Como começar no Marketing Digital?

por | maio 17, 2021 | Marketing Digital | 0 Comentários

Qualquer profissão ou carreira relacionada à internet, tem um enorme potencial de crescimento nos próximos anos. Por isso, como começar no marketing digital é uma das buscas mais comuns para quem deseja iniciar um novo negócio ou carreira profissional.

Comecei no marketing digital em 2008, quando fiz parte do time de redação de um grande site de tecnologia. De lá para cá, migrei de área e comecei a empreender em meu próprio negócio. Aqui já temos uma das vantagens de saber como começar no marketing digital: há inúmeras opções de áreas, carreiras, formas de trabalhar neste segmento que cresce ano após ano. 

Dicas de marketing digital para iniciantes

Com uma certa experiência na área, gostaria de começar esse texto com algumas dicas de marketing digital para iniciantes. Dicas que se tivesse recebido quando comecei, certamente teriam me poupado muito tempo e dinheiro. 

Você precisa estar aberto

Essa é uma dica importante. Quando comecei na redação, fazia a mesma coisa todo dia. Porém, apesar de escrever ser minha rotina, eu precisava estar ligada em tudo o que estava acontecendo no mercado. 

Depois que comecei a empreender, a mesma coisa aconteceu. Como é um mundo dinâmico, com muitos lançamentos, novas ferramentas, novidades diariamente, você precisa estar aberto para aprender e a fazer um pouco de tudo. 

Saber usar seu lado criativo e seu lado analítico, farão de você um profissional ou empreendedor mais completo, mesmo que você atue em apenas uma área. Esteja aberto para o novo, pois o marketing digital muda muito. 

Aprenda a pensar em curto e longo prazo

Por ser uma área dinâmica, tudo pode mudar muito rápido. Por isso, ter um equilíbrio entre ações de curto prazo e de longo prazo é fundamental. Se atenha às bases da sua estratégia ou da estratégia do seu negócio. 

Porém, se você quer trabalhar com marketing digital, precisa entender que há coisas que precisam ser pensadas e feitas a longo prazo. Um site, por exemplo, para gerar um bom tráfego de forma orgânica, precisa ser pensado em anos. 

Saiba mais: Empreendedorismo Digital: Ideias para criar seu próprio negócio online

Já uma campanha de vendas nas redes sociais pode ser realizada em questão de horas, dependendo do seu objetivo. Por isso, com a dica um de estar aberto é importante e saber identificar tendências de longo prazo e oportunidades de curto prazo farão toda a diferença. 

Faça uma lista

Faça uma lista de pessoas ou empresas que você admira ou que têm um conteúdo legal. Se inscreva em suas newsletters, siga seus perfis, acompanhe seus conteúdos, leia seus emails. 

Não precisam ser empresas de marketing digital, pode ser de qualquer segmento. Avalie como elas se comunicam com seus clientes, o que escrevem em seus emails. Assim, você já começa a observar como elas trabalham online. 

Faça outra lista

Agora, faça uma lista de empresas, profissionais, hashtags de marketing digital. Procure por fontes no Instagram, no Google e faça a mesma coisa: siga seus perfis, entre em suas listas de email. 

No começo será bem complicado acompanhar tudo. Porém, na medida em que o tempo passar, vá filtrando as as fontes que se conectam mais com você ou que o conteúdo agregue mais. 

Como começar no marketing digital do zero?

Se você quer aprender marketing digital para aplicar na sua empresa ou quer transformar isso em uma profissão, saiba que todo mundo começou do zero. Mesmo quem tem milhões de seguidores, começou com seu primeiro seguidor em algum momento. 

O primeiro passo para começar do zero no marketing digital é buscar ter uma visão mais ampla do mercado. Isso vai te ajudar a entender todas as oportunidades do mercado e a enxergar todos os segmentos possíveis que você pode atuar. 

Isso pode ser feito de diversas formas e irei listar as mais efetivas abaixo. Claro, isso vai exigir de você comprometimento para dar esse primeiro passo, mas com certeza vai te ajudar a visualizar tudo o que o marketing digital pode trazer para você ou seu negócio. 

Como começar no marketing digital

Cursos gratuitos

Uma das formas de começar no marketing digital é participando de cursos gratuitos. Há muitos cursos gratuitos de marketing digital que você pode usar para conhecer o mercado e suas áreas de atuação. 

Nós temos um post muito legal aqui no blog que trazem uma lista de empresas que oferecem cursos, em várias áreas, para você estudar sem pagar nada. 

Saiba mais: Qual é o melhor curso de marketing digital?

Quando se fala em como começar no marketing digital, muitas pessoas geralmente restringem sua área de atuação às mídias sociais, anúncios, inbound marketing, SEO. Essas são as áreas mais populares dentro do marketing digital. 

Agora, se você quer realmente expandir seus conhecimentos e ir além do óbvio, a área de programação e dados pode ser um excelente caminho. Como programador, há muitas oportunidades para atuar.

Desde a criação de sites e aplicativos, até inteligência artificial que pode ser usada para otimizar anúncios, textos, análise de dados. Vale a pena também se aventurar nesta área. Abaixo você encontra outro post com uma centena de cursos sobre programação para conhecer. 

Saiba mais: Como aprender a programar? 133 cursos gratuitos para começar

Eventos

Outra forma de estar em contato com o mercado é participar de eventos, sejam eles presenciais ou online. Esta é uma ótima forma de ter um contato mais direto com a rotina de um profissional de marketing digital. 

Fique atento às suas redes sociais, com certeza você irá receber convites de lives, webinários ou eventos para participar. Outra dica é criar alertas no Google Alertas e ser avisado quando um novo evento for confirmado. 

