Como calcular o período fértil? Os 10 melhores apps e sites

por | dez 13, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários

Aprenda neste post como calcular o período fértil, quais são os sintomas que você deve observar e aplicativos que irão te ajudar a saber o dia da sua ovulação e os dias do seu período fértil.

O que é período fértil?

Primeiramente, vamos esclarecer o que é o período fértil.

O período fértil trata-se da janela de tempo no ciclo menstrual, em que há maiores chances da mulher engravidar.

Nesses dias, os hormônios se afloram e o corpo se prepara para a possível fecundação (momento em que o espermatozóide encontra o óvulo e dá início a uma gravidez).

Sabendo disso, é importante ter um controle e saber quais serão os seus dias férteis, pois é uma informação necessária tanto para aquelas mulheres que desejam engravidar, quanto para aquelas que não desejam engravidar e precisam fazer um controle.

Quantos dias dura o período fértil?

A ovulação pode durar cerca de 12 até 48 horas, após sua última menstruação. Com isso, o período fértil pode ter duração de 7 até 10 dias, levando em consideração que o espermatozóide sobrevive até cinco dias dentro do trato reprodutivo da mulher.

Período fértil: antes ou depois da menstruação?

Na hora de fazer o cálculo para descobrir o período fértil, considera-se que a ovulação e o periodo fertil acontecem após a menstruação, mas isso não é bem assim.

Na realidade, o período fértil ocorre antes da menstruação. Após ovular, a sua próxima menstruação virá como um sinal de que você não está grávida.

Pensando no sistema reprodutor feminino, o período fértil ocorre antes do ciclo menstrual. Mas, para fins de representação e cálculo, podemos considerar o que ocorre depois. O resultado será o mesmo.

Como calcular o período fértil?

Há algumas estratégias e sinais que o seu corpo dá, que vão indicar o período fértil, como o aumento da libido, por exemplo. Mas também é preciso se conhecer e saber ouvir o seu corpo, por isso veja a seguir como calcular o período fértil.

Como calcular o período fértil no ciclo regular

Essa é a maneira mais fácil para conseguir calcular o seu período fértil, pois o ciclo menstrual regular acontece sempre com o mesmo intervalo de dias. Esses ciclos podem variar de mulher para mulher, com diferença de um ou dois dias.

Cada ciclo se inicia com a chegada da menstruação e é contabilizado até o dia anterior ao início do próximo ciclo. O ciclo regular costuma ser de 28 dias, onde a menstruação ocorre por cerca de 3 até 8 dias.

Para saber a data do período fértil, é necessário contar 14 dias a partir do dia inicial da menstruação. Depois disso, deve-se incluir os três dias antecedentes a essa data e mais três dias depois.

Para fazer o cálculo do período fértil pode parecer um pouco confuso. Veja esse exemplo:

Se a mulher menstruar no dia 1 de dezembro, ela deverá contar 14 dias (incluindo o primeiro dia). Então o décimo quarto dia é o dia da ovulação e nesse caso, cairá no dia 14 de Dezembro.

Estando ciente disso, basta pegar os três dias anteriores ao dia 14 (11,12,13) e os três dias depois dessa data (15,16,17) e então esse será o período fértil: 11,12,13,14,15,16 e 17.

Como calcular o período fértil no ciclo irregular

Algumas mulheres possuem o ciclo irregular, o que pode ser um pouco mais complicado saber quando será o período fértil com exatidão.

Uma dica interessante é anotar as datas de, pelo menos, 3 ciclos anteriores, para poder fazer um cálculo que pode indicar o período fértil, que nessa hipótese acabará sendo maior.

Vamos supor que você tenha anotado os últimos 3 ciclos e foram de 20, 27 e 32 dias. Para fazer a conta, deve-se levar em consideração o menor e o maior ciclo. Em cada ciclo, você deverá voltar 14 dias para descobrir o dia da sua ovulação e com isso, o período fértil.

A conta final é pegar o dia da ovulação do ciclo mais curto, adicionando 3 dias antes, e o dia da ovulação do ciclo mais longo, adicionando mais dois dias depois do dia da ovulação e então esse será o intervalo de tempo que você deverá considerar o seu período fértil.

Apesar de ser um período de tempo bem superior, essa é a única forma de ter certeza que você irá ovular durante esses dias em que você calculou, e quantos dias de período fértil você terá, baseando-se nos últimos ciclos menstruais.

Período fértil: Sintomas

Como mencionamos, o corpo nos dá sinais o tempo todo do que está acontecendo e não é diferente com o período fértil.

Você pode apresentar alguns sintomas como:

  • Aumento da libido;
  • Aumento de apetite;
  • Irritabilidade;
  • Muco vaginal transparente (com aspecto de clara de ovo);
  • Sensibilidade nos seios;
  • Surgimento de espinhas;
  • Dor nos ovários;
  • Cólica do pé da barriga;
  • Leve aumento da temperatura corporal.

Se ainda assim, você não conseguir identificar o seu período fértil ou até mesmo se notar que não percebe nenhum desses sintomas, é imprescindível que você busque ajuda médica e faça um check-up para avaliar sua saúde.

Existem também testes de ovulação ou teste de fertilidade feminina, que são facilmente encontrados em farmácias e são capazes de indicar se você está ovulando (ou não) em um determinado dia.

Todas as mulheres têm período fértil?

Nem todas as mulheres passam pelo período fértil. Começando por aquelas que tomam pílulas anticoncepcionais, pois estas impedem a ovulação e é exatamente para isso que são feitas.

As mulheres que possuem algum distúrbio endócrino, como ovário policístico, por exemplo, passam por alterações hormonais que podem levar a ciclos irregulares e até mesmo infertilidade.

E por fim, as mulheres que estão vivenciando a menopausa também não possuem período fértil. A menopausa é um acontecimento natural que toda mulher tem a partir de algum momento da vida, que basicamente significa o fim da produção hormonal e por isso elas não produzem mais óvulos.

Saiba Mais: Como ter uma vida saudável? Essas 10 dicas vão te ajudar agora

10 sites e aplicativos para saber como calcular o período fértil

Existem vários aplicativos e sites, que além de te permitir anotar o seu ciclo menstrual, também conseguem calcular e deduzir o seu período fértil automaticamente.

Conheça alguns a seguir:

1. Calendário Menstrual, Período Fértil e Ovulação

O Calendário Menstrual, Período Fértil e Ovulação é um dos aplicativos mais completos para registrar e monitorar o ciclo menstrual e período fértil.

No calendário, você pode inserir o início e fim da menstruação, fazer observações, adicionar informações como fluxo menstrual, se faz uso de pílula anticoncepcional, se teve relação sexual (com opção de marcar se foi protegido ou desprotegido), registrar sintomas, anotar caso faça um teste de ovulação e muito mais.

O app envia uma notificação sempre que sua menstruação está próxima e assim que você inserir o início do seu ciclo menstrual, você verá que o calendário mostrará os dias do seu período fértil.

O app está disponível para Android e iOS.

Como calcular o período fértil

2. Flo: Meu Calendário Menstrual

O aplicativo Flo também conta com um calendário onde você pode adicionar a sua menstruação, sintomas e até mesmo monitorar o seu estilo de vida, peso e duração do sono.

Além disso, o app possui uma calculadora para que você possa conferir o seu período fértil e entender melhor o seu ciclo e suas possibilidades de engravidar.

O app está disponível para Android e iOS.

3. Maia: Controlador do Período

O Maia é outro aplicativo que permite o registro da menstruação, calcula o próximo ciclo, o dia da ovulação e os dias do período fértil de uma maneira prática e bem interativa.

No calendário ainda é possível inserir anotações sobre o humor, peso e detalhes do ciclo menstrual. Além disso, é permitido compartilhar os dados com seu parceiro, para que ele possa estar ciente também dos seus ciclos.

O app está disponível para Android e iOS.

Como calcular o período fértil

4. Calculadora da Fertilidade

A Calculadora da Fertilidade é um aplicativo exclusivo para o cálculo do período fértil. Basta inserir a data inicial da última menstruação e na mesma hora o app irá indicar o seu dia de ovulação.

O app está disponível apenas para Android.

Como calcular o período fértil

5. Clue: Tabela do ciclo menstrual

Além de poder monitorar sua menstruação, registrar fluxo, humor, cólicas e sintomas, o Clue também fornece informações sobre cuidados médicos e envia lembretes sempre que sua menstruação está próxima.

O app está disponível para Android e iOS.

Como calcular o período fértil

6. Calendário Período da ovulação

O app Calendário Período da ovulação mostra o seu período menstrual, dia da ovulação e dias do período fértil em uma linha cronológica bem simples.

Além de adicionar a menstruação, também é permitido adicionar informações como dores de cabeça, mama dolorida, espinha, tontura e outros sintomas que você venha a sentir durante a menstruação.

O app está disponível para Android.

Como calcular o período fértil

7. Fetalmed

O Fetalmed é um site que oferece vários tipos de calculadoras médicas, como:

  • Calculadora de anemia fetal;
  • Calculadora de risco para síndrome de Down;
  • Calculadora de idade gestacional;
  • Calculadora do dia da concepção;
  • Calculadora para transfusão de sangue intra-uterina;
  • Calculadora do período fértil.

Para usar a calculadora do período fértil, basta inserir o 1º dia da última menstruação, informar o tamanho do seu ciclo em dias e o número de dias da menstruação.

Na página, você também encontra algumas informações sobre o período fértil que pode vir a te ajudar a sanar outras dúvidas que você tenha em relação ao assunto.

Como calcular o período fértil

8. Trocando Fraldas

O site Trocando Faldas é outra alternativa que possui uma calculadora para o período fértil. Basta informar o primeiro dia da última menstruação e a quantidade de dias do seu ciclo.

Além do mais, também há várias informações sobre o universo da gravidez, como sintomas, informações sobre o parto, procedimentos, problemas que podem ocorrer e tudo que uma futura mamãe precisa saber.

Como calcular o período fértil

9. Projeto Beta

No site Projeto Beta, há uma calculadora de período fértil, que pode ser utilizada gratuitamente sem precisar fazer nenhum cadastro.

Por lá, você também encontrará algumas dicas e mais explicações sobre ovulação e período fértil.

Como calcular o período fértil

10. Alô Bebê

O Alô Bebê é um site de vendas de artigos para bebês, mas lá também há uma calculadora para saber o período fértil e diversas informações sobre o assunto.

Outros aplicativos para saber como calcular o período fértil:

Saiba Mais: Aplicativos de Grávidas: os 10 melhores para baixar

Continua depois da publicidade

Entidades:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Web Stories

Criptomoedas para 2022
Criptomoedas para 2022
Quais são as apostas do mercado?
Bolos Vulcão
Bolos Vulcão
As 7 melhores receitas do YouTube
Corretora de criptomoedas
Corretora de criptomoedas
as 10 melhores para investir
Descobrir senha de WiFi
Descobrir senha de WiFi
Confira os 10 melhores
Legendas para fotos Tumblr
Legendas para fotos Tumblr
As 175 mais incríveis para usar em seu perfil

Pin It on Pinterest

Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas Descobrir senha de WiFi Legendas para fotos Tumblr