Como criar um ebook e ganhar dinheiro?

por | jun 22, 2021 | Marketing Digital | 0 Comentários

Construir um e-book é uma ótima estratégia para começar uma carreira no empreendedorismo digital. Você já pensou como criar um ebook e ganhar dinheiro? Ele é um dos formatos preferidos porque é mais simples de ser implementado no mercado e não é necessário fazer grandes investimentos para tirar a sua ideia do papel. 

Com um e-book, você pode ganhar uma renda extra, garantir credibilidade no mercado, aumentar o número de contatos para enviar e-mail marketing, entre outros benefícios. 

Neste artigo, vamos mostrar como criar um ebook e ganhar dinheiro. Separamos orientações que podem ser aplicadas hoje mesmo, tanto para uma pessoa que não tem muito conhecimento em internet como para especialistas no assunto. Para isso, abordaremos os seguintes tópicos:

Após a leitura deste material, será mais fácil tirar a sua ideia do papel. Acompanhe e tire suas dúvidas agora mesmo. 

Saiba Mais: Como uma infoprodutora paga por lead o que pagava por clique usando o Facebook

O que é um e-book? 

Trata-se de um livro digital que tem ganhado cada vez mais destaque na internet. Isso porque ele é mais econômico que o material impresso, pode ser lido em qualquer lugar do mundo, não acumula pó e não ocupa espaço na residência, como os livros físicos. 

Como criar um ebook e ganhar dinheiro? 

Uma das principais vantagens de trabalhar com e-book é que esse tipo de material não exige grandes investimentos por parte do autor. Você precisa somente de um computador com acesso à internet, além de uma ferramenta para ajudá-lo na formatação do conteúdo. 

Apesar de ser uma opção bastante prática, ela não pode ser produzida de qualquer forma. É fundamental seguir algumas orientações para entregar um conteúdo de qualidade para o leitor.

Além disso, ter um carinho especial com a produção de um e-book traz diversos benefícios para o produtor, uma vez que ele pode influenciar o cliente diretamente na compra de um determinado produto digital ou serviço. 

A partir de agora, vamos listar diversas dicas para que você aprenda como criar livros digitais para a sua audiência:

Escolha o tema do e-book 

O primeiro passo é escolher qual será o tema do seu e-book. É fundamental optar por um conteúdo que seja possível aprofundar vários tópicos com análises, ilustrações e outros atrativos que possam surpreender o leitor. 

Ao pensar em um tema, recomendamos fazer a seguinte reflexão: o conteúdo ajuda os leitores a resolver os seus problemas? Se você respondeu sim, está no caminho certo. Caso contrário, será necessário pensar em uma outra possibilidade. 

Se você já tem um blog, por exemplo, pode entrar no Google Analytics e descobrir quais são os assuntos mais acessados pela sua audiência. Por meio desses números, você conseguirá entender qual é o tipo de conteúdo que poderia fazer sucesso com o seu público. 

Quem tem um canal no YouTube pode analisar quais são os tipos de vídeos que mais geram visualizações e conquistam engajamento com a audiência. Após essa análise, será mais fácil escolher o que abordar em um e-book. O mesmo procedimento pode ser feito nas suas redes sociais ou outros canais de comunicação. 

Em um primeiro momento, temos vontade de desenvolver um e-book sobre vários assuntos. No entanto, o mais indicado é optar por um nicho segmentado. Geralmente, temas mais específicos permitem aprofundar o material e ajudam a mostrar as principais características sobre o seu negócio ou produto. 

Defina os tópicos do conteúdo 

Após escolher qual será o assunto do seu e-book, é hora de definir os tópicos e organizá-los de forma bastante prática. Um bom conteúdo é aquele que o leitor consegue entender todo o contexto, sem precisar pensar muito.

Imagine os tópicos como se estivesse lendo uma história com início, meio e fim. Para que você entenda o assunto da melhor forma, imagine que vamos desenvolver um e-book sobre marketing digital para iniciantes. Veja abaixo qual seria a sequência ideal para um e-book com esse tema:

  1. O que é Marketing Digital? 
  2. Quais são os benefícios do Marketing Digital
  3. Como montar uma estratégia de Marketing Digital? 
  4. Quais são as melhores ferramentas de Marketing Digital?
  5. Quais são as métricas de Marketing Digital?

Percebe-se que no exemplo acima começamos o texto explicando o que é Marketing Digital. Iniciamos com esse tópico porque o tema principal do e-book é marketing digital para iniciantes. Como é um conteúdo voltado para pessoas que não entendem sobre o assunto, é ideal explicar primeiro o conceito. Caso contrário, a persona terá dificuldades para entender o restante do conteúdo. 

O próximo passo é mostrar quais são os benefícios do Marketing Digital. Não adianta nada a persona entender o conceito se ela não sabe quais são as vantagens que ele pode trazer para o seu negócio. Em outras palavras: será que realmente o Marketing Digital ajuda a minha empresa ou projeto da forma como eu estava imaginando? 

Para responder esse tipo de questionamento, você pode utilizar dados e exemplos de clientes que tiveram sucesso com o Marketing Digital. Dessa forma você conseguirá trazer mais credibilidade para os benefícios que são adicionados no texto. No entanto, evite criar um conteúdo institucional. Os exemplos devem ser mostrados de acordo com o contexto. Caso contrário, perderá o sentido. 

Agora que a persona já sabe o que é Marketing Digital e quais são os seus benefícios, provavelmente, ela está empolgada para implementar diversas estratégias em sua empresa. Aqui, você pode abordar vários assuntos interessantes sobre o tema:

  • Marketing de Conteúdo;
  • Estratégia de palavra-chave;
  • Redes Sociais;
  • Definição de objetivos;
  • Construção da persona;
  • Calendário de publicações;
  • Construção de um blog;
  • Técnicas de SEO;
  • Funil de vendas;
  • Produção de conteúdo relevante;
  • Mídia paga;
  • Estratégias para mobile;
  • Testes A/B;
  • Monitoramento de resultados;
  • E muito mais. 

Saiba Mais: Ebook de Marketing Digital: baixe 15 guias para seu negócio

Comece a escrever o conteúdo 

Após definir o seu conteúdo, chegou a hora de colocar a mão na massa. Quem não tem o hábito de escrever pode sentir dificuldades no início. Porém, o processo é semelhante a prática de um exercício físico. Quanto mais você treina, mais rápido e eficiente será o seu desenvolvimento. 

Mas se você já tem o hábito de desenvolver conteúdos, terá mais facilidade para lidar com essa tarefa, especialmente se estiver produzindo um tema que tem domínio. Independente se você é iniciante ou experiente na arte da escrita, é essencial seguir algumas orientações para criar um material incrível:

  • Construa um e-book conforme as regras ortográficas e gramaticais; 
  • Use uma linguagem que represente a persona;
  • Opte por trechos curtos para que o conteúdo não fique cansativo; 
  • Organize o material em subtítulos para tornar a experiência do leitor mais agradável; 
  • Evite regionalismos e gírias. Esses termos deixam o texto informal. 

Saiba Mais: O que faz e como ser um Copywriter profissional?

Insira elementos visuais 

O conteúdo textual é uma característica inerente de um e-book. No entanto, para deixá-lo mais atrativo, você deve adicionar ilustrações ao longo do texto. As imagens devem estar de acordo com o tema que é abordado naquele tópico. 

Se você está desenvolvendo um tutorial sobre como trocar o pneu de um carro, por exemplo, utilize ilustrações para que o leitor entenda as orientações da melhor forma.

É fundamental deixar claro que o conteúdo visual não é indicado somente para tutoriais. Ele deve ser incluído em vários tipos de textos. Aqui, vale apostar em fotos, gráficos, infográficos, ilustrações, entre outros. 

O objetivo de uma imagem é enriquecer o tema e otimizar a experiência do leitor. Lembre-se de equilibrar conteúdo visual com textual. Caso contrário, o excesso de imagens pode prejudicar a qualidade dos livros digitais. 

Saiba Mais: Banco de imagens grátis: os melhores com fotos free

Formate o conteúdo 

A formatação do conteúdo é outra etapa que não pode ser ignorada no desenvolvimento de e-book. Se você tem dificuldades com esse processo, recomendamos buscar tutoriais na internet ou contar com o apoio de um freelancer para cuidar dos pequenos detalhes. Dessa forma, será possível entregar um material incrível para o leitor. 

Se você prefere diagramar o material, uma ótima alternativa é o Canva. Trata-se de uma ferramenta de design que está disponível não só na internet, mas em versões mobile, tanto para Android como iOS. 

O Canva traz diversas funcionalidades interessantes para o usuário. Dentre as mais conhecidas, encontra-se: milhares de conteúdos visuais pagos e gratuitos para adicionar em seu e-book; formas, ilustrações e ícones grátis; diversas fontes e formatos disponíveis para o leitor, entre outros. 

Como criar um ebook e ganhar dinheiro

Outra alternativa interessante para diagramar um e-book é o Adobe Illustrator. A ferramenta, que é um dos principais produtos do Pacote Adobe, é queridinha entre os designers. Isso porque ela contém vários elementos gráficos que ajudam a desenvolver um material profissional. Para quem deseja construir um material mais simples, indicamos o PowerPoint. O programa é prático e bastante intuitivo para o usuário. 

Em um primeiro momento, você pode achar que não é necessário ter atenção com os pequenos detalhes, uma vez que a informação é o mais importante. No entanto, ao aplicar as estratégias de escaneabilidade, o seu e-book transmite credibilidade e profissionalismo. 

Revise o conteúdo com atenção 

Agora, você deve fazer uma revisão do conteúdo. Neste momento, o autor do e-book deve identificar erros, frases com dificuldades de compreensão, blocos de textos grandes que prejudicam a leitura, expressões que não agregam valor ao texto, entre outros. 

Antes de iniciar o processo de revisão, assista a um capítulo da sua série preferida, converse com os amigos em aplicativos de mensagem ou apenas observe a paisagem. Para analisar o conteúdo, você deve descansar a mente. Quando estamos com o material fresco na memória, não conseguimos descobrir palavras e frases que não fazem sentido. 

Depois de descansar a mente, faça uma leitura em voz alta. Assim, você consegue descobrir erros de digitação, frases ou trechos que precisam ser ajustados, parágrafos longos, vícios de linguagens e problemas de pontuação. 

Pronto, agora o texto está agradável para a leitura. Porém, a revisão não acaba por aqui. Leia o conteúdo novamente e verifique se o material responde todas as dúvidas que a persona pode ter ao longo do conteúdo. Existe algum termo ou sigla que não foi explicado? Existe algum parágrafo que poderia ter um exemplo para facilitar a compreensão? Existe um tópico que um recurso visual facilitaria a compreensão? 

Lembra do exemplo acima sobre o Marketing Digital para iniciantes? Então, provavelmente, o conteúdo abordará estratégias de palavras-chave, uma vez que elas são essenciais para ampliar a presença de uma empresa na internet. Ao tratar sobre esse tema, é importante explicar sobre Long Tail e Head Tail, como escolher as melhores palavras-chave, entre outras questões. 

Saiba Mais: Como mensurar a relevância das palavras-chave com o Google Insights

Hospede o e-book na internet 

Finalmente, o seu e-book pode ser compartilhado na internet. Aqui, você vai definir onde ele será hospedado para que o público consiga ter acesso ao material. Dê preferência para uma plataforma que permite distribuir e vender produtos digitais sem burocracias. Dessa forma, você pode utilizar diversas funcionalidades que ajudam a deixar esse processo menos complexo. 

O local onde o e-book será hospedado deve ser simples e prático não só para o autor que colocará o material no ar, mas também para o leitor que consumirá aquele conteúdo. 

Onde vender meu e-book?

Após descobrir como criar ebook, é importante conhecer algumas formas de divulgação para atrair leitores e, consequentemente, conseguir um bom faturamento com o material. Veja abaixo algumas possibilidades interessantes.

  • Redes Sociais: compartilhe o material no Facebook, Instagram, YouTube e qualquer outra rede em que a sua audiência tenha o hábito de acessar. Lembre-se de adicionar um CTA (Call to action) incentivando o usuário a fazer o download do seu livro digital;
  • Parcerias: busque parcerias com sites que tenham personas semelhantes a sua estratégia. Você pode escrever artigos relacionados ao tema do e-book para aumentar a sua autoridade na área e conseguir novos clientes;
  • Blog: desenvolva um blog sobre o tema que escreveu o e-book. Se o assunto é Marketing Digital, crie artigos que ajudam a persona a construir uma ótima estratégia. Quando você publica muitos conteúdos e trabalha estratégias de SEO (Search Engine Optimization), a sua página garante acessos e, consequentemente, mais pessoas interessadas em fazer o download do material; 
  • Programa de Afiliados: esse é um dos formatos mais conhecidos quando falamos de divulgação de ebooks. O programa de afiliados permite oferecer um bônus para uma pessoa que vendeu o material para terceiros;
  • E-mail Marketing: crie uma lista de contatos interessantes em seu material. Por meio dela, é mais fácil desenvolver uma comunicação com a sua audiência e promover o conteúdo para diversas pessoas; 
  • Landing Page: essa ferramenta é indicada para facilitar o acesso dos usuários ao seu livro. Ao entrar em uma landing page, o leitor deve deixar apenas alguns contatos e, em troca, ganhará um material exclusivo. O lado positivo é que a internet contém diversas ferramentas que facilitam esse processo. Não é necessário ser programador para divulgar uma página online.
  • Links Patrocinados: se você ainda não conquistou tráfego orgânico no blog, recomendamos investir em links patrocinados para ampliar a visualização do seu e-book. Esses processo pode ser feito em buscadores, como o Google, ou em redes sociais. 

Os produtores de conteúdo também podem hospedar o material na Amazon. Se você não sabe como colocar um e-book na Amazon é bem simples. Basta entrar no site oficial da empresa e seguir as orientações. Geralmente, o processo é concluído em até cinco minutos. O livro digital é adicionado nas lojas Kindle em torno de 24 a 48 horas depois. 

A publicação de um conteúdo na Amazon traz diversos benefícios para os produtores, como: publicação prática e sem custos, monitoramento das vendas em tempo real, alcance grande de leitores e conteúdo personalizado de acordo com as preferências dos autores.

Na Amazon, o produtor de conteúdo garante 70% de royalties sobre suas vendas nos seguintes países: EUA, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Índia, França, Itália, Espanha, Japão, Brasil, México e Austrália.

Geralmente, os tipos de e-books mais vendidos na plataforma são: negócios e investimentos, histórias em quadrinhos, ficção, mistério, terror, suspense, romance, educação e livros didáticos, ficção científica e fantasia, infanto-juvenil, entre outros. 

Saiba Mais: Como ganhar dinheiro na Hotmart

Como definir o preço do meu e-book? 

Uma das dúvidas mais comuns entre os produtores de conteúdo é em relação ao preço do seu produto principal. Ao contrário do que grande parte das pessoas imagina, essa etapa não é tão simples. Uma dica interessante é fazer uma pesquisa de mercado. 

Grande parte dos profissionais estão adaptados aos preços de livros impressos. No entanto, a realidade do e-book é diferente. Você não precisa colocar um valor que a sua audiência não considera justo.

O valor mais indicado para um conteúdo digital é aquele que traz retorno para o produtor. Em outras palavras, ele deve ser pagável e ainda ter o poder de estimular os leitores a comprar o material. Para atingir esse objetivo, é importante seguir algumas orientações:

Faça uma pesquisa de mercado

Defina um valor para o seu conteúdo com base na média de preços de outros materiais que são semelhantes ao seu ebook. Pesquise categorias e subcategorias que atraem a mesma persona. 

Durante a pesquisa de mercado, você também deve analisar os autores dos conteúdos. Se um profissional reconhecido comercializa um e-book por R$69,90, o valor do seu material deve ser menor. Afinal, as pessoas têm mais probabilidade em investir em um livro digital de uma pessoa conhecida do que um especialista que ainda não conseguiu destaque no mercado.

Para se ter uma ideia, até os grandes best-sellers utilizam técnicas de promoções e valores baixos para atrair leitores. É fundamental deixar claro que um preço realista e atrativo não desvaloriza a produção do e-book, mas ele é ideal para conquistar mais oportunidades no mercado e fidelizar os leitores que gostaram do conteúdo. 

Aplique testes

O próximo passo é descobrir qual é o melhor preço que funciona para o seu conteúdo e para a persona. Para isso, recomendamos fazer diversos testes. Uma estratégia interessante é modificar o valor do conteúdo a cada três dias e registrar os resultados. A dinâmica pode funcionar da seguinte forma:

  • Primeiro valor: preço que você identificou que é mais recomendado para o produto; 
  • Segundo valor: reduza o valor em 1 real;
  • Terceiro valor: diminua para mais 1 real, após três dias de teste;
  • Quarto valor:  retire mais 1 real do valor do produto, após três dias de teste. 

Você deve repetir esse processo até que o preço do conteúdo seja um real ou menos. Depois, aumente, aos poucos, o preço em um real e registre os resultados. Prossiga com essa estratégia até que o valor do produto alcance o valor que é praticado por outros produtores do mesmo segmento. 

O objetivo dessa estratégia é identificar qual é o valor que o seu produto conquista mais resultados. Se tiver um retorno positivo em uma determinada faixa de preço, faça o teste novamente para descobrir se essa quantia é mais rentável. 

Mas precisamos ser sinceros: nem sempre o modelo acima consegue ajudá-lo a descobrir o valor do seu produto digital. Você pode, por exemplo, fazer algumas modificações, como alterar o valor a cada cinco dias. Provavelmente, poderá tirar conclusões mais assertivas. Não desista! 

Historicamente, os autores iniciantes escolhem um valor mais baixo para o seu primeiro e-book. Quando eles conquistam autoridade no mercado, o preço geralmente é alterado.

Defina uma meta 

Para definir o valor do seu e-book, você também precisa escolher qual será a meta da sua estratégia. Existem dois caminhos para seguir: lucrar ou simplesmente vender o material. 

Se o seu e-book não tem muitas vendas ou avaliações, o indicado é potencializar o número de vendas para atrair mais leitores. Se o seu objetivo é atrair mais pessoas, escolha um valor justo e que traga resultados. 

A produção de um e-book exige que o profissional siga um passo a passo para publicar o material na internet. Apesar do esforço, o investimento nesse tipo de conteúdo traz diversos benefícios para a sua empresa ou para um produtor independente. Não é difícil encontrar profissionais que ganham dinheiro com livros digitais. Então, siga as nossas orientações e tire sua ideia do papel hoje mesmo. 

Após descobrir como criar seu primeiro ebook e ganhar dinheiro, conheça as melhores dicas de Marketing digital para aumentar o seu faturamento e reconhecimento no ambiente online. 

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