Seja um Youtuber: como criar um canal no YouTube

por | dez 17, 2018 | Youtube | 5 Comentários

O consumo de conteúdo em vídeos cresce ano após ano em todo o mundo. Com isso, uma das principais dúvidas que surgem, pra quem quer aproveitar essa onda, é sobre como criar um canal no YouTube.

Diversas pessoas estão estudando como adicionar esse formato em suas estratégias de marketing digital. O YouTube é a plataforma de vídeos mais famosa do mundo. São mais de 2 bilhões de usuários conectados, gerando milhares de visualizações diariamente.

Dados da Cisco apontam que, até 2021, os vídeos devem ser responsáveis por aproximadamente 82% de todo o tráfego online. Por isso, investir nesse tipo de conteúdo parece a melhor escolha para quem quer ter sucesso online.

Mesmo com um cenário promissor, a produção de conteúdo em vídeo para internet ainda não é aproveitada por muitos empreendedores. As principais queixas que recebemos é a falta de conhecimento no formato e como colocar suas ideias em prática.

Por esse motivo, vamos te ensinar nesse post como criar um canal no YouTube.

Como criar um canal no YouTube e por quê?

Depois de aprender como criar um canal no YouTube, você sabia que é possível monetizar os vídeos que você posta nele? Segundo a própria plataforma, o número de canais que tiveram receitas anuais de seis dígitos cresce mais de 40% a cada ano.

Isso quer dizer que, além de fornecer conteúdo que atrai a sua audiência por meio de videos, você também pode ganhar dinheiro usando o YouTube.

Mesmo com essas estatísticas impressionantes, antes de explicarmos como criar um canal no YouTube, você precisa entender o seu modelo de negócio e estudar se existe conteúdo que pode ser transformado em vídeo, ok?

Agora que você já sabe que o YouTube é uma ferramenta que pode melhorar o seu desempenho, listamos aqui os primeiros passos que você deve seguir antes de saber como criar um canal de sucesso no YouTube:

  • Estude sua persona e identifique se ela costuma consumir vídeos no YouTube;
  • Busque referências de outros canais da sua área e nicho;
  • Crie seu funil de vendas e identifique quais conteúdos podem ser transformados em vídeos.

Assim que mapear esses tópicos, você vai iniciar a sua estratégia no YouTube com muito mais conhecimento sobre a sua audiência e expertise sobre os materiais de divulgação.

Saiba Mais: Vídeos que Vendem Mais: Tenha resultados imbatíveis desvendando os segredos do video marketing

Como criar um canal no YouTube passo a passo

Agora vamos te ensinar todo o passo-a-passo de como criar um canal no YouTube, tanto no computador, quanto no celular.

Como criar um canal no YouTube pelo pc:

Passo 1. O primeiro passo de como criar um canal no YouTube é fazer o login na sua conta do Google. Caso você ainda não possua, crie uma conta;

Passo 2. Após fazer o login na sua conta, acesse o link www.youtube.com e clique no ícone do seu perfil no canto superior da tela;

Passo 3. Clique em Crie um canal;

Passo 4. Um pop-up aparecerá para te guiar em como criar um canal no YouTube. Clique em Primeiros passos, leia e escolha as opções que deseja, seguindo as orientações da plataforma;

Passo 5. Para concluir a criação do seu canal no YouTube, você poderá personalizar alguns campos, fazer upload de imagem de perfil e capa. Mais para frente nesse post, ensinaremos como personalizar seu canal.

Pronto! Agora você já tem um canal criado.

Após o login, você também já pode curtir e comentar vídeos de outros canais, se inscrever em canais do seu interesse e, é claro, compartilhar os seus próprios vídeos no YouTube.

Como criar um canal no YouTube pelo celular:

Passo 1. Faça download do aplicativo do YouTube na Play Store ou App Store;

Passo 2. Em seguida, acesse o app e faça login na sua conta Google;

Passo 3. Clique no ícone do seu perfil no canto superior da tela;

Passo 4. No menu suspenso, selecione Seu canal;

Passo 5. Nesse ponto, um pop-up abrirá para que você configure o nome do seu canal. Depois de fazer isso, basta clicar em Criar canal.

Dicas de como ter um canal no YouTube de sucesso

Separamos aqui algumas dicas para quem quer ter um canal de sucesso no YouTube. São recomendações simples, mas que podem fazer toda a diferença.

  1. Tenha uma identidade visual

A primeira coisa que você deve investir ao abrir um canal no YouTube é na identidade visual. Se você não tem condições de contratar um designer para criar, use e abuse do site Canva.

Como ele, você poderá criar a imagem de capa e a sua foto de perfil. Não se esqueça de que o seu perfil será a sua porta de entrada para os usuários. Então, deixe ele com a cara da sua marca.

  1. Pense bem nos títulos dos vídeos e capriche nas thumbs

Ao publicar seus vídeos no YouTube, pense muito bem nos títulos deles. Pesquise as palavras-chaves e também como os usuários normalmente buscam os termos relacionados ao tema do seu conteúdo.

Thumbs é como se chamam aquelas imagens de capa dos vídeos do YouTube. Elas que vão chamar a atenção do público quando pesquisarem por um conteúdo ou quando estiverem nos vídeos recomendados.

Ao criar uma thumb, aposte sempre em frases curtas, mas que sejam de efeito e também em imagens de impacto.

  1. Faça chamadas para ação

Chamada para ação é quando você pede para a sua audiência fazer algo.

Provavelmente, você já deve ter visto em algum vídeo o youtuber incentivando os espectadores a se inscreverem no seu canal e curtirem o seu conteúdo. Esses são exemplos de chamadas para ação.

  1. Acompanhe as métricas do canal

O YouTube fornece diversas estatísticas na sua plataforma para que você possa sempre acompanhar as métricas dos seus vídeos, como alcance, envolvimento e público.

Elas são muito importantes, pois vão indicar o que funciona e o que não funciona na sua estratégia de conteúdos.

Para acessar, clique no ícone do seu perfil no canto superior da tela, em seguida em YouTube Studio e, no menu à esquerda da tela do computador, clique em Estatísticas.

  1. Use outras redes sociais para divulgar

Essa também será uma forma de ganhar mais views. Integre os seus vídeos do YouTube com outras redes sociais. Use os vídeos em seus posts do Facebook, Blog, LinkedIn, entre outros.

Você também pode postá-los em grupos que sejam do seu nicho, se as regras assim permitirem, é claro!

  1. Fique de olho nas Políticas do YouTube

Esteja sempre atento as políticas do YouTube sobre o que você pode e o que você não pode fazer na rede social para que isso não prejudique as suas publicações. Principalmente o que é relacionado a direitos autorais no uso de músicas e imagens.

Quer saber onde baixar músicas grátis para usar nos seus vídeos do YouTube? Temos um post com os melhores bancos de músicas livres de direitos autorais.

Como personalizar o seu canal no YouTube

Como você já aprendeu como criar um canal no YouTube e conferiu as principais dicas para ter sucesso, é hora de customizar seu novo canal no YouTube com a identidade visual da sua marca.

Isso é muito importante para deixar sua conta com a sua cara ou do seu negócio, como mencionamos no tópico anterior.

Vale ressaltar que algumas atualizações só estão disponíveis para serem realizadas no computador.

Invista na imagem de Capa e Perfil

A imagem de perfil aparecerá ao lado do nome do seu canal, abaixo dos seus vídeos e também em comentários que você fizer.

A imagem de capa (banner) ficará disponível no seu canal e servirá como a fachada da sua empresa no YouTube.

Lembre-se que essas personalizações iniciais serão a primeira coisa que seu público irá ver quando encontrar o seu canal.

De início, você até pode replicar a imagem de perfil e de capa que você possui em seu Facebook. Mas o ideal é criar artes já com os tamanhos recomendados pela plataforma.

Se você não possui programas de edição, você pode usar o Canva para deixar nas dimensões recomendadas pelo YouTube.

Para personalizar as imagens de capa e perfil, clique em Personalizar canal e depois em Branding para iniciar as edições. Nessa parte, você também poderá adicionar uma imagem para ficar uma marca-d’água que será exibida no canto inferior direito do player de vídeo.

Confira o tamanho das imagens no YouTube.

Insira ícones de outras redes sociais na capa

Ao acessar canais no YouTube, você já deve ter notado que alguns deles tem ícones de outras redes sociais, como o Facebook e Instagram, junto à imagem de capa.

Esses ícones servem para levar seus inscritos para outros perfis que você tenha, o que é importantíssimo para que eles possam te conhecer melhor.

Para adicionar esses links ao seu perfil você deve:

Passo 1. Acesse seu canal e clique em Personalizar o canal;

Passo 2. Na parte de Personalização do canal, clique em Informações básicas;

Passo 3. Vá até a opção Links;

Passo 4. Em Título do link, insira o nome da rede social e, em URL, o link para o perfil dela;

Passo 5. Clique em Adicionar Link se precisar de novos espaços.

Pronto. Feito isso, junto à sua capa do canal aparecerão ícones clicáveis de cada uma das redes sociais que você configurou.

Conheça o seu canal

Ao acessar o seu canal do YouTube, você vai reparar que ele possui algumas guias com conteúdos. Veja para que serve cada uma delas:

Início: Essa é a guia que o público vê ao entrar no seu canal. Aqui, eles vão encontrar suas últimas atualizações. Você pode personalizar essa guia com diferentes layouts;

Vídeos: Nessa guia, é possível ver uma lista dos vídeos que você postou publicamente;

Playlists: Essa guia reúne uma lista com todas as playlists criadas por você;

Canais: essa guia mostra os canais em que você se inscreveu;

Discussão: Se você tiver ativado a guia “Discussão”, os comentários feitos pelo público no seu canal aparecerão nessa guia;

Sobre: Essa guia reúne as informações sobre você/sua marca e seu canal, como: descrição, localização e contato;

Canais em destaque: mostra outros canais que você tenha ou outros com conteúdo relacionado ao seu.

Como excluir um canal no YouTube

Pode ser que, por algum motivo, você deseje ocultar ou excluir o canal do YouTube. Se quiser fazer isso, o processo é simples:

Como excluir um canal no YouTube permanentemente

Passo 1. Abra o YouTube e clique sobre a sua imagem no canto superior direito;

Passo 2. Selecione Configurações;

Passo 3. No menu à esquerda da tela, clique em Configurações avançadas;

Passo 4. Agora, clique em Excluir canal. Nesse ponto, você precisará confirmar o seu login na plataforma;

Passo 5. Feito isso, escolha a opção Quero excluir permanentemente meu conteúdo. Em seguida, selecione os itens que serão excluídos e clique em Excluir meu conteúdo;

Passo 6. Para confirmar a exclusão, o YouTube abrirá um pop-up e pedirá que digite seu email. Depois, clique em Excluir meu conteúdo

Pronto. O processo de exclusão do seu canal terá início e pode levar um tempo até que você deixe de encontrar todos os seus vídeos na plataforma.

É importante ressaltar que esse processo exclui somente o seu canal, sua conta do Google e do YouTube continuarão existindo.

Como ocultar o canal do YouTube por um tempo

Para apenas ocultar o canal durante um período do tempo, refaça os passos do 1 ao 4 do tutorial de como excluir seu canal. No passo número 5, ao invés de clicar na opção de exclusão, clique sobre Quero ocultar meu canal.

Feito isso, seu canal não ficará mais visível. Para reativá-lo, basta refazer o processo de como criar um canal no YouTube que ensinamos anteriormente.

Agora que você já sabe como fazer um canal no YouTube, conta para nós aqui nos comentários: o que você está achando da plataforma?

Continua depois da publicidade

Tags:

Yoga Online: 16 canais para praticar onde quiser

Yoga Online: 16 canais para praticar onde quiser

A prática do yoga vem se tornando cada vez mais comum, pois traz inúmeros benefícios para a saúde. Através da internet é possível fazer yoga online de onde quer que você esteja. O objetivo do yoga é: Conectar corpo e mente, por meio de exercícios que são capazes de...

Como converter vídeo em MP3? Confira as 11 melhores opções

Como converter vídeo em MP3? Confira as 11 melhores opções

Quer saber como converter vídeo em MP3? Então veio ao lugar certo! Separamos algumas opções para você conseguir fazer essa conversão, confira no post a seguir. Você ouve músicas ou até mesmo aulas no YouTube, mas quer ter a liberdade de ouvir quando e por onde quiser?...

CCB Online: como assistir aos cultos pela internet

CCB Online: como assistir aos cultos pela internet

Quer aprender a como assistir os cultos da CCB online e acompanhar os conteúdos? Nesse texto vamos explicar o passo a passo de como acompanhar as transmissões de maneira fácil e rápida. Prepare-se para anotar as nossas dicas e tire suas dúvidas de uma vez por todas....

Como monetizar um canal no YouTube?

Como monetizar um canal no YouTube?

Você conhece as formas mais conhecidas de como monetizar um canal no YouTube? Existem diversas formas de você ganhar dinheiro com o YouTube, já que muitas pessoas vivem exclusivamente da renda vinda desta rede social. Embora seja trabalhoso e competitivo, ser um...

As 18 melhores ideias de vídeo para o YouTube

As 18 melhores ideias de vídeo para o YouTube

Se você é um criador de conteúdo para o YouTube, é normal que em algum momento você tenha passado por algum bloqueio criativo. Então selecionamos aqui algumas ideias de vídeo para o YouTube que podem te ajudar a traçar estratégias de conteúdo. Essas soluções são...

YouTube Clips: O que é e como usar?

YouTube Clips: O que é e como usar?

Você já ouviu falar no YouTube Clips? Desde de sua criação em meados de 2005, o YouTube passou por várias mudanças tanto em seus termos de serviço, como também em suas funcionalidades. Inicialmente a plataforma de vídeos só tinha suporte para conteúdo mais curtos. Já...

Como baixar música do YouTube para pen drive?

Como baixar música do YouTube para pen drive?

Você é do tipo que costuma armazenar músicas em mídia digital para ouvir a hora que quiser sem precisar estar conectado a uma rede de internet? Já ouviu alguma música no YouTube que gostou muito mas não encontrou em nenhum lugar para baixar? Saiba como baixar música...

Como encontrar ideias de vídeos para gravar?

Como encontrar ideias de vídeos para gravar?

Se você trabalha com produção de vídeo, seja no YouTube, em redes sociais como Instagram, TikTok e outras plataformas de vídeos, provavelmente você já enfrentou momentos de falta de criatividade para produzir conteúdo para a sua audiência, o famoso "branco de ideias"....

Tags para YouTube: como escolher as melhores para vídeos?

Tags para YouTube: como escolher as melhores para vídeos?

O YouTube é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, além de ser uma ótima ferramenta de trabalho, distração e hobby. Mas se você quer usar essa plataforma para produzir e compartilhar seu conteúdo em vídeos, você precisa ter um mínimo de conhecimento. Existem...

5 Comentários

  1. Helena

    Muito bom! Me ajudou bastante a criar o meu canal, me saí bem mesmo sendo iniciante.

    Responder
  2. maria eduarda

    Parabéns, adorei, porque muita das vezes não sabemos como iniciar, e aqui diz tudo bem explicado, o passo a passo ajuda muito a todos, seu trabalho é ótimo ajuda muito os iniciantes que nunca fizeram uma conta no YouTube

    Responder
    • Glaucia Périco

      Oi, Maria Eduarda
      Muito obrigada
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  3. Claudenir Ferreira

    Gostaria de criar um canal no YouTube ** Parandivulgar meu Trabalhos.

    Responder
    • Camila Porto

      Legal, Claudenir
      É só seguir as dicas do nosso texto
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest