão nasal pode virar um incômodo muito grande em nossa vida. Parece simples, mas o nariz entupido à noite, por exemplo, pode atrapalhar a qualidade do sono. Isso atrapalha também a digestão e a qualidade de vida como um todo. 

Além de tudo, o nariz entupido faz com que a respiração seja feita pela boca, ressecando a garganta e causando desconfortos como infecções e roncos. O nariz entupido ocorre quando os vasos sanguíneos se inflamam ou quando há muita produção de muco, o que pode inclusive levar à sinusite (inflamação dos seios nasais). 

Saiba mais: Os 14 melhores apps para organizar a rotina

Nos meses da estação de inverno, na qual a seca e o frio prevalecem é uma das principais causas da congestão, já que a umidade fica muito baixa, deixando o ar mais seco e facilitando para as alergias respiratórias se instalarem. 


Quem sofre com rinite e sinusite sabe do que estamos falando, que além de lidar com o nariz entupido e falta de ar, ainda pode sofrer com dores de cabeça, na maçã do rosto e apresentar febre. Para muitos, descongestionante nasal em gotas é a solução desse problema, mas é aí que as pessoas se enganam!

O uso desse medicamento pode fazer mal para a saúde, ele não resolve o problema efetivamente, apenas gera um alívio instantâneo e causa efeito rebote, tornando o usuário dependente do remédio.

O uso contínuo dessa medicação, que deveria ser vendida sob prescrição médica, pode causar ressecamento nasal, rinite e até mesmo perfuração do septo nasal. Pode também causar efeitos no sistema cardiovascular como aumento da pressão arterial, taquicardia e angina, além de fazer a congestão nasal se tornar crônica.

Então, separamos algumas alternativas de como destrancar o nariz sem precisar recorrer a esse tipo de medicamento, preservando assim sua saúde, de formas naturais e comprovadamente eficientes. Inclusive, recomendadas por médicos experientes na área. 

Saiba Mais: Como marcar consulta na Hapvida?


Os 10 melhores métodos de como destrancar o nariz

1. Como desentupir o nariz com soro fisiológico?

Você que sofre com o nariz entupido sempre, uma ótima solução caseira é fazer a lavagem nasal com soro fisiológico, uma técnica que remove secreções e impurezas, deixando o nariz devidamente limpo e aliviando sintomas de alergias.

Para isso, é necessário ter em mãos o soro fisiológico ( específico para inalação e não o de reidratação) e uma seringa de 10 ml a 20 ml. Escolha um local adequado como a pia do banheiro, para realizar o procedimento. O processo pode ser um pouco incômodo, mas é indolor.

Encha a seringa, incline seu corpo para frente e vire levemente a cabeça para o lado oposto do qual você irá posicionar a seringa e inserir o jato de soro, fazendo as impurezas saírem pela outra narina. Por exemplo, se você for colocar a seringa na narina direita, incline sua cabeça para o lado esquerdo e vice-versa. Respire pela boca durante o procedimento.

É indicado que essa limpeza seja feita entre 3 a 4 vezes em cada narina, a depender da necessidade. Depois da lavagem, você pode assoar o nariz para tirar o resto das secreções.Existem dispositivos específicos para esse fim, como o lavador nasal, que podem ser usados no lugar da seringa e são encontrados em farmácias, porém ambos são eficazes. 

Se a lavagem for realizada após uma nebulização, os resultados são ainda melhores e alivia muito os sintomas da congestão nasal. 


Atenção! A lavagem nasal não deve ser feita com água oxigenada e nem água não filtrada. Confira mais dicas e maneiras de como realizar a manobra, com o Dr. Paulo Mendes Jr. médico otorrinolaringologista em Curitiba- PR. 

Para mais vídeos como esse, clique aqui para acessar o canal do Dr. Paulo Mendes Jr. no YouTube.

2. Lavagem nasal com solução salina morna

Na falta do soro fisiológico, você pode fazer um soro caseiro. É seguro e funciona da mesma forma.

Como fazer soro fisiológico para nariz

Você vai precisar de 200 ml de água fervida, 2 colheres de chá de sal e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. 

Misture os ingredientes até ficarem homogêneos, em seguida com um conta-gotas você irá pingar 3 gotas da solução em cada narina, com cabeça inclinada para trás, de modo que o líquido penetre no nariz e chegue até a garganta.  


Pode ser feito com a seringa também, da mesma forma apresentada anteriormente, injetando o jato por uma narina para que saia pela outra. Apenas tenha cuidado com a pressão do jato para que não seja muito forte, pois pode acontecer de o líquido ir para o ouvido e causar dor, como explicado no vídeo.

O processo pode ser realizado de 2 a 3 vezes durante o dia, até que os sintomas desapareçam progressivamente.

3. Inalação de vapor para destrancar o nariz

A inalação com vapores é um excelente remédio caseiro para ajudar na desobstrução das vias respiratórias. O eucalipto possui propriedade expectorante e também anti-séptica, sendo indicado sua inalação para esses casos. 

Você vai precisar de 5 gotas de óleo essencial de eucalipto, 1 colher de chá de sal e 1 litro de água fervente.

Coloque a água em uma bacia e misture o resto, após isso você precisa cobrir a cabeça com uma toalha, formando uma espécie de “cabana”, sem deixar brechas, para conseguir respirar o vapor do chá. Faça isso por até 10 minutos e repita até 3 vezes ao dia.


Na falta do óleo essencial, pode ser usada a folha de eucalipto em seu lugar. Fazer essa inalação com chá de camomila com hortelã também ajuda a aliviar a congestão e dores causadas pela sinusite.

4. Tomar banho quente

A água quente do banho irá produzir o vapor, e essa também é uma boa maneira para auxiliar a desentupir o nariz com vasos sanguíneos inflamados. O vapor irá deixar o muco mais frouxo, facilitando a expectoração.

5. Deixar o ambiente umidificado

Como mencionamos, o período de seca pode ser bastante agressivo ao nosso sistema respiratório, logo é importante umidificar o ar.

Para isso, você pode investir em um umidificador elétrico ou até mesmo espalhar bacias com água pela casa. Dessa forma, seus tecidos do sistema respiratório ficarão mais hidratados e menos inflamados, diminuindo o incômodo do nariz entupido.

Saiba mais: É bom ter ar condicionado portátil?


6. Consumir vitamina C

Para ter um sistema imunológico forte e resistente, é importante incluir vitamina C na sua alimentação. Consequentemente, com o sistema imunológico mais forte, seu corpo será capaz de se recuperar com mais facilidade de um resfriado ou gripe, as principais causas da obstrução nasal. 

Alimentos como laranja, limão, abacaxi e tangerina são ricos em vitamina C e bons exemplos do que você pode adotar em sua dieta para aumentar a qualidade da sua saúde.

7. Consumir muita água

Tomar 2 a 3 litros de água por dia é importante por inúmeros motivos, isso te mantém hidratado, faz bem para o funcionamento do rim e também facilita a eliminação das secreções no nariz, pois as mantém fluidas.

8. Xarope de agrião e cebola roxa

A cebola roxa possui propriedades anti-inflamatórias e descongestionantes, sendo uma grande aliada para diminuir a inflamação, curar alergias e limpar os seios nasais.

Para fazer o xarope, pique o agrião e 3 cebolas roxas, adicione 500g de mel e leve a mistura ao fogão em fogo baixo. Depois, esprema em um coador e passe para um recipiente de vidro. Pode tomar durante um mês, 1 colher de sopa de 3 a 4 vezes por dia.


Saiba mais: Os 10 melhores aplicativos de jejum intermitente

9. Chá de tomilho

Mais uma opção para destrancar o nariz é a ingestão do chá de tomilho. A planta contém ação antibacteriana, antiviral e expectorante, o que ajuda a eliminar as secreções e a possível infecção que pode ser a causa do problema.

Você só precisa de 1 punhado de tomilho, 1 punhado de feno-grego e 1 litro de água. Ferva a água e em seguida misture as ervas, deixe em infusão por 15 minutos, coe e beba 3 xícaras por dia.

10. Massagear o rosto

Para cessar o desconforto causado pelo nariz entupido, mais uma dica interessante é fazer massagens no rosto e no nariz. Para te ajudar, separamos um vídeo do Dr. Peter Liu, especialista de acupuntura e medicina Chinesa, que ensina os pontos a serem massageados, confira: 

São várias opções que podemos recorrer para conseguir destrancar o nariz, sem precisar utilizar descongestionantes farmacêuticos, que como vimos podem vir a prejudicar a nossa saúde.


Aproveite essas dicas e coloque-as em prática na sua rotina, para te ajudar a não sofrer mais com esse mal.

Saiba Mais: Os 11 melhores apps e dicas para dormir mais rápido


Entidades:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.