Como criar uma loja no Instagram?

por | abr 9, 2021 | Instagram | 0 Comentários

Desde que o Instagram começou a se popularizar nas redes sociais, muitas pessoas estão buscando divulgar o seu negócio nessa plataforma. E uma pergunta muito comum daqueles que estão buscando criar seu próprio negócio é: Como criar uma loja no Instagram?

Esse é um interesse comum, afinal, hoje o Instagram é um dos aplicativos mais usados atualmente. Estima-se que a plataforma gera mais engajamento do que o Facebook, por exemplo.

E é devido ao alto engajamento que as pessoas estão optando por comprar através dessas lojas na rede. A vantagem é a facilidade com que esses possíveis clientes têm em encontrar itens e saber se os produtos realmente são bons ou ruins, através dos reviews de outras pessoas.

Saiba mais: Como criar uma loja virtual: 6 ferramentas para ecommerce

Como criar uma loja no Instagram?

Nesse contexto, o Instagram criou a opção do Instagram Shopping. Essa opção facilita a venda de produtos para aqueles que trabalham com vendas. O objetivo é também facilitar o acesso dos usuários a esses possíveis produtos e serviços.

Resumidamente, essa ferramenta foi criada para aprofundar o relacionamento entre cliente e vendedor.

Saiba mais: Qual o melhor horário para postar no Instagram?

Como funciona o processo de criação?

O primeiro passo para quem quer criar uma loja no Instagram é possuir uma conta profissional vinculada a uma Fan Page, além de domínio e catálogo dos produtos disponíveis no Facebook ou e-commerce. Se não tiver esse catálogo, basta criar um Gerenciador de Negócios.

Quando os seus seguidores irem a sua loja virtual, os mesmos verão a descrição detalhada do produto, imagens, preço e até uma opção para finalizar a compra. Contudo, a opção de pagamento ainda não está disponível na plataforma, então o pagamento será redirecionado para um e-commerce externo.

Como criar uma loja no Instagram?

Precisa de CNPJ para vender no Instagram?

Uma dúvida comum é se a sua loja no Instagram precisa de CNPJ. A resposta é: não. Você não precisará de um CNPJ para criar a loja no Instagram. Facilitando para os vendedores que ainda estão começando a entender sobre o mundo dos negócios.

Nesse espaço, o vendedor também consegue colocar os valores dos produtos. Isso faz com que esses vendedores não fiquem dependentes do link da bio do perfil. Tudo que o usuário precisa é ir à aba “shopping” e encontrará todas as informações necessárias.

Passo a passo definitivo de como criar uma loja no Instagram

Passo 1. Confirme todos os requisitos citados anteriormente, assim como os termos políticos do Instagram. Nessa opção incluirá

    • Está nos produtos aceitos pela plataforma.
    • Usar a última versão do aplicativo
    • Entender como funciona a plataforma.

Passo 2. Transforme a sua conta pessoal em conta comercial

    • Vá em configurações
    • Clique em “conta e depois “mudar para conta profissional”.
    • Veja qual opção descreve você. Assim como o que você faz.
    • Veja quais opções de visualizações você irá querer.

Passo 3. Após isso, você precisará vincular o seu perfil comercial a sua página do Facebook. Nessa etapa tudo que você precisará fazer é ir ao seu perfil, selecionar “editar perfil”, e lá escolher a opção “página”.

Passo 4. Vincule sua conta comercial ao catálogo de produtos. Como essa função de compras precisa de uma vinculação com uma plataforma externa, você precisará criar um catalogo. É possível criar esse catálogo de três maneiras.

    • Através da fanpage.
    • Gerenciador de Negócios
    • Através de plataformas parceiras

Saiba mais: Como criar um catálogo de produtos no Facebook?

Passo 5. Faça o cadastramento da sua conta profissional. Tudo que você precisa fazer nessa etapa é submeter a sua conta para análise.

    • Configurações
    • Empresas
    • Conta
    • Veja se está tudo certo

Após esse passo a passo, você pode checar o status da sua conta. Quando você for aprovado o Instagram mandará uma notificação. É possível que a plataforma peça mais documentos, nesse caso você apenas precisará enviar outras informações. A análise costuma demorar apenas alguns dias.

Passo 6. Ativação do recurso “compras”. Essa etapa é bastante simples, você apenas seguirá a ordem a seguir:

  • Configurações
  • Empresas e Compras
  • Catálogos de compras e concluir.
  • Comece a marcar seus produtos

Como criar uma loja no Instagram?

Agora é só escolher o catalogo que deseja vincular à conta e criar seus posts.

Dica: Existe uma diferença entre posts nos feeds e posts nos stories. No primeiro, o botão está abaixo da marcação de pessoas. No segundo, o botão fica dentro da parte de adesivos. Tente também colocar mais que nove produtos para habilitar a aba loja.

Como vender pelo Instagram Shopping?

Após a criação da sua loja e todos os passos anteriores, agora é hora de você saber como funcionará esse processo. É por isso que você deve se atentar a alguns detalhes, como, por exemplo, a marcação de até cinco produtos por foto. Nessa opção, você só precisa criar uma publicação com um ou mais produtos e escolher a opção de marcação.

É interessante que você se atente aos diversos recursos que a plataforma criou para que você possa vender o seu produto. Um exemplo é a venda nos stories, onde você pode pagar para aumentar o seu alcance. Aqui, você só precisa usar a tag de vendas e o restante do processo é similar ao de postar no feed.

Contudo, essa não é a única opção. Se você usar a função “Explorar”, achará a sessão de “lojas”. Essa opção, permite que consumidores consigam achar a sua loja apenas “explorando o Instagram”. Ou seja, não é apenas os seus seguidores que terão acesso aos seus produtos. Tudo o que você precisa fazer é impulsionar as suas publicações para a aba “Explorar”.

Como criar uma loja no Instagram

Por último, o Instagram também tem a opção de CheckOut, um recurso que ainda está em fase de lançamento. A função procura facilitar o consumidor na hora de finalizar a compra. Com esse recurso não será mais necessário vincular algum site a rede social.

Também existem outras funções bem interessantes como o recurso que permite lembrar quando novos lançamentos de produtos serão feitos. Ou até mesmo o recurso que permite você vê como ficaria com aquele produto. Todas essas funções ajudam na interação entre vendedor e consumidor.

Após conhecer esses recursos, você precisa estruturar a melhor forma de pagamento que poderá ser boleto, cartão de crédito e até mesmo criar a opção do PagSeguro. Todavia, um dos fatores mais importantes é a elaboração de uma estratégia de marketing, seguida de uma boa base de seguidores para por fim a criação de bons conteúdos.

O que postar no Instagram de loja?

Criar conteúdo na internet é sempre um desafio, principalmente para os iniciantes. No entanto, se você criar uma boa estratégia de marketing baseando-se no seu produto, você consegue construir algo interessante. Todavia, existem também algumas tarefas simples que você pode fazer e que ajudarão a potencializar suas vendas.

  • Use e abuse das hashtags. É importante que você veja as que melhor se encaixam ao seu produto. Elas serão bem importantes porque facilitam o encontro entre usuário e loja.
  • Marcação de produtos em uma mesma foto. A dica é marcar o máximo de produtos possíveis em uma mesma foto.
  • Fotos criativas e bonitas do seu produto.
  • Boas legendas. Não precisa ser um texto complexo, apenas algo simples que possa estimular o engajamento.
  • Faça lives e mostre os bastidores da loja ou até mesmo conte curiosidades. A ideia é atrair os seus clientes para que eles interajam mais com a loja.
  • Compartilhe conteúdos feitos pelos clientes sobre sua loja. Sabe aquele cliente que comprou um produto seu? Então, peça um feedback e compartilhe ele com seus usuários. Dessa forma, as pessoas saberão que sua marca é bem vista por outros.
  • Aposte em conteúdos relevantes que possam fazer ponte com a sua loja. Por exemplo, o dia das mães está chegando. Se você tem uma loja de roupa, você poderia criar um post com uma mensagem ou uma foto com sua mãe vestindo roupas da sua marca.
  • Sempre faça sorteios ou concursos.
  • Faça parcerias com outras marcas ou influenciadores.
  • Veja uma causa social que você se identifique e compartilhe sobre ela. Mas cuidado para não usar nada polêmico.

Agora que você já sabe como criar uma loja no Instagram, o próximo passo é colocar esse passo a passo em prática. Boa sorte!

Continue no blog

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook | Instagram

Tags:

Como fazer um Linktree para Instagram

Como fazer um Linktree para Instagram

O Instagram é uma rede social que proporciona diversas maneiras de montar estratégias para alavancar os negócios, mas apesar de tantas possibilidades, ainda existem alguns travamentos que limitam os perfis dos usuários. Por exemplo, só é permitido usar um link na Bio,...

O que é encaminhamento no Instagram?

O que é encaminhamento no Instagram?

Assim, entre os novos recursos adicionados no Instagram está o encaminhamento, mas você sabe o que é o encaminhamento no Instagram? As redes sociais são ferramentas fundamentais de trabalho para muitas pessoas e empresas há bastante tempo. Dessa forma, é preciso ficar...

Os 25 melhores sites para ganhar seguidores no Instagram

Os 25 melhores sites para ganhar seguidores no Instagram

Precisando impulsionar o crescimento do seu perfil para melhorar sua visibilidade e expandir seu conteúdo? Então confira a seguir a lista que preparamos para você com os melhores sites para ganhar seguidores no Instagram. O Instagram está entre as maiores redes...

Instagram Lite: tudo sobre a versão mais leve do Instagram

Instagram Lite: tudo sobre a versão mais leve do Instagram

Você já precisou lidar com o problema de ter pouco espaço disponível no celular? Para evitar que isso aconteça, é sempre bom ter aplicativos leves ou versões mais leves dos seus aplicativos mais usados, como o Instagram Lite. Essa versão da rede social ocupa apenas...

Grow Social vale a pena? Saiba tudo aqui

Grow Social vale a pena? Saiba tudo aqui

Se Grow Social vale a pena é uma das dúvidas mais comuns quando envolve essa tecnologia. Pensando nisso, resolvemos abordar neste post diversos pontos que ajudam a responder a pergunta. Não faça a contratação da ferramenta sem terminar de ler todo o conteúdo. Afinal,...

Grow Social ou Instaeasy: Qual a melhor escolha?

Grow Social ou Instaeasy: Qual a melhor escolha?

Se você está em busca de como ganhar seguidores no Instagram, já deve ter encontrado algumas plataformas para ajudar na tarefa. Grow Social ou Instaeasy é uma das dúvidas mais comuns quando o assunto é ferramenta de rede social. A dúvida é justificável porque ambas...

Como fazer post carrossel no Canva?

Como fazer post carrossel no Canva?

Você sabe como fazer post carrossel no Canva para postar no Instagram? Este tipo de publicação é essencial quando você possui um conteúdo mais extenso para postar na rede social. Com o post carrossel, você evita publicar várias vezes seguidas e prejudicar o seu...

Como colocar o Arrasta pra Cima no Instagram

Como colocar o Arrasta pra Cima no Instagram

O Arrasta pra Cima, como ficou conhecido o efeito de abrir páginas, é cobiçado por muitos usuários do Instagram. Mas você sabe o que é preciso para conseguir utilizá-lo nos seus Stories? Neste post, nosso assunto é como colocar o Arrasta pra Cima no Instagram....

10 ferramentas para agendar posts no Instagram 

10 ferramentas para agendar posts no Instagram 

Muito além de entretenimento, as redes sociais são grandes ferramentas para trabalhar, seja para divulgar seus produtos ou serviços, seja como um social media, até mesmo como um afiliado. Além do conhecimento, saber mexer com os recursos dessas plataformas demandam...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest