Como dançar funk? 10 dicas para começar hoje

por | mar 9, 2022 | Notícias | 0 Comentários


O funk já virou um marco da cultura brasileira, vemos isso pelos diversos artistas de destaque, como Anitta, Iza, Ludmilla, Kevinho, Lexa e muitos outros, mas você sabe como dançar funk? Indo muito além, o funk também está presente por praticamente todo o mundo, claro, contendo as suas variações de estilos musicais e de dança. 

Contudo, uma coisa acaba sendo certa no funk, independente de qual parte do mundo esteja, é preciso ter molejo, saber como rebolar e mexer o corpo. Seja com o deslocamento de ombro, bumbum empinado, movimentos de cabeça e etc, saber como dançar funk é basicamente deixar a música te levar. 

Assim, se você está interessado e quer aprender como dançar funk, neste post trouxemos os principais passos, dicas e coreografias que você pode aprender, então não deixe de conferir.

Saiba mais: Danças do TikTok: as 20 mais bombadas para postar

5 passos para aprender como dançar funk

Para começar a te explicar como dançar funk, separamos algumas explicações básicas para você aprender a como descer até o chão, já que esse é um movimento que você vai utilizar em praticamente toda coreografia de dança. Ao aprender isso, você já poderá começar a dançar funk, então treine cada vez mais para pegar o jeito o mais rápido possível.


  1. Movimente bastante os joelhos: os seus joelhos serão bastante utilizados e forçados na hora de rebolar até o chão, já que você precisará agachar, empinar o bumbum e dar o seu melhor para rebolar. Com o tempo e muita prática, esse movimento poderá se tornar simples para você. 
  2. Trabalhe empinando e desempinando o bumbum: de forma resumida, esse movimento se trata de encolher e esticar as pernas enquanto está na posição citada acima de rebolar. Com isso, consequentemente, o seu bumbum fará o mesmo movimento, também chamado de “Quebrada” no funk.
  3. Faça os dois passos citados acima juntos: ao misturar os dois movimentos acima, você poderá rebolar com o chamado “quadradinho”, um dos movimentos mais famosos do funk. Mas se prepare, pois no começo o seu joelho poderá sentir a pressão do movimento até se acostumar.
  4. Vá até o chão rebolando: com as pernas afastadas em diagonal, você vai descer até o chão repetindo os movimentos acima, podendo rebolar com o principal movimento do funk e se divertir com a dança. 
  5. Fecha e abre as penas durante a dança: repetindo o mesmo movimento feito no passo três citado anteriormente, você irá criar uma variação, trocando encolher e esticar a perna por abrir e fechar, fazendo a rebolada de um lado para o outro.

Saiba mais: Maquiagem para festa de 15 anos: 15 dicas para arrasar

Como dançar funk – Os passos para se tornar uma funkeira

como dançar funk

Imagem: Esquina Musical

Para saber cada vez mais como dançar funk, você precisa conhecer os principais passos, além da rebolada que falamos acima. Abaixo, você aprenderá diferentes formas de rebolar e outros passos para usar na balada na hora que tocar o funk.

Comece a rebolar soltando o quadril

Como o próprio nome desse tutorial diz, o principal objetivo é ensinar a rebolar, e soltar o quadril é essencial no funk. No vídeo que separamos, a professora de dança Carolina dá ótimas dicas para você dançar cada vez melhor.

Os vários passinhos do funk

Se você quer um apanhado geral de como dançar funk, esse vídeo do canal “Ao Natural” é perfeito, já que ele faz justamente isso e ensina diversos passinhos para você ficar cada vez mais por dentro do funk e já terminar de assistir mandando bem na dança.


O passo rápido e fácil da tremidinha

Outro dos passos mais famosos do funk é a tremidinha, se você quer saber como dançar funk, não pode deixar de aprender isso. No vídeo que separamos, a youtuber Tainá explica justamente como aprender a tremidinha e rebolar o bumbum na pista de dança.

Aprenda a rebolar de forma rápida

Com as explicações e dicas que passamos acima, você já deve saber como rebolar, mas será que aprendeu como dançar funk e rebolar o bumbum de forma rápida? Saber fazer o movimento de forma rápida é um dos principais requisitos do funk. A Youtuber Ramana Borba vai explicar neste tutorial justamente como acelerar e fazer o movimento com maior agilidade.

Saiba mais: Maquiagem para madrinha de casamento: As melhores dicas para este dia especial

O passo cruzado para aprender treinando

O passo cruzado pode ser utilizado em diversos momentos em uma coreografia de funk, sendo ainda o momento perfeito para você se destacar. O começo pode ser um pouco complicado, mas com a prática você conseguirá fazer o passo cruzado sem maiores problemas, confira algumas dicas no tutorial.

O quadradinho é um clássico do funk

Anteriormente, já havíamos falado sobre o quadradinho e como você pode fazer, mas se ainda tiver algumas dúvidas, esse tutorial de como dançar funk explica perfeitamente como você pode fazer esse passo clássico.


Aprenda o passo dos malokas

Se você quer ousar mais na pista de dança, um dos passos mais difíceis de aprender é o passo dos malokas, precisando treinar bastante e não desistir até conseguir fazer. Porém, todo o seu esforço pode valer a pena, então confira no tutorial acima como fazer esse complicado passo que deixará a sua dança muito melhor.

