Como desenvolver uma mentalidade empreendedora?

por | abr 23, 2021 | Empreendedorismo | 0 Comentários


Uma das falácias mais comuns sobre empreender é que você precisa ter nascido com talento natural para isso. No entanto, essa falácia cria uma dúvida nas pessoas: como desenvolver uma mentalidade empreendedora?

A resposta para essa pergunta é complexa. Muitas pessoas podem acreditar que existe um passo a passo ou um livro especifico que você vai ler e que irá mudar totalmente sua vida. No entanto, não existe um manual e, o que funciona para um, pode não funcionar para você.

Sendo assim, mais importante do que buscar um guia definitivo, você precisa abrir a mente para as possibilidades e saber que o mais importante de tudo é perceber que não existe um fim nessa construção.

Como desenvolver uma mentalidade empreendedora: o começo de tudo

A primeira lição que todas as pessoas que buscam desenvolver uma mentalidade empreendedora devem aprender é: a mentalidade empreendedora não nasce do dia para noite, ela é construída com o tempo.

Provavelmente isso parece uma frase obvia para muitos. Contudo, possuir isso sempre em mente é importante para o desenvolvimento do mindset. E a forma como você reage às situações vão definir o seu mindset.


Então, a primeira lição sobre como ter um pensamento empreendedor é: descubra qual mindset você tem.

Uma recomendação para ler mais sobre isso é o livro da Carol Dweck: Mindset. Nesse livro, a autora vai falar sobre os dois tipos de mindset que uma pessoa possui: o mindset de crescimento e o mindset fixo.

 

1. Como desenvolver uma mentalidade empreendedora: a educação empreendedora

Nada adianta você ter mindset se você não possui uma educação empreendedora. Isso é, se você não possui uma visão do que significa o empreendedorismo e como funciona essa mentalidade.

Em Os segredos da mente milionária”, você consegue entender o que significa ter uma mentalidade empreendedora. No entanto, mais do que uma boa visão e querer mudar o mundo. você precisa entender o que é empreender.

O objetivo é que você não fique apenas em palavras bonitas. Nesse caso, é importante que você estude livros como Startup Enxuta, Rápido e devagar: Duas formas de pensar, O monge e o Executivo e muitos outros. A ideia é que você tire um tempo para entender o empreendedorismo.


Após estudar todo o básico sobre o empreendedorismo, busque entender quais são as suas fortalezas e fraquezas. Por mais talentoso que você seja, sempre haverá algo a melhorar na mente empreendedora.

Saiba Mais: Livros de Empreendedorismo: 17 livros para todo empreendedor
Saiba Mais: Filme de empreendedorismo: 15 filmes que você deveria assistir

2. Como desenvolver uma mentalidade empreendedora: pense nas razões pelas quais você está fazendo uma atividade

Em outras palavras saiba onde você está, porque está naquela posição e onde você quer chegar. Uma pessoa com mentalidade empreendedora sabe exatamente as respostas para esses questionamentos.

O ponto principal é que você conheça mais a si mesmo. Busque um tempo consigo mesmo para entender quem você é e os motivos para desempenhar tais atividades. Se for o caso, você pode buscar ajuda profissional para entender essa parte sobre você.

Nesse ponto, uma das atividades que você pode fazer é meditação. A partir da meditação você vai conseguir parar um tempo para se conectar consigo mesmo.


3. Como desenvolver uma mentalidade empreendedora: os conceitos de Lio Fernandes

Em um vídeo publicado pelo canal Jovens de Negócios, Lio Fernandes diz ser preciso desenvolver três conceitos fundamentais: alto impacto, alta frequência e orientação correta.

1) Alto impacto

O primeiro conceito é simples, quer dizer colocar as suas ideias em prática. Em sua mentoria, ele busca criar situações onde você entenda como realmente funciona uma mente milionária voltada para os negócios. Sentir a real sensação das suas próprias emoções.

2) Orientação correta

Identificar quais são as direções erradas. Aprender com os erros de outras pessoas e tentar não cometer os mesmos erros. Então, buscar pessoas que já estiveram onde você esteve, é fundamental para o seu desenvolvimento.

3) Alta frequência

Crie um habito para as suas atividades. Quanto mais frequência você exerce certa atividade, mais perto você estará próximo dos seus objetivos. A ideia é que você construa uma ponte para que o sucesso chegue até você.

4. Como desenvolver uma mentalidade empreendedora: conecte-se a um ideal

O empreendedor que deseja conhecer os segredos da mente empreendedora precisará cedo ou tarde conectar-se a um ideal. Isso é, algo que faça os seus olhos brilhar ao ponto que as pessoas ao redor percebam esse brilho.

O ponto principal dessa questão é que você precisa convencer as pessoas do seu empreendimento. Por exemplo, se você precisa de investimentos para a sua empresa, como você vai convencer os investidores?

Não basta que você saiba tudo sobre o seu produto ou serviço, tenha capacidade para empreender, um bom negócio, mas não consiga convencer as pessoas da importância daquele empreendimento.

É fundamental que você tenha uma conexão com a sua ideia. E a única forma de você conseguir ter essa conexão é se você souber as razões pelas quais você está fazendo aquele empreendimento.


Por esse motivo, conhecer a si mesmo é fundamental. Porque se você conhece a si mesmo, consegue entender o motivo que te faz empreender. E consequentemente, você consegue convencer as outras pessoas sobre o seu ideal.

Dessa forma, você precisa ter paixão ao falar sobre o seu empreendimento. Um exemplo de como isso funciona é a história do livro “O maior vendedor do mundo”. Nesse livro, o autor fala sobre paixão pelo que faz e a consequente prosperidade do seu negócio.

5. Como desenvolver uma mentalidade empreendedora: desistir não é uma opção

Toda vez que você pensar sobre o empreendedorismo, você precisa pensar sobre a palavra desistência. Obviamente que você não pode insistir em um negócio que está sem nenhuma oportunidade de progredir.

Contudo, isso não quer dizer que você deva desistir dos seus sonhos de empreender. Se você quer ser um empreendedor de sucesso e construir a mentalidade empreendedora, você não pode desistir no primeiro fracasso.

Para entender essas questões, você precisa olhar para os grandes empreendedores. Veja a história deles e reflita: será que eles estariam no topo se tivessem desistido no primeiro fracasso?


A resposta é não. Isso porque para muitos dos grandes empreendedores desistir não é uma opção. Para eles, o fracasso não é errar, mas sim desistir daqueles ideais que fizeram eles sonharem com o próprio empreendimento.

A partir disso fica uma questão: como conciliar a ideia de desistência com uma insistência que não gerará frutos? Essa diferença não é simples para aqueles que possuem apego a um ideal.

Dessa forma, é importante que você veja a estrutura do seu negócio e identifique quais são as forças e fraquezas do mesmo. É preciso sempre lembrar que existe uma grande diferença entre desistir de um empreendimento e um ideal de negócio.

Em relação ao primeiro, você está desistindo apenas da estrutura do negócio enquanto o segundo você está desistindo da ideia. Na maior parte dos casos, o problema não está na ideia, mas sim em como você a está estruturando.

Saiba Mais: O que é preciso para estudar marketing digital? As 5 maiores dúvidas


6. Como desenvolver uma mentalidade empreendedora: ação

Agora que você já sabe o básico sobre como ter uma mente empreendedora, você precisa colocar esses ensinamentos em prática. É importante que saiba que você vai lidar com vários obstáculos no meio do caminho.

Por esse motivo, é importante que você também confie nos seus ideais de negócio. E o que importa é como você vai lidar com os erros e acertos. Criar um mindset empreendedor pode parecer difícil, mas não é impossível se você lembrar que todos esses ensinamentos não são fixos, mas devem ser constantemente revistos e aprimorados.


Entidades: Youtube

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.