Como consultar o IMEI no Android? Confira o passo-a-passo

por | abr 12, 2022 | Tecnologia | 0 Comentários


A tarefa de consultar o IMEI no Android possibilita saber o código individual que identifica cada celular fabricado. Através desta série de números, você pode conferir se o aparelho está regularizado perante ao órgão regularizador. Isso significa se ele tem o certificado da Anatel, no caso do Brasil.

Ter o celular regularizado é importante para quem possui dúvidas em relação a legalidade do smartphone, já que a Anatel determinou bloquear os aparelhos piradas em todo o país.

O que é o IMEI?

IMEI é uma sigla em inglês para International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em tradução direta), que é um código único que já vem de fábrica com cada aparelho.

O IMEI é composto por quatro grupos de números que totalizam quinze dígitos. Dessa forma, por ser individual para cada celular, ele é a principal identificação do aparelho.

Então, pense que o IMEI é uma espécie de registro de nascimento. Também pode ser feito um paralelo com o chassi de um automóvel automotor.


Qual é a função do código IMEI?

O código IMEI além de garantir segurança de ter um dispositivo que está regularizado pelo seu fabricante e tem o certificado da Anatel, ele também possui outras funções bastante importante.

Saiba Mais: Como abrir reclamação na Anatel? 4 formas

Em caso de celular roubado ou perda do aparelho, com o código IMEI é possível identificá-lo e bloquear o dispositivo. Isso vai impossibilitar que o celular seja acessado por outros usuários de forma indevida. Além disso, este código ajuda a polícia a rastrear o smartphone, se for necessário.

Vale destacar que a função de bloqueio e desbloqueio do celular é um serviço disponibilizado de maneira gratuita por todas as operadoras telefônicas. A única obrigatoriedade para conseguir realizar o bloqueio é informar o IMEI do telefone.

Como descobrir meu IMEI?

A maneira mais fácil de conferir o código IMEI é pelo discador de número. Você só precisa abrir o teclado e digitar a seguinte sequência: *#06#. De forma automática vai aparecer o código IMEI na tela.


Mas caso você não esteja com o aparelho em mãos, existe outra maneira de conferir o código IMEI, mas é necessário ter a caixa de embalagem do celular. Normalmente, as caixas dos aparelhos trazem essa informação em uma etiqueta. Ainda é provável que a nota fiscal também tenha esse dado.

Também vale ressaltar que celulares mais antigos na qual é possível tirar a bateria do dispositivo, contam com IMEI impresso em uma etiqueta que fica na parte interna do celular, perto da entrada do cartão SIM (chip).

Como consultar o IMEI nas configurações do aparelho

É importante deixar claro que o passo a passo a seguir pode variar de acordo com a versão do sistema operacional Android do seu aparelho e também da marca. Contudo, de forma geral, os caminhos para encontrar o IMEI são bem semelhantes entre os Android:

Passo 1: Acesse as configurações do seu aparelho;

Passo 2: Procure a opção “Sobre o telefone” e toque nela;


consultar o imei no android - Foto 1

Passo 3: Agora, escolha a alternativa “Todas as especificações”;

consultar o imei no android - Foto 2

Passo 4: Desça um pouco a tela e toque em “Status”;

consultar o imei no android - Foto 3

Passo 5: Pronto! Nessa aba, você vai conseguir verificar algumas informações do seu aparelho, incluindo o código IMEI.

consultar o imei no android - Foto 4

Como consultar o IMEI de forma remota

Se você não tiver o celular com proximidade de você e nem possuir a caixa do aparelho, ainda existe a possibilidade de conferir o código IMEI de maneira remota.

Usando um computador ou até mesmo outro celular, acesse o site “Encontre meu dispositivo” do Google. Vai ser necessário realizar o login da sua conta Google que está cadastrada no seu aparelho. Após fazer isso vai aparecer uma série de recursos para proteger e localizar o seu smartphone.


Para checar o IMEI, clique no ícone de informação ao lado do nome do celular, como é mostrado na imagem abaixo:

consultar o imei no android - Foto 5

Como saber se um aparelho está regularizado usando o IMEI

Agora que você sabe várias maneiras de conferir o IMEI, é o momento de checar o site consulta serial aparelho, uma página indicada pelo Governo Federal.

Acesse o site de checagem, informe o número do IMEI do seu celular, clique em “Não sou um Robô” e depois em “Browse”. A situação do dispositivo será mostrada na mesma página, logo abaixo.

Como verificar o IMEI de uma lista internacional

Outra verificação pode ser realizada usando o site IMEI24 que, além de indicar se o celular é irregular, também mostra se o IMEI do seu dispositivo é de algum outro smartphone que foi clonado. Para verificar essas informações, siga o tutorial a seguir:

Passo 1: Entre no site IMEI24;


Passo 2: Adicione o código do IMEI do seu celular e depois clique em “check”;

Passo 3: Na página que se abriu, resolva o captcha e clique em “I’m not a robot”;

Passo 4: Pronto! O site irá mostrar o modelo do seu dispositivo e mais algumas informações úteis.

Então, utilize este site para checar se o smartphone foi roubado ou marcado como perdido.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.