Passinho do romano

O passinho do romano viralizou a relativamente pouco tempo, até hoje sendo considerado um dos mais populares na hora de aprender como dançar funk. Se você já aprendeu todos os passos citados acima, então essa será uma moleza, já que precisará ter somente um molejo mais solto de todo o corpo.

Principais coreográficas de como dançar funk

como dançar funk

Imagem: Isto é

Depois de aprender os passos e como dançar funk, está na hora de se arriscar em algumas coreografias, certo? Dessa forma, listamos as principais coreografias que você pode aprender para arrasar sempre que for mostrar seus talentos de dançar funk.

Saiba mais: Como ter uma vida saudável? Essas 10 dicas vão te ajudar agora


La Casa de Papel – Só quer Vrau

Quem não conhece a popular série da Netflix, La Casa de Papel? Devido ao sucesso da série, uma paródia na versão de funk de uma conhecida música que faz parte da trilha sonora estourou, sendo chamada de “Só quer Vrau”. Assim, essa coreografia da famosa Cia. Daniel Saboya é perfeito para arrasar ao som dessa música. Basta conferir o tutorial, ensaiar e ir para balada dançar.

Mc Neguinho – Popotão Grandão

Popotão Grandão, do MC Neguinho, é uma música que viralizou bastante na internet e fora dela, assim, é bastante provável que você dê de cara com ela nas festas e bailes funks. Contudo, ela possui uma coreografia bem mais complexa do que a maioria, podendo ser um desafio aprender. Você irá usar praticamente todos os passos que citamos aqui e mais, então para aprender confira o tutorial que trouxemos.

Daniel Saboya mais uma coreografia

Se você quer uma coreografia mais simples para dançar mais relaxada, temos a Gaiola é o Troco, do MC Du Black. Mais uma vez, a Cia. Daniel Saboya mostra como dançar funk nessa música.

O Hit Contagiante

Uma opção mais animada, “Hit Contagiante” é do cantor Felipe Original com uma participação de Kevin O Chris. Embora seja bem animada, a coreografia é bem simples e no próprio clipe da música você pode aprender a como dançar funk.

O ritmo e treino para o funk

Por último, mas não menos importante, trouxemos uma coreografia perfeita para você treinar e aprender como dançar funk, além de aperfeiçoar mais o seu ritmo enquanto dança. Estamos falando da conhecida “Malemolência”, de Dynho Alves, no tutorial, Thais Carla mostra como dançar e usar o seu ritmo.


Saiba mais: Como emagrecer naturalmente? Essas 16 dicas vão te ajudar

Dicas para saber como dançar funk e outros estilos

como dançar funk

Imagem: Yahoo Finanças

Para finalizar, também trouxemos algumas dicas que podem ser bastante úteis na hora de aprender como dançar funk e outros estilos musicais. 

1- Perca a vergonha

A vergonha é algo que pode travar bastante na hora da dança, especialmente levando em conta os tabus que foram construídos pela sociedade a respeito dos corpos das pessoas. Por mais difícil que seja, ao se livrar dessas amarras, você passa a sentir o ritmo da música e a mesma fluindo pelo seu corpo.

2- Libere o movimento

Deixe o movimento sair e seu corpo seu corpo se mover livremente, se você olhar bem ao seu redor, verá que todos dançam, de crianças até animais de estimação, então não se contenha, libere toda a energia dentro de você. 


3- Faça parte da música e sinta o que está tocando

Não é você que guiará seu corpo nos movimentos da dança, mas sim a música, você deve “se tornar um” com a música. Lembre-se, na dança não há nada considerado certo ou errado, você deve se expressar com o seu corpo da forma que achar certo.

4- Dance de dentro para fora

Não fique preso a técnica, deixe seu corpo se expressar e considere a técnica somente como um suporte a tudo. Antes de começar a praticar as coreografias e passos, dance de forma livre, coloque uma música e veja como seu corpo se movimenta.

5- Treine a imitação

Tente observar a dança que os próprios dançarinos e cantores fazem e repita em casa, mesmo que não sejam passos tecnicamente corretos. Isso ajudará você a aprender as coreografias futuramente.

6- Vá atrás de uma escola de dança

Se você quer aprender como dançar funk mais a fundo e detalhadamente, a nossa sugestão é ir atrás de uma escola de dança. Com isso, você irá aprimorar a sua técnica e conhecimento, observando outros dançarinos e ficando ciente de seus erros e acertos.

7- Teste vários estilos diferentes

Muitos procuram se aprimorar em um único estilo de dança, como no caso deste artigo o funk, mas a nossa dica é experimentar diversos estilos, aumentar seus conhecimentos antes de se especializar em somente um.


8- Saia para dançar

Não fique dançando somente em casa ou na escola de dança, se estiver em uma, procure sair e mostrar suas habilidades, vá para festas, baladas e outros locais. Além de ser uma ótima diversão, você ainda estará praticando.

9- Treine a sua consciência corporal

Preste atenção aos detalhes de seu corpo, veja até mesmo como você anda, respira, veja o movimento dos seus membros, apoios e muito mais. Ao entender mais sobre o seu corpo e como ele funciona, você também entende mais sobre os melhores movimentos de dança e como aprender da melhor forma. 

10- Não desista e continue repetindo

Não fique decepcionado por não ter começado bem ou cometido alguns erros, dê algum tempo para seu corpo aquecer e se acostumar, repita os movimentos sempre que possível, crie uma memória muscular. 

Saiba mais: Kick Off: o que é e 4 dicas para uma reunião de sucesso


Entidades: Tik Tok | Youtube

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.