Eventos também são ótimos para conhecer pessoas com os mesmos objetivos que você. Dentre alguns dos maiores eventos do mercado de marketing digital estão: 

  • Fórmula de Lançamento Ao Vivo
  • eventos da Locaweb 
  • Imasters
  • ESPM
  • RDSummit
  • Fire da Hotmart

como comecar no marketing digital - Fire

Estes são alguns dos maiores eventos do mercado. Vale a pena se organizar para participar de algum deles, seja de eventos ou cursos promovidos por estas empresas. Claro, se tiver mais dicas de eventos, mande nos comentários. 

Grupos

Participar de grupos de discussão no Facebook, Telegram, WhatsApp, também é uma ótima forma de conhecer melhor o mercado. Basta pesquisar em cada um dos canais e encontrar uma série de lugares onde você pode saber mais sobre os problemas, oportunidades e rotinas de um profissional de marketing digital ou o dono de um negócio que faça seu próprio marketing. 

Saiba mais: Grupos Telegram: os 13 melhores canais de marketing digital para seguir

Graduações

Outra porta de entrada, aí mais avançada, é iniciar uma graduação na área. Minha dica é primeiro conhecer as oportunidades, entender quais setores você tem mais interesse para considerar uma graduação. 

Não é incomum muitas pessoas investirem em uma graduação e, depois de meses, descobrirem que não é bem aquilo que elas gostariam de fazer. Por isso, faça cursos livres, participe de eventos, converse com quem atua na área para saber o que você se identifica mais. 

Hoje é comum encontrar cursos de graduação e pós-graduação em marketing digital. Instituições como a PUC e ESPM, são algumas das referências neste tipo de graduação. Claro, outras instituições também oferecem opções nesta área, basta buscar na sua cidade ou opções com conteúdo online.

Áreas de atuação no marketing digital

Agora que você já tem um norte de como começar no marketing digital, vale a pena saber um pouco sobre as áreas de atuação. Se você começar a seguir as dicas deste texto, verá que há inúmeras formas de atuar nesta área. 

Algumas são mais conhecidas, como mídias sociais, produção de conteúdo, anúncios pagos, métricas, atendimento ao cliente nas mídias sociais, edição de vídeos, edição de imagens, copywriter, SEO. 

Saiba mais: Gestor de tráfego: O que faz e qual o salário?

Uma boa forma de conhecer as opções de como você pode se encaixar ou qual estratégia de marketing digital mais conecta com seu público, é conhecer mais opções de como o marketing digital pode atuar na sua empresa. 

Se você quer iniciar uma carreira na área, vale conhecer as opções de áreas disponíveis. Além disso, fazer cursos, participar de eventos e grupos de discussão para saber onde deseja atuar.

Salário de marketing

É claro que o salário de marketing digital é algo a se levar em consideração, mesmo que você ainda esteja entendendo como começar no marketing digital. É claro que isso não deve ser seu único foco na hora de escolher uma profissão, mas com certeza ajuda a mapear oportunidades. 

No post a seguir você encontra uma lista de salários de marketing em várias áreas. Há dados para cargos de diretoria, gerência e analista. Confira no post a seguir quanto ganham alguns profissionais da área.

Saiba mais: Salário de Marketing: conheça as faixas salariais da área

Como começar no marketing digital: Dicas finais

O marketing digital pode ser usado para promover sua marca, seu site ou trabalhar como profissional dentro de uma empresa ou agência. O fato é que você não precisa ser um especialista na área para começar. Na verdade, o marketing digital permite que qualquer pessoa comece, pois hoje há muitos cursos, ferramentas, plataformas e oportunidades de colocar o que aprender em prática. 

Uma das formas mais interessantes de começar no marketing digital é investir em um projeto pessoal. Se você gosta de cozinhar, viajar, ler, programar, séries, que tal transformar isso em um projeto?

Se você gosta de gravar vídeos ou escrever, que tal transformar seus canais como um laboratório para testar estratégias e ideias? Começar um blog ou canal do YouTube, por exemplo, dará uma enorme bagagem para sua experiência. 

Saiba mais: Como ganhar dinheiro com Marketing Digital? 13 áreas para explorar

Você poderá produzir conteúdos que respondam às dúvidas do seu público e, a partir da sua experiência, entender como funcionam as coisas mais comuns, como pesquisa de público, métricas, anúncios, edição, monetização. 

Este é um dos caminhos que a transformação digital pode chegar na sua vida. Pois, de nada adianta querer saber como começar no marketing digital se você não colocar em prática o que aprender. 

Continua depois da publicidade

Tags:

Klickpages: o que é e como funciona

Klickpages: o que é e como funciona

A criação de landing pages que convertem é um dos maiores desafios dos profissionais de marketing e de empreendedores que trabalham com essa estratégia, seja em seu negócio ou em uma fórmula de lançamento. Se você já teve uma baixa conversão nas páginas e não atingiu...

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Se você chegou até este artigo, está procurando quais são os melhores memes de Marketing Digital, não é mesmo? Selecionamos 3 ótimas opções da internet para que você tenha um momento de diversão em sua rotina.  Você verá frases engraçadas que podem ser compartilhadas...

10 melhores plataformas de geração de leads

10 melhores plataformas de geração de leads

Qual a primeira coisa que você pensa quando precisa responder a pergunta: Como aumentar as minhas vendas? A resposta pode ser bem simples, algo como: "basta conseguir mais clientes, construir uma audiência maior, atrair mais pessoas para o site e assim gerar mais...

5 vantagens de trabalhar com Marketing Digital

5 vantagens de trabalhar com Marketing Digital

É comum as pessoas preferirem o trabalho de home office devido à praticidade. Dentre uma das opções para essa categoria de trabalho está o marketing digital. Mas você sabe as vantagens de trabalhar com marketing digital? Sempre que existe uma crise econômica, uma...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest