Como aumentar o Score Serasa: 5 dicas infalíveis

por | ago 4, 2021 | Notícias | 0 Comentários

Você sabe como aumentar o Score Serasa através de atitudes simples, que podem ser implementadas em seu cotidiano a partir de hoje? Continue conosco para conferir as nossas dicas.

Score vem da palavra inglesa e quer dizer pontuação. O Score Serasa é uma pontuação que o Serasa criou que vai de 0 a 1000 e representa a sua saúde financeira.

Seu Serasa Score reflete o seu comportamento como pagador e funciona como um termômetro para apontar qual é a probabilidade de você ser ou não uma pessoa que paga as contas em dia, ou seja, se é bom ou mal pagador.

Ele ajuda você na obtenção de crédito no mercado. É a garantia de que você consegue honrar com o compromisso de pagar. Logo, quanto mais baixo o seu score, mais altas são as chances de você ser visto como um mal pagador.

Para que você tenha acesso às linhas de crédito, abra uma conta em um banco, faça um empréstimo ou financiamento ou seja aprovado para ter cartão de crédito com um bom limite, é necessário que você esteja com uma boa nota.

Os birôs de créditos (empresa que registra o histórico pagador de uma pessoa), como o Serasa, informam por meio do seu CPF, a pontuação de seu Serasa para as instituições, que irão se basear nessa informação para decidir se vão te dar um crédito ou fechar negócio com você.

O Serasa tem acesso ao seu CPF e sua movimentação financeira. Você pode acompanhar o histórico do seu score através do site ou do aplicativo.

Pelo aplicativo, você é avisado em tempo real quando o score mudar e também é possível ver os motivos de sua nota ter aumentado ou diminuído, o que te fornece a oportunidade de se organizar e não cometer os mesmos erros.

Como aumentar o Score Serasa: notas

Se o seu score estiver entre 0 a 300: nota baixa. Significa que as chances são grandes de você ser um mal pagador e logicamente isso não será bem visto.

Entre 301 a 700: Nota média. Significa que o risco de você dar o famoso “calote”, ainda é consideravelmente alto.

Entre 701 a 1000: Nota alta. Quer dizer que você é um ótimo pagador, consequentemente as suas chances de conseguir um crédito ou financiamento são muito altas.

A boa notícia é que é possível elevar essa pontuação por meio de mudanças de hábitos.

Confira a seguir 5 dicas para aumentar o Score Serasa.

5 dicas infalíveis de como aumentar o Score Serasa

Como aumentar o score serasa

1. Esteja com o nome limpo

Saber se você está negativado (ou não) diz muito sobre sua vida financeira.

Esse é um dos motivos mais fortes para que seu score esteja baixo, já que é o maior indicativo de que você não arca com suas dívidas e isso já é mais do que suficiente para uma instituição não lhe conceder crédito.

Por isso, verifique se seu nome está limpo. Você pode fazer essa consulta através do site do Serasa ou pelo App Serasa, ambos gratuitamente.

Como aumentar o score serasa

Se você estiver com o nome sujo, pode tentar negociar a sua dívida com ofertas exclusivas que frequentemente o Serasa (Serasa Limpa nome) dispõe em parceria com diversas empresas.

2. Tente negociar e quitar suas dívidas

Negocie suas dívidas e resolva todas as suas inadimplências.

Essa é uma maneira de conseguir elevar a pontuação Serasa, já que, o fato de estar com as contas em dia irá refletir diretamente em sua nota, apontando que você não é um acumulador de dívidas.

Recentemente o Serasa lançou o Score Turbo, que é uma vantagem para quem tem o Cadastro Positivo. Ele permite que você veja se tem alguma dívida que pode ser negociada no momento e assim que você paga, o score aumenta de imediato.

Ainda que sua dívida não esteja no Serasa Turbo para ser negociada de forma simples, vale a pena ir atrás e fazer uma negociação para conseguir aumentar o Score Serasa.

E não se engane. Depois de 5 anos sua dívida não pode ser mais considerada para fins de score, mas ela não caduca. A dívida continua registrada na empresa em que você é devedor.

Os bancos não consultam apenas o seu score quando vão analisar um empréstimo ou financiamento.

Eles analisam também o SCR (sistema de informações de crédito) do Banco Central do Brasil e consultam seus financiamentos, empréstimos e faturas de cartão de crédito dos últimos 24 meses.

Logo, mesmo tendo o score bom, o fato de ter contraído muitos empréstimos ou financiamentos, por exemplo, pode representar pontos negativos, e todos esses aspectos também são levados em consideração pelos bancos.

Portanto, além de ter que melhorar a nota do score de crédito, é necessário fazer um controle financeiro.

E para isso você pode utilizar aplicativos que te ajudam a organizar a sua rotina e o seus gastos.

Saiba Mais: Os 14 melhores apps para organizar a rotina

Você consulta os seus dados do SCR por meio do “registrato” do Banco Central do Brasil.

Os bancos só conseguem ver os últimos 24 meses. Mas você consegue ver dos últimos 5 anos. A consulta é gratuita.

Além do SCR, você consegue consultar o cadastro das chaves PIX que fez em outros bancos e operações de câmbio que você realizou. Também pode ver todos os bancos em que tem conta aberta e também todos que já teve conta antes.

3. Faça o Cadastro Positivo

Com o Serasa Cadastro Positivo você tem uma espécie de histórico de comportamento financeiro. Ele fornece informações como: a maneira que você quita suas contas e se tem pontualidade nos pagamentos.

Através dele, os birôs de crédito levam em consideração todas as informações positivas como pagar uma conta antes de seu vencimento, quitar um empréstimo e não atrasar nenhuma parcela.

Atrasos de um ou dois dias prejudicam seu score tanto quanto um período maior. Portanto procure colocar suas contas em débito automático para evitar esquecimentos.

Consequentemente, isso te fará ganhar pontos e construirá uma boa imagem no mercado.

Atualmente todo mundo que tem uma conta corrente em seu nome, cartão de crédito ou fez empréstimo ou financiamento está incluído no Cadastro Positivo de forma automática.

Caso você não tenha sido incluído automaticamente no Cadastro Positivo, você pode fazer o pedido de inclusão.

Você também tem a opção de pedir para sair, porém não irá mais usufruir dos benefícios, como o acesso facilitado ao crédito, mais ofertas e menores taxas de juros.

4. Tenha um histórico financeiro

Quando você ainda não possui um histórico financeiro, as empresas que concedem créditos aos consumidores não terão onde se basear e usarão uma média do histórico de pessoas da sua idade, o que geralmente não é tão positivo assim.

Para solucionar isso, você precisa colocar contas em seu nome, como a conta de luz, água, telefone e aluguel.

Dessa maneira, você permite que o Serasa conheça seus hábitos financeiros e tenha informações suficientes para começar a fazer uma boa análise do seu perfil.

É importante manter os seus dados cadastrais atualizados (endereço, telefone, e-mail).

Dessa forma, você mostra que está disposto a ser encontrado caso contraia uma dívida e precise ser cobrado.

5. Não comprometa mais de 30% da sua renda em dívidas

Atitudes como fazer várias compras no cartão de crédito que resultam em muitos parcelamentos simultâneos já é um sinal amarelo de que você está começando a perder o controle de suas finanças.

Por mais difícil que isso seja na prática, evite comprometer mais de 30% da sua renda atual. Se puder junte dinheiro antes de fazer uma compra e prefira pagar à vista.

Essa é mais uma maneira para você conseguir aumentar o Score Serasa.

Saiba Mais: O que é e como funciona a Finclass educação financeira?

Dicas Bônus de como aumentar o Score Serasa

Evite pedir créditos sem necessidade. Cada vez que você solicitar um cartão de crédito ou pedir empréstimo, o banco ou instituição financeira irá consultar seu score e um número grande de consultas pode prejudicar sua nota.

Muitas pessoas acreditam que esse seja um truque para aumentar pontuação, mas pedir para cadastrar o CPF na nota fiscal não faz diferença no Score.

Segundo o Serasa, essa prática é indiferente para essa finalidade.

Ganhar muito ou pouco não está relacionado ao score, pois ele não representa o quanto você ganha nem se baseia nisso, e sim nas suas condutas como pagador.

Tenha cuidado ao decidir emprestar o seu nome. Essa prática pode ser arriscada e acarretar em sua negativação, impactando diretamente em sua pontuação.

E por último e não menos importante, esteja atento: não confie em qualquer tipo de propaganda, na internet ou em outro meio de informação, que prometa aumento de score mediante pagamento ou te indique algum aplicativo para aumentar pontuação. Certamente isso é uma fraude!

Continua depois da publicidade

Entidades:

Tags:

Como acompanhar minha inscrição no Enem?

Como acompanhar minha inscrição no Enem?

Você vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Caso sua resposta seja "sim", saiba como acompanhar minha inscrição no Enem para consultar todas as informações da prova. Seja no site ou no aplicativo, além de poder fazer o cadastro para o exame, é possível...

20 filmes de ação na Amazon Prime Video

20 filmes de ação na Amazon Prime Video

Filmes de ação na Amazon Prime Video: vem conferir a lista que fizemos com os melhores filmes do gênero, afinal de contas nada melhor do que relaxar assistindo a um bom filme no conforto de sua casa ou com seus amigos, não é mesmo?  Pensando nisso, separamos alguns...

Filmes recomendados Netflix: os nossos 30 favoritos

Filmes recomendados Netflix: os nossos 30 favoritos

A Netflix é um dos principais, se não o principal serviço de streaming para os amantes de cinema contando com diversos filmes e séries disponíveis em seu catálogo. Contudo, quais são os filmes recomendados Netflix? Aqueles mais assistidos e mais populares da...

Como destrancar o nariz: os 10 melhores métodos

Como destrancar o nariz: os 10 melhores métodos

Você sabe como destrancar o nariz de forma natural? Listamos alguns métodos que podem ajudar a solucionar esse problema, confira nosso post.  A congestão nasal pode virar um incômodo muito grande em nossa vida. Parece simples, mas o nariz entupido à noite, por...

Como abrir uma franquia Madero?

Como abrir uma franquia Madero?

Um dos principais restaurantes no mercado, o Madero se destaca especialmente pelo seu hambúrguer, com o slogan “o melhor hambúrguer do mundo”. Assim, a reputação do negócio só foi subindo cada vez mais e já era de se esperar que mais pessoas iriam querer fazer parte...

Como quitar um financiamento e pagar menos juros?

Como quitar um financiamento e pagar menos juros?

Você sabia que tem como quitar um financiamento mais rápido e pagar menos juros? Sim! é possível e pasmem: a quantidade de juros que você paga em cima da sua dívida é quase 3 vezes maior do que o valor que você deve. Por exemplo, digamos que você tenha feito um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest